Barão Vermelho apoia campanha que ensina fazer massagem cardíaca

Redação - O Estado de S.Paulo

Banda regrava 'Meus Bons Amigos', que tem o ritmo adequado de batidas por minuto

Integrantes do Barão Vermelho com Suricato 

Integrantes do Barão Vermelho com Suricato  Foto: Divulgação

A massagem cardíaca, quando feita adequadamente, pode salvar vidas. Com o objetivo de ensinar a técnica à população, a campanha Amigos pelo Coração apresenta vídeos com a simulação do procedimento ao som de Barão Vermelho. A música Meus Bons Amigos tem o ritmo adequado (cem batidas por minuto) para a reanimação da pessoa que está passando mal. O indicado pela Organização Mundial da Saúde é entre 100 e 120 compressões torácicas por minuto.

Por vezes, pessoas comuns se deparam com a situação de risco, mas não sabem o que fazer. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Juiz de Fora mostrou que 59% dos entrevistados desconhecem a técnica de massagem cardíaca e, dos 41% que sabiam do que se tratava, só 5,8% se sentem preparados para colocar o método em prática.

Com a música do Barão Vermelho na cabeça, o processo de aprendizagem fica lúdico e mais simples.

Veja o vídeo:

 

No Brasil, aproximadamente 200 mil paradas cardiorrespiratórias são registradas por ano. Quase metade dos casos ocorre em ambientes fora do hospital, como transporte público, estádios de futebol, shoppings e na rua. Em até 75% das ocasiões, a ressuscitação cardiopulmonar feita por leigos pode salvar uma vida. Para aprender a fazer a massagem cardíaca, de maneira simples, a campanha lançou um vídeo explicativo.

Assista ao vídeo: