Reduzir as calorias em 50% e deixar o índice glicêmico dos alimentos 30% menor é possível. Para isso, é preciso saber fazer combinações inteligentes. É o que ensina a médica nutróloga Ana Luisa Vilela, especialista em emagrecimento da Clínica Slim Form, de São Paulo.

Segundo ela, a equação de redução de calorias mais índice glicêmico vale para alimentos como o arroz, macarrão, pão e até para os sanduíches – e nas versões refinadas, nem precisa trocar pelos integrais.

Couve flor, brócolis, palmito e abobrinha, por exemplo, possuem baixíssimos índices glicêmicos e são ótimas combinações para reduzir. “Eles podem servir como complementos aos pratos básicos do dia a dia”, ensina Ana.

”Ao acrescentar legumes e verduras, melhoramos os nutrientes, aumentamos as fibras e ingerimos menos calorias, já que conseguimos ter mais volume, mais saúde e grande aumento da saciedade”, diz a nutróloga.

Abaixo, ela nos apresenta uma lista de combinações que podem ser agregadas para ganhar saúde e perder peso, na mesma proporção.

 

Prato tradicionalO que adicionar
MacarrãoMolho de tomate fresco, abobrinha e berinjela
Arroz brancoBrócolis, couve flor,
Sanduiche de hambúrguerAlface, tomate, pepino, cenoura ralada e rúcula.
CervejaPara cada copo acrescente dois copos de água com gás para aumentar a saciedade e consumir menos 
CaipirinhaOpte pelo kiwi, limão com adoçantes, metade da porção de álcool e complete com agua tônica zero e muito gelo
Purê de batata1/3 da porção de batata doce, 1/3 batata normal e 1/3 de couve flor
CarneShimeji, espinafre ou couve picada