Foto do(a) blog

Dicas para viver melhor e se possível por mais tempo

Ano novo particular de cada um

Ah, como é bom fazer aniversário. Os olhos do mundo parecem estar todos voltados para a pessoa. Presente, bolo, abraços, beijos, mensagens de felicidade e, claro, os parabéns.

PUBLICIDADE

Por Marcelo Levites
Atualização:

Um pensador anônimo disse certa feita que o aniversário é o ano novo particular de cada um. E também de ficar alegre por tudo o que você alcançou e superou.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Fico surpreso quando presencio pessoas mais velhas tristes em comemorar mais um aniversário. Não fique triste porque a idade está chegando. Mas festeje a oportunidade de mais um ano para fazer diferença.

Fazer aniversário é também a oportunidade de refletir sobre a nossa saúde. Afinal, ganhamos mais um ano de vida. Mais 365 dias que podemos utiliza-los da melhor forma possível. Como?

Alimentação saudável é o primeiro da lista. Está difícil mudar? Comece fazendo refeições leves, inclua frutas gradativamente ao cardápio e pense sempre nas cores. O prato deve ter várias delas. Aposto que o próximo apagar de velinhas será com ainda mais disposição.

Exercício físico. O Dr. Ricardo Nahas fez uma série de textos aqui no blog nos dando dicas de como é possível abandonar o sofá e começar uma atividade física. Inicie com pequenas caminhadas, subindo escadas e, devagarinho, vá aumentando o ritmo. Logo você estará fazendo longas caminhadas.

Publicidade

E a última, mas não menos importante: a vida social ativa. Ter amigos, compartilhar experiências, viajar e até participar de festas (de aniversário, principalmente) são maneiras saudáveis e que ajudam a viver mais e melhor. Não espere seu aniversário para pensar em um ano novo para sua saúde. Comece hoje mesmo a querer melhorar no que for possível. Curta fazer aniversário, curta a vida. Viva mais e melhor.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.