‘Para conseguir ter uma vida saudável, você precisa aprender a cozinhar’, diz Rita Lobo

Redação - O Estado de S.Paulo

Chefe de cozinha foi ao ‘Conversa com Bial’ e criticou a indústria de produtos ultraprocessados

Rita Lobo no programa 'Conversa com Bial'.

Rita Lobo no programa 'Conversa com Bial'. Foto: Captura de tela do programa 'Conversa com Bial' (2019 / Rede Globo

A chefe de cozinha Rita Lobo falou, no programa Conversa com Bial de quinta-feira, 31, sobre a importância de uma alimentação saudável e os malefícios dos fast-foods e das comidas ultraprocessadas.

Conhecida por suas receitas gastronômicas voltadas para o bem-estar, ela destacou que é preciso ir para o fogão na hora de buscar mais qualidade nas refeições. "Para você conseguir ter uma vida plena e saudável, você precisa aprender a cozinhar", disse ela.

"Existe uma indústria que aproveita todas as causas, que aproveita todos os modismos e tenta vender que existe carne que não é de carne, maionese que não é de maionese, água que é refrigerante e assim por diante", criticou.

Rita Lobo falou também sobre o seu livro Só Para Um: Alimentação Saudável Para Quem Mora Sozinho, que frisa a importância da comida caseira e orienta o leitor a planejar as refeições, armazenando, congelando, aproveitando e reaproveitando os alimentos da melhor forma. 

"Cozinhar é a única ferramenta que nós temos individualmente para combater esse sistema alimentar que privilegia os ultraprocessados, feitos e temperados na fábrica", afirmou. 

"[Ultraprocessados] são aqueles alimentos que são cheios de aditivos químicos e que o consumo está diretamente ligado ao aumento da obesidade no Brasil e no mundo", completou.  Assista à entrevista na íntegra: