PUBLICIDADE

Outubro Rosa: Mulheres contam experiência de reconstrução da mama pela tatuagem

Projeto, de autoria do artista Miro Dantas, já atendeu 200 pacientes

Por Camila Tuchlinski
Atualização:
Mulheres que venceram luta contra câncer conseguem fazer reconstrução mamária através da tatuagem. Foto: Facebook/bayerjovensBR

“As pessoas dizem: Ah, é só uma tatuagem. Para mim não é só uma tatuagem. É a minha vida de volta na minha mão. Antes eu enxergava a vida em preto e branco”, relata Elaine Aparecida Lopes, que venceu a luta contra o câncer de mama e conquistou a reconstrução da auréola com tatuagem 3D. O projeto ‘Uma tatuagem por uma vida melhor’ é do artista paulista Miro Dantas e ocorre desde 2014. No ano passado, o programa ganhou o apoio de Bepantol Derma.

PUBLICIDADE

Através da arte, Miro consegue fazer a reconstrução do mamilo e auréola em pacientes que acabam de passar pelo processo de mastectomia em decorrência do câncer de mama. Os atendimentos são feitos gratuitamente, com o patrocínio da Bayer, mas há fila de espera.

Desde o início, o projeto já atendeu 200 mulheres. Em 2018, foram 35 pacientes contempladas. Elas toparam gravar um depoimento, compartilhado no Facebook, sobre suas histórias. Assista ao vídeo:

As tatuagens ocorrem durante o ano todo e são feitas às terças-feira no estúdio de Miro Dantas, na Vila Madalena, em São Paulo. Antes do procedimento, é necessário avaliar cada mulher para estudar a pigmentação da pele e verificar se a tatuagem é o meio mais indicado.  Para participar, a paciente precisa primeiro consultar seu médico. Depois, basta entrar em contato com o Miro Dantas para agendar uma avaliação.   Por causa da grande demanda, pode demorar alguns meses. Entre no site do artista para saber mais informações ou tirar dúvidas; clique aqui.

VEJA TAMBÉM: Mitos e verdades sobre câncer de mama

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.