Foto do(a) blog

Alimentação saudável, fitness e outras coisinhas mais

Conheça os benefícios de dez ervas que podem ser cultivadas em casa

A pedido do blog, a nutricionista Cintia Azeredo, do Vita Check-Up Center, preparou uma lista de dez ervas frequentemente utilizadas na alimentação e que, de quebra, podem ser cultivadas em casa. Abaixo, ela lista os benefícios de cada uma delas. Boa leitura e até semana que vem!

PUBLICIDADE

Por Ana Paula Scinocca
Atualização:

1.    Alecrim: Possui propriedade antisséptica, antiinflamatória, protege o fígado, controla a pressão arterial, ajuda a combater a depressão e ainda alivia a tensão pré-menstrual. Pode ser utilizado na forma de chá ou para dar mais sabor a molhos, sopas e carnes.

PUBLICIDADE

2.    Tomilho: De ação antioxidante, evita o envelhecimento precoce, atua como antisséptico e ajuda combater doenças do aparelho respiratório. Pode ser utilizado para dar mais sabor a ensopados, pratos com feijão, carnes e caças.

3.    Manjericão: Melhora o fluxo sanguíneo, possui ação antioxidante e antiinflamatória. Pode ser utilizado em molhos para massas, sopa de legumes, tomates, carnes, frangos e peixes.

4.    Hortelã: Tem ação analgésica, estimulante, aromatizante, antioxidante, vasoconstritora, expectorante, previne problemas bucais e ainda ajuda na digestão, aliviando problemas estomacais e intestinais. Pode ser utilizado em chás, sucos, feijões, batata, berinjela e cordeiro.

5.    Orégano: Tem ação antioxidante, antiinflamatória e antibacteriana. Auxilia no combate à bactéria Helicobacter Pylori, uma das responsáveis por úlceras gástrica e duodenal. Atua no sistema digestório, aumentando a produção de enzimas digestivas. Pode ser utilizado em molhos, ensopados, tomates e carnes.

Publicidade

6.    Salsinha: Tem ação digestiva, combate cólicas menstruais e ainda é indicado para infecções urinárias e problemas renais. É rica em antioxidantes e antiinflamatórios. Pode ser utilizada em legumes, assados sopas, massas, carne e frango.

7.    Camomila: Tem ação antiespasmódica, antidiarreica, analgésica, antialérgica, antiinflamatória, calmante, sedativa e diurética. Pode ser utilizada em chás e produtos cosméticos.

8.    Capim-limão: Tem ação antibacteriana, antitérmica, antianêmica, antidepressiva e estimulante das funções digestivas. Pode ser utilizado em chás, salada de frutas e aves.

9.    Sálvia: Tem ação digestiva, diurética, hipoglicêmica, antisséptica, antioxidante, previne queda capilar e favorece o transito intestinal. Pode ser utilizada em carnes, assados e conservas.

10.  Capuchinha: Ação antibacteriana, antisséptica, diurética e digestiva. Reforça o sistema imunológico. Pode ser utilizada em saladas, sucos, temperos e chás.

Publicidade

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.