Drible a preguiça de praticar esportes no frio! Veja os benefícios das atividades físicas

- O Estado de S.Paulo

Além da boa manutenção da saúde, elas também ajudam na vida social

 A correria da vida adulta, somada ao frio que vem seaproximando, dificulta muita vezes a prática de esportes e faz com que osexercícios feitos dentro de academias substituam as atividades coletivas, comoo vôlei e o futebol. Até mesmo quem é adepto dos esportes 'solitários', comocaminhadas e corridas, acaba por trocar a prática em parques por esteiras.Evanil Antonio Guarido, Doutor em Educação Física da UFPR (UniversidadeFederal do Paraná), especialista focado em qualidade de vida, afirma, noentanto, que os esportes ao ar livre podem ajudar em quesitos diferentes do queas salas de ginástica, melhorando, principalmente, o âmbito social.

 De acordo com ele, é importante que essas atividades tambémsejam realizadas na vida adulta porque há um declínio natural da capacidadebiopsicossocial, ou seja, da ligação entre fatores biológicos, psicológicos esociais. O ideal, segundo o especialista, é que se pratique atividades ao menostrês vezes por semana, em um período de uma hora. Para aqueles que queremaumentar a qualidade de vida, não há restrição em relação ao esporte escolhido,o importante é encontrar uma atividade que seja de seu agrado. 'A escolha deuma modalidade esportiva que lhe agrade fará com que o cidadão permaneça maistempo em atividade', afirma.

 Guarido ressalta ainda que não é necessário traçar umperfil de praticante para cada esporte quando falamos da prática em prol damelhora da qualidade de vida. "Neste caso, basta a vontade depraticar", diz ele. O tipo físico de cada um também não vai fazerdiferença nesse aspecto, mas é importante saber de suas limitações, comorientação de um profissional educador físico, para minimizar potenciaisproblemas.

Evanil lembra que algumas atividades, como o futebol, o vôlei e o basquete, quando praticados apenas aos finais de semana, podem causar lesões nas articulações dos membros inferiores e superiores. Por isso, é importante que sejam praticadas com uma certa frequência. 

Confira as diversas vantagens para a sua saúde de cinco esportes:

 Futebol: 

No futebol, o aumento da força e da massa muscular se destaca, já que trabalha a panturrilha, as coxas, os glúteos as costas e o abdome. 

No futebol, o aumento da força e da massa muscular se destaca, já que trabalha a panturrilha, as coxas, os glúteos as costas e o abdome.  Foto: Jonathan Gleich/Creative Commons

 O futebol caiu no gosto dos brasileiros por tradição e podetrazer muitos benefícios para quem procura uma vida saudável. Entre eles, oaumento da força e da massa muscular, já que trabalha a panturrilha, as coxas,os glúteos, as costas e o abdome. Em um jogo de 45 minutos, perde-se, em média,400 calorias. O futebol também estimula a circulação sanguínea, gera um gastoenergético e, com o fortalecimento das articulações, melhora a coordenaçãomotora.

Natação: 

A natação melhora a capacidade de raciocínio, o que pode diminuir os sintomas de doenças cerebrais (como o Alzheimer)

A natação melhora a capacidade de raciocínio, o que pode diminuir os sintomas de doenças cerebrais (como o Alzheimer) Foto: Rob124/Creative Commons

  A natação,normalmente praticada na infância, também tem diversos benefícios para osadultos. A atividade melhora a capacidade de raciocínio, o que pode diminuir ossintomas de doenças cerebrais, como o Alzheimer. Também ajuda nas capacidadescirculatórias e respiratórias e influencia no desenvolvimento das massasmusculares. Amplia os movimentos articulares, o que dá uma maior flexibilidade.

 Vôlei:  

Jogar vôlei pode aumentar o gasto clórico diário, favorecendo o emagrecimento. 

Jogar vôlei pode aumentar o gasto clórico diário, favorecendo o emagrecimento.  Foto: Sander van der Wel/Creative Commons

 Jogar vôlei pode aumentar o gasto calórico diário,favorecendo o emagrecimento. A atividade também aumenta a densidade óssea,melhora a postura, uma vez que alonga e fortalece toda a musculatura. Tem papelforte na prevenção de doenças como as cardíacas, diabetes, pressão alta e aaterosclerose. Além disso, aumenta a capacidade respiratória e ativa o sistemaneuromuscular.

 Caminhada/Corrida:  

Melhoram a circulação, deixa o pulmão mais eficiente, ajuda na prevenção de doenças cardíacas, diabetes, pressão alta e aterosclerose. 

Melhoram a circulação, deixa o pulmão mais eficiente, ajuda na prevenção de doenças cardíacas, diabetes, pressão alta e aterosclerose.  Foto: Don DeBold/Creative Commons

Esses exercícios acabam por ser uma opção mais viável paraquem procura uma atividade física de fácil acesso. Suas vantagens são diversas,como a melhora da circulação, combate a osteoporose, proteção contra derrames einfartos etambém ajuda nas atividades pulmonares, tornando o órgão mais eficiente. Evanilrecomenda que as corridas sejam alinhadas à trabalhos de força, para que nãohaja somente a diminuição da massa muscular. O especialista também lembra queas caminhadas têm um gasto calórico menor, mas é uma atividade bem recomendadapara quem está iniciando a prática de exercícios. 

 Basquete: 

O Esporte predominantemente aeróbio é ótimo para o coração, pois o mantém forte e saudável.

O Esporte predominantemente aeróbio é ótimo para o coração, pois o mantém forte e saudável. Foto: dhani borges/Creative Commons

Predominantemente aeróbio, o basquete é ótimo para ocoração, pois o mantém forte e saudável. Também ajuda na manutenção do pesocorporal e pode emagrecer. O basquete causa um relaxamento mental, melhora ascapacidades cardiorespiratória e de cooperação em grupo e causa umamelhoria da coordenação motora.