Foto do(a) blog

Dicas para viver melhor e se possível por mais tempo

Novembro acabou, mas o azul continua

Este título não se refere apenas a uma palheta de cores. Mas, sim, para alertar a população sobre a importância da detecção precoce do câncer de próstata. O alerta é feito todos os anos em novembro, mas vale para o ano todo. O câncer de próstata atinge 1 em cada 6 homens e apenas 20% dos casos são diagnosticados no início.

PUBLICIDADE

Por Marcelo Levites
Atualização:
Atinge normalmente homens com mais de 45 anos, mas quem tem casos familiares como tios, pai ou irmãos deve iniciar os exames mais cedo. Foto: Estadão

A detecção precoce é possível com visitas regulares ao urologista. Ele é o profissional preparado para fazer o tão temido exame de toque retal que, aliás é indolor, e para pedir exames como o de sangue para medir o chamado PSA, que é uma substância produzida pela próstata que nada mais é que uma glândula que produz o sêmen.

PUBLICIDADE

Exames de ressonância magnética e biópsia podem ser necessários para os casos em que o médico encontrar alguma anormalidade.

Infelizmente o câncer é uma doença impossível de prevenir. No entanto, estudos mostram que a velha regrinha de alimentação saudável e exercícios também vale para o câncer de próstata.

Se você tem mais de 50 anos e quer viver mais e melhor. Não hesite. Faça seus exames periódicos, faça exercícios, substitua os alimentos industrializados por hortaliças e frutas. Tome água, beba sucos naturais e evite fumar. Tenho certeza que você não só vai ter uma vida mais saudável como uma vida mais feliz. E, afinal, este é o objetivo, certo? Viva mais e melhor.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.