Foto do(a) blog

Produção artística que vive à margem da indústria cultural

Tem Susie Mathias no Projeto Coisa Fina, o Festival Literário no Jaçanã e a Festa do Livro na Usp

PUBLICIDADE

Por Arnaldo Afonso
Atualização:
 Foto: Estadão

A semana foi agitada e as minhas andanças pelos shows e saraus mereciam mais destaque (tive que resumir os muitos e bons eventos numa lista minimalista). Este blogueiro já não sabe mais o que fazer com tanto material. Aquele 'mundo vasto mundo' alternativo que já não cabia no espaço físico do jornal impresso, também não cabe mais nas rodagens digitais do celular. Tem ficado pesado. Ouço sugestões pra diminuir os posts ou transformar o blog num diário. É vídeo, foto, texto, informação e o escambau a dar com pau. E a semana que começa já vai ter show da grande Susie Mathias (na foto), estreia de coreografia da Focus (no Rio), a tchurma do Sarau da Maria participando do Felino (Festival Literário da Zona Norte), a continuidade dos 40 anos do MPA (em São Miguel) e o sarau Feminino Infinito, entre lançamentos, shows e etecéteras & tais por demais. Curte aí:

... ... ... 

SHOW COM SUSIE MATHIAS

... ... ...

 Foto: Estadão

QUINTA-FEIRA - 29 de novembro - 20h ... Show 'Para não Dizer que me Esqueci das Flores', com Susie Mathias ... Concebido e apresentado pela cantora Susie Mathias, show é inspirado no painel "A Verdade Ainda Que Tardia" que Elifas Andreato criou em 2012 para a Comissão Nacional da Verdade, no qual expõe as torturas ocorridas durante a ditadura militar no Brasil (o painel, na foto abaixo, foi recolhido aos porões da Câmara Legislativa por incomodar algumas "autoridades" e lá se encontra até hoje, sabe-se lá em que condições. Leia aqui sobre o abaixo-assinado pedindo sua devolução à Elifas).

Publicidade

 Foto: Estadão

O espetáculo resgata canções que protestaram contra o autoritarismo do regime e suas arbitrariedades. Tem roteiro de Oswhaldo Rosa, direção cênica de Antonio Ginco, locução de Moisés da Rocha e direção musical e arranjos de Ivan de Andrade, à frente da banda Projeto Coisa Fina. Participam ainda os atores Jairo Mattos, Elis Pessotti e Luy Romero. No Teatro Folha, à av. Higienópolis, 618.

 Foto: Estadão

Susie Mathias é paulistana do bairro da Lapa e iniciou sua carreira de intérprete na década de 1980 cantando em festivais pelo interior de SP e MG. Junto com o Grupo Carapanã criou o show Ritmos da Amazônia, que apresentou em projetos de secretarias da cultura e programas de tevê. Foi levada ao cenário amazônico por Rafael Lima na década de 90, época em que realizou sua pesquisa de história, ritmos e lendas paraenses. Em 1997 ingressou no grupo Mawaca interpretando a chamada 'música do mundo'. É formada em Musicoterapia e lançou seu primeiro cd solo Canção das Moças em 2006. Aqui, sua apresentação no programa do Rolando Boldrin.

PUBLICIDADE

Pra encerrar, um texto que escrevi sobre (e sob) a emoção de ouvir Susie Mathias cantar:

A Susie não canta carimbó porque tá na moda. Ela foi ao Pará para participar das festas de rua e viu sentido naquele cantar. Viu beleza nas cores, vestidos, no movimento que molda o jeito do povo andar, falar, e se acabar de dançar. A Susie não canta folclore pra resgatar nada. Ela esteve com grupos remanescentes de culturas quase esquecidas. Bateu tambores, tocou suas peles, dançou com eles. Sorriu o mesmo riso, sentiu sua alegria. A música como extensão da vida vivida, do dia após dia. A Susie não canta os cantos das lavadeiras só porque acha bonito ou importante. Ela mergulhou no rio com elas, lavou suas mágoas nas mesmas águas, chorou suas dores e chacoalhou seu corpo ao ritmo dos louvores. E quando ela canta samba, é porque os pés mandam. E ela dança e desanda na folia: já puxou blocos e enredos, desfilou e ecoou sua voz na avenida. A Susie já cantou no Mawaca, grupo que entoava cânticos de diversas etnias. Ela sabe quando a voz é pra acalanto, protesto, festa, cantoria. Sabe os acordes da paixão. Quando a voz sai da garganta, quando o sopro vem do peito e quando a luz salta de dentro do coração. Se cantar é uma espécie de iluminação, Susie Mathias é um sol que nos encanta. É devota do que canta. E seu mantra é a canção.

 

Publicidade

... ... ...

FESTIVAL LITERÁRIO DA ZN

... ... ...

 Foto: Estadão

DE QUINTA A DOMINGO - (de 29 de novembro a 2 de dezembro) ... FELINO...

O primeiro Festival Literário da Zona Norte chega com extensa e variada programação: lançamento de livros, rodas de conversa, oficinas, saraus, shows, dança e contação de histórias. Na

Publicidade

Fábrica de Cultura Jaçanã, à rua Raimundo Eduardo da Silva, 138

. O Sarau da Maria participa no sábado, das 15h às 17h, com apresentações musicais das duplas

Deise Capelozza & João Emilio, Cordeirovich & Vladinsky e Arnaldo Afonso (eu) & Helen Torres

. Confira a programação:

QUINTA - 29/11 14h - Oficina de Abayomi, com Deusa Poetisa

Publicidade

15h - Mesa Mulheres Lugar de Fala - com Deusa Poetisa, Patrícia Meira, Sonia Bischain e Luiza Romão

17h - Mesa Tramas & Retalhos: cuidado e afeto na literatura LGBT Contemporânea - com Patrícia Borges, Naná DeLuca, Teodoro Albuquerque, Diogo Luiz e Ingrid Martins, Mediação: João Innecco

SEXTA - 30/11

14h - Oficina Sarauficina com Marcelo da Silva Antunes

15h - Mesa Literatura no Cárcere, poesia é Liberdade - Com Gih Trajano e Cissa Lourenço. Mediação Jaime Queiroga

Publicidade

17h - Mesa Literatura Negra 

- com Michel Yakini, Sérgio Ballouk, Thata Alves e Liberto Solano Trindade. Mediação Marciano Ventura

SÁBADO E DOMINGO - 1 e 2 de dezembro

Editoras e autores confirmados na Feira de Livros: 

Edições do Tietê - Editora Essencial - Editora Reformatório - Ciclo Contínuo Editorial - Borboleta Azul Produções - Livraria Suburbano Convicto - Selo Slam do Grito & Selo CasaCarinho - ArtLivrOz - Sebo Engenho & Arte - Banca do Cordel - Cleusa Santo - Guilvan Miragaya - Ligia Regina Lima - Thina Curtis - José Marques Sarmento - Alessandra Mansano - Ni Brisant. Veja as a

Publicidade

trações nos dias da feira de livros:

SÁBADO - 1 de dezembro12h30 - Contação de histórias com Sabrina Carvalho e Cissa Lourenço13h30 - Pocket-show com José Luis14h15 - Pocket-show com Eduardo Neves15h00 - Sarauzão da Maria (no vídeo, Cordeirovich & Vladinsky) + Poetas do Tietê + Suburbano Convicto DOMINGO - 2 de dezembro12h30 - Contação de histórias com Sabrina Carvalho e Cissa Lourenço13h30 - Lançamento de livro "Quando a alma tem olhos de zinco os sorrisos são de plástico", de Lígia Regina Lima14h00 - Grupo de Dança Cigana Gira-Sol14h30 - Pocket Show com Marcy Santtos15h00 - Sarauzão das Escolas, com VOPO + AMOR + Meninas Mulheres

 

... ... ...

FOCUS - NO RIO

... ... ...

Publicidade

QUARTA >>> Primeiro, a curadora musical da casa, Bijou Monteiro, anunciou que o Teatro da Rotina, em 2019, vai se chamar Bruta Flor (detalhes num próximo post). Depois, num protesto emocionado e emocionante contra abusos e violência sofridos pelas mulheres, ela chamou ao palco a grande cantora Ekena. Aí, tudo virou encantamento. Eu já falei aqui da minha admiração pelo enorme talento dela. E não sei mais o que dizer que não seja reiteração disso. A voz e a performance de Ekena arrepiam, comovem, fazem chorar. Mexem com nossos sentimentos mais fundos. Não dá pra ver Ekena cantar e fingir que não é com a gente: ela nos tira do comodismo, nos inquieta e joga na nossa cara sua indignação. Sei lá se você vai gostar das letras, melodias ou das levadas. Não se trata só disso. É algo maior e indefinível. Tem que ver. Você vai amar Ekena porque ela é daquelas artistas raras que a gente sente que tem de reverenciar. Evoé, Ekena!

 

... ... ...

MPA 40 ANOS

... ... ...

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

ATÉ 16 DE DEZEMBRO ... MPA 40 anos ... Uma série de eventos artísticos marca a comemoração dos 40 anos do Movimento Popular de Arte - o MPA de São Miguel Paulista, na ZL, em vários locais do bairro. Confira no cartaz a programação completa para novembro e dezembro

Publicidade

 

... ... ...

FEMININO INFINITO

... ... ...

 Foto: Estadão

SEXTA-FEIRA - 30 de novembro - 19h ... Sarau O Feminino Infinito ... Com curadoria da poeta Paula Valéria Andrade e direção artística da atriz Anette Naiman, sarau sempre apresenta trabalhos de oito mulheres. No Teatro da Garagem, à rua Silveira Rodrigues, 331a, na Vila Romana. Nesta 12ª edição, traz solo dramático da atriz e produtora teatral Suia Legaspe (da Cia Dramática em Exercício): 'O Nome das Coisas' se baseia em textos da portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen.

 Foto: Estadão

A cineasta e roteirista Sofia Gonzalez, uma das co-criadoras do documentário "Visionários da Quebrada", fala sobre a construção do roteiro e apresenta pílulas de audiovisual. Ainda no evento, exposições de Simone Sapienza Siss e Katia Lombardo (na foto), leitura de poemas e prosa por Cátia Luciana Pereira, Nanete Neves e Susana Ventura, e do livro de contos 'Enfim, Imperatriz', de Maria Fernanda Elias Maglio, pela atriz Lavínia Pannunzio.

 

... ... ...

'CEMITÉRIO' E 'JUCA': VAMOS PRESERVAR

... ... ...

 Foto: Estadão

CEMITÉRIO >>> Já falei na semana passada e volto ao tema: um ponto cultural importante da cidade, o Teatro e Bar Cemitério de Automóveisadministrado pelo dramaturgo Mário Bortolotto (e amigos), vai fechar as portas após seis anos de muitas peças, shows, lançamentos de livros, debates, exibição de filmes e discussões acaloradas sobre literatura, música e teatro. Os alugueis estão em dia, mas há a exigência de um fiador (quem se habilita?). A data limite é 5 de dezembro. Até lá os interessados podem visitar o local (rua Frei Caneca, 384), à noite, ou telefonar para os números 9.8649-0041 ou 9.5299-0707. 

...

 Foto: Estadão

JUCA >>> O Instituto Juca de Cultura, é outro espaço cultural que frequento e admiro. O imóvel onde está sediado o IJC, à rua Cristiano Viana, 1142) sofreu aumentos de aluguel cada vez mais difíceis de serem pagos. Enquanto se decide sobre a saída para outro local mais em conta, um grupo de artistas e amigos está promovendo uma 'vaquinha' para quitar os aluguéis atrasados (além de ações culturais para levantamento de fundos - que noticiarei aqui).Colabore com qualquer valor na conta 20.323-8, de Paulo Cesar Nunes (CPF 555.532.226 -72), na agência 3043-0 do Banco do Brasil.

 

... ... ...

OITO MESES REPETINDO:QUEM MATOU MARIELLE?

... ... ...

 Foto: Estadão

QUE VERGONHA, BRASIL! >>> Uma representante do povo foi assassinada, os assassinos estão soltos e não ouço panelas: vários 'suspeitos' presos, muito blablablá e... nada! Vocês acreditam que a polícia (num Rio de Janeiro sob intervenção militar) ainda não descobriu quem são os assassinos de Marielle Franco? E ainda temos que ouvir o presidente eleito e suas balelas de 'militarização'. Já são quase nove meses de impunidade. No dia 14 de março a vereadora, de 37 anos, foi assassinada no bairro da Lapa, no Rio. Ela era relatora da Comissão dos Direitos Humanos que acompanhava a intervenção militar no RJ. Havia feito denúncia contra abusos policiais e voltava de um evento com jovens negras quando foi baleada. Anderson Gomes, motorista do carro em que ela estava, também foi executado. Protestos e manifestações contra o bárbaro crime se repetem diariamente em várias cidades brasileiras. Marielle lutava por justiça, inclusão e igualdade de direitos. Defendia as causas que todos nós, artistas e coletivos dos saraus, também defendemos. Este blog continua aguardando o esclarecimento do caso e a punição dos assassinos. As balas que a mataram também atingem a todos nós. Não podemos nos calar. Até quando vou ficar semanalmente repetindo esse texto aqui? Será que vai ficar por isso mesmo? Por que a resposta não vem? Quem matou (e quem mandou matar) Marielle?

VERGONHA 2 >>> Se o presidente eleito fosse mesmo 'bom de segurança', uma vereadora não teria sido assassinada (ao que tudo indica, por milicianos) no Estado onde ele fez toda sua carreira política (e que se encontra sob intervenção militar). Será que seus eleitores refletiram sobre isso? Apoiadores do 'coiso' posaram para fotografias sorrindo ao quebrar ao meio uma 'placa de rua' com o nome de Marielle (junto deles, o governador eleito do Rio. Pode?). Será que os eleitores do 'coiso' concordaram com essa 'gracinha'? Não posso crer nisso. Como também não consigo compreender o porquê do 'coiso', ou do governador eleito do Rio, jamais terem exigido o esclarecimento do caso Marielle. Por que será?

 

... ... ...

AGENDÃO

... ... ...

Eis aqui a superagenda dos saraus para o seu findi, com fotos e vídeos (clique nas palavras azuladas para acessar links e nos cartazes para ampliar a imagem e ler detalhes). Acompanhe também as muitas opções contidas na página da Agenda da Periferia. Informe-se, inconforme-se, atue e divirta-se!

... ... ...

 Foto: Estadão

ATÉ SÁBADO ... 20ª Festa do Livro da USP ... Organizada anualmente pela Edusp, festa oferece livros de qualidade com preços especiais. Nesta vigésima edição, com cerca de 260 estandes de editoras. Nos dias 28, 29, 30 de novembro, das 9h às 21h. Dia 1º de dezembro, das 9 às 19h. Na av. Prof. Mello Moraes, travessa C, na Cidade Universitária. Veja no site a lista das editoras e o mapa do evento.SHOW >>> Na sexta-feira, às 19h, o cantor e compositor Marcio Policastro apresenta o show 'Adeus, Luzia', no DCE-Livre da Usp.

... ... ...

 Foto: Estadão

ATÉ 30 DE NOVEMBRO - À Mesa Negra II ... Todos os dias de novembro, ao meio-dia, você pode se sentar à mesa-texto de uma autora negra ou autor negro, nacional ou internacional, da poesia, prosa ou teatro, atual ou das antigas e desfrutar de um cardápio muito variado: racismo, escravidão, injustiça, preconceito, fome, silenciamentos, exclusão socioeconômica e solidão, mas também ancestralidade, realeza, poder, amor, família, comunidade, futuro e conquistas. Evento criado e organizado pela escritora Cátia Luciana Pereira (entre na página Letras Catitas)

... ... ...

 Foto: Estadão

ATÉ 9 DE DEZEMBRO -(sábados, 20h30 - domingos 19h) ... Cafona ... Peça é um ensaio do diretor e dramaturgo Anderson Zanetti sobre brega, preconceito e violência. No Teatro Studio Heleny Guariba, à praça Roosevelt, 184. Ingressos a R$20 e R$10

... ... ...

ATÉ 10 de DEZEMBRO - "Porque a criança cozinha na polenta" ... Comemorando 10 anos a Cia Mungunzá apresenta seus cinco espetáculos. Fechando a programação, "Porque a criança cozinha na polenta" -  direção de Nelson Baskerville - de 30 de novembro a 10 de dezembro (sextas, sábados, domingos e segundas, às 20h). No Teatro de Contêiner Mungunzá, à rua dos Gusmões, 43, em Santa Ifigênia

... ... ...

ATÉ 16 DE DEZEMBRO ... MPA 40 anos ... Uma série de eventos artísticos marca a comemoração dos 40 anos do Movimento Popular de Arte - o MPA de São Miguel Paulista, na ZL

... ... ...

ATÉ 16 de DEZEMBRO ... Udumbara ... Um andar inteiro num edifício tombado no centro de SP é o cenário do espetáculo da dramaturga e diretora Lígia Souto. Peça esmiúça angústias e incertezas de cinco personagens frente aos primeiros sinais do fim do mundo. No Tokyo, à rua Major Sertório, 110. Ingressos a R$15 e R$30. Aos sábados (21h) e domingos (20h)

... ... ...

ATÉ 16 DE DEZEMBRO - de QUINTA a DOMINGO ... Os 3 Mundos ... Primeira obra teatral dos quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá, o espetáculo multimídia mescla teatro, cinema, hq e kung-fu. Com direção de Nelson Baskerville. No elenco, Paula Picarelli, Thiago Amaral, Tamirys Ohanna, João Paulo Bienemann, Alice Cervera, Artur Volpi, Rafael Érnica E Luciene Bafa. Até dezembro. No Sesi, à av. Paulista, 1313. Entrada franca (reserve ingressos). Quinta, sexta e sábado às 19h. No domingo, às 20h

... ... ...

ATÉ 18 DE DEZEMBRO - ÀS TERÇAS-FEIRAS - 20h30 ... João Macacão e Conjunto Paulistano (com André Fajersztajn de Almeida no clarinete e Ivan Banho no pandeiro) cantam sambas, choros e serestas. No repertório, clássicos de Noel, Ary, Hervê Cordovil, Monsueto, Sílvio Caldas e Cartola, entre outros. No Bar do Alemão, à av. Antártica, 554

... ... ...

 Foto: Estadão

ATÉ 22 DE DEZEMBRO ... II Mostra de Arte da Casa Rosa Manjericão ... Mostra reúne expositores das artes plásticas, artesanato, cerveja artesanal e marcenaria, atrações musicais, teatro Lambe, cine debate, rodas de conversa e TV Confaca (Confraria de Autores de Canções). Entre os expositores estão Cris Gonçalves, Eduardo Ramalho, Lereno, Perceu Pezzotta, Pierre Franclet e Teresa Grossi. Entre os músicos e debatedores, Os Cafumangos, Selma Fernands, João Gabriel, Vinicius Paes, João Bid, Matheus Pezzotta, Pedro Cobra, Larissa Miyashiro, Annelise Godoy, Renata Amaral. A Casa Rosa Manjericão fica na rua Antonio Cavaglieri, 15, em São Roque.

... ... ...

 Foto: Estadão

ATÉ 23 DE DEZEMBRO - de QUINTA a SEGUNDA-FEIRA - 19h30 ... Teatro - Vala Comum ... Espetáculo surge a partir de depoimentos de jovens artistas do grupo "Impulso Coletivo" sobre abusos e ações arbitrárias de agentes e do aparelho do Estado. A narrativa compara o processo de abatimento do boi com a gestão de morte e violência reforçada por esquemas de controle, exclusão e vigilância. Numa casa no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro (mandar mensagem inbox)

... ... ...

ATÉ 24 DE FEVEREIRO ... Grande Sertão: Veredas no Sesc Pompeia ... Peça de teatro e instalação na adaptação que Bia Lessa faz da obra-prima de Guimarães Rosa. Com Caio Blat, Luiza Lemmertz, Leo Miggiorin e grande elenco. Ingressos de R$12 a R$40. Na rua Clélia, 93. Aos sábados (20h30) e domingos (18h30)

... ... ...

QUINTA-FEIRA - 29 de novembro - 15h ... Feminismo negro e interseccionalidade, com a participação das professoras Patricia Hill Collins (Maryland, EUA), Ísis Aparecida Conceição (UNILAB/UFBA) e Eunice Prudente (USP). No Museu Afro Brasil, à avenida Pedro Álvares Cabral, Portão 10, no Parque do Ibirapuera,

... ... ...

QUINTA-FEIRA - 29 de novembro - 19h ... Blues - Leone da Gaita. Na Boutique Vintage Brechó e Bar, à rua Padre Adelino , 949

... ... ...

QUINTA-FEIRA - 29 de novembro - 19h ... Projeto 'Fumê Na Sala' traz Hever Alvz e o Sacigroove, mais a banda Mental Abstrato. No Ideário S.A., à rua Professor Rubião Meira, 59

... ... ...

 Foto: Estadão

QUINTA-FEIRA - 29 de novembro - das 19h às 23h ... 5ª Mostra Mosfilm de Cinema Russo. Na Cinemateca Brasileira, Largo Senador Raul Cardoso, 207, na Vila Clementino. Até 5 de dezembro (sábado e domingo, a partir das 15h)

... ... ...

QUINTA-FEIRA - 29 de novembro - 19h ... Recital Lorena Galati - Cantora apresenta repertório de mpb, com banda, em sua formatura pela Emesp Tom Jobim, no Largo General Osório, 147

... ... ...

QUINTA-FEIRA - 29 de novembro - 19h ... Mulheres pela Democracia: Música e Poesia. No República Bar e Gastronomia, à rua Visconde de Itaboraí, 233

... ... ...

QUINTA-FEIRA - 29 de novembro - 19h ... Show - Martini Blues & Banda, à rua Cel. José Eusebio, 109. Entrada R$15

... ... ...

QUINTA-FEIRA - 29 de novembro - 19h30 ... Wagner Andrade ... Blueseiro se apresenta no Bar do Teatro Cemitério de Automóveis, à rua Frei Caneca, 384. Esquema "pague quanto quiser"

... ... ...

QUINTA-FEIRA - 29 de novembro - 19h30 ... Mostra Cinecubo IAB: sessão de curtas no Instituto de Arquitetos do Brasil. Com os filmes "É o que eu penso e é o que eu vejo", "Buracos Negros", "Liberdade" e "Conte Isso Àqueles que Dizem que Fomos Derrotados". À rua Bento Freitas, 306. Entrada franca

... ... ...

QUINTA-FEIRA - 29 de novembro - 20h ... Carol Naine apresenta as canções do a?lbum 'Qualquer pessoa ale?m de no?s', no Projeto Quinta Cunhã. Na Casa Tucupi, à rua Major Maragliano, 74

... ... ...

QUINTA-FEIRA - 29 de novembro - 20h ... Baião De Spokens + Patife Band, com participação de Daniel Minchoni. Na Casa Do Baixo Augusta, à rua Rego Freitas, 553. Ingressos a R$15 e R$20. Evento é prévia do Festival Líricas Paulistanas, que fará tributo à Vanguarda Paulista (em maio de 2019).

... ... ...

QUINTA-FEIRA - 29 de novembro - 20h ... Trajetória Literária ... Com os poetas Márcio Barbosa e Esmeralda Ribeiro. No Centro Cultural Francisco Carlos Moriconi, à rua Benjamin Constant , 682, em Suzano

... ... ...

QUINTA-FEIRA - 29 de novembro - 21h ... Contraveneno ... No show, os cantores Kleber Albuquerque e Rubi apresentam 'canções para desenvenenar corações em tempos tóxicos'. Na Casa Teatro de Utupias, à rua Duílio, 46, na Vila Romana. Ingressos a R$30 e R$15

... ... ...

QUINTA-FEIRA - 29 de novembro - 21h ... São Yantó e Bruna Lucchesi ... Músicos apresentam seus trabalhos solos e duetos inéditos preparados para a ocasião. Yantó com arranjos minimalistas de piano, programações eletrônicas e loops de voz. Bruna Lucchesi com sua guitarra e pedais de efeitos. No JazzB, à rua General Jardim, 43

... ... ...

QUINTA-FEIRA - 29 de novembro - 21h ... Flavio Tris interpreta as canções de seu excelente cd "Sol Velho Lua Nova". No Teatro da Rotina, à rua Augusta, 912. Ingressos a R$40 (na porta) e R$20 (antecipado)

... ... ...

SEXTA-FEIRA - 30 de novembro - 18h ... Show da cantora Flor .... Projeto 'Eu Passarinho' convida Ana Flor de Carvalho acompanhada de Guilherme Kafé e Ariel Coelho. No Literacia, à rua República do Líbano, 291, em São José dos Campos

... ... ...

SEXTA-FEIRA - 30 de novembro - 18h30 ... Primeiro aniversário do Slam Oz ... Batalha poética organizada por Lucão, Alessandra, Kauê, Jhonny e Wesley comemora um ano e oferece premiação especial: sorteio de uma tela de Dingo Del Barco. Palco aberto e intervenções do dj Luciano Araújo. No Sesc Osasco, à av. Sport Club Corinthians Paulista, 1300

... ... ...

SEXTA-FEIRA - 30 de novembro - 19h ... Show - Marcio Policastro ... Cantor apresenta suas músicas engajadas, críticas e bem-humoradas. Show 'Adeus Luzia' é um libelo contra as chamas, literais e figuradas, que vêm destruindo nossa cultura, história, identidade e liberdade. Na Vivência do DCE, na Cidade universitária

... ... ...

SEXTA-FEIRA - 30 de novembro - 19h ... Rhaissa Bittar e Demetrius Lulo na Casa Juta, à rua Almandina, 56, em Belo Horizonte. Primeiro (às 20h), Lulo apresenta as canções de seu cd 'Móbile de Estrelas'. Depois (às 21h) acompanha Rhaissa, que interpreta novas canções e faz releituras de Mauricio Pereira a Roberto Carlos (além de tocar ukelelê bass e o shruti)

... ... ...

 Foto: Estadão

SEXTA-FEIRA a DOMINGO - 30 de novembro a 2 de dezembro ... Severina - Da Morte À Vida ... Grupoo Clariô apresenta espetáculo baseado na obra de João Cabral. Texto de Will Damas e direção de Naruna Costa. Sexta no CC do Grajaú (19h). Sábado (20h) e domingo (18h) no CC da Juventude.

... ... ...

SEXTA-FEIRA - 30 de novembro - 19h .... Sarau das Águas ... Organizado pelo músico Zemarcio Kaipira, sarau tem palco aberto e presença do rapper Reinaldo Naldera. Na rua Cambuci do Vale, 109, na Cidade Dutra

... ... ...

SEXTA-FEIRA - 30 de novembro - 19h30 ... Duo Sagawa Galvão ... O saxofonista Fernando Sagawa e o violonista Franco Galvão apresentam repertório de Pixinguinha, Radamés, Paulo Moura e Guerra-Peixe, entre outros. Na Paulicéia Cultural, à rua Arruda Alvim, 127

... ... ...

SEXTA-FEIRA - 30 de novembro - 19h30 ... Macaco Fantasma ... Banda apresenta sua mistura de rock e mpb no bar dos Parlapatões, à praça Roosevelt, 158. Entrada franca

... ... ...

SEXTA-FEIRA - 30 de novembro - 19h30 ... Lançamento da coletânea de poesias 'Voos Literários', pela Editora Essencial. Participam: Alfredo G. Pinto, Avram Ascot, Carla Souza, Carloz Torres, Carlos Moraes, Divina de Jesus Scarpim, Deolinda Nunes, Daniela Pace, Elói Alves, Guga Dorea, J. Cordeirovich, Isadora Paiva Espinosa, Sônia Fragoso e Vanda Felix. Além das leituras, música e perfomances. Na Patuscada, à rua Luiz Murat, 40

... ... ...

 Foto: Estadão

SEXTA-FEIRA - 30 de novembro - 20h ... Colaqui Convida - no Sesc Vila Mariana ... Projeto apresenta trabalho de jovens artistas. Nesta edição, com Chris Alexsander Martins, Canteiro Marginal e Meu Nome É Francisco. Na rua Pelotas, 141

... ... ...

SEXTA-FEIRA - 30 de novembro - 20h ... Grupo João de Barro (com a cantora Hilda Maria) apresenta o show 'Gafieira para Dominguinhos' no Teatro Décio de Almeida Prado, à rua Cojuba, 45, no Itaim Bibi. Ingressos a R$15 e R$30

... ... ...

SEXTA-FEIRA - 30 de novembro - 20h ... E. Trio (dos roqueiros Joe, Fabricio e Seedão) se apresenta no Manjericanto, à rua Voluntários da Pátria, 3558

... ... ...

SEXTA-FEIRA - 30 de novembro - 20h ... Happy Hour com Sandro Premmero tocando e cantando rock, pop e mpb. No Carauari Bar e Mercearia, à praça Carauari, 8, na Vila Maria

... ... ...

 Foto: Estadão

SEXTA-FEIRA - 30 de novembro - 20h30 ... Regina Cell - Piano e Voz (Canta Gonzaguinha). Show tem direção e arranjos do maestro Tato Fischer. Com os convidados Andrea Fernandes, Deise Capelozza, Guilherme Valles e DoLglas Nunes. No Bar D' Hotel Cambridge, à rua João Adolfo, 108. Entrada R$20

... ... ...

SEXTA-FEIRA - 30 de novembro - 20h30 ... AI-5: 50 anos ... Peça reconstitui a reunião que criou o Ato Institucional Nº5, resultando na ditadura militar brasileira. No Espaço Redimunho, à rua Álvaro de Carvalho, 75

... ... ...

SEXTA-FEIRA - 30 de novembro - 21h ... Élio Camalle no Bar Caldo & Poesia ... Talentoso cantor e compositor brasileiro radicado na França faz série de shows em São Paulo. Músico acaba de lançar clipe de sua música 'Zé da Bronca (acima). Na Avenida do Oratório, 1044

... ... ...

SEXTA-FEIRA - 30 de novembro - 21h30 ... EntreLatinos ... Banda formada por Ana Maria Stinghen, Francisco Prandi, German Rojas e Pepe Salazar, apresenta clásscios da música latina. No Bar Exquisito, à rua Bela Cintra, 532. Couvert R$12

... ... ...

SEXTA-FEIRA - 30 de novembro - 22h ... Show de lançamento de 'Sambas, Pagodes & Uá-uás', novo álbum de Juli Manzi, mais a Festa do Cinema Nacional (com os djs Tatá Aeroplano e Daniel Perroni Ratto). No show de abertura, Eristhal (com participação de Danislau Tb). Na Casa Gramo, à rua Bento de Abreu. Ingressos R$20

... ... ...

SEXTA-FEIRA - 30 de novembro - 22h às 5h ... AcaraJazz: Bruxo's Jam Session ... Músicos profissionais apresentam jazz abrasileirado. No Acarajé do Cacá, à rua Fradique Coutinho, 794

... ... ...

SÁBADO - 1 de dezembro - 10h45 ... Gonça + Almir Chiaratti + Antonio Novaes ... Três shows com canções autorais. No Pátio Metrô São Bento

... ... ...

SÁBADO - 1 de dezembro - 13h ... Banda 'Janela' se apresenta na Virada Inclusiva. No Metrô Tatuapé

... ... ...

SÁBADO - 1 de dezembro - 14h ... MPA 40 anos ... Exibição do filme "São Miguel - destino: Movimento Popular de Arte", de Escobar Franelas, que participa de roda de conversa com Eliana Mara e Gilberto Nascimento. No Sesc Itaquera

... ... ...

SÁBADO - 1 de dezembro - - 14h ... Feijoada com MPB ... Léo Gorgatti se apresenta no Carauari Bar e Mercearia, à praça Carauari, 8, na Vila Maria

... ... ...

SÁBADO - 1 de dezembro - 14h ... Edvaldo Santana ... Show com o parceiro musical e amigo de Alice Ruiz e Itamar Assumpção (os homenageados da Balada Literária). Antes, bate-papo entre Edvaldo, Alice, Ademir Assunção, Marcelino Freire e outros artistas. No Espaço Plínio Marcos, na tenda da Feira de Artes da Praça Benedito Calixto

... ... ...

SÁBADO - 1 de dezembro - das 15h às 5h ... Primavera Te Amo - Ano 5 ... Com apresentações de Otto, Tulipa Ruiz, Anelis Assumpção, Curumin, Luedji Luna, Indy Naíse, Samuel Samuca, Jairo Pereira, Pedro Keiner, Fióti, Msário e outros. Ingressos a R$40. Na Vila dos Galpões, à rua Palmorino Mônaco, 540

... ... ...

SÁBADO - 1 de dezembro - 15h ... Lançamento dos "Contos de Infâncias Periféricas" ... Livro é projeto do Coletivo Tenda Literária e estará à venda poor R$20. Na Biblioteca Municipal José Paulo Paes, no Largo do Rosário, 20, na Penha

... ... ...

SÁBADO - 1 de dezembro - 16h ... Festival Nossa Voz ... Organizado pelo grupo Samba Negras em Marcha, festival celebra o protagonismo das mulheres negras na música brasileira a partir do samba. Com participação de diversos coletivos e artistas como Ducineia Duda Bayrangi, Girlei Luiza Miranda Miranda, Ilú Obá De Min, Samba de Dandara e Luana Hansen Figueiredo, além de rodas de conversa. Entrada gratuita. Na Ação Educativa, à rua General Jardim, 660

... ... ...

SÁBADO - 1 de dezembro - 16h ... Lançamento do livro "Pirilampo", de Roger Willian, pela Editora Algaroba. Entrada franca. O exemplar estará à venda por R$40. Na Sensorial Discos, à rua Augusta, 1371

... ... ...

 Foto: Estadão

SÁBADO - 1 de dezembro - 16h ... O Sarau da Casa Amarela recebe 'MPA - 40 Anos' ... Sarau com microfone aberto e lançamento da coletânea "Poesia de Ouro: 104 Poemas Garimpados nas Redes Sociais", com 52 autores selecionados pelo poeta José Couto, que também lança "O Unicórnio do Sul e outras lendas", com a ilustradora Luiza Maciel Nogueira. Na Casa Amarela, à rua Julião Pereira Machado, 7, em São Miguel Paulista

... ... ...

SÁBADO - 1 de dezembro - 17h ... Festa Circus Freak ... Balada une música, circo, teatro, cerveja gelada, cachaça de jambu e comidinhas caseiras. Nome na lista, free. Na hora, R$10. No Galpão Parlapatões, à rua Sepetiba, 182

... ... ...

SÁBADO - 1 de dezembro - 18h ... 1º Avante Música Festival ... Primeira edição do festival traz cinco bandas independentes: Projeto Rua, Hector Dub, Contralma, àRevelia e Stereotrilhos Encontre A Razão. Na Feeling, à rua Domingos de Morais, 1739. Ingressos a R$15 e R$20

... ... ...

 Foto: Estadão

SÁBADO - 1 de dezembro - 19h ... Cancioneria no Sesc Santana ... Projeto idealizado por Pélico, Juliano Gauche e Sil Ramalhete convida novos compositores e intérpretes nos 5 sábados de dezembro. Nesta edição, com JosyAra e Giovani Cidreira, acompanhados ao violão por Regis Damasceno. Av. Luís Dumont Villares, 579

... ... ...

SÁBADO - 1 de dezembro - das 19h às 23h ... Lançamento do livro 'Pensão das Crônicas Dadivosas' ... Ricardo Kelmer exercita seu ofício de cronista das coisas do mundo, abordando arte, literatura, comportamento, sexo, política, religião, ateísmo, futebol, gatos e 'o feminino'. Com ilustrações de Elinaudo Barbosa, Ana Costalima, Beatris Rocha, Denis Akel, Vasqs, Glauco Sobreira, Mychel Távora, Raisa Christina, Raymundo Netto e Rogério Bessa, livro estará à venda por R$30. Na Patuscada, à rua Luís Murat, 40

... ... ...

SÁBADO - 1 de dezembro - 19h ... MPB com banda Alm@custica ... No repertório, Lenine, Caetano, Gil e Céu, entre outros. No Carauari Bar e Mercearia, à praça Carauari, 8, na Vila Maria

... ... ...

 Foto: Estadão

SÁBADO - 1 de dezembro - 20h ... Dezartes - Mostra de Artes Aldeia Satélite ... Com curadoria de Claudemir Santos e Ivan Neris a mostra aborda arte, diversidade e intolerância na sociedade. Até 15 de dezembro, às sextas e sábados (entrada franca). Neste sábado, com Ligia Regina Lima (expo), Alucinógeno Dramático Entre Quatro Paredes (leitura dramática), Mabell Bella Rimma (poesia), Luís Casé (música) e Banda Karla Base. Na rua Tenente Luiz Fernando Lobo, 118

... ... ...

SÁBADO - 1 de dezembro - 20h ... Histórias para acender - Noite de Contos para adultos ... Com as contadoras de histórias Elaine Dauzcuk e Kelly Jardim. Ingressos a R$20 (endereço inbox - perto do metrô Belém)

... ... ...

SÁBADO - 1 de dezembro - 20h30 ... Banda Esbórnia se apresenta no niver da cantora e compositora Simone Barbour. Após, palco aberto. No Dragster rock bar, à rua Curuçá, 439, na Vila Maria

... ... ...

SÁBADO - 1 de dezembro - 21h ... Show de Alex Dupas Blues Project no niver da fotógrafa Bruna Bonomo. No Sampa jazz music & bar, à rua Arcipreste Ezequias, 245, no Ipiranga

... ... ...

 Foto: Estadão

SÁBADO - 1 de dezembro - 21h ... De Avô para Neto ... Ezequias Café faz show com o neto Murilo Ferri. Participação de Galba e Bizerra. No 2 santo Bar musical, à rua São Vicente, 157, no Bixiga

... ... ...

SÁBADO - 1 de dezembro - 21h ... Vanessa Bumagny & Convidados no Presidenta ... Cantora e atriz apresenta repertório de seu álbum "O Segundo Sexo" com participação de Maria Giulia Pinheiro, Heloiza Ribeiro e do grupo vocal Solaris. Na rua Augusta, 335. Ingressos a R$20

... ... ...

SÁBADO - 1 de dezembro - 21h ... Banda Repentina - na FauHaus ... Com Juliana Calderón nos vocais, Gongom nos ritmos, Ga Setubal no trompete e Rafael Castro na guitarra e vocais. Na rua Faustolo, 983. Entrada R$10

... ... ...

SÁBADO - 1 de dezembro - 21h ... O inevitável amor ... Show do músico e professor Marcos Fonseca, que aniversaria (parabéns, mestre!). Com espaço para palco aberto. No Gambalaia, à rua das Monções, 1018, em Santo André

... ... ...

SÁBADO - 1 de dezembro - 22h ... Big Pacha + Les Autres Gars ... Baile de funk, soul e rock com a banda Big Pacha. Na abertura, Les Autres Gars. Na Casa Amarela Pub, à rua doutor Mariano Jatahy Marcondes Ferraz, 96, em Osasco

... ... ...

SÁBADO - 1 de dezembro - 22h ..Passo Torto e Ná Ozzetti - na Casa de Francisca ... Grupo e cantora apresentam as canções do cd "Thiago França". Na rua Quintino Bocaiúva, 22

... ... ...

SÁBADO - 1 de dezembro - 22h ... O violoncelista italiano Federico Puppi e o percussionista baiano Marco Lobo se unem para lançar o projeto Yamí Music, misturando o som de seus intrumentos a performances eletrônicas. No JazzB, à rua General Jardim, 43

... ... ...

SÁBADO - 1 de dezembro - 23h ... Forró na Gruta - Borogodó do Zé ... Clássicos do gênero e composições autorais de Zé Leônidas e grupo. Na Gruta Bar e Bilhares, à rua Major Quedinho, 112-A. Ingressos a R$10 e R$15

... ... ...

DOMINGO - 2 de dezembro - das 12h às 16h ... Inefável SP ... As bandas Dharma Samu, Macaco Fantasma, Mármore e o dj Junior Corese se apresentam ao ar livre na av. Paulista (perto do número 1159)

... ... ...

DOMINGO - 2 de dezembro - das 13h às 21h ... VII Sambada Valente Cachuera ... Com feijoada, roda de samba no quintal, a cantora colombiana Victoria Saavedra e o forró de Quebra Queixo e Grupo Cachuera. Na avenida Baruel, 259, na Casa Verde

... ... ...

DOMINGO - 2 de dezembro - 14h ... Karamujo Cultural ... Evento mensal desenvolve atividades infantis como brincadeiras de rua, desenho e pintura (das 14h às 17h) e apresentação de bandas e artistas como Key L'amour, MC Saints, Rudson Lion e David Lucca (das 17h em diante). No Parque Onofre Miranda Neto, à rua Luiz Silvestri, em Guarulhos

... ... ...

 Foto: Estadão

DOMINGO - 2 de dezembro - 15h ... Festival Cria ... Sexta edição do festival tem exposições de artes visuais, mercado de arte e moda e feira gastronômica, além de shows com Leto, Abacaxepa, Dingo Bells, E a terra nunca me pareceu tão distante e Bruno Bruni. No subsolo, Luisa Puterman (lives) e Mario Golden Goat (discotecagem). Na Casa das Caldeiras, à avenida Francisco Matarazzo, 2000. Entrada franca

... ... ...

DOMINGO - 2 de dezembro - 16h ... Trupe DuNavô apresenta peça 'Irmãos Carreto' ... Dois palhaços irmãos disputam o maior bem da família: um carreto de materiais recicláveis herdado do pai. No Sesc Santo André, à rua Tamarutaca, 302

... ... ...

 Foto: Estadão

DOMINGO - 2 de dezembro - 18h ... Boizim de Manga ... Show do compositor e violonista Wagner Dias acompanhado das cantoras Giselle Souza, Luciana Moura, Ananda Trezena e com participação de Alisson Amador. Entrada R$20. No Instituto Juca de Cultura, à rua Cristiano Viana, 1142 (perto do metrô Sumaré). A bilheteria do show será doada ao IJC, que atravessa dificuldades financeiras

... ... ...

DOMINGO - 2 de dezembro - 19h ... Trio Camaradas anima a festa no projeto Forró de Domingo. No Centro Cultural Butantã, à av. Corifeu de Azevedo Marques, 1882

... ... ...

SEGUNDA-FEIRA - 3 de dezembro - 18h ... Mulheres negras: ocupando espaços, expandindo vozes ... Debate entre Fernanda K. Martins, Nathalia Carneiro e Thaís Santos. Na sala 8 dp prédio do Meio da FFLCH- USP

... ... ...

 Foto: Estadão

SEGUNDA-FEIRA - 3 de dezembro - 18h30 ... Lançamento do livro 'Entre marte e a morte', de Isabela Johansen, pela editora Laranja Original. A entrada para o evento é gratuita e o exemplar estará à venda por R$35. Na Livraria da Vila, à rua Fradique Coutinho, 915

... ... ...

 Foto: Estadão

TERÇA-FEIRA - 4 de dezembro - 15h30 ... Jornada arte-debate: vozes que (re)agem ... 'Mulheres em discurso' é um grupo que pesquisa as relações entre gênero, sexualidade, corpo, linguagem e ideologia. na constituição das subjetividades. Na programação, além de palco aberto e intervenções poéticas, a cantora e atriz Jesuane Salvador apresenta o espetáculo 'Abulia', com Selma Mistura, Antonio Cruz e Sirlei Barto. No Centro Cultural do Iel, à rua Sérgio Buarque de Holanda, 571

... ... ...

TERÇA-FEIRA - 4 de dezembro - 19h ... Sarau de Poesia & Jazz ... Organizado pelo pessoal da Poesia Maloqueirista, com microfone aberto para poetas, lançamento de livros e convidados. Depois, show dos músicos Bocato e Vinicius Chagas. Na Confraria das Ideias, à rua Mourato Coelho, 1032. Entrada franca

... ... ...

TERÇA-FEIRA - 4 de dezembro - 20h ... Çarau do burro ... Espaço para livre experimentação poética. Na A7MA, à rua Harmonia, 95

... ... ...

 Foto: Estadão

TERÇA-FEIRA - 4 de dezembro - 20h ... A Cia Antropofágica estreia sua nova peça E.M.E.R.G.Ê.N.C.I.A. (Espasmos Mnemônicos Extra Reacionários Geradores de Experiências sobre Natureza e Cultura de Ilações Anti-capitalistas). Máquina teatral estabelece jogo entre a história da arte e a da humanidade, buscando responder à urgência da realidade em meio a uma modernidade tóxica. Até 21 de dezembro. De terça a sexta, às 20h. Sábado e domingo, às 19h e 21h (duas sessões). Entrda franca. Á rua Turiassú, 481

... ... ...

TERÇA-FEIRA - 4 de dezembro - 21h ... Al Jam Sessions com Gustavo de Medeiros Trio ... Guitarrista convida os músicos Renato Borghi (baixo) e Maicon Araki (bateria) para apresentar os afrossambas de Baden e Vinícius, as 'Coisas' de Moacir Santos, composições próprias e outros temas de jazz. No Al Janiah, à rua Rui Barbosa, 269. Entrada R$10

... ... ...

TERÇA-FEIRA - 4 de dezembro - 21h ... Não Sou ObrigadX - Stand up ... Comediantes da comunidade LGBTQ+ celebram o orgulho e ridicularizam o preconceito: Babu Carreira, Cintia Rosini, Fernando Pedrosa, Gabriel Freitas e Junior Chicó. No Castro Burger, à rua Joaquim Távora, 81. Ingressos R$20

... ... ...

 Foto: Estadão

QUARTA-FEIRA - 5 de dezembro - 20h ... Lançamento do Fanzine 'Vasto' ... No lançamento da sexta edição cada pessoa presente receberá gratuitamente um exemplar autografado pelos autores. No Centro Cultural Francisco Carlos Moriconi, à rua Benjamin Constant, 682, em Suzano

... ... ...

QUARTA-FEIRA - 5 de dezembro - 20h ... Samba de Terraço - com Élio Camalle ... O supertalentoso cantor e compositor brasileiro radicado na França apresenta seu espetáculo 'Samba D'Accord', com releitura de clássicos e canções autorais engajadas, acompanhado por um time de músicos da pesada. No Terraço 775, à rua Domingos de Morais, 775, na Vila Mariana

... ... ...

QUARTA-FEIRA - 5 de dezembro - 21h ... Gringa Music ... Projeto do congolês Yannick Dellas, que abre espaço para a música de imigrantes, traz o 'sonero guarachero' cubano Justo Emilio em sua última apresentação no Brasil. Participação do maestro Fernando Ferrer. No Al Janiah, à rua Rui Barbosa, 269. Entrada R$10

... ... ...

AGENDÃO >>> Fique ligado, pois o agendão é diariamente atualizado. E toda quinta-feira tem um post novo. 

... ... ...

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.