PUBLICIDADE

6 Bilhões de Outros

Projeto pioneiro retrata pessoas de mais de 70 países falando sobre vivencias e procupações universais. Assistir é uma experiência de vida.

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Procurar o conhecimento de diferentes culturas e disseminar a tolerância. É o objetivo do projeto do francês Yann Arthus-Bertrand, 6 Bilhões de Outros. Iniciado em 2003, percorreu 78 países entrevistando 5600 pessoas e as filmando de frente, sem a intervenção do entrevistador. As perguntas, cerca de 40, consistem em pensamentos e preocupações universais, como "o que sua família representa para você?", "o que você pretende deixar para seus filhos?" e a surpreendente "cante uma canção".

PUBLICIDADE

O projeto virou site. Ali, é possível assistir aos depoimentos (todos com legenda em inglês) e ler diários das equipes de filmagens. Destaque para os filmes temáticos, nos quais são emendadas várias entrevistas com pessoas diferentes abordando questões como "Deus", "Família" e "Felicidade". Em "Guerra", por exemplo, prepare-se para ver um ex-militar confessar que errou com o genocídio de Ruanda (de 1994) ou um homem idoso da Papua Nova-Guiné descrever sua aldeia sendo invadida.

6 Bilhões de Outros também é exposição, que passa agora pelo Brasil. Até dia 10 de julho, está em cartaz no MASP, em São Paulo.

Emotivo sem ser melodramático, o site é um exercício que ajuda a ter uma visão mais ampla do mundo e a entender melhor o ser humano e o que temos de comum com todos eles, independente da nacionalidade, raça, religião ou classe social.

Impossível ter experiência mais rica em frente ao computador. Veja aqui.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.