Campanhas oferecem teste de glicemia e avaliação de peso no Metrô e na CPTM

Ludimila Honorato - O Estado de S.Paulo

Iniciativas fazem parte da mobilização para o Dia Mundial do Coração, celebrado sempre no dia 29 de setembro

Alguns fatores de risco para doenças cardiovasculares são diabete, obesidade e hipertensão.

Alguns fatores de risco para doenças cardiovasculares são diabete, obesidade e hipertensão. Foto: Pixabay

Hipertensão, diabete, obesidade e colesterol alto são alguns dos fatores de risco para doenças do coração. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 17 milhões de pessoas morrem vítimas de enfermidades cardiovasculares a cada ano.

Para evitar isso, fazer exames periódicos e se informar é essencial. Por isso, em comemoração ao Dia Mundial do Coração, celebrado em todo 29 de setembro, algumas campanhas oferecem testes gratuitos de glicemia, colesterol e avaliação de peso para a população em estações do Metrô e da CPTM de São Paulo.

Confira abaixo os locais participantes e as ações realizadas em cada um:

Estação Tatuapé

A iniciativa Mulheres pelo Coração, idealizada pela Fundación Mapfre, é destinada à população em geral, especialmente ao público feminino. As mulheres, por exemplo, têm sintomas de enfarte menos evidentes e alguns são diferentes dos sentidos pelos homens.

A ação oferece avaliação de peso, com cálculo do índice de massa corpórea (IMC), e orientação nutricional nesta quarta-feira, 25, e quinta-fera, 26, das 9h às 17h. A equipe também vai distribuir guias com recomendações para prevenir e diagnosticar doenças do coração.

Estação Barra Funda

A campanha da Mapfre também será realizada nos dias 25 e 26 de setembro, das 9h às 17h, na estação Barra Funda do Metrô.

Do lado da CPTM, a ADJ Diabetes Brasil, em parceria com a MedLevensohn, vai oferecer testes gratuitos de colesterol e glicemia para os passageiros nos dias 26 e 27 de setembro, das 9h às 16h. Nos casos em que os índices estiverem acima do recomendado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (Socesp), serão feitos, também, testes de colesterol fracionado.

No evento, será montado um túnel educativo com dez metros de comprimento onde os participantes entrarão e terão contato com informações sobre os cuidados com a saúde do coração. As pessoas atendidas também receberão informações e orientações sobre diabete e doenças cardiovasculares. Para se ter ideia, pacientes diabéticos têm de duas a quatro vezes mais risco de ter um enfarte do que aqueles que não possuem a doença.

Estação República

No dia 30 de setembro, das 10h às 17h, a Socesp vai disponibilizar especialistas para conversar com quem passar pela estação sobre os malefícios do estresse e da dependência do tabagismo. Eles também vão indicar os locais e telefones de onde os interessados podem buscar serviços antitabagismo.

Na ocasião, será possível medir a pressão arterial e aprender sobre alimentação correta, o que ajuda a controlar o peso e, consequentemente, reduzir as chances de doenças cardiovasculares.

A entidade também vai oferecer um treinamento em ressuscitação cardiopulmonar (RCP) com manequins recicláveis, construídos a partir de camisetas usadas e uma garrafa PET. Ação será repetida a cada 20 minutos e cada sessão tem capacidade para 50 pessoas praticarem ao mesmo tempo.

Avenida Paulista

O programa da Mapfre também inclui aulas de dança gratuitas na Avenida Paulista, no trecho próximo ao Shopping Center 3, nos dias 29 de setembro e 6 de outubro, das 10h às 14h. O objetivo é incentivar a adoção de hábitos de vida mais saudáveis e ampliar o conhecimento da sociedade sobre a saúde do coração.