Foto do(a) blog

Dicas para viver melhor e se possível por mais tempo

Aposentado. E agora?

Muitas pessoas sonham com a tão esperada aposentadoria. Primeiro, pela oportunidade de descanso após anos de suado trabalho e, segundo, por não aguentar mais os anos, as rotinas, enfim o tédio de fazer todo dia a mesma coisa.

PUBLICIDADE

Por Marcelo Levites
Atualização:

Há ainda aqueles que sonham com as férias intermináveis. O descanso merecido, fazer o que quiser, a hora que quiser. Dormir até tarde, tomar um longo café da manhã, almoçar às 15 horas da tarde. Enfim, fazer o que der na telha.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Aí, saem os papeis da aposentadoria e agora é oficial. Segundo a Previdência Social, você está oficialmente aposentado. E agora? O que fazer?

Uma infinidade de possibilidades se abrem após o documento oficial. Você pode realizar uma nova atividade. Remunerada sim, por que não? Pode fazer atividades físicas que foram tão negligenciadas ao longo do trabalho árduo. Pode fazer novos amigos, viajar e curtir mais a família que você pouco viu por conta dos compromissos profissionais.

E pode, sim. Ficar sem fazer nada. Mas faça isso apenas por um período, pois até isso cansa, enjoa e provoca tédio. O importante é agitar a vida.  Leia a série Saindo do Sofá  Faça algo prazeroso, que encha sua vida de alegria, mesmo que seja um novo trabalho.

Aproveite os momentos de "férias" permanentes para cuidar da saúde, da alimentação equilibrada, de atividade física regular e de cuidar da alma e da mente. Dance, brinque, viaje e viva mais e melhor.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.