Calculadora detecta quantidade de sódio nos alimentos

Camila Tuchlinski - O Estado de S.Paulo

Segundo a OMS, recomendação é de consumo diário de cinco gramas de sal, no máximo

A quantidade recomendada de sal é entre 1,5 gramas e 2,4 gramas por dia

A quantidade recomendada de sal é entre 1,5 gramas e 2,4 gramas por dia Foto: Alex Silva

Quando você lê a palavra 'sódio' em um rótulo de produto, logo pensa que tem sal. E faz uma referência mental ao sal de cozinha. Sódio e sal não são sinônimos.

O cloreto de sódio, mais conhecido como 'sal de cozinha', é composto por 41% de coreto e 39% de sódio. E é pelo sal que o brasileiro consome a maior quantidade de sódio. De acordo com dados do Ministério da Saúde, aquela 'pitada' que a população adiciona à comida representa 71,5% do total que é ingerido.

Apesar de ser considerado um vilão da alimentação, a ingestão de sódio é importante. Ele é responsável também pela condução dos impulsos nervosos e contração muscular. Porém, pode ser prejudicial à saúde quando consumido em excesso. "O excesso de consumo está relacionado diretamente com a pressão arterial, lembrando que o sódio está disfarçado nos alimentos, muitas vezes em forma de temperos industrializados", ressalta a endocrinologista Lívia Marcela.

A Organização Mundial da Saúde recomenda um consumo diário de, no máximo, cinco gramas de sal. Isso é o equivalente a cinco sachês daqueles de um grama que você encontra nos restaurantes. Mas, dados da Pesquisa de Orçamento Familiares do IBGE revelam que o brasileiro consome mais que o dobro por dia: 12 gramas.

Para ajudar a desmistificar questões e dúvidas sobre o assunto, a Nestlé criou uma ferramenta que realiza o cálculo do valor de sódio expresso na tabela nutricional para sal. O objetivo é ajudar a população a fazer escolhas mais equilibradas. A ferramenta é gratuita e aberta a consultas: vidasmaissaudaveis.com.br

Testamos a calculadora levando em consideração a quantidade de sódio descrita no rótulo de um pacote de salgadinho. Para uma porção de 25g, a quantidade indicada é de 197mg de sódio. O resultado dessa conta você confere na ilustração a seguir.

Calculadora confere a quantidade de sódio nos alimentos.

Calculadora confere a quantidade de sódio nos alimentos. Foto: Reprodução/ Nestlé

A empresa garante que, no Brasil, no período de 2014 a 2017, reduziu mais de 300 toneladas de sódio nos produtos que comercializa.

 

VEJA TAMBÉM: Entenda a diferença entre Light, Diet e Zero

Public Domain Pictures/Pixabay
Ver Galeria 4

4 imagens