Foto do(a) blog

Produção artística que vive à margem da indústria cultural

Tem single do Ortinho, tem niver da Charada, tem Arnaldo Afonso no Poesia de Porão e no Tom Kbélo (mas tem a imensa dor de não ter mais João Emilio)

PUBLICIDADE

Por Arnaldo Afonso
Atualização:
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

Na tarde da terça recebi a notícia devastadora: 'o João Emilio morreu'. Como assim? Um arrepio percorreu meu corpo. E as lágrimas jorraram após a triste confirmação. Pô, João! As horas seguintes foram amargas, de revolta, dor e choro. Não quis saber de mais nada: fone, zap, feice, grupos, ninguém... Só entrei na net porque era preciso escrever o comunicado na página do Sarau da Maria (para dar uma satisfação aos seus amigos e seguidores, incrédulos diante do fato). Mas eu estava em frangalhos, sem condições. Mesmo agora, ainda não sei o que dizer. Perder um amigo é perder um pedaço de si. Muito de nossa história se perde com ele. Ainda mais de um cara como o João, cheio das histórias, pleno de viagens e de vida. Ainda mais nessa época dura, sob o fascismo vigente. João se foi durante o sono, em meio ao isolamento que a pandemia nos impôs (será que teria ido, num momento que não fosse esse? Será que a alegria dos encontros, que ele tanto prezava, teria evitado sua morte precoce?). Nós, seu amigos velhos, não pudemos vê-lo, abraçá-lo, nem tocar suas mãos pela última vez. Não pudemos consolar sua filha nem ficar ao lado da sua família. Suas muitas turmas de amigos queriam te ver, João. Queríamos muito estar com você mais uma vez. >>>

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

>>> E assim, às 19 horas da mesma terça, foi marcado um brinde virtual: cada amigo em sua casa, ergueria um copo, brindando ao João, e postando a foto em sua página no Facebook. Fiquei muito emocionado na hora. E ainda me arrepio ao rever as fotos, ler os depoimentos e descobrir os muitos Joões que ele foi: o João do Sarau da Maria, o da turma dos 'canaia' da Praça Maldita, o do Paulo Egydio, o pai da Camila, o João da Ana Hermínia, o da banda da Deise, o que fazia joias lindas, o que tocou com o Pedrão (e divulgou seu repertório, quando ele não pôde mais tocar), o da banda Esbórnia, o do trio com Simone e Sheilinha, o do bar do Anão, o João da Carauari, o das pescarias, o João dos vídeos, o da amiga Rosária, o goleiro do Basec (certa vez, pegou um pênalti que eu bati, o danado), o das piadas, o João da boemia, das cantorias, o João artista cada vez mais ativista, indo pra Paulista, antiBozo, antifascista, o João do baixo e do violão, das canções. Muitos Joões sem deixar de ser ele mesmo, o João Emilio (que se irritava e caía fora se não estava satisfeito). Que era amigo do meu irmão Luiz e foi convivendo comigo também. Jogamos bola, tocamos juntos, bebemos, fizemos saraus e conversamos algumas privacidades. No fim, sem perceber, acho que éramos amigos, mesmo. Sou mais um dos caras reservados que ele conquistou com naturalidade, com a confiança que sua presença constante e tranquila trazia. E sou mais um dos muitos que escreveram palavras saudosas nesse mosaico aí embaixo. Um mural amoroso dedicado ao nosso amigo, o João Emilio Castro. Porque 'o amor que você dá, é o amor que você leva':

Que tristeza receber a notícia da morte do João Emilio Castro. Grande figura, delícia de papo.

Um amigo muito legal, supereducado, que sempre estava à disposição para cantar, tocar e nos agradar com a sua maneira de ser.

João Emilio Castro estará presente toda vez que um amigo levantar um brinde. E para sempre em nossos corações.

Publicidade

Ele deixa a doce lembrança de um homem nobre.

Tristeza que não cabe no peito. Que perda, gente.

Um nó na garganta, que tristeza o mundo sem você, amigo João Emilio Castro, parceiro de cantorias, shows, saraus, Puruba.

Um brinde ao João, que viveu a vida como quis e do jeito dele.

A boa música perde um músico e a vida perde uma pessoa excelente, que se preocupou com os direitos das pessoas.

Publicidade

Um cara de tranquilidade contagiante. Grande João.

Sem palavras. Muito triste, mesmo.

Quando soube, a primeira lembrança que me veio foi da gentileza que era tão peculiar a ele. Meu coração está completamente partido.

Era muito querido. Sempre alegre, simpático e gentil.

Que merda, João!

Publicidade

Perder um amigo-irmão como o João Emilio Castro faz a gente ter certeza que o dito de que ninguém é insubstituível é conversa fiada.

Uma pessoa ímpar.

Foi embora um grande parceiro de som, brejas e piadas.

Fica a lembrança do bom companheiro cheio de disposição: era sempre o primeiro a acordar e o último a desistir da pescaria.

Dias de muita provação. Me despeço de um grande amigo que a vida me deu. Quando toda essa tristeza acabará?

Publicidade

Era daqueles sujeitos que a gente mesmo vendo pouco, gosta de encontrar.

Hoje, a Vila Maria sofre.

Transmitia aquela sensação de 'estou entre os meus, estou onde eu queira estar'.

Quando nos encontrávamos era sempre muito carinhoso, atencioso e gentil. As risadas eram garantidas.

Ele amava a música, os amigos, a família e sua filha.

Publicidade

Uma pessoa gentil e grande músico repentinamente se foi hoje.

Grandes papos, risadas e muito som.

Tinha um espírito leve e atencioso. Deixa saudades, mas lembranças boas.

Quero celebrar uma bela vida de arte, pescaria e boemia.

Parece que tudo que importa está nos abandonando. Hoje foi a vez do João. Um amigo, irmão, parceiro e professor.

Publicidade

Um amigo muito querido e com muitos talentos na música, na arte, na alegria, na simpatia e sobretudo, humanitário. Fará muita falta.

João que era amigo de todos, um cara humilde e alto astral.

Parte um amigo, um talento, um sorriso.

 Foto: Estadão

VALEU, JOÃO EMILIO >>> Nosso querido amigo se foi. Estamos arrasados. O Sarau da Maria manda beijos e abraços pra Camila, Ana Hermínia e toda a família do João (força pra vocês... e contem conosco para o que precisarem). Abraços e beijos também a todos os seus amigos velhos, da Vila Maria, e aos novos amigos que ele fez nesses quase oito anos de sarau. Obrigado, amigo, por sua amizade e carinho, pela convivência amorosa nessas tantas décadas. Guardamos um pouco de você aqui com a gente, no lado esquerdo do nosso peito.

 

...

Publicidade

NOVO SINGLE DO ORTINHO

...

 Foto: Estadão

O cantor e compositor pernambucano Ortinho faz, nesta sexta, o lançamento do single 'Os Loucos', sua parceria com o pianista Rogerio Rochlitz (veja aqui). A canção chega às plataformas digitais um ano após o álbum 'Nas Esquinas do Coração'. Ortinho criou a banda Querosene Jacaré, em 1994, com a qual gravou o álbum 'Você Não Sabe da Missa um Terço'. Parceiro de Chico Science e Arnaldo Antunes, entre outros, é autor de hits como A Casa é Sua, Envelhecer, Meu Coração, Pense Duas Vezes Antes de Esquecer, Retrovisores, Café com Leite de Rosas e As Chuteiras de Itamar. 'Nas Esquinas do Coração', disponível nas plataformas digitais, tem novas parcerias com Arnaldo e participação de Otto, Junio Barreto, Pupillo e Toca Ogan. Por ora, ouça a gravação do disco (na sexta eu coloco o single aqui)

OS LOUCOS (Ortinho e Rogério Rochlitz)

Os loucos não só rasgam os papéis Rasgam os emails também Estou entrando em um relacionamento Sério com ninguém

Publicidade

As vezes eu escuto uma voz Macia do além Dizendo que ama tanto Que me ama e que me quer bem

Quero te dar mais Quero te dar paz Quero te ver feliz

Eu sou um anjo solto Um rei muito doido Eu sou o que você quiser Eu sou o que você quiser Eu sou quem?

Os loucos, Os loucos Os loucos amam também

 

...

EU: NO SARAU, NA ENTREVISTAE NAS MINHAS TRÊS LIVES

...

 Foto: Estadão

SÁBADO - dia 20 de junho - 20h - Sarau Poesia de Porão >>>Sob o lema 'opinião eu respeito, fascismo eu combato', o evento mensal organizado pelo professor Betinho - Roberto Bezerra dos Santos e pelo músico e artista plástico Vander Bourbon (a ilustração do cartaz é dele) recebe representantes de vários coletivos de saraus e movimentos sociais da cidade: Frei Tito, Sarau do Grajaú, Sarau do Vinil e Coletivo Marighella, entre outros. Este blogueiro, Arnaldo Afonso, falará pelo Sarau da Maria (e por este blog). Adaptado para live (enquanto durar a pandemia), o sarau acontece normalmente na sede do Rock and Blues Bar, com apoio do Jardim Psicodélico Produções.

...

 Foto: Estadão

TERÇA - dia 23 de junho - 20h30 - Tom Kbélo Entrevista >>> Programa abre espaço para os artistas alternativos contarem sua história. O convidado desta terça é o jornalista Arnaldo Afonso (eu mesmo!) que falará sobre seu trabalho no blog Sarau, Luau e o Escambau (este mesmo!), sua participação no Sarau da Maria e no movimento dos saraus, além de divulgar seus novos projetos musicais e poéticos (o espetáculo sobre a vida de Cartola é um deles). Valeu, Tom!

...

MEUS TRÊS ESPETÁCULOS >>> Registro mais uma vez que tenho três espetáculos prontos para apresentações presenciais nas Casas de Cultura, Ceus, Bibliotecas e Sescs após a pandemia (se isso vier a acontecer algum dia) e que foram adaptados para o formato de lives (que já ando realizando pelo Face, Insta e Youtube). São eles:

 Foto: Estadão

1 - Arnaldo Afonso Canta e Conta Cartola >>> No show, canto 20 canções do grande compositor e conto várias histórias e algumas curiosidades sobre sua vida e obra (aqui uma das lives). O texto do show foi extraído da minha peça 'Mestre Cartola: Vida e Obra em Verde e Rosa', disponível em minhas página no Facebook

 Foto: Estadão

2 - A Importância da Música (Os Grandes Compositores da MPB e suas Histórias) >>> Esquetes teatrais levemente cômicos onde a atriz Rosa Freitas interpreta a 'austera' professora Margarida (que, durante o desenrolar da peça, vai se revelando uma ótima cantora). Ela dá 'aulas de história da MPB' aos seus alunos e Arnaldo Afonso é o músico e jornalista 'especializado' convidado por ela a cantar algumas canções e comentar sobre a vida e a obra de compositores como Noel, Tom, Gonzagão, Cartola, Adoniran, Caymmi, Chico, Caetano, Gil, e Roberto, além dos mais atuais Djavan, Paulinho da Viola, Raul, Belchior e Cazuza, entre outros (veja uma das lives)

 Foto: Estadão

3 - Rocks, Pops  & uns Toques de Poesia - com Arnaldo Afonso >>> Canto repertório autoral, falo de meus parceiros, dos poetas que musiquei e leio textos que escrevi para os artistas que me influenciaram (veja uma das lives). Conto histórias dos saraus, do meu blog e falo do aprendizado que é participar do movimento cultural da ZN, desde os anos 80

 

...

BOLSOFASCISMO

...

Já estou farto de escrever obviedades inúteis a respeito desse que é, unanimemente, o pior presidente brasileiro de todos os tempos. Além de fascista, é um despreparado que jamais poderia ter sido eleito. E enquanto os absurdos que Bolsonaro comete não são punidos com o impeachment, a cada semana ele nos oferece novos motivos para textos indignados. Bolsonaro defende torturadores e ditadores, ataca a democracia e se faz de vítima dela. Promove censura e se diz perseguido pela imprensa. Agora, até invocou o uso da Lei de Segurança Nacional, como na época da ditadura militar (por ele, creio que nós, defensores da democracia e da justiça social, estaríamos nos porões do Dops, sendo torturados). Nesta semana, ilustradores foram atacados (e processados) por terem desenhado charges onde evidenciam o que o mundo inteiro já sabe: o fascismo de Bolsonaro. Ué... também acho que qualquer pessoa deva se sentir ofendida com esse xingamento. Mas foi essa a postura que ele demonstrou desde sempre em sua carreira política: é um fascista, mesmo. Por isso temos a volta da censura e das perseguições políticas, entre outras barbaridades e inconsequências (como incentivar seus 'apoiadores' a invadirem hospitais). Chega, né? Até quando vamos suportar esse fascista na presidência do nosso país? #forabolsonaro. Este blog assina embaixo da campanha 'Somos todos Aroeira' e se solidariza com os talentosos ilustradores Laerte, João Montanaro, Alberto Benett, Cláudio Mor e com o jornalista Ricardo Noblat, também ameaçado. Haja cadeia pra tanta gente: cartunistas do mundo inteiro já fizeram charges sobre o fascismo de Bolsonaro. Mesmo sendo óbvio, é preciso denunciar o fascismo bolsonarista. E exigir que seja punido. Eis algumas das charges:

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

...

NOVO BLOG >>> Recentemente, o coletivo 'Fotógrafos Pela Democracia' anunciou o lançamento de mais um canal de comunicação em sua luta "por direitos humanos, para expor o que está invisível, pela igualdade social e pela democracia". No blog estão as séries sobre o Covid-19, as 'Histórias por trás das lentes' e artigos como o de Nair Benedicto, que abre a página. Leiam e divulguem

 

...

CLIPES, LIVES E ETC & TAIS

...

Domingo - 21 de junho - 17h ... Comemoração dos 25 anos do Videoclube Charada e de 4 anos da festa 'A Idade da Terra em Transe'. Este blog saúda mais um niver deste point de resistência cultural da ZL. A superlive tem apresentação de Gilberto Petruche e Ju Juliette, com participação de um montão de artistas: Eduardo Osmédio, Fábio Batista, Haxixins, Subterrâneos, Capitão Bourbon, Os Longes,Tulipas Negras, Dharma Samu, Marcão e os Bolachões Voadores, Maumau & os Malditos Demônios do Refresco Lisérgico, LesteFuzz, Kalisse, Os Velhos Lobos, Os Farpas,Videntes Profanos, Sir Uly e Mariô Onofre, Bruno Buga e Rafael Cirilo. No Facebook

...

 Foto: Estadão

Sexta - dia 19 de junho - 19h ... Na primeira entrevista do 'Conversa Treze', bate-papo com a poeta e atriz Luz Ribeiro. Na página do Slam do 13

...

ATELIER TRAVESSIA >>> O belo e aconchegante espaço cultural administrado pelo multiartista Ca Cau (na rua Minas Gerais, 201) está postando depoimentos de músicos, poetas e performers que por lá se apresentaram. No meu vídeo, eu, Arnaldo Afonso, falei dos shows que participei ao lado de Helen Torres, Betto Ponciano e Sidney Kitagawa, além de citar alguns a que assisti, como os de Bruna Moraes, Conrado Pera, Thiago K e John Mueller, entre outros. Espero, em breve, voltar a curtir o local e reencontrar os amigos queridos. Valeu, pessoal!

...

Quinta - 18 de junho - 20h20 ... Travessia Filosófica. Bate-papo, música, arte e filosofia com o multiartista Ca Cau, o professor e filósofo Emilio Terron e o convidado Osvaldo Lemos, ex-presidente do Conselho de Juventude de São Paulo. No Instagram @cacauartista

...

 Foto: Estadão

Sexta - 19 de junho - 15h ... Sabah Moraes recebe Consuelo de Paula. Encontro musical e bate-papo das artistas no 'Conversas Musicais'

...

Sexta - 19 de junho ... O poeta Tavinho Paes faz live 'Cine Chico I Ching' no Dia Nacional do Cinema, que também é dia do aniversário de Chico Buarque, com os convidados Ana Lucca, Arnaldo Pires Brandão, Crica Kloske e outros. Participação especial de Madame Ana de Amsterdã, uma 'vidente que dá passagem ao santo que baixa no Chico quando ele escreve canções de amor para cantoras' (e que poderá interagir depois da consulta ao poeta). Entre os temas, 'o confinamento social & a espiritualidade', 'o amor variando no tempo, desde a antiguidade' e 'as Lives alive: a tendência de escritura'

...

LIGIA REGINA E EDER LIMA >>> Dupla de artistas lança videoclipe da música 'Jardim de Hideko', do seu cd 'Pisagens'. O poema de Akira Yamasaki, musicado por Eder, foi ilustrado por imagens com licença livre e captação caseira

...

Sexta - 19 de junho - 11h ... Ato (presencial) em defesa da Cinemateca e de seus trabalhadores. Na luta por salário, emprego e pelo acervo. Participantes devem levar ácool em gel e usar máscaras, além de manter um metro e meio de distância uns dos outros. Na Cinemateca

...

 Foto: Estadão

Sexta - 19 de junho - 21h ... Sarau Santo André: Amor e Resistência. Live promovida por Tiago Nogueira e Rosana Banharoli une artistas contra o autoritarismo e o retrocesso político. Transmissão pelo Facebook

...

Sexta - 19 de junho - 20h ... 4º Curta Suzano 2020 - Divulgação dos selecionados para o festival que acontece de 17 a 24 de julho. Na página do Facebook

...

UNDERGROUND & ETC E TAL >>> 'Sinister Salad Musikal' é o site de Marco Antonio Gonçalves, que agora virou canal no YouTube. O cara é produtor cultural, participa do grupo que organiza as atividades do VideoClube Charada e é profundo conhecedor da música nacional e internacional de todas as épocas. Colecionador de vinis, Marco posta fotos de lps de sua coleção e escreve algumas resenhas, além de compartilhar vídeos dos muitos shows que assiste (e promove). Entre lá e se inscreva

...

 Foto: Estadão

Quinta - 18 de junho - 21h ... Sarau do Vinil recebe Elizandra Souza, Junior Silva e Clodoaldo Arruda. No Facebook

...

Sexta - 19 de junho - 19h ... A Mulher na Canção: Dolores Duran e Bidu Reis. Denise Mello convida a cantora Lívia Nestrovski para abordar o tema e interpretar canções. No Instagram @denisemellovoz

...

Sexta - 26 de junho - 18h ... Live e vaquinha solidária de Teju Franco e amigos para repatriar a cantora Marcia Christina e sua família do Uruguai. Na semana que vem eu falo mais desse evento. Por ora, saiba mais aqui

...

 Foto: Estadão

Quinta - 18 de junho - 18h ... Lives sobre Luiz Gama. Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial promove série de encontros para discutir a obra do poeta e jornalista. Nas páginas da Cojira-SP, Alma Preta e Jornalistas Livres, no Facebook

...

RESSONÂNCIA >>>

O poeta e editor da Desconcertos,

Claudinei Vieira

, entrevista escritores às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h, com transmissão pelo Youtube. Nesta sexta com

Simone Teodoro

...

 Foto: Estadão

Sexta - 19 de junho - 17h ... CRB - Curso Realidade Brasileira - Guarulhos. O que podem a cultura e a arte em tempos neofascistas. Por que os governos golpistas atacam os movimentos culturais. Debate aberto à intervenções com Carlos Moreira (escritor, poeta e professor de literatura) e Giancarlo Borba (cantor e compositor, participante do Circuito de Música Dercio Marques). No Facebook

...

UM BANDO DE GENTE >>> Programa convida quatro poetas para conversar e dizer poemas. Quinta, às 20h, e domingo, às 18h, na página de Ricardo Silvestrin, no Facebook e no YouTube (se inscreva no canal). Nesta semana, o programa está de folga. O apresentador, que além de poeta é músico, será entrevistado no programa de Kleiton Ramil (da famosa dupla com o Kledir), onde lançará seu novo clipe 'Atenção, Senhores Passageiros', na sexta, dia 19 de junho, às 18h, no chat do DAM (Descobrindo Artistas pelo Mundo) no Youtube, Facebook e Instagram. Por enquanto, ouça a música:

 Foto: Estadão

SEXTA A DOMINGO - SATYROS >>> Estreia o espetáculo digital 'A Arte de Encarar o Medo'. Inspirado nas vivências sob a pandemia, a companhia "mergulha na investigação de novas linguagens, explorando a interação através das janelas virtuais, da iluminação e da movimentação da câmera"

...

SARAU VIRTUAL >>> Acompanhe as várias apresentações de artistas no sarau Delivery promovido pelo BemBlogado em seu site e também no Facebook

...

O 'CORONA' AGRADECE AO BRASIL >>> Como, a cada dia, nosso país registra recorde de mortes por Coronavírus, o humorista Marcelo Laham, do coletivo 'Embrulha pra Viagem', fantasiou-se de Covid-19 para criticar a (não) atuação do (des)governo Bolsonaro no enfrentamento da pandemia. Na "Live do Corona", o ator se apresenta como 'sendo' o vírus e, ironicamente, agradece às autoridades brasileiras pelo 'acolhimento' que lhe propiciou crescer e se expandir rapidamente, citando como 'incentivo' as trocas de ministro, na Saúde, e a participação do (des)presidente em atos públicos, na contramão das recomendações sanitárias. Seria apenas mais um esquete engraçado de um grupo de talentosos artistas, não fosse um retrato crítico e verdadeiro de nossa lamentável tragédia cotidiana.

...

NA PRATELEIRA

 >>> Saiu o terceiro episódio, com performance poética e musical da banda 

Macaco Fantasma

, além de bate-papo com os integrantes. Produzida pelo

Selo Eskambo

a série promove apresentações ao vivo e entrevistas com cantores e bandas alternativas. O coletivo está em campanha pelos 'likes' do público. Portanto,

inscreva-se no canal

...

 Foto: Estadão

Quinta - 18 de junho - 17h30 ... Lavra Editora ... Toda quinta um escritor é entrevistado na página da nova editora, cujo projeto editorial foca na 'defesa da democracia, dos direitos humanos, da justiça social e do direito de acesso da população aos bens literários e culturais, entendendo a cultura como caminho de libertação'. Nesta quinta o editor João Caetano Do Nascimento conversa com o poeta Paulo Gonçalves Ferreira, autor de 'O Absurdo' . As lives anteriores, com Marilia Kubota e Ivan Neris estão disponíveis na página da editora no Facebook

...

SEGUNDA A SEXTA >>> 'Uma História Conta Outra' é o nome do novo projeto artístico do multiartista Wander B e da atriz e dramaturga Elenice Zerneri. Eles escrevem contos e crônicas, gravam e postam, diariamente, no YouTube. A série já conta com 12 performances que misturam literatura e audiovisual (aqui, a mais recente)

...

 Foto: Estadão

TERÇAS E QUARTAS - 20h30 - Tom Kbélo Entrevista >>> O produtor cultural abre espaço para os artistas alternativos contarem sua história. Na terça, dia 23, este blogueiro Arnaldo Afonso falará sobre sua participação nos saraus e na cena alternativa. Na quarta, dia 24, o convidado é o cantor e compositor Paulo Rhamires. Tom Kbélo é também um dos administradores da produtora Acorde em Si, que tem apresentado lives com músicos de todo o país. Confira:

 

SEXTA E SÁBADO - 19 e 20 de junho - 20h ... Lives da Acorde em Si. Produtora promove live com a cantora Carmen Queiroz, na sexta, e com 'Edson Rocha & Filhos', no sábado

...

CORALUSP DONA YAYÁ >>> Dentro da série de concertos virtuais, o coral apresentou o vídeo de Erê (Menino Prateado), sob a regência de Mauro Aulicino. A canção, de Indy Naíse e Uma Luiza Pessoa, retrata a realidade vivida por jovens pretos que se pintam de prateado, como se fossem estátuas vivas, para que possam ser enxergados e sobreviver, resistindo ao preconceito e à violência policial (para saber mais sobre Indy e o processo da composição, acesse o link)

...

Domingo -21 de junho - 17h ... Live Show Bolero Freak (Beijos e Boleros). Banda realiza shows online para levantar fundos e manter a equipe. Clique e saiba mais sobre a campanha de financiamento

...

 Foto: Estadão

ORÁCULO MUSICAL >>> Toda quinta-feira tem uma nova mensagem do mago e multiartista Marcio Cassoni, 'O guardião do tempo', na página do Atelier Travessia

...

Quinta - 18 de junho - 20h ... Edvaldo Santana no Quintas e Quintais. Na página do Centro Cultural Penha

...

Terça - 23 de junho - 20h ... Tico Cardoso e Socorro Lira fazem live no Instagram. Os artistas conversam sobre música, falam de suas influências e apresentam composições autorais.

...

 Foto: Estadão

Quarta - 24 de junho - 21h ... Mulheres em Campo ... Com apresentação de Juliana Felicio de Oliveira a live semanal Geringonça SP (clique no cartaz) convida quatro mulheres com muita história de luta para o debate 'Feminismo e Resistência', promovido pelo Comitê de Coletivos pela Democracia e Lula Livre (CCD-LL). Assista e participe pelo Facebook 

...

DIÁLOGOS >>> Lenerson Polonini

, diretor da Cia Nova de Teatro, dá sequência à série de entrevistas que acontecem às segundas, quartas e sextas, às 20h no perfil da 

@cianovadeteatro no Instagram. 

Nesta sexta, com

Sérgio Mamberti,

na segunda, com

Otto

e na quarta com

Juca Ferreira  

...

Sexta - 19 de junho - 21h30 ... Cantor e compositor Deh Oliveira faz live semanal. No Face e Insta

...

 Foto: Estadão

SÁBADO - 20 de junho - 21h ... O Estado Nacional de Mal-Estar Racial no Brasil. Curso com o professor Anelito de Oliveira. Encontro ao vivo, online, de 4h de duração (saiba mais)

...

TODO DOMINGO, LIVE DA FOCUS >>> Além dos ensaios online (todos os dias, às 13h - entre em contato para participar), agora, todos os domingos, às 19h, o diretor da Focus Cia de DançaAlex Neoral, tem apresentado esclarecedoras lives onde comenta detalhadamente o processo criativo dos espetáculos do grupo. Assista e participe mandando perguntas.

'BAILARINOS INVADEM' >>> A equipe da Focus  tem recebido profissionais de diversas áreas para bate-papos informativos sobre atividades paralelas que interessam a bailarinos, coreógrafos e produtores de espetáculos. No perfil da companhia no Instagram (e também no Facebook)

...

QUARENTENA DA KIKI >>> A atriz e escritora Janaina Sant´Ana está produzindo uma série de vídeos abordando a rotina na quarentena. Ela (que escreveu e dirige) interpreta Kiki, divertida personagem que desnuda preconceitos, dúvidas e a pouca informação das pessoas ao comentar as questões polêmicas do momento. O poeta Cesar Augusto de Carvalho colabora na edição e faz o papel de Marco, marido de Kiki. Inscreva-se no canal do Youtube e acompanhe os episódios. No mais recente, Kiki fica fascinada com as notícias sobre o lançamento do foguete SpaceX mas coloca em dúvida a realidade dos acontecimentos (vídeo acima).

...

CULTURA EM CASA >>> Secretaria da Cultura disponibiliza conteúdo online durante toda a campanha de combate ao coronavirus: shows de música, concertos, visitas virtuais a museus, palestras, bate-papos, livros e espetáculos. A lista será atualizada diariamente. Confira aqui

...

 Foto: Estadão

LU VITTI >>> Cantora faz lives de entrevistas todas as quintas, no Instagram, sempre com convidadas mulheres cis e trans. A artista avisa que o bate-papo não será gravado. Quem quiser, tem que acompanhar ao vivo. Diz também que vai precisar de perucas para suas caracterizações (e aceita doações)

...

ENTRE / VISTAS >>> O poeta, performer e ativista cultural Artur Gomes tem realizado entrevistas com escritores e produtores culturais. Acompanhe aqui duas de suas conversas: com o poeta Rubens Jardim e com o escritor Luis Mendes

...

SEGUNDA A SEXTA - 17h30 ... O cantor e compositor Kleber Albuquerque bate-papo e canta algumas de suas belas canções. No Face, Insta e YouTube

...

Às sextas - 20h ... Sarau Virtual Poetas e Cantadores. Grupo formado no zap pelos artistas Sebah de AssisEdinho TwinBirodylanMauri de NoronhaDarc MaiaVal Barros e Val Branco, entre outros, apresenta seus trabalhos, sempre às sextas (clique nos nomes e faça contato pelo Facebook)

...

ÀS QUARTAS - 11h ... Marcelo Nocelli no Rádio ... Editor da Reformatório apresenta programa sobre literatura na Rádio Brasil Atual (FM 98,9). Na pauta, livros brasileiros contemporâneos (resenhas e dicas), além de eventos e lançamentos. Se você perder a transmissão ao vivo, saiba que o escritor sempre disponibiliza o áudio do programa em sua página no Facebook

...

NOVO SINGLE DO CONRADO PERA >>> Já está em todas as plataformas digitais a canção 'Buena Onda', do cantor e compositor Conrado PeraEle toca violão e canta acompanhado por Lenna Bahule (voz), Jean Michell (percussão), Sérgio Carvalho (baixo) e Raul Misturada e Paulo Monarco (guitarras). Ouça aqui

...

 Foto: Estadão

A VOZ DA POESIA E A POESIA DA VOZ >>> O poeta Ademir Assunção e a cantora Jordanna Souza produziram um pocket-show online, cada um em sua casa, disponível no site sob uma colaboração de R$30, realizada pelo sistema Pagseguro. Para se manterem no período de isolamento, os artistas pedem também ajuda na divulgação do projeto e compartilhamento nas redes sociais

...

SEBASTIÃO SALGADO >>> Fotógrafo lança campanha contra extermínio indígena por covid-19 através de vídeo (produzido por Fernando Meirelles) onde narra sua experiência durante os sete anos de convivência com os povos da Amazônia (ilustrado com suas fotos incríveis, claro). Para assinar a petição clique aqui

...

BANDA DA PORTARIA >>> 'Viramundo' é o novo clipe da banda de João Mantovani (que compôs letra e música) e Vitor Miranda (que inseriu seus versos). Daniel Doc assina a produção musical e toca o baixo. Ouça aqui

Em sua página no Instagram o poeta Vitor Miranda (autor de 'A moça caminha alada sobre as pedras de Paraty') vem publicando contos e poemas durante o período de isolamento

...

TRILHAS >>>

 O produtor musical 

Felipe Zangrandi

 vem postando na net uma série de programas denominada 

Trilhas

. No mais recente, ele entrevista

Cristiano Grimaldi

, pesquisador  e colecionador de música brasileira. No vídeo acima, um papo com Johnny, guitarrista do conjunto de rock progressivo Pão com Manteiga ...

A DONA DO ESCULACHO >>> Para aproveitar o tempo na quarentena, o produtor cultural e multiartista Rafael Nestardo criou a desbocada personagem Maria da Treta, uma apresentadora que dá 'receitas' para combater o coronavirus (e a inação do despresidente Bolsonaro). Nesta semana saiu, 'Pavê da Vergonha', o terceiro e mais divertido episódio da série. Inscreva-se aquipara assistir a esse e outros trabalhos do artista

...

CURSO DE GAITA >>> O gaitista Maurus Blues, da banda "The East West Band", criou um método próprio de ensino, unindo as mais variadas técnicas da gaita diatônica (head e hand rolls, vibratos, bends, tongue blocking) e também ensina a teoria musical com a prática, se for preferência do aluno. Clique para saber mais

...

OS VÍDEOS DE DARI LUZIO >>> O cantor e guitarrista da banda Jecas Blues tem convidado vários artistas para participar de seus shows. E tem registrado em vídeo alguns desses momentos, além de entrevistar cantores, instrumentistas e produtores culturais da cena alternativa. Acompanhe aqui os sete episódios da série 'Antropo Roque'

...

 Foto: Estadão

OS CDS DA KANA >>> A talentosa cantora e compositora Kana Nogueira, conhecida também pelo seu nome de solteira, Kana Aoki (ela é casada com o escritor e blogueiro Léo Nogueira) disponibilizou para venda (e audição) nas plataformas digitais dois de seus cds. Entre aqui e confira

...

CIA DUO ENCANTADO >>> Dando sequência aos "Contos na Quarentena", o Vídeo 3 traz uma história em verso que culmina com uma adivinhação: "Que bicho é esse?", de autoria de Rosita Flores. Se inscreva e saiba mais no canal da companhia no YoutubeNo vídeo, entrevista com o grupo

...

O SOM DO JORGE DISSONÂNCIA >>> 'Africanê' é o álbum recentemente lançado por Jorge Dissonância, cantor e compositor sergipano radicado em Belo Horizonte há 20 anos. Com produção de Zulu de Arrebatá e Rita Amorim. Confira

...

LIBERTO TRINDADE CONVIDA >>> O espaço cultural CasIleOca (à rua Perpétuo Junior, 178, em Santana) administrado por Liberto Trindade (filho do poeta e ativista Solano), além dos programas de rádio e encontros literários que promove, possui um belo acervo de livros, funcionando como sebo, aos domingos. Após o isolamento, o salão da sede poderá ser alugado para pocket-shows, lançamento de livros ou outros pequenos eventos (reservas pelo telefone 2950-4666)

...

ROBSON MIGUEZ >>> O multiartista está com vários projetos de trabalhos (inclusive uma exposição virtual de artistas Naif sobre o Covid 19) e acaba de abrir seu canal no YouTube.  Saiba mais sobre ele

...

EM MEMÓRIA DE ALDIR BLANC >>> O compositor Carlos Lyra colocou nas plataformas de streaming as gravações de suas parcerias com o letrista Aldir Blanc, feitas para a trilha da versão teatral de 'Era no Tempo do Rei', livro de Ruy Castro. Acesse aqui

...

LIVES DA RAQUEL >>> A cantora e compositora Raquel Martins tem apresentado lives no Facebook, sem data nem horário pré-definidos, além de postar novas parcerias feitas no isolamento da pandemia. Fique de olho em sua página no Youtube

 

... ... ...

CAMPANHAS

... ... ...

FOCUS: CAMPANHA DE FINANCIAMENTO >>> A Focus Cia de Dança, premiada companhia carioca dirigida pelo coreógrafo Alex Neoral, está em campanha de financiamento para montagem de novo espetáculo, manutenção da equipe e viabilização de diversos projetos. Clique para saber mais sobre a campanha e as recompensas

...

CAMPANHA DA CHARADA >>> Gilberto Petruche, Edu Osmedio e o grupo de artistas que participa das atividades culturais do VideoClube Charada bolaram um jeito pra amenizar as dificuldades financeiras durante a pandemia e conseguir levantar o dinheiro do aluguel: os frequentadores devem colaborar com a campanha (lançada no Abacashi) 'adiantando' o pagamento da cerveja que tomarão quando voltar a concorrida festa 'A Idade da Terra em Transe', promovida mensalmente no local, com apresentações de 5 bandas (os shows começam as 17h e vão até meia-noite). Boa ideia, hein? Entra lá e colabore

...

 Foto: Estadão

INSTITUTO JUCA DE CULTURA >>> O IJC, acolhedora casa de cultura administrada pelo poeta Paulo Nunes, lança sua Campanha do Fundo Solidário Permanente para poder superar este período de crise com a pandemia. O fundo visa ajudar artistas ligados ao Juca e que estejam em situação mais vulnerável. Um coletivo determina de que forma e a quem o dinheiro arrecadado será distribuído, com subsequentes prestações de contas (o mapeamento de artistas mais necessitados já está sendo realizado). Clique aqui para saber mais e colaborar

...

COLABORE COM OS ARTISTAS >>> Por iniciativa dos artistas Izaltino Ribeiro da Silva e Silvio Kono, foi aberta no site Abacashi a ação solidária 'Voz e Violão em Silêncio' para amenizar a precária situação de músicos e outros artistas da ZL que estão sem trabalho devido ao fechamento de bares e equipamentos culturais. Para saber mais e colaborar, clique aqui

 

... ... ...

LIVROS & AFINS

... ... ...

 Foto: Estadão

TAVINHO PAES >>> O multiartista carioca Tavinho Paes acaba de lançar mais um de seus livros onde mistura poesia, filosofia, crítica de costumes e comentários sobre música, comportamento e política, tudo com muito humor, ironia e informação. As 48 páginas de 'WI-FI (o tempo real)' dão continuidade ao seu trabalho anterior, 'ON LINE - the setlist' (89 páginas e 200 links para seguir). Os dois livros podem ser adquiridos, juntos, em oferta especial (entre em contato pelo inbox)

...

EDITORAS >>> Durante a quarentena, todos os livros das editoras Patuá e Reformatório, administradas por Eduardo Lacerda e Marcelo Nocelli, respectivamente, estarão com frete gratuito para todo país. Com os lançamentos físicos cancelados, as pequenas editoras precisam muito do apoio dos leitores. Clique para saber mais 

...

 Foto: Estadão

RUBENS JARDIM E 'AS MULHERES POETAS' >>> Os três volumes de 'As Mulheres Poetas na Literatura Brasileira', brilhante trabalho de pesquisa e resgate da poesia feminina nacional realizado durante seis anos por Rubens Jardim, já estão disponíveis na net (acesse aqui). Agora, a intenção do poeta é despertar o interesse de alguma editora para transformar esse material em livros impressos

...

O REINO >>> Livro do jornalista Gilberto Nascimento trata do nascimento e crescimento da Igreja Universal. O escritor e jornalista João Caetano do Nascimento comenta: 'Gilberto brinda-nos com uma baita reportagem que nos ajuda a entender o Brasil atual, com suas contradições e suas tragédias, algumas tão burlescas que beiram ao terror'

...

 Foto: Estadão

RENATO DE MATOS MOTTA >>> Escritor gaúcho faz lançamento virtual do livro 'Pretos de Peleia', onde, através da poesia, aborda as lutas dos negros no Rio Grande do Sul (clique para saber mais e adquirir o livro)

...

REVISTA SER MULHERARTE ... Revista publicada pela escritora Chris Herrmann recebeu o prêmio 'Excelência e Qualidade - Brasil 2020' outorgado pela Associação Brasileira de Liderança. Acompanhe os poemas, entrevistas, podcasts e o movimento criado pelo coletivo Ser MulherArte, que lançou a antologia 'Porque somos mulheres'

...

 Foto: Estadão

CONFESSO QUE SOBREVIVI >>> Editora Essencial em campanha para contar em coletânea as histórias de mulheres anônimas que venceram seus limites e sobreviveram a uma relação abusiva, opressora e violenta (saiba mais no cartaz). Regulamento e inscrição gratuita no link

...

MÁQUINA DE POESIA >>> O poeta Marcos Torquato está à frente do projeto 'Máquina de Poesia', que disponibiliza em totens multimidia e na net, 100 poesias gravadas em vídeos e traduzidos em libras (por Tati Milanez)

 

... ... ...

NO MOVIMENTO

... ... ...

Acompanhe o movimento dos criadores da arte alternativa tentando sobreviver em tempos de coronavirus e sob o desamparo do des(governo) Bolsonaro

...

CARTA ABERTA >>> O setor da música é um dos mais impactados pela crise do coronavírus. As atividades na área foram de 100 a 0 em menos de duas semanas. Por isso, os profissionais do setor organizaram abaixo-assinado para enviar suas reivindicações ao Governo Federal. Saiba mais aqui.

...

ABAIXO-ASSINADO 1 >>> Pelos artistas de São Bernardo >>> Artistas se mobilizam para cobrar da prefeitura de São Bernardo do Campo a prestação de contas e a liberação do Fundo de Cultura para editais. Mais que nunca, nesse momento de pandemia, os artistas precisam da liberação dessa verba. A petição será encaminhada ao prefeito Orlando Morando e à secretária interina de Cultura Greici Picolo Morselli. Clique aqui para saber mais, assinar e colaborar

ABAIXO-ASSINADO 2 >>> Pela aprovação do PL 1075/2020 >>> Projeto prevê a concessão de renda emergencial mensal aos trabalhadores do setor cultural (R$ 1.045,00) e apoio aos espaços culturais (R$ 10.000,00) durante o Estado de Emergência em Saúde. Além disso, o acesso aos Recursos Financeiros do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Fundo Nacional da Cultura (FNC). Saiba mais e assine aqui

...

INSCREVA-SE >>> Artistas alternativos que possuem contas no YouTube estão em campanha para alcançar a quantidade de 1000 inscritos, número a partir do qual, dizem, o YouTube passa a pagar pelas visualizações. Além do apoio de admiradores, a ideia é que cada artista se inscreva no canal do outro, e que este retribua, provocando um efeito cascata. Segue uma relação com alguns dos que já estão em campanha:

Marco Vilane ... Adolar Marin ... Sonekka Osmar Lazarini ... Márcio Lugó ... Cassia Maria ... Daniel Medina ... Fabio Nunez ... Jordanna Souza ... Lia Cordoni ... Lika Rosa ... CIA Bueiro Aberto ... MC Crespo - Casa Di Caboclo ... Indiara Ayokunle ... Gabriel De Almeida Prado ... Kleber Albuquerque ... TV Arte Multicultural - Nicanor Jacinto da Silva ... As Clarianas ... Camila Brasil ... James Bantu ... Yzalú Oficiall ... Lentes Periféricas ... Barbara Beats ... Marcy Santos ... Ligia Regina & Eder Lima ... Élio Camalle ... Carlos Galdino ... Robson Miguez ... Sebah de Assis ... Marcos Munrimbau ... Sabrina Carvalho

...

NO FACEBOOK >>> Vários artistas do circuito alternativo têm postado no Facebook informações sobre shows, ensaios e aulas online, cursos e campanhas, poemas e músicas. Eis alguns deles (clique e visite suas páginas): Ricardo Kelmer ... Teju Franco ... Aloha ...  Adolar Marin ...  Graziela Medori & Alexandre Vianna ...  Rubens Jardim ...  Aldeia Satélite ...  Jeanne Darwich ...  Paulo Miranda, ...Focus Cia de Dança ... Claire ... Vanessa Bumagny ...Victor Mendes Santos ... Socorro Lira ...Luis Mendes ...Poesia Primata ... Tato Fischer ...Rosinha Morais ...Paula Valéria Andrade ... Tavinho Paes ... Léo Nogueira ... Zé Manoel ...Zé Marcio KaipiraUrbano ... Issoo ... André Raimundo dos Santos ...Galba ... Deh Oliveira ... Carolina de Sá ... Rafael Luz ... Vladinsky & Cordeirovich

 

... ... ...

MARIELLE PRESENTE

... ... ...

 Foto: Estadão

No dia 14 de março de 2018 a vereadora Marielle Franco, de 37 anos, foi assassinada no bairro da Lapa, no Rio. Ela era relatora da Comissão dos Direitos Humanos que acompanhava a intervenção militar no RJ. Havia feito denúncia contra abusos policiais e após voltar de um evento com jovens negras, foi baleada. Anderson Gomes, motorista do carro em que ela estava, também foi executado. Desde então, protestos contra o bárbaro crime se repetem em várias cidades brasileiras. Marielle lutava por justiça, inclusão e igualdade de direitos. Defendia as causas que todos nós, artistas e coletivos dos saraus, também defendemos. Dois anos depois, este blog continua aguardando o esclarecimento do caso e a punição dos assassinos e mandantes. As balas que a mataram atingem a todos nós. Não podemos nos calar. Até quando vou ficar semanalmente repetindo esse texto aqui? Será que vai ficar por isso mesmo? Por que a resposta não vem? Quem matou (e quem mandou matar) Marielle...

(Acima, charge do Borega - Bahia Notícias)

... DOIS ANOS DE IMPUNIDADE >>> Eu repito esse texto há mais de dois anos. E vou continuar repetindo enquanto este blog existir. É meu compromisso em defesa da democracia e da liberdade, ambas ameaçadas pela impunidade de assassinos ou pela omissão das autoridades. Se temos dois suspeitos presos (a quem ninguém entrevistou, confrontou, nem perguntou os motivos do crime) ainda falta saber quem mandou matar Marielle. Mais de dois anos depois, Marielle continua sendo baleada, morrendo todas as noites e renascendo a cada manhã. Porque pessoas íntegras como ela não morrem jamais. Se eternizam e viram exemplo de luta. Nós, brasileiros democratas, estamos aqui, de braços dados com Marielle, esperando que a justiça seja feita. Os assassinos talvez tenham a proteção momentânea de organizações ou de eventuais autoridades fascistas. E podem ameaçar Freixo, Marcia Tiburi e Jean Wyllis, ou mirar e atirar em nossas altivas cabeças. E até nos matar, um a um ('matar uns 30 mil', como disse o atual presidente durante sua campanha, sem ser punido nem ter sua candidatura impugnada). Só não poderão evitar que Marielle renasça mais forte, todos os dias, no corpo e na mente de cada menina guerreira da cidade do Rio de Janeiro. Marielle presente.

 

... ... ...

AGENDÃO >>> Fique ligado em minha página no Facebook, onde divulgo, diariamente, as lives e textos deste blog, além de outras inserções. E, anote: toda quinta-feira tem post novo. Até lá!

... ... ...

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.