Alimentação pré-treino

Ana Gabriela Verotti - O Estado de S.Paulo

Praticar atividade física em jejum pode prejudicar o organismo

Háquem goste de ir à academia sem ingerir nenhum alimento antes dotreino. A ideia principal por trás de fazer exercícios em jejum éque, já que a pessoa passou muito tempo sem se alimentar, seuorganismo já consumiu a principal energia, do glicogênio muscular -o que, teoricamente, faz com que o corpo recorra à gordura paraqueimar durante as atividades.

Oproblema desta prática é que, além de perder gordura, a pessoatambém perde uma quantidade maior de massa muscular. “Não é tãosimples assim que ‘já que não tem outra fonte de energia, eu vouusar a gordura e vou emagrecer’. Esse processo não é tão rápidoquanto a energia do glicogênio muscular”, explica o professor deEducação Física Gabriel Signorelli, em entrevista ao programa RotaSaudável da Rádio Estadão.
Aprática tende a debilitar o organismo, especialmente os sistemasmuscular e endócrino, e apesar de não ser o melhor benefício que aatividade física traz, pode até ajudar pessoas que procuram umresultado rápido a perderem peso. 
Ocontraponto é a falta de energia rápida, que a pessoa podeprecisar. “Se a pessoa que está sem condicionamento começar afazer isso, a chance de ela não conseguir suportar aquela atividadeé muito grande. Então ela vai passar mal, não vai conseguirsustentar a atividade e pode ter problemas de saúde”, comentaSignorelli. 
Antesdo treino, o ideal é ter uma ingestão rápida de algum carboidrato.“Não pode ser nada muito pesado, e um nutricionista pode balancearmelhor dependendo do tempo antes da atividade e das quantidades parao seu peso”, adiciona o professor. Proteínas são indicadas nopós-treino. 
Paraquem busca a redução de peso mas exagera aos fins de semana,aumentar a carga de treino pode até funcionar na balança calórica,mas vai ser difícil de aguentar: “você tem que estar com asarticulações preparadas para fazer isso. Qualquer alteração muitobrusca na sua atividade física ou na sua alimentação também devemser ponderadas em relação ao que se pode sofrer de consequência”,diz. 
Oprofessor alerta que quem intensificar a carga de exercícios sem terse alimentado durante o dia provavelmente terá um problema nosistema imunológico, já que vai aumentar a demanda de nutrientessem ao menos fornecê-los. 
Pessoasque vão em jejum para a academia acabam passando mal, dehipoglicemia. Em casos extremos, podem ocorrer desmaios - um meio queo organismo encontra para alertar que não há energia suficientepara realizar as funções vitais do corpo. 
Signorelliainda lembra que não é necessário se privar de comer chocolate oude dividir uma pizza com os amigos, contanto que estas práticas nãose tornem rotineiras.“Tem uma frase que eu gosto e que diz: 'euviveria até os 100 anos se deixasse de fazer as coisas que me fazemquerer viver até os 100 anos'”, completa.