Nutróloga comenta fala de Dilma de que 'um pote com 78 minissuspiros equivale a uma banana'

- O Estado de S.Paulo

Valor calórico pode ser o mesmo, mas “não tem como comparar a qualidade dos dois alimentos”, afirma a profissional

Mesmo quando adoçados com stevia, os suspiros têm componentes que aumentam a insulina no sangue, alerta nutróloga.

Mesmo quando adoçados com stevia, os suspiros têm componentes que aumentam a insulina no sangue, alerta nutróloga. Foto: Pixabay

Em matéria publicada no último sábado (27), o Estadão revelou que a presidente afastada Dilma Rousseff, em meio a dieta, contou a uma amiga a descoberta “estarrecedora” de que “um pote com 78 minissuspiros equivale a uma banana”. 

O E+ entrou em contato com a médica nutróloga Lenina Matioli para conferir a informação. Lenina afirmou que, mesmo que os dois alimentos tenham a mesma quantidade de calorias, “não significa que você vai ter a mesma qualidade nutricional”. “É diferente você comer uma banana, que é um alimento natural riquíssimo em fibras, magnésio, potássio e vitaminas, e um suspiro”, explica. 

Mesmo quando adoçado com stevia, um tipo de adoçante natural usado nos suspiros consumidos por Dilma, o docinho “tem outros componentes que estimulam a insulina. Se você quer queimar gordura, tem que controlar a insulina”, afirma a nutróloga. 

Lenina defende que, na hora da fome, o melhor mesmo é comer uma fruta. “Uma barrinha de cereal equivale a 70 calorias, mas muitas vezes é melhor comer algo que você possa digerir mais lentamente.” Para quem quer emagrecer, ela recomenda consumir os alimentos mais naturais possíveis. “Nada industrializado, quem vem no pacotinho. Isso tudo acaba estimulando a insulina”.