Abrindo as portas para o Natal

Chegou o Natal! Tempo de festa. Tempo de alegria. Tempo de abrir as portas para a família, os amigos e para a confraternização. Mas é tempo também de abrir as portas de uma outra forma. Independente de qual seja a sua religião, é unanimidade dizer que este é um tempo de gratidão. Seja pelo ano, pelas conquistas e até pelas dificuldades e problemas.

A gratidão é tipicamente definida como um sentimento ou atitude em reconhecimento de um benefício que alguém recebeu ou receberá, um foco habitual e valorização dos aspectos positivos da vida.

Natural da idade é ficarmos mais saudosistas nesta época. Até um pouco melancólicos e tristes, relembrando coisas e pessoas que perdemos ao longo dos anos. No entanto, quero aqui te dar um motivo a mais para agradecer: a saúde do seu coração.

Um estudo realizado pela Universidade da California, San Diego School of Medicine, mostrou que a gratidão provoca mudanças físicas. O estudo avaliou quase 200 norte-americanos com idade média de 66 anos e que já tinham tido um infarto.

Os resultados mostraram que, quanto mais agradecidos, mais saudáveis iam ficando. Os níveis de inflamação no coração foram reduzidos, o ritmo cardíaco melhorou e o risco de doença cardíaca diminuiu. Os pesquisadores associaram que pessoas mais agradecidas experimentam menos estresse, estão menos deprimidas, têm níveis mais altos de controle sobre o meio ambiente, têm maneiras mais positivas de lidar com as dificuldades da vida e têm menos estratégias negativas de enfrentamento.

Então, neste Natal, quando for abrir as portas da sua casa e da sua vida, abra também para a gratidão e, assim, se manterá mais saudável e poderá viver mais e melhor. Feliz Natal. Feliz navitad. Merry Christmas. Feliz Hanucá.