Foto do(a) blog

Alimentação saudável, fitness e outras coisinhas mais

Dez temperos que substituem o sal na medida certa

Vamos deixar a vida menos salgada?

PUBLICIDADE

Por Ana Paula Scinocca
Atualização:

Você sabia que nós só precisamos de 2.400 mg de sódio ao dia, o que é equivalente a 6 g de sal por dia? E que um único tablete de carne industrializado, por exemplo, possuiu 2.200 mg de sódio em média.

PUBLICIDADE

A pedido da blog, a nutricionista Cintia Azeredo, do Vita Check-Up, listou dez alimentos que podem substituir o sal. Ela explica que todos os alimentos já possuem uma determinada quantidade de sódio. Por isso, quando incluímos o sal nos alimentos ou temperos industrializados aumentamos ainda mais seu teor de sódio, muitas vezes, ultrapassando as necessidades diárias recomendadas. "Isso pode facilitar ou agravar a hipertensão arterial", alerta. Segundo dados Vigitel/2014 do Ministério da Saúde, 24,8% da população sofre de hipertensão.

Assim, para realçar o sabor dos alimentos, é possível trocar o sal por temperos naturais, uma vez que estes não vão trazer danos à saúde. "Pelo contrário. São muitos os benefícios, além de deixar a comida saborosa", garante Cintia.

A seguir, a lista elaborada por ela:

1. Alho: Tem ação hipotensora, vasodilatadora e sudorífera; estimula funções respiratórias; reduz a taxa de colesterol total e triglicerídeo no sangue. Elimina toxinas e bactérias patogênicas e tem a vantagem de combinar com quase todos os tipos de cardápio.

Publicidade

2.Salsinha: Tem ação digestiva, combate cólicas menstruais e ainda é indicado para infecções urinárias e problemas renais. É rica em antioxidantes e anti-inflamatórios. Pode ser utilizada em legumes, assados, sopas, massas, carnes e frango.

3. Cebola: Melhora a circulação sanguínea, previne o envelhecimento das artérias, é rica em potássio, ajuda a controlar a pressão arterial, funciona como aliada no combate a problemas respiratórios e ainda combina com quase todos os cardápios.

4. Hortelã: Tem ação analgésica, estimulante, aromatizante, antioxidante, expectorante, previne problemas bucais e ainda ajuda na digestão, aliviando problemas estomacais e intestinais. Pode ser utilizada em chás, sucos, feijões, batata, berinjela e cordeiro.

5. Limão: Aumenta as defesas do organismo, facilita a digestão, regula a absorção de açucares, pela presença de fibras solúveis, fonte de potássio, que auxilia no controle da pressão arterial. Pode ser usado em sucos, temperos de saladas, entre outros.

6. Gengibre: Tem ação digestiva, diurética, antitrombótica, antidepressiva, antisséptica. Funciona como estimulante da circulação geral e cardiovascular. Pode ser usado ralado, em fatias, em tiras, picadinho ou ainda em suco e, ainda, para dar sabor a caldos, sopas e cozidos, sendo descartado no final do cozimento.

Publicidade

7. Coentro: Melhora a digestão e previne a flatulência. É fonte de magnésio, que ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso central e fortalece os ossos, e também fonte de vitaminas A, C e do complexo B. Seu talo tem sabor mais intenso que as folhas. Acrescente ao prato quente apenas na finalização, já que o calor interfere no paladar. Também pode ser adicionado frio sobre saladas. A exceção é para a semente de coentro, que pode ser adicionada desde o início da cocção.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

8. Manjericão: Melhora o fluxo sanguíneo, prevenindo a hipertensão arterial. Possui ação antioxidante e anti-inflamatória. Pode ser utilizado em molhos para massas, sopa de legumes, tomates, carnes, frangos e peixes.

9. Alecrim: Apresenta ação antioxidante, anti-inflamatória e antibacteriano; auxilia no combate à bactéria Helicobacter Pylori, uma das responsáveis por úlceras gástrica e duodenal. Atua no sistema digestivo, aumentando a produção de enzimas digestivas. Pode ser utilizado em molhos, ensopados, tomates e carnes.

10. Pimenta: Ajuda na redução do colesterol no sangue, melhora o sistema imunológico, auxilia na digestão, na eliminação de bactérias nocivas ao organismo e na circulação sanguínea. Deve ser utilizada com moderação por pessoas hipertensas, devido ao seu efeito termogênico e de contração dos músculos ao redor dos vasos sanguíneos. Dependendo do tipo da pimenta, pode ser utilizada em aves, frutos do mar, carnes, molhos, pratos baianos, entre outros".

 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.