Dia do Rim: campanha tem palestra e teste gratuitos em São Paulo

Especialistas conversam com público no Hospital do Servidor Municipal na próxima quinta-feira

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
Quando a doença renal está em fase avançada, pode ser necessário um transplante de rim. Foto: REUTERS/Keith Bedford

As doenças renais, geradas por diferentes causas, afetam aproximadamente 850 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a organização Word Kdiney Day, apoiada pelas Federações e Sociedades Internacionais de Nefrologia.  A Doença Renal Crônica (DRC) é a 6ª causa de morte de maior crescimento no mundo. A progressão do quadro clínico é lenta e silenciosa. No Brasil, estima-se que 12 milhões de pessoas tenham alguma doença renal - índice com crescimento de 8% ao ano, de acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia. Por isso, na quinta-feira, 14, na Semana Mundial de Atenção à Doença Renal Crônica, especialistas conversam com o público sobre a importância de medidas de prevenção. Em São Paulo, o Hospital do Servidor Municipal apresenta palestras e faz teste gratuito para rastreamento de doença renal. São oferecidas 200 vagas. Para participar, tanto das palestras quanto do testes, é necessária inscrição antecipada. “A campanha tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância de medidas de prevenção, bem como fazer testes de rastreamento da doença renal", afirma a especialista Mary Carla Esteve Diz, diretora do departamento de Nefrologia do Hospital do Servidor Municipal. 

PUBLICIDADE

Problemas renais podem causar outras doenças

  As doenças renais, crônica e aguda, contribuem também o aumento da morbidade e mortalidade de outras doenças e são fatores de risco para doenças cardiovasculares, diabete, hipertensão, obesidade, como também infecções como HIV, malária, tuberculose e hepatite.  Para se prevenir e garantir a saúde renal, a médica Mary Diz indica algumas medidas:

- Hábitos saudáveis: consumir água em boas condições de potabilidade, fazer exercícios físicos, ter uma dieta saudável (com pouco sódio e gordura), controle de tabagismo e da obesidade; - Realizar exames para diagnóstico precoce de doenças renais, como exame de sangue para creatinina e a análise da urina; - Controle dos pacientes, já diagnosticados, de índices como pressão arterial e colesterol, além de adesão ao tratamento prescrito - medidas que podem diminuir a progressão da doença.

Serviço:Saúde do Rim para Todos, no Hospital do ServidorPúblico Municipal Dia: 14 de março, das 12h às 17h30 Para participar, é necessária inscrição prévia pelo telefone (11) 3397-8050, das 9h às 18h.Programação: Testes para rastreamento de doenças renais, aferição de glicemia capilar, proteína na urina, circunferência abdominal, aferição de pressão arterial, peso/altura e avaliação de risco cardiovascular e palestras com especialistas.Endereço: Anfiteatro do Hospital do Servidor Municipal - Rua Castro Alves, 60, Aclimação.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.