Foto do(a) blog

Dicas para viver melhor e se possível por mais tempo

Mochileiras após os 60 anos? Pode e deve

"Viajar é trocar a roupa da alma", disse certa vez Mario Quintana. Agora imagine viajar como mochileira sem nenhum tipo de luxo após os 60 anos?

PUBLICIDADE

Por Marcelo Levites
Atualização:

A BBC entrevistou três mulheres que, após anos de trabalho e dedicação à família, resolveram cair na estrada e conhecer o mundo como mochileiras, ou seja, se hospedando em locais de baixo custo e sem muito luxo.

Segundo a reportagem, as três têm histórias parecidas e mostraram disposição para vencer o medo e partir para novos destinos.

VivamaisemelhorEstadao Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Algo bastante interessante nessa história - que vale a pena ler - é que é preciso estar com a saúde em dia para se aventurar. Eu recomendo que você faça um check-up médico antes de carimbar o passaporte.

Outra recomendação é nunca viajar sem um seguro saúde, pois as coisas podem acontecer e é bom que você esteja prevenido para eventualidades.

Experimente novos sabores, mas sem exagerar. Muitas vezes na ansiedade de conhecer novos lugares acabamos exagerando nas comidas locais e, por não estarmos acostumados aos temperos, corremos o risco de passar mal e prejudicando nossa viagem.

Publicidade

Deixe seus familiares sempre informados do local onde está. Isso é primordial para viajar com segurança se sem percalços.

Leve sempre na mala um calçado confortável, pois quem viaja sabe que andar a pé é uma ótima maneira de conhecer os lugares.

Tome sempre muita água e sucos. Hidratação é primordial a qualquer tempo e, em uma viagem, essencial para manter a saúde em dia. Mesmo que você for a um lugar frio, não esqueça dos 8 copos diários de água.

Protetor solar em dias ensolarados ou mesmo nublados protege a pele dos efeitos nocivos do sol e evita qualquer problema.

Não ultrapasse os limites do seu corpo. Mesmo você faça exercícios físicos periodicamente, evite aventuras que requer um esforço muito além do que está acostumado a fazer.

Publicidade

Não fique muitas horas sem comer. Uma boa dica é pegar uma fruta no café da manhã e levar na bolsa.

Procure dormir as 8 horas recomendáveis. Acorde cedo e durma cedo. Assim você aproveita tudo da viagem.

Tente seguir estas recomendações e, lembre-se: faça novos amigos, conheça novos lugares e divirta-se. Está pronto para a próxima viagem? Viaje mais e viva mais e melhor.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.