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Novembro Azul: entenda a campanha de prevenção do câncer de próstata

Movimento pega carona no Outubro Rosa e herda símbolo semelhante; iniciativa foca no tumor mais comum entre homens, mas dá visibilidade à saúde integral masculina

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Por Ludimila Honorato
Atualização:
Novembro Azul chama atenção para o câncer de próstata, mas dá visibilidade à saúde integral do homem. Foto: marijana1/Pixabay

O Novembro Azul é uma campanha mundial que conscientiza sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é a segunda mais comum entre os homens brasileiros, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer. As estimativas apontam mais de 65 mil novos casos da enfermidade em 2020, segundo o Inca.

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Anualmente, o Ministério da Saúde e diversas entidades apoiam e promovem ações em prol da causa a fim de que o público masculino se atente mais à própria saúde.

O movimento é equivalente ao Outubro Rosa, que alerta para o câncer de mama e à saúde da mulher. Por conta disso, o símbolo do Novembro Azul também é um laço, que em alguns casos está acompanhado de um bigode para representar os homens. A cor da campanha relaciona-se com uma construção social em que o rosa seria 'de menina' e o azul, 'de menino'.

Em 2020, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) inicia mais uma edição da campanha com o tema Seja herói da sua saúde, que tem como objetivo motivar os homens a realizar o exame para diagnóstico do câncer, uma vez que 59% deles não costumam ir ao urologista, segundo a pesquisa Um Novo Olhar para a Saúde do Homem, realizada em agosto de 2019 com 2.405 participantes.

E não é apenas os homens que podem ter câncer de próstata. A doença também afeta os pets e a bióloga e blogueira do E+ Luiza Cervenka de Assis ajuda a identificar e prevenir a enfermidade em cães e gatos.

Como e onde o Novembro Azul surgiu

O movimento nasceu em um pub na Austrália, em 2003, quando Adam Garone, o irmão e um amigo estavam tomando cervejas e conversando. Ao longo do bate-papo, eles acabaram falando sobre a moda dos anos 1970 e como o bigode tinha caído em desuso. O dia terminou com um desafio: passar todos os 30 dias de novembro com bigode.

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VEJA TAMBÉM: Conheça as principais causas da impotência sexual

No país da Oceania, o termo 'mo' é uma gíria para a palavra em inglês moustache (bigode) e eles resolveram batizar a ação de Movember. O desafio teve aderência de 30 homens que, ao final, se reuniram para premiar o pior e o melhor bigode.

No ano seguinte, o grupo quis legitimar ainda mais a iniciativa e, inspirado pelas mulheres que o cercava — e todo o movimento do Outubro Rosa —, pensou na saúde do homem e descobriu que o câncer de próstata é o mais comum entre os homens. Não há registros de em que momento o laço passou a ser o símbolo do Novembro Azul, mas a escolha pega carona na campanha feminina.

Depois de elaborar uma proposta para envolver o público masculino com a própria saúde, Garone entrou em contato com o CEO da Fundação do Câncer de Próstata australiana. O executivo até gostou da ideia, mas disse que não poderia, como organização ultraconservadora, se aliar a um movimento 'divertido'. Mas disse que, se o grupo conseguisse arrecadar fundos para a entidade, a parceria seria feita.

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Novembro Azul no Brasil

Após a conversa com o CEO, Garone persistiu e, reunindo 450 homens que mantiveram seus bigodes, arrecadou US$ 54 mil que foram doados para a Fundação do Câncer de Próstata. Em 2005, a campanha ganhou mais força, começou a se espalhar por outros países e em 2011 chegou ao Brasil, com o nome que conhecemos hoje, por meio do Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL).

No País, as ações vão desde a iluminação de prédios e monumentos históricos com a cor da campanha até intervenções em espaços públicos com orientação de médicos. Palestras e realização de exames também são oferecidos. Em 2018, o LAL promoveu mais de 460 ações que atingiram cerca de 100 milhões de pessoas.

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O Ministério da Saúde, favorável à abordagem integral da saúde dos homens, tem uma página em seu site sobre causas, sintomas, tratamentos, diagnóstico e prevenção do câncer de próstata. Veja aqui. No E+, confira cinco mitos e verdades sobre a saúde masculina.

Importância do Novembro Azul

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"A campanha vem crescendo de maneira muito forte nos últimos anos e tem uma importância tão grande quanto a de mama. A doença [câncer de próstata] é perfeitamente curável, desde que detectada precocemente. A campanha visa alertar a população, principalmente a masculina, sobre a necessidade do exame periódico", diz Geraldo Faria, coordenador da campanha Novembro Azul da SBU.

O exame para detecção do câncer de próstata deve ser realizado a partir dos 50 anos de idade, mas antes disso o homem já pode se consultar com um urologista. Há um grupo de risco em que o tumor é identificado mais cedo e que precisa iniciar o rastreio a partir dos 45 anos: são os homens negros, aqueles com parentes de primeiro grau que tiveram a doença e os obesos.

O Novembro Azul dá ao homem a chance de olhar para a própria saúde de uma forma integral. "É a oportunidade de identificar outros agravos da saúde masculina, é a porta de entrada para identificar, por exemplo, problemas cardiológicos, no trato urinário. Mas o cuidado tem de ser de novembro a novembro", reforça Faria.

Apesar da importância do diagnóstico precoce, o Ministério da Saúde não recomenda que se realize o rastreamento do câncer de próstata, ou seja, não é indicado que homens sem sinais ou sintomas façam exames.

O órgão público indica alguns riscos, como receber um resultado que indica câncer, mas não é, o que pode gerar ansiedade e estresse; diagnosticar e tratar um tumor que não evoluiria nem ameaçaria a vida e a possibilidade de o tratamento causar impotência sexual e incontinência urinária. "Os riscos desses exames estão relacionados às consequências dos seus resultados e não à sua realização", diz a pasta.

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Ações do Novembro Azul

Diversas entidades, seja do setor público ou privada, se unem para apoiar a causa do Novembro Azul. Em 2020, a programação da Sociedade Brasileira de Urologia contará com produção de conteúdo informativo, que será divulgado por meio de publicações nas redes sociais às quintas-feiras e lives no Instagram. O tema também será abordado no podcast Rádio SBU, lançado em 2020 e disponível no Spotify.

Veja abaixo as iniciativas da organização para o Novembro Azul:

Rádio SBU – às segundas-feiras

02/11 – O que provoca o câncer de próstata? Como cuidar da saúde masculina?

09/11 – O toque retal ainda é necessário ou basta o exame de sangue?

16/11 – Tenho câncer de próstata. E agora?

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23/11 – Já fiz o tratamento do câncer de próstata. Estou curado?

30/11 – O câncer de próstata se espalhou: o que fazer?

Lives no Instagram – às 19h

03/11 – Saúde da próstata – Dra. Karin Anzolch entrevista Dr. Dimas Aguiar Melão

04/11- O que é o Novembro Azul: o ator Mannuel Costa entrevista o Dr. Alexandre Pompeo

10/11- Tratamento do câncer de próstata e a vida após a doença – Dr. Ricardo Vita entrevista Dr. Daniel Freitas Soares

17/11 – Câncer de próstata e distúrbios sexuais e infertilidade – Dr. Alfredo Canalini entrevista o Dr. Ariel Scafuri

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24/11 – Câncer de próstata em pessoas negras, obesas e parentes de primeiro grau – Dr. Roni Fernandes entrevista o Dr. Gilberto Almeida

*Atualizada em 03/11/2020, às 17h07

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