Itália lança 'Netflix da Cultura' com filmes e espetáculos

Agências - ANSA

Plataforma 'ITsART' disponibiliza conteúdos gratuitos e pagos

Teatro alla Scala, em Mião

Teatro alla Scala, em Mião Foto: Marco Bertorello/AFP

O governo da Itália lançou nesta segunda-feira, 31, a plataforma ITsART, que tem como objetivo ser uma espécie de “Netflix da cultura” do país.  

Anunciada em abril de 2020, a iniciativa entrou em funcionamento com cerca de 700 títulos, entre filmes, espetáculos teatrais, shows e outros eventos. A plataforma oferece conteúdo pago e gratuito e é divida em três seções: Palco, Lugares e Histórias

Entre os títulos disponíveis estão espetáculos do Teatro alla Scala (a maioria de graça), principal casa de óperas da Itália, e clássicos do cinema italiano.   

O ITsART ainda oferece tours virtuais por alguns dos mais famosos centros culturais do país, como o sítio arqueológico de Pompeia e o Museu Egípcio de Turim.   

A plataforma é fruto de uma parceria entre o Ministério da Cultura e a Cassa Depositi e Prestiti, banco de investimentos do governo da Itália.   

“Hoje começou o ITsART. Uma ideia nascida para apoiar a cultura italiana e oferecê-la ao mundo agora se torna realidade. Teatro, música, cinema, dança, arte, museus, histórias, eventos”, escreveu no Twitter o ministro da Cultura, Dario Franceschini.