São muitas as dúvidas quando o assunto é alimentação saudável e emagrecimento. Da simples “Posso beber água durante às refeições?” à mais complexa como “A Vitamina E pode ajudar a melhorar a fertilidade?”, leitores escrevem ao blog em busca de respostas para suas perguntas. E pacientes lotam os consultórios de nutricionistas em busca de esclarecimento em prol da saúde e também da boa forma.
Por isso, pedimos ao nutricionista Júlio Aquino,  membro do American College of Sport Medicine (ACSM) e do Institute of Functional Medicine (IFM), de Brasília, para nos ajudar a esclarecer as principais questões enviadas por leitores e também presentes no dia a dia do consultório dele, em Brasília.
 
Beber água antes, durante ou depois das refeições engorda?
A água dilata o estômago. Então, não é a água propriamente dita que engorda, mas a consequência dela, que é o aumento do volume do estômago.  Por isso, o recomendável é beber só 40 minutos antes e 40 minutos depois das principais refeições. Se a pessoa não conseguir ficar sem beber água durante a alimentação, o mais indicado é que ela tome 100ml, o que dá uns 3 dedos de água.
 
Suar gasta calorias?
Suar não gasta calorias, o que gasta é a atividade física. É você acordar, caminhar, escovar os dentes… O dia a dia da pessoa é que vai promover esse gasto. Mas provavelmente você vai suar quando estiver fazendo uma atividade física.
Comer de 3 em 3 horas emagrece?
Com certeza, porque você ativa todo o seu corpo quando você come. Quando você come 300g, 400g de comida, por exemplo, você ativa seu metabolismo, o seu corpo, a sua máquina. E quando você come uma fruta 3 horas depois, você também ativa esse sistema. Ou seja: o metabolismo será ativado 4, 5, 6 vezes por dia, fazendo com que você gaste mais calorias durante o dia e, consequentemente, perca mais peso.
Atividade física é mais importante que dieta?
Na verdade, elas são complementares. A atividade física é a promotora da dieta. Quando você se exercita, você se preocupa mais em comer bem. Quando deixa de se exercitar, se preocupa menos com a alimentação. Tem um estudo que comprova isso. Então,se você quiser melhorar o seu esquema alimentar, é recomendável fazer algum tipo de atividade física. Uma caminhada já ajuda, qualquer coisa que movimente. O importante é ter a periodicidade e uma intensidade constante.
Vitamina C evita resfriado?
Evita. Ela aumenta a imunidade porque aumenta a capacidade de detoxificação do corpo e também a produção de leucócitos.
Ingerir quantidades maiores do que as indicadas de Vitamina C é prejudicial à saúde?
Sim, principalmente se a pessoa tem capacidade/tendência de produzir pedras nos rins. A vitamina C potencializa essa produção e isso acaba sendo prejudicial. Também aumenta muito a acidez gástrica e desbalanceia o PH intestinal, fazendo com que haja morte prematura das bactérias intestinais.Quem é vegetariano precisa tomar vitaminas?
Sim, com certeza. O vegetarianismo é um estilo de vida, então a pessoa tem deficiência do complexo B, de zinco, cobre, magnésio e outras vitaminas, bem como de proteínas. Por isso, é importante procurar acompanhamento profissional.A maior parte das vitaminas está nas cascas das frutas?
Não necessariamente. As cascas têm muitos antioxidantes, mas boa parte das vitaminas estão presentes nas polpas das frutas. É o caso da laranja, por exemplo.

A vitamina E realmente aumenta a fertilidade?

Sim, ela tem essa característica porque é um antioxidante lipofílico (solúvel em lipídeos e não em água). Isso acaba melhorando a relação e a produção de testosterona, aumentando a fertilidade. Mas é preciso tomar cuidado porque, em excesso, pode trazer muitos problemas à saúde.

Alimentos cozidos têm menos vitaminas?

Sim. Eles perdem cerca de 20% das vitaminas no processo de cocção.

Suco depois de um certo tempo perde suas propriedades?

Sim. Grande parte das vitaminas é oxidada, pela luz ou pelo oxigênio, então acaba diminuindo mesmo.

Alimentos tostados podem ser cancerígenos?
Os alimentos proteicos tostados produzem uma substância cancerígena. O ideal seria grelhar sem deixar aparecer a crosta preta no alimento.

Suco de caixinha é mais saudável que refrigerante?
Suco de caixinha é tão ruim quanto o refrigerante. Tem muito açúcar e pode gerar doenças como obesidade e diabetes.