PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Alimentação saudável, fitness e outras coisinhas mais

Saiba mais sobre a dieta low carb

Por Ana Paula Scinocca
Atualização:

A dieta com redução de carboidratos continua fazendo sucesso entre aqueles que procuram um estilo de vida mais saudável. Essencialmente, a low carb prioriza a ingestão de proteínas e gorduras saudáveis. É o que explica a nutricionista Thais Lamas. "Dessa forma as pessoas sentem maior saciedade, pois reduzem os índices de insulina no corpo, hormônio responsável pela fome",explica a profissional.

PUBLICIDADE

De acordo com Thais, diversos tipos de dietas existentes no mercado podemser consideradas low carb: dieta paleo, dieta cetogênica, dieta lchf, dieta atkins, whole 30. Todas funcionam com o mesmo propósito, ingerir menos carboidratos na alimentação.

Segundo ela, a redução de carboidrato na rotina alimentar promove diversos benefícios para organismo, como a diminuição no apetite, ocasionada pela redução de insulina no corpo, promovendo o emagrecimento mais rápido. De acordo com o médico americano Eric Westman, que tratou diversos diabéticos usando uma abordagem low carb, foi possível conseguir reduzir a dose de insulina de seus pacientes em 50%, já no primeiro dia de acompanhamento. A dieta também facilita o controle de glicose, reduz triglicéridos rapidamente e é recomendada para quem busca um emagrecimento rápido ou a manutenção do peso sem passar fome, como acontece em dietas de restrição calórica.

Publicidade

Os carboidratos são açúcares que estão presentes em pães, doces, macarrão, batata, arroz, etc. Porém frutas, verduras e até ovos contém alguma quantidade de carboidrato. Antes de fazer as restrições na rotina, a nutricionista alerta. "É importante deixar claro que a dieta low carb não é uma dieta zero carboidrato. Há espaço para frutas e vegetais, que são ricos em carboidratos saudáveis, ou seja com índice glicêmico baixo", especifica Thais.

De acordo com ela, é importante não restringir totalmente a ingestão de carboidratos, pois principal a principal função destes é fornecer energia para as células e impulsionar o funcionamento do cérebro, já que fornece glicose para os neurônios. Os carboidratos servem ainda para evitar o catabolismo muscular, ou seja, o uso do músculo como fonte de energia.

Carboidratos são indispensáveis na dieta e, para não causar danos à saúde como perda de massa muscular, fraqueza ou dor de cabeça, é importante a orientação nutricional. Somente o profissional saberá fazer a prescrição de cardápio low carb e o calculo diário do consumo de carboidratos necessário para cada indivíduo, de acordo com as atividades realizadas todos os dias e os objetivos desejados.

 

Pode Comer

Carne: Vaca, porco, galinha e outros.

Publicidade

Peixe: Todo tipo de peixe e frutos do mar são válidos.

Ovos: Ovos caipiras são os melhores.

Verduras e legumes: Espinafre, brócoli, cenoura, e todo tipo de verduras em geral.

Nozes e sementes: Amêndoas, castanhas, nozes, semente de abóbora e girassol etc.

Laticínios: Queijo, manteiga, creme de leite, iogurte.

Publicidade

Gorduras e óleos: Óleo de coco, manteiga, banha, azeite de oliva e óleo de peixe.

 

Pode Beber

Café

Chá

Água

Publicidade

 

Uso eventual (1x na semana)

Tubérculos: Batata, batata-doce, beterraba, cenoura e outros

Grãos sem glúten: Arroz, aveia, quinoa e outros

Leguminosas: Lentilhas e feijões.

Frutas: Atenção para a quantidade de açúcares das frutas.

Publicidade

Chocolate: Prefira os amargos, de 70% para mais.

Vinho: Moderadamente e evite o vinho do Porto, que tem grande quantidade de açúcar.

 

Proibido

Açúcar refinado: Refrigerantes, suco de frutas, sorvete, doces e bolos e tudo o que leva açúcar refinado ou glucose de milho.

Grãos com glúten: Trigo, centeio e cevada. Sim, isso inclui pães, massas e cerveja ,

Publicidade

Gordura trans: Corte todo tipo de gordura hidrogenada ou parcialmente hidrogenada, como margarinas.

Alimentos industrializados e processados: Se a comida vem em uma caixa e foi feita dentro de uma fábrica, é melhor evitar.

Até semana que vem!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.