PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Dicas para viver melhor e se possível por mais tempo

Sem memória, com amor

Conviver com uma pessoa com Alzheimer é bastante desafiador em todos os sentidos. A primeira dificuldade a meu ver é admitir a doença e depois saber o momento que deve ou não interferir nas escolhas da pessoa e assumir na tomada de decisão. Multiplique por três esta dificuldade quando estamos falando do nosso pai ou da nossa mãe.

Por Marcelo Levites
Atualização:

Apesar de ser uma jornada muito difícil, algumas recomendações podem tornar esta tarefa um pouco menos árdua e ajudar a desmistificar a doença.

PUBLICIDADE

O primeiro passo é observar a pessoa em suas atividades diárias. É preciso identificar os riscos a que ela pode estar exposta. Minha sugestão é que a família faça esta identificação com a ajuda de um profissional médico. Ele tem capacidade técnica para diagnosticar com mais precisão se a pessoa está realmente com mal de Alzheimer.

Tenha paciência e persista, se não consegue efetuar as tarefas sozinho, procure ajuda de um cuidador. A Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz)     recomenda consultar dicas de cuidados para oferecer um ambiente seguro e que garanta maior autonomia possível ao paciente, com qualidade de vida e de relacionamento. Procure se relacionar com pessoas e instituições que saibam lidar com estes problemas.

Uma destas oportunidades será no dia 24 de setembro. A ABRAz, juntamente com a organização Brasil Mente Jovem, irá realizar uma caminhada no parque Villa Lobos, em São Paulo, em prol da reflexão e da prevenção do Alzheimer.

A caminhada terá início às 8h30 e, além da atividade física, iniciativas como bate-papose mini palestras com profissionais da ABRAz ajudarão no esclarecimento de dúvidas. O roteiro inclui ainda jogos de memória, dança e musicoterapia que colaboram na melhora cognitiva em expressões físicas, emocionais, mentais e sociais. Se informar e compartilhar suas dificuldades e desafios faz parte de uma qualidade de vida melhor. Participe e viva mais e melhor.

Publicidade

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.