Nove entre dez pessoas costumam atribuir ao carboidrato o papel de vilão nas dietas. Mas, segundo especialistas, a retirada deles dos programas alimentares está longe de ser a solução. Conversamos com a nutricionista Giovana Barros Sobenes sobre o tema.
Muita gente corta totalmente o carboidrato da dieta. Por qual razão isso acontece?
Giovana – Porque acham que o “problema” ou o culpado seja ele.
Tirar o carboidrato 100% é a melhor estratégia?
Giovana – Depende. Há várias estratégias. Tudo depende de vários fatores: metabolismo, sedentário ou ativo ou muito ativo, estado emocional, hormonal, cotidiano. Por isso. costumo falar que não tem fórmula de bolo.
Afinal, seria o carboidrato o grande vilão da dieta?
Giovana – Como disse, não acredito de forma alguma em um vilão. Acredito que uma série de fatores devam estar em conjunto, em harmonia. Se você treina bem , dorme bem, tenta exercitar sua mente de forma positiva, o carboidrato não será o vilão. Mas o tipodele sim…. Esses carbos refinados como farinha, industrializados são, sem dúvida, prejudiciais em qualquer momento.
Qual o consumo ideal de carboidrato por dia?
Giovana – Não existe regra. Depende da idade, sexo, atividade física e intensidade. Mas calculamos 4g por kg de peso em geral. De acordo com o objetivo de peso, pode se diminuir ou aumentar.
Qual a função do carboidrato no organismo?
Giovana – Ele é totalmente energético. Fornece energia para células, músculos, neurônios.
Por qual razão quando paramos de comer carbo a vontade de voltar a consumir retorna com força total?
Giovana – No meu ponto de vista, a harmonia é o que funciona. Se tirar, o corpo pede. O que deve ser retirado são os carboidratos do mal : que vendem em prateleiras, mexidos, cheios de químicos. Mas as outras fontes, frutas, tubérculos, leguminosas são essenciais, na sua devida proporção.
As dietas low carb funcionam?
Verdade ou mentira que devemos cortar o carboidrato após as 18hs?
Giovana – Se o indivíduo tem uma vida noturna ativa, isso pode mudar. O que não é interessante é comer muito na parte da noite, quando alguns hormônios precisam atuar e, para isso, o consumo de gordura saciará mais e ajuda nessa produção hormonal.
Até a semana que vem!