PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Dicas para viver melhor e se possível por mais tempo

Os erros e as consequências

Errar é humano. Partindo desta premissa, se você é um ser humano fatalmente errará na vida. E muito.

Por Marcelo Levites
Atualização:

Claro que existem erros com consequências dramáticas. Como exemplo, passar em um farol vermelho e acertar um outro veículo. Ser infiel no casamento e perder o cônjuge amado, fazer algo errado no trabalho e perder emprego etc.

Casos como esses podem ocorrer com várias pessoas, inclusive comigo e com você. No entanto, ficar remoendo o erro e até mesmo fingir que ele não existe podem trazer consequências ainda maiores.

Algumas sugestões podem te ajudar a agir na próxima vez que você falhar.

Ficar remoendo o erro do passado é deixar de viver mais e melhor Foto: Estadão

- Não fique remoendo o erro. Tente não comete-lo novamente da próxima vez.

- Admita que errou para você e para quem foi atingido pela falha.

Publicidade

- Se for possível, conserte. Ser adulto é ter a capacidade de discernir entre erros e acertos.

- Não fique com sentimento de autopiedade. Você errou, mas não é por isso que é um errado. Cometer uma falha não é ser fracassado.

- A correção de uma falha deve estar dentro de suas possibilidades. Por exemplo: se a sua falha envolver alguma questão financeira, tente repara-la dentro de sua condição.

- Peça perdão. Se perdoar e pedir perdão é uma das condições que mais engrandece o ser humano e faz a pessoa ter uma vida melhor.

- Cheque ou preste atenção nas próximas vezes, vai evitar novas falhas.

Publicidade

- Se abra com as pessoas, fale dos seus erros. Quando compartilhamos os nossos erros percebemos que não somos os únicos a errar e, essa atitude, traz tranquilidade e paz para seguirmos em frente.

- Evite ficar pensando nos erros do passado. "Se eu não tivesse errado assim ou assado". Pare com estes pensamentos. O passado passou, os erros já foram. Faça do presente o seu novo ideal.

- Tenha tranquilidade para lidar com as falhas pequenas e grandes. Aja com cautela e serenidade. Viva mais e melhor, mesmo errando.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.