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Um passeio pela cultura sneakerhead no Brasil e no mundo

Dia da Imigração Japonesa: veja como os designers do país dominam parte da cena sneakerhead no Brasil

Marcas como Y-3, Sacai, Undercover, Bape e Ambush elevam o nível das colabs mundo afora e fazem muito sucesso no Brasil

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Por Diego Ortiz
Atualização:

Y-3 Runner 4D Halo  

O navio Kasato Maru chega ao Porto de Santos em 1908 trazendo o primeiro grupo de imigrantes japoneses para o Brasil. A data, 18 de junho (próximo sábado), fica imediatamente conhecida como o Dia da Imigração Japonesa no País. Além de toda a vasta e original cultura do Japão que se arraigou por aqui, na cena sneakerhead, o amor da terra do sol nascente pelos tênis se junta com toda essa paixão nacional pelo tema, tornando as colabs com designers japoneses bem disputadas por aqui.

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Um dos expoentes disso é Yohji Yamamoto e sua Y-3. Considerado um dos melhores alfaiates de alta costura de sua geração, Yamamoto estabeleceu sua longeva parceria com a Adidas em 2003, quando achou que precisava voltar para o mundo real. "Senti que tinha ido muito longe da rua. Não conseguia mais encontrar pessoas vestindo minhas roupas e me sentia solitário. Na época, os empresários de Nova York estavam começando a caminhar para o trabalho de terno e tênis. Achei essa mistura estranha incrivelmente charmosa, um híbrido fascinante", afirmou o designer em entrevista para a Vogue Runway em 2015.

Estes tênis, sempre à frente de seu tempo, foram as primeiras experiências da Adidas com a ruptura de paradigmas vista com a Yeezy. Se a Adidas abraçou tanto a marca de Kanye West, muito se deve às portas que a Y-3 abriu. Eu, particularmente, sou apaixonado nas botas Notoma, em especial a Yellow. Mas, de sua última coleção, o modelo que mais chama atenção, sem dúvida, é o Runner 4D Halo Black da abertura do texto. Ele tem entressola feita em impressora 3D, sobreposição de mesh no cabedal e calçamento estilo meia. Uma epítome do conceito terno e tênis que baseia a obra de Yamamoto.

Y-3 Notoma Yellow  

Quatro outras marcas japonesas também estão se tornando best-sellers no mundo dos sneakers por causa de suas colabs com as fabricantes. São elas a Sacai, Undercover, Bape e Ambush. Criada em 1999 por Chitose Abe, a Sacai ganhou notoriedade por dar um toque de luxo à roupas casuais. Esta mistura também é vista em seus tênis em parceria com a Nike, sempre caraterizados por uma entressola que passa da parte de trás do sneaker, formando um espécie de aba traseira. Seu último arrasa quarteirão é uma colaboração tripla com a Nike e Jean Paul Gaultier, vendido por quase R$ 2 mil.

Jean Paul Gaultier x sacai Nike LDVaporwaffle  

Já a Undercover de Jun Takahashi, lançada em 1993, é focada em um streetwear mais esportivo. Tanto que, sempre que pode, a marca usa a tecnologia react da Nike em seus tênis originais, como o Overbreak e a React Boot - que é uma das coisas mais confortáveis que já coloquei no pé. A Bape de Tomoaki Nagao, por sua vez, tem uma pegada mais basquete ostentação. Nigo (como Nagao é conhecido), um dos melhores amigos de Takahashi, surfou em sua onda, também em 1993, mas foi além. Com a força de suas colabs com a Adidas, em especial com a linha Superstar Camo, a marca começou a fazer bootlegs de Air Force e Dunk de todas as cores possíveis. Há um, inclusive, baseado no álbum The College Dropout de 2004, de Kanye West, que chega a custar mais de R$ 60 mil.

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Bape Sta Low Kanye West College Dropout  

A novata Ambush, de 2015, começou como uma marca de jóias finas saídas da mente de Yoon Ahn. Embora não seja japonesa (Yoon nasceu em Seattle e tem descendência coreana), a marca foi fundada em Tóquio e foi toda baseada no mercado japonês antes de debutar em Paris. Tanto que a última colab da Ambush com a Nike teve como tema o desenho Akira, um super clássico dos animes. O que resultou neste Dunk High Flash Lime lindo.

Ambush Dunk High Flash Lime  

Claro que eu não esqueci de falar das tradicionais Mizuno, Asics e Onitsuka Tiger, marcas japonesas que estão presentes no imaginário dos brasileiros há décadas. E quem têm ganhado mais força no mercado justamente ao trazer colabs com designers de seus países, caso da Mizuno com o Sorayama e da Asics com a coleção Art in Motion.

Vem com box

O designer japonês Rei Kawakubo, que criou a Comme des Garcons e foi mentor de Jun Takahashi da Undercover, também está se arriscando mais nos sneakers. Depois de várias versões do Converse Chuck Taylor, a marca lançou recentemente um Nike Foamposite One, nas cores branca e preta, que chamou a atenção da cena e teve alta valorização.

Só no lace

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Dia 23 a Nike vai lançar o Off-White AF1 Mid. O modelo estará disponível nas cores preta e branca. O preço vai estar na casa dos R$ 1.400. Este é, pelas informações que se têm, a última criação de Virgil para a Nike.

Em agosto, ainda sem dia definido, vai ocorrer o Yeezy Day. Haverá drops online do 700 Hi Res Blue e reestoque do 350 v1 Turtle Dove. Os 700 Wave Runner também já estão nas lojas da Adidas para surgirem em drop físico.

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