PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Ser mãe é padecer na internet

Opinião|O Halloween lá em casa é todo dia

Foto do author Rita Lisauskas
Atualização:

A pequena Lainie se fantasiou de... mãe. Não é assustador?  Foto: Estadão

A pequena Lainie, uma garotinha americana do estado de Indiana de no máximo 10 anos, não pensou em nada mais assustador do que se vestir de "mãe" para o Halloween. A fantasia não podia ser mais real: moletom com leite regurgitado no ombro (ou seria vômito?), um cabelo que não vê pente há dias amarrado displicentemente em um rabo de cavalo, olheiras tenebrosas, um filho no colo e outro pendurado nas pernas e um par de chinelos que não combina com nada. A foi postada no Facebook de Rachael Fansler Beachy, uma mãe em tempo integral, amiga da mãe de Lainie.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

"A filha da minha amiga se fantasiou de mãe para Halloween. Repare na mancha na roupa e nas olheiras. Essa é a melhor fantasia que já vi! Ela merecia muito vencer o concurso de fantasias!", postou. "Alguém diga a ela o que ganhou: estrias, hemorróidas e um bumbum frontal. Mas o prêmio vai ser incrível!", ironizou.

A foto viralizou. A maternidade real, quando exposta, faz sucesso porque é como se desse um abraço e um high five em todas as mães do mundo: "tamo junta, amiga!" Não há consolo maior de ver que não é só na sua casa que o Halloween é todos os dias. Aquele cansaço, aquelas olheiras e cara de zumbi não são exclusividade sua, ao contrário do que nos fazem crer as propagandas de margarina que mostram as mães magras, penteadas e perfeitas.

Mas se as crianças, principalmente as meninas, já perceberam que ser mãe não é bolinho, por que o resto do mundo ainda não?

"Você SÓ fica em casa com os filhos?" - quem nunca ouviu essa pergunta depois de contar que é mãe em tempo integral? Afinal ficar em casa SÓ lavando, passando, cuidando, alimentando, educando nossos filhos é realmente uma falha moral, uma folga sem precedentes. A pergunta é extensiva às mães empreendedoras que, além de SÓ ficarem em casa cuidando dos filhos ainda SÓ tentam alavancar um negócio entre uma fralda suja e outra.

Publicidade

Se Lainie ganhou o concurso, não sei. Talvez alguma Princesa Léia ou a Frozen tenham conquistado o júri com sua bravura e doçura combinadas. Mas Lainie ganhou os nossos corações - fazia tempo que a gente não se via refletida assim, a não ser no espelho. E se pelo menos nossos filhos têm enxergado nosso esforço, deve estar valendo a pena.

Leia mais: Parem de romantizar o empreendedorismo materno, por favor 

Leia também: Marcos Mion diz ser contra o método de deixar o bebê chorar 

Opinião por Rita Lisauskas

Jornalista, apresentadora e escritora. Autora do livro 'Mãe sem Manual'

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.