Foto do(a) blog

Dicas para viver melhor e se possível por mais tempo

Quando a ansiedade é mais que preocupação normal

Hoje minha convidada é a Cleide Lopes Azevedo, psicóloga com especialização em neuropsicologia  do Centro de Longevidade do Hospital 9 de Julho, responsável pela Oficina da Memória .

PUBLICIDADE

Por Marcelo Levites
Atualização:

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) saúde mental é "o estado de bem-estar no qual o indivíduo realiza as suas capacidades, pode fazer face aos stress normal da vida, trabalhar de forma produtiva e frutífera e contribuir para a comunidade em que se insere".

PUBLICIDADE

Muitas vezes e por motivos variados, o bem-estar é prejudicado por situações que causam a ansiedade. Podemos definir a ansiedade como um processo físico e mental em situações de medo, receio diante do desconhecido ou em momentos de tensão emocional.

Quando ela cria uma apreensão saudável, ajuda na tomada de decisão rápida. Em situações de perigo, por exemplo, este é um importante mecanismo de defesa. É a antecipação da ameaça futura, que ajuda a nos proteger e tomar as providências necessárias para o restabelecimento do equilíbrio físico, mental e emocional.

Mas quando este sentimento se torna exacerbado e, diferente do medo momentâneo que nos livra do perigo e se torna persistente, com duração de seis meses ou mais, temos de ficar alertas.

Quando uma pessoa apresenta transtornos de ansiedade, ela sente medo e ansiedade excessivos e mostra perturbações comportamentais associadas.

Publicidade

Veja alguns tipos de ansiedade:

Ansiedade de separação - o indivíduo fica apreensivo e ansioso com a separação das pessoas do seu afeto, do seu apego. Há sofrimento físico, pode haver transtorno do sono. Por exemplo ter pesadelos.

Mutismo seletivo - dificuldade para falar em público. Pode afetar as conquistas acadêmicas, profissionais e na comunicação social normal.

Ansiedade social (fobia social) - o indivíduo é temeroso, ansioso ou se esquiva de situações ou interações sociais em que envolva a possibilidade de ser avaliado.

Agorafobia - o indivíduo pode ficar apreensivo ou ansioso com situações em que necessite utilizar transportes públicos, ficar em lugar aberto ou lugar fechado, ficar na fila, estar no meio de uma multidão etc.

Publicidade

Lembre-se nunca se automedique e procure avaliação médica. A psicoterapia ajuda a entender a fonte da ansiedade e pode levar o indivíduo ao centro do problema. Cuide-se. Viva mais e melhor.

 

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.