Campanhas que geraram polêmica nas redesA mais recente campanha da Personal, estrelada por Marina Ruy Barbosa, que anuncia o primeiro papel higiênico preto do Brasil foi acusada de racismo por utilizar como slogan o nome de um movimento de resistência afro-americano. A atriz chegou a pedir desculpas por participar da campanha e defendeu que não era a intenção da marca. A Santher, empresa detentora da Personal, e a agência Neogama, responsável pela campanha, informaram que o slogan foi retirado das peças publicitárias e pediram desculpas "por eventual associação da frase adotada ao movimento negro". Confira a seguir outras campanhas que geraram polêmica ao serem acusadas de racismo, machismo, assédio ou por exaltar padrões de beleza. Foto: Bob Wolfeson/Personal/DivulgaçãoA mais recente campanha da Personal, estrelada por Marina Ruy Barbosa, que anuncia o primeiro papel higiênico preto do Brasil foi acusada de racismo por utilizar como slogan o nome de um movimento de resistência afro-americano. A atriz chegou a pedir desculpas por participar da campanha e defendeu que não era a intenção da marca. A Santher, empresa detentora da Personal, e a agência Neogama, responsável pela campanha, informaram que o slogan foi retirado das peças publicitárias e pediram desculpas "por eventual associação da frase adotada ao movimento negro". Confira a seguir outras campanhas que geraram polêmica ao serem acusadas de racismo, machismo, assédio ou por exaltar padrões de beleza. Foto: Bob Wolfeson/Personal/Divulgação
2 | 12
Sabonete que 'embranquece'Em uma propaganda de sabonete líquido da Dove norte-americana, uma mulher negra remove sua camiseta marrom e revela uma mulher branca com uma camiseta bege. A transição gerou uma discussão sobre racismo, e os comentários afirmaram que as imagens passam a ideia de que uma pessoa negra é 'suja', e, quando se limpa, embranquece. A marca usou as redes sociais para pedir desculpas e disse que se arrepende "amargamente de ter ofendido alguém". Veja a campanha aqui. Foto: Facebook.com/NaythemuaEm uma propaganda de sabonete líquido da Dove norte-americana, uma mulher negra remove sua camiseta marrom e revela uma mulher branca com uma camiseta bege. A transição gerou uma discussão sobre racismo, e os comentários afirmaram que as imagens passam a ideia de que uma pessoa negra é 'suja', e, quando se limpa, embranquece. A marca usou as redes sociais para pedir desculpas e disse que se arrepende "amargamente de ter ofendido alguém". Veja a campanha aqui. Foto: Facebook.com/Naythemua
3 | 12
Hidratante que clareiaEm campanha da Nivea, uma mulher negra usa um hidrante e, ao passá-lo no corpo, a pele dela fica mais clara, dando a entender que essa ação está a deixando mais bonita. Internautas afirmam que o vídeo faz alusão a cremes clareadores de pele e acusam o vídeo de racismo. Confira aqui. Foto: Instagram.com/munroebergdorfEm campanha da Nivea, uma mulher negra usa um hidrante e, ao passá-lo no corpo, a pele dela fica mais clara, dando a entender que essa ação está a deixando mais bonita. Internautas afirmam que o vídeo faz alusão a cremes clareadores de pele e acusam o vídeo de racismo. Confira aqui. Foto: Instagram.com/munroebergdorf
4 | 12
'Branco é pureza'Outra campanha da Nivea foi acusada de racismo por apresentar uma mulher branca de costas com a frase 'branco é pureza'. A afirmação foi associada aos argumentos de Adolf Hitler durante o nazismo na Alemanha, em que a chamada raça ariana, composta por brancos, saudáveis e não judeus, era perfeita. O grupo Beiersdorf, dono da marca Nivea, lamentou o ocorrido e informou que o post foi imediatamente retirado do ar. Veja a repercussão aqui. Foto: Facebook.com/NIVEAMiddleEastOutra campanha da Nivea foi acusada de racismo por apresentar uma mulher branca de costas com a frase 'branco é pureza'. A afirmação foi associada aos argumentos de Adolf Hitler durante o nazismo na Alemanha, em que a chamada raça ariana, composta por brancos, saudáveis e não judeus, era perfeita. O grupo Beiersdorf, dono da marca Nivea, lamentou o ocorrido e informou que o post foi imediatamente retirado do ar. Veja a repercussão aqui. Foto: Facebook.com/NIVEAMiddleEast
5 | 12
Má representação dos negrosAo apresentar modelos brancas como mães superpoderosas em famílias interraciais, com pai e filhos negros, a grife italiana Versace foi acusada de racismo. Um internauta reclamou que o foco era na modelo, que estava sendo "endeusada" pelo marido e crianças negras, público que não é bem representado nas campanhas. Outros quetionaram a escolha de Gigi Hadid para o papel de mãe, visto que a modelo tinha acabado de completar 21 anos. Em entrevista ao 'The New York Times', o fotógrafo e a estilista da campanha falaram sobre a repercussão. Leia na íntegra aqui. Foto: DivulgaçãoAo apresentar modelos brancas como mães superpoderosas em famílias interraciais, com pai e filhos negros, a grife italiana Versace foi acusada de racismo. Um internauta reclamou que o foco era na modelo, que estava sendo "endeusada" pelo marido e crianças negras, público que não é bem representado nas campanhas. Outros quetionaram a escolha de Gigi Hadid para o papel de mãe, visto que a modelo tinha acabado de completar 21 anos. Em entrevista ao 'The New York Times', o fotógrafo e a estilista da campanha falaram sobre a repercussão. Leia na íntegra aqui. Foto: Divulgação
6 | 12
'Mulher-objeto'Uma campanha publicitária da grife Yves Saint Laurent foi acusada de ser machista ao apresentar mulheres em poses que evocam posições sexuais. As queixas contra a publicidade falavam em "imagens degradantes, mulheres-objeto e incitação ao estupro". Procurada pela reportagem, a Saint Laurent não quis se pronunciar sobre o assunto. Confira a repercussão aqui. Foto: Philippe Wojazer/ReutersUma campanha publicitária da grife Yves Saint Laurent foi acusada de ser machista ao apresentar mulheres em poses que evocam posições sexuais. As queixas contra a publicidade falavam em "imagens degradantes, mulheres-objeto e incitação ao estupro". Procurada pela reportagem, a Saint Laurent não quis se pronunciar sobre o assunto. Confira a repercussão aqui. Foto: Philippe Wojazer/Reuters
7 | 12
Brigas no CarnavalUm post da Prefeitura de São Paulo para promover uma campanha carnavalesca fazia referência ao meme 'Já acabou, Jéssica?', em que duas garotas brigam e uma delas 'dá a volta por cima' depois de ser agredida. Internautas criticaram a campanha e levantaram as questões do assédio e da violência, que devem ser denunciados. A Prefeitura, depois, publicou um pedido de desculpas, repudiando qualquer atitude de agressão. Confira aqui. Foto: FABIO MOTTA/ESTADAOUm post da Prefeitura de São Paulo para promover uma campanha carnavalesca fazia referência ao meme 'Já acabou, Jéssica?', em que duas garotas brigam e uma delas 'dá a volta por cima' depois de ser agredida. Internautas criticaram a campanha e levantaram as questões do assédio e da violência, que devem ser denunciados. A Prefeitura, depois, publicou um pedido de desculpas, repudiando qualquer atitude de agressão. Confira aqui. Foto: FABIO MOTTA/ESTADAO
8 | 12
Foco no produto ou na mulher?Uma campanha da fábrica de móveis Alezzia foi suspensa pelo Conar depois de receber 100 denúncias contra conteúdo machista. As fotos da publicidade, em vez de focar no produto, chamavam atenção pela presença de mulheres semi-nuas interagindo com os móveis. Veja aqui. Foto: instagram.com/alezziamoveisUma campanha da fábrica de móveis Alezzia foi suspensa pelo Conar depois de receber 100 denúncias contra conteúdo machista. As fotos da publicidade, em vez de focar no produto, chamavam atenção pela presença de mulheres semi-nuas interagindo com os móveis. Veja aqui. Foto: instagram.com/alezziamoveis
9 | 12
Falta de representatividadeUm anúncio para incentivar a compra de ingressos para os Jogos Paralímpicos em 2016, mostrava os atores Cleo Pires e Paulinho Vilhena com membros do corpo amputados. Se a ideia é falar de inclusão, por que não colocar os próprios paratletas estrelando as fotos?, questionam os internautas. Veja a repercussão negativa aqui. Foto: Reprodução de anúncio da agência ÁfricaUm anúncio para incentivar a compra de ingressos para os Jogos Paralímpicos em 2016, mostrava os atores Cleo Pires e Paulinho Vilhena com membros do corpo amputados. Se a ideia é falar de inclusão, por que não colocar os próprios paratletas estrelando as fotos?, questionam os internautas. Veja a repercussão negativa aqui. Foto: Reprodução de anúncio da agência África
10 | 12
Padrão de belezaUm anúncio da Zara lançou a campanha 'Ame suas curvas', mas mostrava duas modelos magras. Muitos criticaram a contradição, que reforçava os padrões de beleza do mundo da moda. Procurada, a assessoria de impresa da marca não quis se pronunciar. Confira aqui. Foto: Twitter/MuireannO_CUm anúncio da Zara lançou a campanha 'Ame suas curvas', mas mostrava duas modelos magras. Muitos criticaram a contradição, que reforçava os padrões de beleza do mundo da moda. Procurada, a assessoria de impresa da marca não quis se pronunciar. Confira aqui. Foto: Twitter/MuireannO_C
11 | 12
'Gente boa não mata'Campanha do Ministério dos Transportes gerou polêmica nas redes ao associar crimes de trânsito com pessoas que praticam boas ações sob o slogan 'Gente boa também mata'. Veja aqui toda a repercussão. Foto: Reprodução/TwitterCampanha do Ministério dos Transportes gerou polêmica nas redes ao associar crimes de trânsito com pessoas que praticam boas ações sob o slogan 'Gente boa também mata'. Veja aqui toda a repercussão. Foto: Reprodução/Twitter
12 | 12
Anúncio mamografiaAnúncio feito por agência de comunicação compara o exame de mama com tirar nudes. O material foi publicado em um jornal e gerou repercussão nas redes. No Facebook, a empresa responsável pela criação do conteúdo pediu desculpas pelo título "insensível" e reforçou a necessidade da mamografia. Confira aqui. Foto: Twitter/pedrobelemAnúncio feito por agência de comunicação compara o exame de mama com tirar nudes. O material foi publicado em um jornal e gerou repercussão nas redes. No Facebook, a empresa responsável pela criação do conteúdo pediu desculpas pelo título "insensível" e reforçou a necessidade da mamografia. Confira aqui. Foto: Twitter/pedrobelem