PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Dicas para viver melhor e se possível por mais tempo

Quer retardar o envelhecimento?

Dei uma entrevista recente sobre o processo de envelhecimento e maus hábitos. É sabido que o envelhecimento dos órgãos se dá 70% pela genética e 30% pelo ambiente, ou seja, como a pessoa trata sua saúde.

Por Marcelo Levites
Atualização:

Um dos pontos mais importantes para evitar o mau envelhecimento ou o envelhecimento precoce é a obesidade. Sabemos que obesidade é doença e, como tal, deve ser levada a sério. Por isso, você deve buscar tratamento médico e nutricional.

Cerca de 20% dos brasileiros são obesos Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Segundos dados do Ministério da Saúde, cerca de 20% da população brasileira é obesa e mais da metade dos brasileiros (54%) tem sobrepeso.

A obesidade cria um processo inflamatório no organismo e aumenta o risco de doenças crônicas como a hipertensão e o diabetes. Há estudos que comprovam uma relação entre a obesidade e alguns tipos de câncer.

E uma das formas para combater a obesidade é o outro item que ajuda no envelhecimento: a atividade física. Fazer exercícios físicos melhoraram a pressão arterial, ajudam a baixar o açúcar no sangue, melhoram o humor e, vejam só, rejuvenesce.

Evitar os anos no calendário é impossível. O tempo passa mesmo contra a nossa vontade. No entanto, é possível determinar de que forma chegar na velhice. Você quer ser alguém que não consegue nem levantar da cadeira ou prefere ter independência e autonomia para viver mais e melhor? Pense nisso, mude já.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.