Prótese de tornozelo é feita com impressora 3D pela primeira vez

Agência - ANSA

O material foi implantado em um paciente no Instituto Ortopédico Rizzoli, em Bolonha, na Itália

Primeira prótese de tornozelo feita em uma impressora 3D foi produzida na Itália

Primeira prótese de tornozelo feita em uma impressora 3D foi produzida na Itália Foto: Instituto Ortopédico Rizzoli de Bolonha

Os médicos do Instituto Ortopédico Rizzoli, em Bolonha, na Itália, implantaram com sucesso em um paciente o primeiro tornozelo do mundo a ser construído do zero por meio de uma impressora 3D. O procedimento ocorreu no dia 9 de outubro de 2019, mas o êxito da operação só foi informado em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira, 14.

O paciente que recebeu a prótese tem 57 anos e perdeu as funções do tornozelo devido a um grave acidente de moto do qual ele foi vítima em 2007. Como resultado do implante, o homem recuperou a capacidade de andar normalmente depois de 13 anos.

A prótese foi desenvolvida no instituto usando uma técnica inovadora de personalizar todo o procedimento de substituição protética por meio da anatomia do paciente. Com isso, foi possível construir um implante 3D personalizado do tornozelo.

A equipe que realizou a operação foi liderada pelo professor Cesare Faldini, que também teve o auxílio de cirurgiões ortopédicos e engenheiros de Rizzoli e da Universidade de Bolonha.