PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Dicas para viver melhor e se possível por mais tempo

Torne seu novembro azul: faça exames preventivos contra o câncer de próstata

Novembro é o mês de conscientização contra o câncer de próstata, o chamado Novembro Azul. Esse é o segundo câncer mais comum entre os homens, depois do câncer de pele. Sua incidência aumenta após os 50 anos e a estimativa é que 1 em cada 9 homens vai desenvolver esse tipo de câncer.

Por Marcelo Levites
Atualização:

Se diagnosticado no início, o câncer de próstata tem 90% de chance de cura Foto: Estadão

Em geral, essa é uma doença que não apresenta sintomas. Por isso, a recomendação do Dr. Rafael Coelho, oncourologista do Hospital 9 de Julho, é fazer exames periodicamente e preventivamente para que, se a doença aparecer, ela seja descoberta ainda na fase inicial.

PUBLICIDADE

Segundo o Dr. Coelho, o tratamento também depende do estágio do câncer. Para aqueles em fases iniciais o tratamento pode envolver cirurgia e radioterapia e, em alguns casos, apenas acompanhar, a chamada vigilância ativa.

Para a doença em fase mais avançada o tratamento é sistêmico: envolve desde bloqueio hormonal até a realização de quimioterapia.

É bom lembrar que quando a doença é localizada apenas na próstata a chance de cura é de 90% e, quando atinge outros locais, o tratamento pode ficar mais complexo, o que reforça a ideia de que o diagnóstico precoce é fundamental.

Está aí mais um motivo para você que tem mais de 50 anos procurar um urologista e fazer seus exames periódicos. Lembre-se essas campanhas servem não só para colorir o mês, mas, principalmente, para a prevenção de doenças. Viva mais e melhor.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.