Sarau, luau e o escambau

Sarau, luau e o escambau

Produção artística que vive à margem da indústria cultural

As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Tem show da banda CiriloAmém, espetáculo novo da Focus, mostra do Circuito Dandô e lançamento do site Vida de Escritor

Por Arnaldo Afonso

MINHAS ‘ANDANÇAS’ PELAS LIVES >>> Na próxima segunda-feira, dia 6 de julho, às 21h, vou dar início a uma série de lives com transmissão pela minha página no Facebook. Além de cantar algumas canções e convidar mais um músico ou poeta, pretendo ler textos e mensagens antifascistas postadas pelos internautas. A ideia ainda está amadurecendo, mas vai rolar (no Facebook, postarei mais detalhes). Nessa LIVE ANTIFASCISTA sigo o mote criado pelo meu amigo, o poeta e ativista cultural Professor Betinho: ‘opinião a gente respeita, fascismo a gente combate”. Apareça lá pra conferir (e participar)

Sarau Central Online >>> No sábado passado, o poeta e radialista Carlos Galdino convidou vários artistas para seu sarau virtual. Entre canções e declamações de poemas, bati um papo legal com meus amigos Professor Betinho, Fla Perez, Cicio, Jane Arruda, Rosa Freitas, Cesar Augusto de Carvalho e Zé Marcio Kaipira, entre outros. Saí de lá energizado.

‘INTER PHONES: conversxs na portaria’ >>> Fique de olho nessa live semanal da Banda Portaria, com transmissão pelo canal deles no Youtube. Três membros do grupo (Vitor Miranda, João Paulo Mantovani e Telo Ferreira) batem papo com três artistas. Na segunda-feira passada eu, Marília Calderón e Eduardo Lopes Touché fomos os convidados. Confira no vídeo. 

MEUS TRÊS ESPETÁCULOS >>> Registro mais uma vez que tenho três espetáculos prontos para apresentações presenciais nas Casas de Cultura, Ceus, Bibliotecas e Sescs após a pandemia (se isso vier a acontecer algum dia) e que foram adaptados para o formato de lives (que já ando realizando pelo Face, Insta e Youtube). São eles:

1 – Arnaldo Afonso Canta e Conta Cartola >>> No show, canto 20 canções do grande compositor e conto várias histórias e algumas curiosidades sobre sua vida e obra (aqui uma das lives). O texto do show foi extraído da minha peça ‘Mestre Cartola: Vida e Obra em Verde e Rosa‘, disponível em minhas página no Facebook

2 – A Importância da Música (Os Grandes Compositores da MPB e suas Histórias) >>> Esquetes teatrais levemente cômicos onde a atriz Rosa Freitas interpreta a ‘austera’ professora Margarida (que, durante o desenrolar da peça, vai se revelando uma ótima cantora). Ela dá ‘aulas de história da MPB’ aos seus alunos e Arnaldo Afonso é o músico e jornalista ‘especializado’ convidado por ela a cantar algumas canções e comentar sobre a vida e a obra de compositores como Noel, Tom, Gonzagão, Cartola, Adoniran, Caymmi, Chico, Caetano, Gil, e Roberto, além dos mais atuais Djavan, Paulinho da Viola, Raul, Belchior e Cazuza, entre outros (veja uma das lives)

3 – Rocks, Pops  & uns Toques de Poesia – com Arnaldo Afonso >>> Canto repertório autoral, falo de meus parceiros, dos poetas que musiquei e leio textos que escrevi para os artistas que me influenciaram (veja uma das lives). Conto histórias dos saraus, do meu blog e falo do aprendizado que é participar do movimento cultural da ZN, desde os anos 80

 

LIVES, CLIPES E ETC & TAIS

… 

FOCUS CIA DE DANÇA (ao vivo – no YouTube)
ESTREIA >>> 4 e 5 de julho – 16h – Ingresso R$35 (compre diretamente com a bailarina Carolina de Sá no link da pagseguro

“CORAÇÕES EM ESPERA” >>> Novo espetáculo da companhia reflete a situação em que todos nós nos encontramos hoje. Ao vivo e online, o trabalho se revela através das ferramentas digitais, que hoje são nossos olhos e ouvidos para o mundo (e por onde o espectador adentra no cenário atual de cada artista: sua casa). “Se as emoções estão em compasso de espera, os corações seguem pulsantes e em constante movimento, para manter viva a nossa arte!”

SÁBADO – 4 de julho – 20h … Lives da Acorde em Si. Produtora promove live com a banda CiriloAmém. No domingo tem show do cantor e compositor gaúcho Cardo Peixoto.

SOBRE A BANDA CIRILO AMÉM >>> Senta que lá vem história: um cara chamado Gilberto Petruche tem uma videolocadora em Sapopemba, a Charada Discos. O local, frequentado por roqueiros cinéfilos, sedia shows, exposições e eventos culturais variados. A partir dessa turma, formada por Edu OsmedioWander BourbonTom Kbélo e outros, descobri vários artistas que fazem a alegria da moçada da região. São bandas que tocam rock, do punk ao metal, do pop à mpb, do progressivo à psicodelia, e é tudo misturado. Uma das misturas que mais me chamou a atenção foi a da banda CiriloAmém.

CiriloAmém é uma banda carismática. Onde passa, recruta fiéis seguidores. Seu nome sugere um repertório gospel, né? Mas, esquece: a Cirilo não dá mole. É banda que contesta, com letras antenadas e levadas dançantes, num repertório autoral sensacional. Vá ao show e comprove. É mpb inteligente, sem ser ‘cabeça’. É rock que balança o esqueleto e os músculos do intelecto. E tem postura indignada. É bem humorada, mas não veio ao mundo a passeio. Os caras impressionam, emocionam, arrebatam e divertem. Você tem um caderninho de melhores bandas? Se tiver, anote lá: CiriloAmém. Essa é pra ver ouvir cheirar fumar e comer com farinha. Vai na minha e pode curtir: é a melhor banda que tem por aí.

A banda CiriloAmém é formada por esses figuras aí da foto (pela ordem): Filipe Cirilo (guitarra), Telo Ferreira (bateria e percussão), Katia Aqkino (voz e percussão), Sergio Basseti (baixo) e Rafael Cirilo (violão, voz e teclado).

Tom Kbélo, um dos administradores da Acorde em Si, que promove as lives de shows, também apresenta um programa onde entrevista artistas e ativistas culturais de todo o país. Confira:

Quinta – 2 de julho – 20h30 – Tom Kbélo Entrevista >>> O poeta e produtor cultural abre espaço para os artistas alternativos contarem sua história. O programa, que completou um mês (passando das 5 mil visualizações), traz o poeta e cantador Mauri de Noronha. A primeira vez que o ouvi cantar, no Sarau da Casa Amarela, já fiquei fã e escrevi o seguinte texto:

Mauri de Noronha é um cantador nordestino, um quase repentista. Canta como quem declama. A palavra afiada é a flor de que se arma. Sua verve e seu verbo o empurram à luta com amor sincero e peito aberto. Sua voz emociona porque vem da alma. Seu cantar é profundo e se espalha comovido e comovente pela paisagem sertaneja das canções. Em suas letras, a voz que ecoa é a de sua gente: os moradores do agreste, os que nada têm. Mauri denuncia as injustiças com chicotadas de poesia. Os amores e sonhos coletivos vão se desdobrando em versos tão criativos que tudo nos faz crer que é possível, sim, um viver mais bonito e digno. Para todos. Mauri não canta à toa. Acredita na palavra, no amor e na vida. Como naquela letra do paraibano Vandré, ele também ‘não canta pra enganar’. É da linhagem dos nobres artistas de nossa canção popular. Pra ele só vale cantar se for assim: com verdade e com vontade, a serviço da liberdade.

AULA >>> O guitarrista Filipe Cirilo (das bandas Velhas Virgens e CiriloAmém) oferece cursos online de guitarra e violão, para todos os níveis. Mensagem pelo Facebook

VIDA DE ESCRITOR >>> Um grupo de escritores, críticos, tradutores e professores (com apoio do Sebrae) está se unindo pra viabilizar a plataforma ‘Vida de Escritor‘, um grande polo literário online, voltado a autores e leitores de fora dos grandes centros. O site vai ter conteúdos gratuitos, clubes de leitura e concursos, além de oferecer oficinas, consultoria, cursos, leitura crítica, pareceres sobre textos e acompanhamento para quem quiser escrever um livro.

Treze escritores & Muitos segredos‘ é o ebook gratuito que foi criado para divulgar o projeto. Nele, em textos inéditos, autores como Ana Elisa Ribeiro, Bruna Meneguetti, Márcia Barbieri, André Argolo, André Cáceres, Matheus Arcaro e Whisner Fraga falam de seu amor pela literatura. Confira as datas da live explicativa e da campanha de financiamento:

Sábado – 4 de julho – 19h >>> Live com 17 escritores envolvidos explica mais sobre o projeto e debate alguns temas, como “Oficinas de criação literária: para quê?”; “Literatura independente, modos de fazer” e “Ainda existe mercado editorial?”. No Facebook do Vida de Escritor

Segunda – 6 de julho >>> Começa a campanha de financiamento coletivo visando colocar a plataforma no ar em setembro. Parte do valor arrecadado será destinado a uma entidade que distribui cestas básicas em áreas carentes de São Paulo, com foco em famílias de artistas e pessoas envolvidas com cultura

SEGUNDA A SEXTA >>> ‘Uma História Conta Outra‘ é o nome do novo projeto artístico do multiartista Wander B e da atriz e dramaturga Elenice Zerneri. Eles escrevem contos e crônicas, gravam e postam, diariamente, no YouTube. A série já conta com 37 performances que misturam literatura e audiovisual (aqui, a mais recente)

OFICINA >>> Dentro do projeto Transversalidades Poéticas, a multiartista Chris Cruz apresenta a oficina cultural Ritos Tibetanos. De 6 a 27 de julho. Clique no cartaz e inscreva-se

BANDA DA PORTARIA >>> Grupo que se caracteriza pelas intervenções poéticas em seus trabalhos musicais lançou recentemente o clipe Viramundo’, composição de João Mantovani, com produção musical (e contrabaixo) de Daniel Doc e inserção de versos declamados pelo poeta Vitor Miranda (que em sua página no Instagram vem publicando contos e poemas durante o período de isolamento). Acompanhe essa turma de jovens e talentosos artistas

TIA CIATA (o filme) >>> Documentário aborda o protagonismo feminino negro sob a ótica da personagem popular Tia Ciata, uma mulher de suma importância para a história e cultura brasileira. Estreou em 2017, participou de diversos festivais de cinema nacionais e internacionais, recebeu mais de 15 prêmios e foi exibido em cineclubes, escolas, universidades, praças públicas, canal de tv e agora está disponível online

LUTA CONTRA O FEMINICÍDIO – Projeto visa lançar coletânea com relatos de mulheres que lutaram, escaparam e deram a volta por cima em casos de relações abusivas e violentas. A coletânea será distribuída em casas de acolhimentos, delegacias da mulher e escolas. O Coletivo Confesso que Sobrevivi é formado por Maitê Andorra, Leila Soued, Soraia, Renata Crupi, Fátima Faria e Vanda Felix. Participe (com pseudônimo) por email (editoraessencialsp@gmail.com) ou pelo Facebook (@lutacontraofeminicidio)

LIVES DO TAVINHO PAES – dias 2, 4, 5 e 6 de julho – Multiartista carioca realiza lives com convidados e temas diversos (fique ligado em sua página no Facebook). Com Mano (quinta – 22h), Fred (sábado – 20h30), Ana de Lucca (domingo) e Crica Kloske (segunda – 19h)

SÁBADO – 4 de julho – 15h30 … Iara Deodoro e Lilian Rocha falam de cultura na live Pegada Preta. No YouTube da TV Nação Preta

CANAL CLÓE >>> O fanzine publicado de maneira independente durante dez anos agora está na net (se inscreva aqui). Projeto dos poetas Carlos André e Marcelo Torres apresenta um panorama da poesia brasileira contemporânea através de recortes íntimos dos entrevistados que se autofilmam em suas próprias residências (toda terça-feira tem vídeo novo). Na sétima edição, com Rosana Banharoli (no vídeo acima), de quem já falei aqui no blog.

ROSANA BANHAROLI >>> Poeta e jornalista, curadora e coordenadora de projetos literários e culturais na Casa da Palavra e na Fliparanapiacaba. Teve poemas incluídos em mais de 30 antologias, entre elas, ‘Como ser Cabra na Etiópia’, com organização de Maitê Proença. Está entre os poetas participantes do ‘Poemaria’ (documentário) e dos coletivos Sarau da Paulista e Senhoras Obscenas. É autora de ‘Ventos de Chuva’, ‘3h30 ou quase isso’ e ‘Espasmos na Rotina’, do qual extraio os poemas abaixo:

hoje o dia
me veio diferente
matei um pernilongo
gordo

não encontrei o sagrado na morte
sim o prazer do sangue quente

em minhas mãos
: um gozo
, afinal

roupas no varal
choram
ausência de sol

vasos de garrafas
oferecem
doses de vida
em flor

vendaval de penas
anjos entre homens
:despedaçados

Este espaço, longe de ser o da cri-crítica especializada, é o da emoção literária, do prazer de ler. Após a leitura de ‘Espasmos na Rotina’, escrevi um pequeno texto poético inspirado nos versos de Rosana Banharoli:

Rosana ama inflama alma humana imensa. depois sublima lima condensa abrevia. mas não adia. cirúrgica urde poesia na urgência da sílaba mínima. reverbera sua potência sem alarde. arde com delicadeza. no verbo sóbrio se lava. sentida lapida a palavra ínfima. rosana intensa. revela concisa sua chaga afaga sua chama íntima. densa trança na algaravia dos dias sua triste alegoria tensa. insiste intui traduz almeja. sua pena não descansa enquanto a rima não compensa. Rosana depura dói se expõe pontua : sentipensa. E cada linha rosa-azul de sua poesia recompensa a lida.

CASA DA PALAVRA >>> Confira a programação do espaço cultural para julho. No dia 10, tem Rosana Banharoli contando um conto

LIDA POÉTICA >>> Blog de Paulo Dantas, poeta paraibano radicado em São Bernardo, que é autor de ‘a butija dos dizer’ (2018) e da proposta poética do espetáculo ‘Mundo di Versos Incarnados’

SEXTAS DE DRAMATURGIA >>> O dramaturgo Mário Bortolotto é o convidado da live de Nilton Bicudo, para conversar sobre dramaturgia, processos de criação e influências (aberto para perguntas). No Instagram do teatro Alfredo Mesquita, dia 3 de julho, às 21h

SOBRE MÁRIO BORTOLOTTO >>> O dramaturgo fundou, há mais de três décadas, o Grupo Cemitério de Automóveis. Em 2000 ganhou o Prêmio APCA pelo conjunto da obra e o Prêmio Shell de melhor autor por ‘Nossa Vida não Vale um Chevrolet’. Além das muitas peças, publicou livros de contos, crônicas, poemas e romances, como ‘Bagana na chuva’, ‘Gutemberg Blues’, ‘Atire no dramaturgo’, ‘Canções para tocar no inferno’ e ‘Esse tal de amor e outros sentimentos cruéis’, entre outros. Ator e diretor, é também vocalista e compositor da banda Saco de Ratos (que acaba de colocar seus três cds nas plataformas digitais). Administra o Teatro Cemitério de Automóveis (com integrantes do Grupo La Plongee), espaço que abriga as montagens dos dois grupos, shows de música e lançamentos de livros. No local, à rua Frei Caneca, 384, também funcionam um bar e uma livraria.

SARAU VIRTUAL >>> Acompanhe as várias apresentações de artistas no sarau Delivery promovido pelo BemBlogado em seu site e também no Facebook

Sábado – 4 de julho – das 16h às 20h … Djs Jurássico e Elohim, com transmissão pelo Twitch da Balsa. O belo e aconchegante espaço de festas e eventos diversos, que funciona no terraço e em dois andares de um prédio no centrão da cidade (rua Capitão Salomão, 26), comunica:

CAMPANHA DA BALSA >>> Como a reabertura das atividades (de maneira segura) ainda esta´ muito indefinida, a Balsa abre um canal para que seus amigos, clientes e frequentadores possam colaborar durante este peri´odo (com recompensas). Saiba mais no link 

ORÁCULO MUSICAL >>> Toda quinta-feira tem uma nova mensagem do mago e multiartista Marcio Cassoni, ‘O guardião do tempo’, na página do Atelier Travessia

QUINTA – 2 de julho – 19h … Toca do Autor Live, sarau organizado pelo músico Alexandre Tarica recebe o professor e arranjador Bob Souza para um papo sobre composição, harmonia, melodia e escalas. Com Jose Luiz Camacho, Klaus Porlan e Serginho Sagitta. No Facebook

ANACÃ >>> A companhia de dança dirigida pelo coreógrafo Edy Wilson postou na net, em duas partes, a aula de Jazz Avançado, com o bailarino assistente Rafael Luz. No canal no YouTube @estudioanaca

QUINTA – 2 de julho – 17h … Jorge Ialanji Filholini recebe Fernanda D’Umbra no novo episódio do ‘ConversaRia’, no Instagram da Ria Livraria

Sábado – 4 de julho – 19h … 61º Sarau dos Conversadores. Organizado pelos artistas Cacá Mendes e Edson Tobinaga, sarau comemora 7 anos de atividades. Com os convidados Claudinei Vieira, Vasqs, Brisa Rodrigues, Silvia Maria Ribeiro, Inês Santos, Paulino Alexandre e Oswaldo Higa, entre outros. Para participar, envie um WhatsApp via (11)95839.1763. O link do Zoom estará disponível no grupo, a partir das 18h30

DIÁLOGOS >>> Lenerson Polonini, diretor da Cia Nova de Teatro, dá sequência à série de encontros com personagens da cena cultural brasileira. As lives acontecem às segundas, quartas e sextas, às 20h no perfil da @cianovadeteatro no Instagram. Nesta quinta (excepcionalmente), dia 2 de julho, tem bate-papo com a Monja Coen. Na sexta, dia 3, com o candomblecista Babalawô Ivanir dos Santos  

ÀS QUINTAS – 17h30 … Lavra Editora … Toda quinta um escritor é entrevistado na página da nova editora, cujo projeto editorial foca na ‘defesa da democracia, dos direitos humanos, da justiça social e do direito de acesso da população aos bens literários e culturais, entendendo a cultura como caminho de libertação’. Nesta quinta o editor João Caetano Do Nascimento conversa com o ativista social Arnaldo Bispo do Rosário. As lives anteriores estão disponíveis na página da editora no Facebook

Sábado – 4 de julho – 17h … Dandô em Casa – Circuito Cerrado … A mostra musical chega à sua terceira edição recebendo artistas e coletivos do coração do Brasil. Pelo YouTube e Facebook. As próximas mostras serão nos dias 1 de agosto e 5 de setembro

Quinta – 2 de julho – 17h … Dandô Entrevista: o violeiro Osni Ribeiro (Botucatu – SP) bate um papo com a cantadeira Cabocla (Pirenóplis – GO)

NOVO CD >>> O cd da coletanêa do Dandô – Circuito de Música Dércio Marques, com interpretações de vários artistas, está à venda nesse link

ÀS SEXTAS – 15h … Sabah Moraes recebe a cantora, compositora e escritora Socorro Lira. Encontro musical e bate-papo das artistas no ‘Conversas Musicais’ com transmissão pelo YouTube

RESSONÂNCIA >>> O poeta e editor da Desconcertos, Claudinei Vieira, entrevista escritores às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h, com transmissão pelo Youtube. Nesta sexta, dia 3 de julho, com Marcelo Moro. Na semana que vem, Aline Bei (dia 6), Solange Argon (dia 8) e Ellen Maria (dia 10)

COLETIVO LIVE AOS VIVOS >>> Um grupo de talentosos artistas que costumava se apresentar no Julinho Clube (à rua Mourato Coelho, 585) antes da pandemia, organizou uma série de lives que estão sendo transmitidas em suas páginas pessoais e no Facebook do bar. Além das apresentações do próprio Julinho, nesta quinta (dia 2 de julho, às 21h) tem show de Daniel Pessoa (do grupo Tarumã). Aos sábados (às 16h), tem live com Renato Passarinho e Edinho Silva. O grupo, composto por 12 músicos (no cartaz) que vão se alternando nas cantorias, criou também uma vaquinha virtual, onde o dinheiro arrecadado é dividido entre todos. Saiba mais e colabore

CONRADO PERA >>> Já está em todas as plataformas digitais a canção ‘Buena Onda’, do cantor e compositor  Conrado Pera. Fique ligado em seu canal que sempre tem novidades

DEH OLIVEIRA >>> Fique ligado na página do cantor e compositor Deh Oliveira. Além de suas lives com canções autorais e clássicos da mpb, ele apresenta semanalmente o Balbúrdia, programa onde entrevista artistas e ativistas da política, da cultura e da saúde. No Face e no Insta

Sexta – 3 de julho – 11h … Banda Capitão Bourbon faz lançamento do clipe ‘Sombras da Noite’, música que faz parte do cd ‘Terras em Transe’. Por ora, assista a outro clipe da banda: ‘Carandiru Blues’, do mesmo cd, tem um belo trabalho de animação com desenhos do músico e artista plástico Vander Bourbon

ÀS SEXTAS >>> O Estúdio Toca do Disco promove lives com artistas da ZL. Às 20h

LIGIA REGINA & EDER LIMA >>> Dupla de artistas lançou na net mais um de seus vídeos realizados em tempos de pandemia. Após ‘Jardim de Hideko’, chegou a vez de ‘Rimas Pobres‘ (outra parceria de Eder com o poeta Akira Yamasaki) virar videoclipe. As músicas fazem parte do cd Pisagens (ouça nas plataformas de streeming)

FESTIVAL FIQUE EM CASA COM ARTE >>> A escritora e produtora cultural Alessandra Manzano participou da série de depoimentos promovida pela secretaria municipal da cultura de Osasco. No vídeo, fala de seus livros, da participação em antologias, de como nasceu a Artlivroz e das dificuldades para publicar

QUINTA – 2 de julho – 20h30 … Samira e Vinicius. Dupla realiza sua ‘Live das Quintas’, com transmissão pelo Facebook. Nesta edição, com músicas em espanhol e clássicos da canção latina

AOS SÁBADOS – Papo Sons do Brasil >>> Projeto do produtor cultural Serginho Sagitta reúne artistas que participaram de seu famoso programa na rádio USP. Lives no Facebook

POESIA NA VARANDA >>> Livro digital traz como tema a reflexão poética em época de pandemia. Com organização de Luka Magalhães, tem textos de vários poetas da literatura alternativa, como Akira Yamasaki, Alexandre Paulino, Aline Silva, Escobar Franelas, Liz Rabello, Manogon, Rosa Freitas e Wolf do Vale, entre outros, além do próprio Luka que também assina a introdução: “O projeto veio para permitir a troca e libertar o grito poético. Nossos corpos podem estar isolados, mas nossa poética não. É a partir dela que podemos alcançar corações e mentes de todos os nossos amigos e em todos os cantos”. Clique no link e confira tudo. Aqui, um dos poemas:

ANOTAÇÕES DO CONFINAMENTO
(de Akira Yamasaki, pela janela da sala, vendo os restos do jardim)

Tenho medo de tudo
não ouso sair às ruas
mas seria cinismo e hipocrisia
chamar por deus só agora
que fiquei velho e doente

confinado ferozmente
às minhas rugas e insanidades
testemunho esquecimentos
e suicídios com dentes cerrados
dos meus heróis favoritos

acorrentado à goiabeira
que restou no jardim devastado
verifico que não deixaram
nenhuma carta de adeus
nenhum pedido de perdão

o mato chegou na minha cintura
constato que não valeu a pena
não há salvação possível
o inferno é aqui
o inferno é hoje

JANAINA FELLINI >>> Cantora e compositora lançou single e videoclipe da música ‘Tangerina’ nas plataformas de streaming e no Youtube. A composição é de Bernardo Bravo e Conde Baltazar. A montagem do videoclipe, de Ulisses Candal, reuniu mais de 50 pessoas que, à distância, gravaram imagens ‘inspiradas pela música, vivendo seu cotidiano, abrindo suas casas e o coração para esta experiência’

ÀS QUINTAS – 22h30 … Lu Vitti in Jazz … Cantora  faz live de entrevista com mulheres cis e trans (a artista avisa que o bate-papo não será gravado). Em seu canal no YouTube

SEGUNDA A SEXTA – 17h30 … O cantor e compositor Kleber Albuquerque bate-papo e canta algumas de suas belas canções. No Face, Insta e YouTube

ÀS QUARTAS – 20h … Sarau Virtual Poetas e Cantadores. Grupo formado no zap pelos artistas Sebah de AssisEdinho TwinBirodylanMauri de NoronhaDarc MaiaVal Barros e Val Branco, entre outros, apresenta seus trabalhos, sempre às quartas-feiras (clique nos nomes e faça contato pelo Facebook)

VAL BARROS >>> Primeiro a artista encomendou aos participantes do Sarau Poetas & Cantadores músicas ou poemas que tivessem uma mensagem de esperança e que servissem de incentivo para as pessoas suportarem esses duros tempos de isolamento. Depois, com apoio do poeta Val Branco, foi declamando e montando o vídeo, juntando trechos de textos, letras de canções e poesias de 18 participantes do sarau: Mael Júlia Amaral, Soninha Gomes, Jose Mauro Severino, Duck Strada, Ana Paula Risso, Marcello Menezes, Ismael Birodylan, Sebah De Assis, Darc Maia, Terezinha Finco, Edinho Twin, Val Branco, Mauri de Noronha, Brão Paiva, Lê Guedes, Sandra Aynê, Eterrakius Samuka Podice, Diley Wanderley e Arnaldo Afonso (este blogueiro que vos digita). Paulo Miranda e Beatriz Carvalho compareceram tocando a música instrumental, ao fundo.
Segundo Val Barros, essa ‘colcha de retalhos resultou num texto que nos faz refletir sobre o momento que estamos vivendo, nos motivando e dando esperança. Parece até que foi escrito por uma única pessoa’. Na verdade, a sintonia impressiona ainda mais quando sabemos que alguns artistas sequer se conhecem e escreveram em períodos e ocasiões diferentes (aqui o vídeo, em arquivo de Facebook).
Val, além de declamar nossos textos, generosamente publicou links remetendo à página de cada participante. Quando eu lhe agradeci, ela argumentou: “vamos incentivar e valorizar o artista brasileiro”. É isso aí, Val. Parabéns pelo belo trabalho.

CULTURA EM CASA >>> Secretaria da Cultura disponibiliza conteúdo online durante toda a campanha de combate ao coronavirus: shows de música, concertos, visitas virtuais a museus, palestras, bate-papos, livros e espetáculos. A lista será atualizada diariamente. Confira aqui

ATÉ 5 DE JULHO >>> Semana Dança Solidária (clique no cartaz): o valor arrecadado com a inscrição (cada aula, R$25, o pacote de 7 aulas, R$140) será destinado ao SOS Dança São Paulo para artistas da dança em situação de vulnerabilidade decorrente da pandemia

UNDERGROUND & ETC E TAL >>> ‘Sinister Salad Musikal‘ é o site de Marco Antonio Gonçalves, que agora virou canal no YouTube. O cara é produtor cultural, participa do grupo que organiza as atividades do VideoClube Charada e é profundo conhecedor da música nacional e internacional de todas as épocas. Colecionador de vinis, Marco posta fotos de lps de sua coleção e escreve algumas resenhas, além de compartilhar vídeos dos muitos shows que assiste (e promove). Entre lá e se inscreva

ÀS TERÇAS – 20h … Acompanhe o programa CasArte Marginal, apresentado e produzido pela dupla de artistas Alexandre Paulino e Aline Lopes. São entrevistas com escritores, músicos e ativistas da cena cultural alternativa. O programa tem reprise na sexta, às 13h, e no domingo, às 17h. Na  casileoca.com

SOCORRO LIRA >>> Cantora e escritora (criadora do Prêmio Grão de Música) organiza site onde estão disponíveis para compra seus livros e cds. Visite a página www.socorrolira.com.br/loja. Recentemente ela lançou o álbum ‘Cantos à beira-mar’ com 10 músicas feitas sobre poemas de Maria Firmina dos Reis. Aqui uma das canções:

OS CDS DA KANA >>> A talentosa cantora e compositora Kana Nogueira, conhecida também pelo seu nome de solteira, Kana Aoki (ela é casada com o escritor e blogueiro Léo Nogueira) disponibilizou para venda (e audição) nas plataformas digitais dois de seus cds. Entre aqui e confira

ORTINHO >>> O cantor e compositor pernambucano Ortinho lançou o single ‘Os Loucos’, parceria com o pianista Rogerio Rochlitz (veja aqui). A canção chega às plataformas digitais um ano após o álbum ‘Nas Esquinas do Coração. que tem novas parcerias com Arnaldo Antunes e participação de Otto, Junio Barreto, Pupillo e Toca Ogan

UM BANDO DE GENTE >>> Programa convida quatro poetas para conversar e dizer poemas. Quinta, às 20h, e domingo, às 18h, na página de Ricardo Silvestrin, no Facebook e no YouTube (se inscreva no canal). O apresentador, que além de poeta é músico, acaba de lançar o clipe ‘Atenção, Senhores Passageiros

ZÉ DE RIBA >>> O cantor e compositor (acima, no vídeo de ‘Cabra Trabalhador‘) tem postado seus contos no canal Rubilica: três da minissérie ‘A Cerca’ e alguns abordando o isolamento social na pandemia, entre outros temas. Entre lá e confira tudo

NA PRATELEIRA >>> Saiu o terceiro episódio, com performance poética e musical da banda Macaco Fantasma, além de bate-papo com os integrantes (veja também os outros dois, com Dharma Samu e Lews Barbosa. Produzida pelo Selo Eskambo a série promove apresentações ao vivo e entrevistas com cantores e bandas alternativas. O coletivo está em campanha pelos ‘likes’ do público. Portanto, inscreva-se no canal

QUARENTENA DA KIKI >>> A atriz e escritora Janaina Sant´Ana está produzindo uma série de vídeos abordando a rotina na quarentena. Ela (que escreveu e dirige) interpreta Kiki, divertida personagem que desnuda preconceitos, dúvidas e a pouca informação das pessoas ao comentar as questões polêmicas do momento. O poeta Cesar Augusto de Carvalho colabora na edição e faz o papel de Marco, marido de Kiki. Inscreva-se no canal do Youtube e acompanhe os episódios

SEXTA A DOMINGO – SATYROS >>> Espetáculo digital ‘A Arte de Encarar o Medo’ é inspirado nas vivências sob a pandemia. A companhia “mergulha na investigação de novas linguagens, explorando a interação através das janelas virtuais, da iluminação e da movimentação da câmera”

ÀS QUARTAS – 11h … Marcelo Nocelli no Rádio … Editor da Reformatório apresenta programa sobre literatura na Rádio Brasil Atual (FM 98,9). Na pauta, livros brasileiros contemporâneos (resenhas e dicas), além de eventos e lançamentos. Se você perder a transmissão ao vivo, saiba que o escritor sempre disponibiliza o áudio do programa em sua página no Facebook

A VOZ DA POESIA E A POESIA DA VOZ >>> O poeta Ademir Assunção e a cantora Jordanna Souza produziram um pocket-show online, cada um em sua casa, disponível no site sob uma colaboração de R$30, realizada pelo sistema Pagseguro

TRILHAS >>> O produtor musical Felipe Zangrandi vem postando na net uma série de programas denominada Trilhas. No vídeo acima, um papo com Tony Pent, que foi o vocalista dos The Jungles

A DONA DO ESCULACHO >>> Para aproveitar o tempo na quarentena, o produtor cultural e multiartista Rafael Nestardo criou a desbocada personagem Maria da Treta, uma apresentadora que dá ‘receitas’ para combater o coronavirus (e a inação do despresidente Bolsonaro). Nesta semana saiu, ‘Pavê da Vergonha‘, o terceiro e mais divertido episódio da série. Inscreva-se aqui para assistir a esse e outros trabalhos do artista

LIBERTO TRINDADE CONVIDA >>> O espaço cultural CasIleOca (à rua Perpétuo Junior, 178, em Santana) administrado por Liberto Trindade (filho do poeta e ativista Solano), além dos programas de rádio e encontros literários que promove, possui um belo acervo de livros, funcionando como sebo, aos domingos. Após o isolamento, o salão da sede poderá ser alugado para pocket-shows, lançamento de livros ou outros pequenos eventos (reservas pelo telefone 2950-4666)

ATELIER TRAVESSIA >>> O belo e aconchegante espaço cultural administrado pelo multiartista Ca Cau (na rua Minas Gerais, 201) está postando depoimentos de músicos, poetas e performers que por lá se apresentaram. No meu vídeo, eu, Arnaldo Afonso, falei dos shows que participei ao lado de Helen Torres, Betto Ponciano e Sidney Kitagawa, além de citar alguns a que assisti, como os de Bruna Moraes, Conrado Pera, Thiago K e John Mueller, entre outros. Espero, em breve, voltar a curtir o local e reencontrar os amigos queridos. Valeu, pessoal!

 

… … …

LIVROS & AFINS

… … …

PODCAST >>> Olga Ribeiro Defavari apresenta (com André Castro) um programa diário de leitura de poesia onde lê textos, comenta sobre a história dos artistas e divulga lançamento de livros. Inscreva-se gratuitamente e ouça os vários podcasts postados no Spotify (aqui a lista completa). No de número 60 (no link, acima) conheça um pouco sobre o poeta Paulo Dantas

EDITORAS >>> Durante a quarentena, todos os livros das editoras Patuá e Reformatório, administradas por Eduardo Lacerda e Marcelo Nocelli, respectivamente, estarão com frete gratuito para todo país. Com os lançamentos físicos cancelados, as pequenas editoras precisam muito do apoio dos leitores. Clique para saber mais 

ESCRITORAS NEGRAS >>> Está disponível na net o levantamento ‘+ de 100 autoras pretas & brasileiras‘ feito pela jornalista e produtora cultural Jéssica Balbino, ao lado de Ketty Valencio, da Livraria Africanidades, com a colaboração da poeta Mel Duarte. Segundo elas, a iniciativa não tem a pretensão de esgotar nem definir a quantidade de autoras, por isso elas deixaram em aberto um link com formulário de automapeamento, para as autoras pretas que quiserem figurar na lista poderem se incluir (ou retificar informações que não sejam precisas). Clique no link e saiba mais

ENTRE / VISTAS >>> O poeta, performer e ativista cultural Artur Gomes tem realizado entrevistas com escritores e produtores culturais. Clique e acompanhe suas conversas com o poeta Rubens Jardimcom o escritor Luis Mendes e com a poeta Nic Cardeal 

REVISTA SER MULHERARTE … Revista publicada pela escritora Chris Herrmann recebeu o prêmio ‘Excelência e Qualidade – Brasil 2020’ outorgado pela Associação Brasileira de Liderança. Acompanhe os poemas, entrevistas, podcasts e o movimento criado pelo coletivo Ser MulherArte, que lançou a antologia ‘Porque somos mulheres’. Chris também anuncia, para o dia 23 de julho, às 16h, o lançamento virtual de Entre Amoras e Amores, livro com 50 minicontos com toques de humor

RENATO DE MATOS MOTTA >>> Escritor gaúcho faz lançamento virtual do livro ‘Pretos de Peleia‘, onde, através da poesia, aborda as lutas dos negros no Rio Grande do Sul (clique para saber mais e adquirir o livro)

REVISTA FIRMINAS >>> A revista eletrônica (coordenada por Luciana Diogo) é um projeto suplementar ao Portal Memorial de Maria Firmina dos Reis e visa privilegiar a produção de intelectuais negras das diversas regiões do país, divulgando sua produção literária e procurando se alinhar ao pensamento do feminismo negro

RUBENS JARDIM E ‘AS MULHERES POETAS’ >>> Os três volumes de ‘As Mulheres Poetas na Literatura Brasileira’, brilhante trabalho de pesquisa e resgate da poesia feminina nacional realizado durante seis anos por Rubens Jardim, já estão disponíveis na net (acesse aqui)

TAVINHO PAES >>> O multiartista carioca Tavinho Paes acaba de lançar mais um de seus livros onde mistura poesia, filosofia, crítica de costumes e comentários sobre música, comportamento e política, tudo com muito humor, ironia e informação. As 48 páginas de ‘WI-FI (o tempo real)‘ dão continuidade ao seu trabalho anterior, ‘ON LINE – the setlist‘ (89 páginas e 200 links para seguir). Os dois livros podem ser adquiridos, juntos, em oferta especial (entre em contato pelo inbox)

O REINO >>> Livro do jornalista Gilberto Nascimento trata do nascimento e crescimento da Igreja Universal. O escritor e jornalista João Caetano do Nascimento comenta: ‘Gilberto brinda-nos com uma baita reportagem que nos ajuda a entender o Brasil atual, com suas contradições e suas tragédias, algumas tão burlescas que beiram ao terror’

 

… … …

MARIELLE PRESENTE

… … …

No dia 14 de março de 2018 a vereadora Marielle Franco, de 37 anos, foi assassinada no bairro da Lapa, no Rio. Ela era relatora da Comissão dos Direitos Humanos que acompanhava a intervenção militar no RJ. Havia feito denúncia contra abusos policiais e após voltar de um evento com jovens negras, foi baleada. Anderson Gomes, motorista do carro em que ela estava, também foi executado. Desde então, protestos contra o bárbaro crime se repetem em várias cidades brasileiras. Marielle lutava por justiça, inclusão e igualdade de direitos. Defendia as causas que todos nós, artistas e coletivos dos saraus, também defendemos. Dois anos depois, este blog continua aguardando o esclarecimento do caso e a punição dos assassinos e mandantes. As balas que a mataram atingem a todos nós. Não podemos nos calar. Até quando vou ficar semanalmente repetindo esse texto aqui? Será que vai ficar por isso mesmo? Por que a resposta não vem? Quem matou (e quem mandou matar) Marielle?
DOIS ANOS DE IMPUNIDADE >>> Eu repito esse texto há mais de dois anos. E vou continuar repetindo enquanto este blog existir. É meu compromisso em defesa da democracia e da liberdade, ambas ameaçadas pela impunidade de assassinos ou pela omissão das autoridades. Se temos dois suspeitos presos (a quem ninguém entrevistou, confrontou, nem perguntou os motivos do crime) ainda falta saber quem mandou matar Marielle. Mais de dois anos depois, Marielle continua sendo baleada, morrendo todas as noites e renascendo a cada manhã. Porque pessoas íntegras como ela não morrem jamais. Se eternizam e viram exemplo de luta. Nós, brasileiros democratas, estamos aqui, de braços dados com Marielle, esperando que a justiça seja feita. Os assassinos talvez tenham a proteção momentânea de organizações ou de eventuais autoridades fascistas. E podem ameaçar Freixo, Marcia Tiburi e Jean Wyllis, ou mirar e atirar em nossas altivas cabeças. E até nos matar, um a um (‘matar uns 30 mil’, como disse o atual presidente durante sua campanha, sem ser punido nem ter sua candidatura impugnada). Só não poderão evitar que Marielle renasça mais forte, todos os dias, no corpo e na mente de cada menina guerreira da cidade do Rio de Janeiro. Marielle presente. 

… … …

CAMPANHAS

… … …

CAMPANHA DA CHARADA >>> Gilberto Petruche, Edu Osmedio e o grupo de artistas que participa das atividades culturais do VideoClube Charada bolaram um jeito pra amenizar as dificuldades financeiras durante a pandemia e conseguir levantar o dinheiro do aluguel: os frequentadores devem colaborar com a campanha (lançada no Abacashi) ‘adiantando’ o pagamento da cerveja que tomarão quando voltar a concorrida festa ‘A Idade da Terra em Transe‘, promovida mensalmente no local, com apresentações de 5 bandas (os shows começam as 17h e vão até meia-noite). Boa ideia, hein? Entra lá e colabore

TAPERA TAPERÁ >>> A Tapera Taperá é um misto de biblioteca, livraria, bar e espaço cultural. Atualmente está compartilhando em sua página do Facebook trechos de debates e palestras que realizou. A venda de livros durante os lançamentos é sua principal fonte de renda, comprometida com a atual crise. Para a manutenção das atividades, pede que o público se associe a ela, contribuindo com qualquer valor.
Sediada na Galeria Metrópole (av. São Luís, 187) a Tapera é um experimento político-cultural, sem fins lucrativos. De sua equipe guerreira, fazem parte: Antonio Freitas (idealizador e organizador), Manuela D’Albertas (cursos), Marcelo Finateli (livraria) e Michele Vasconcelos (biblioteca e administração). Colabore e saiba mais aqui

CAMPANHA NO ‘GRAJAÚ’ >>> Com o desmonte de políticas públicas que assolou a sociedade brasileira, a partir de 2016, e cujo impacto foi sentido duramente nas regiões periféricas de SP, profissionais dos serviços de assistência social, educação, cultura, saúde e coletivos do território do Grajaú iniciaram um movimento de valorização e de fortalecimento em rede de suas ações, tendo os direitos humanos como ponto principal. Essa é a origem do ‘Grajaú Faz Assim’, que visa defender os serviços públicos como direito social, realizando reuniões mensais em escolas, CCM, CIEE e outros espaços da região. Na pandemia, foi criado o movimento ‘Solidariedade em Tempos de Coronavírus’ para arrecadar itens básicos de alimentação, higiene e limpeza para os mais vulneráveis do Grajaú e região. Saiba mais e colabore, aqui 

INSTITUTO JUCA DE CULTURA >>> O IJC, acolhedora casa de cultura administrada pelo poeta Paulo Nunes (no vídeo uma linda performance de Consuelo de Paula em homenagem a João Bá), lança sua Campanha do Fundo Solidário Permanente para poder superar este período de crise com a pandemia. O fundo visa ajudar artistas ligados ao Juca e que estejam em situação mais vulnerável. Um coletivo determina de que forma e a quem o dinheiro arrecadado será distribuído, com subsequentes prestações de contas (o mapeamento de artistas mais necessitados já está sendo realizado). Clique aqui para saber mais e colaborar

FOCUS: CAMPANHA DE FINANCIAMENTO >>> A Focus Cia de Dança, premiada companhia carioca dirigida pelo coreógrafo Alex Neoral, está em campanha de financiamento para montagem de novo espetáculo, manutenção da equipe e viabilização de diversos projetos. Clique para saber mais sobre a campanha e as recompensas

INSCREVA-SE >>> Artistas alternativos que possuem contas no YouTube estão em campanha para alcançar a quantidade de 1000 inscritos, número a partir do qual, dizem, o YouTube passa a pagar pelas visualizações. Além do apoio de admiradores, a ideia é que cada artista se inscreva no canal do outro, e que este retribua, provocando um efeito cascata. Segue uma relação com alguns dos que já estão em campanha:

Marco Vilane … Adolar Marin … Sonekka Osmar Lazarini … Márcio Lugó … Cassia Maria … Daniel Medina … Fabio Nunez … Jordanna Souza … Lia Cordoni … Lika Rosa … CIA Bueiro Aberto … MC Crespo – Casa Di Caboclo … Indiara Ayokunle … Gabriel De Almeida Prado … Kleber Albuquerque … TV Arte Multicultural – Nicanor Jacinto da Silva … As Clarianas … Camila Brasil … James Bantu … Yzalú Oficiall … Lentes Periféricas … Barbara Beats … Marcy Santos … Ligia Regina & Eder Lima … Élio Camalle … Carlos Galdino … Robson Miguez … Sebah de Assis … Marcos Munrimbau … Sabrina Carvalho

NO FACEBOOK >>> Vários artistas do circuito alternativo têm postado no Facebook informações sobre shows, ensaios e aulas online, cursos e campanhas, poemas e músicas. Eis alguns deles (clique e visite suas páginas): Ricardo Kelmer … Teju Franco … Aloha …  Adolar Marin …  Graziela Medori & Alexandre Vianna …  Rubens Jardim …  Aldeia Satélite …  Jeanne Darwich …  Paulo Miranda, …  Focus Cia de Dança … Claire … Vanessa Bumagny …  Victor Mendes Santos … Socorro Lira …  Luis Mendes …  Poesia Primata … Tato Fischer …  Rosinha Morais …  Paula Valéria Andrade … Tavinho Paes … Léo Nogueira … Zé Manoel …  Zé Marcio KaipiraUrbano … Issoo … André Raimundo dos Santos …  Galba … Deh Oliveira … Carolina de Sá … Rafael Luz … Vladinsky & Cordeirovich

 

… … …

AGENDÃO >>> Fique ligado em minha página no Facebook, onde divulgo, diariamente, as lives e textos deste blog, além de outras inserções. E, anote: toda quinta-feira tem post novo. Até lá!

… … …

.