Comer queijo diariamente diminui chances de ataques cardíacos e AVCs, diz estudo

Agência Ansa - Ansa

Estudo de universidade chinesa analisou 200 mil pessoas e concluiu que a ingestão de 40 g de queijo por dia diminui os riscos de doenças cardiovasculares

Comer 40 gramas de queijo pode diminuir as chances de ataques cardíacos e AVCs.

Comer 40 gramas de queijo pode diminuir as chances de ataques cardíacos e AVCs. Foto: Pixabay

Comer queijo todos os dias pode ajudar a prevenir ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. Isto é o que diz um estudo feito pelo cientista Li-Qiang Qin, da Universidade de Soochow, na China.   

O artigo se baseou na revisão de 15 pesquisas publicadas, que analisaram um total de 200 mil pessoas, todas saudáveis e cuja saúde foi monitorada, em média, por dez anos.   

De acordo com os dados, as pessoas que rotineiramente comem queijo têm um risco 18% menor de desenvolver doenças cardiovasculares, 14% menor de ter ataque cardíaco e 10% menor de sofrer acidente vascular cerebral, do que aqueles que não consomem queijo. A "dose" considerada mais eficaz é de cerca de 40 gramas por dia.

A pesquisa, publicada na revista European Journal of Nutrition, concluiu que o queijo sempre foi apontado como um "perigo" para a saúde do coração devido ao seu teor de gorduras saturadas. Mas vários estudos nos últimos anos comprovaram o contrário. 

SAIBA MAIS: Quais sintomas podem indicar um enfarte?

Pixabay/@Pexels
Ver Galeria 8

8 imagens