PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Alimentação saudável, fitness e outras coisinhas mais

Mudança do corpo começa pela cabeça

 

Por Ana Paula Scinocca
Atualização:
 Foto: Estadão

 

Na busca pelo corpo ideal, um número considerável de pessoas, segundo especialistas, têm focado muito mais na estética do que na saúde. Erro grave.

PUBLICIDADE

"Vejo pessoas querendo ter vida e comportamento de atletas, quando não são. Não precisa abdicar do seu lazer. Apenas faça o que tem que ser feito durante a semana e no final de semana ache uma atividade diferente ao ar livre, por exemplo. Assim, não soa como obrigação. Se quiser comer algo diferente sábado à noite, prepare-se para isso. Faça sua rotina, gaste calorias e, à noite, seja feliz", afirma Giovanna Barros Sobenes, nutricionista esportiva e ortomolecular.

A mudança, segundo ela, começa pela cabeça e pelos hábitos de vida. E vem aos poucos, sem pressa.

Leia, a seguir, a entrevista com a conceituada nutricionista de Brasília.

 

Publicidade

Como ter uma alimentação saudável sem neurose?

 

Giovanna Barros Sobenes - Primeiramente, mudando sua cabeça e seus hábitos de vida. Tudo é possível desde que queira realmente mudar. A mudança vem aos poucos, sem pressa. Acreditar que não existe nada milagroso e que o conjunto de fatores como dormir cedo, praticar exercícios físicos diariamente, beber ao menos 2,5l de água por dia, evitar o consumo de carboidratos simples, farinhas e produtos artificiais, já é um bom começo.

 

É possível estar em boa forma, com percentual de gordura adequado, e não ter que levar frango e batata doce nos compromissos sociais?

 

Giovanna - Claro! Na nutrição temos vários alimentos muito essenciais que não têm porque ficar na monotonia. Na verdade, o equilíbrio está justamente na mudança dos alimentos. Tudo que é repetitivo demais acostuma e enjoa. Se você tem um dia muito corrido e às vezes não dá tempo para se exercitar, faça ao menos 20 a 30 min em casa de um exercício funcional ou troque o elevador pela escada, que já é algo diferente para o corpo. Sobre a alimentação, invista em comidas de verdade e desembale menos.

 

Como saber quando a busca pelo corpo ideal vira um comportamento inadequado?

Publicidade

 

Giovanna - Acredito que isso hoje em dia tem acontecido muito. Tudo o que é demais não é bom. Vejo pessoas querendo ter vida e comportamento de atletas, quando não são. Não precisa abdicar do seu lazer. Apenas faça o que tem que ser feito durante a semana e no final de semana ache uma atividade diferente ao ar livre, por exemplo. Assim, não soa como obrigação. Se quiser comer algo diferente sábado à noite, prepare-se para isso. Faça sua rotina , gaste calorias e, à noite, seja feliz.

 

 

Para você, qual é a dieta ideal?

 

Giovanna - Não existe. Existe um aprendizado na alimentação. A alimentação ideal para mim é aquela aonde você encontra tudo o que precisa em alimentos frescos, que são plantados e sem agrotóxicos. Fuja de produtos alimentícios, com listas de ingredientes enormes, cheias de químicos.

 

Até semana que vem!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.