PUBLICIDADE

Prótese de tornozelo é feita com impressora 3D pela primeira vez

O material foi implantado em um paciente no Instituto Ortopédico Rizzoli, em Bolonha, na Itália

Por Agência
Atualização:
Primeira prótese de tornozelo feita em uma impressora 3D foi produzida na Itália Foto: Instituto Ortopédico Rizzoli de Bolonha

Os médicos do Instituto Ortopédico Rizzoli, em Bolonha, na Itália, implantaram com sucesso em um paciente o primeiro tornozelo do mundo a ser construído do zero por meio de uma impressora 3D. O procedimento ocorreu no dia 9 de outubro de 2019, mas o êxito da operação só foi informado em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira, 14.

PUBLICIDADE

O paciente que recebeu a prótese tem 57 anos e perdeu as funções do tornozelo devido a um grave acidente de moto do qual ele foi vítima em 2007. Como resultado do implante, o homem recuperou a capacidade de andar normalmente depois de 13 anos.

A prótese foi desenvolvida no instituto usando uma técnica inovadora de personalizar todo o procedimento de substituição protética por meio da anatomia do paciente. Com isso, foi possível construir um implante 3D personalizado do tornozelo.

A equipe que realizou a operação foi liderada pelo professor Cesare Faldini, que também teve o auxílio de cirurgiões ortopédicos e engenheiros de Rizzoli e da Universidade de Bolonha.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.