PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Produção artística que vive à margem da indústria cultural

Tem sarau com Mar Becker, live com Marise Manoel, expo do Angeli, show de Edvaldo Santana, peça da CTI Teatro Baile, a Mostra Expressões da Leste e o festão do Clube Caiubi

Por Arnaldo Afonso
Atualização:
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

.

CAIUBI, 20 >>> Foi bonita a festa, pá, fiquei contente... Na segunda-feira passada estive no revisto e ampliado bar do Julinho Clube e me deleitei com as canções desses grandes artistas que fundaram o Clube Caiubi de Compositores, há vinte anos. Que lindo rever amigos e parceiros de longa data se abraçando e cantando junto. Tantas águas já rolaram, entre brigas e lágrimas, noitadas boas e partidas doídas. Tavito e Zé Rodrix foram lembrados e reverenciados. Entre sorrisos e cantorias, as tretas foram deixadas de lado e a música, razão de estarem juntos desde o começo, os uniu mais uma vez. Vlado Lima, Álvaro Cueva, Rica Soares, Max Gonzaga, Fernando Cavallieri, Élio Camalle, Bráu Mendonça, Teju Franco, Tato Fischer, Lia Cordoni, Jairo Cechin, O Zi, Augusto Teixeira e tantos outros... Que privilégio estar ali, conhecê-los, ouvi-los, abraçá-los e ainda participar do show. Admiro vocês, meus queridos e inspirados amigos. Obrigado pela estrada encantada que vocês abriram, com transpiração e talento, na obscura mata fechada em que a mpb atual foi confinada. Em minha página no Facebook, procurei registrar ao menos um vídeo de cada artista que se apresentou. Peço perdão por ter perdido alguns, no início da noite. Mas todos os que estiveram lá, e cada um dos escreveram um pedaço dessa bela história, merecem muitos e vigorosos aplausos.

.

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

.

PUBLICIDADE

As fotos foram tiradas por Raquel Martins e Walter Zanatta, artistas amigos a quem agradeço.

.

>>> LÉO NOGUEIRA >>> Além de grande letrista e parceiro de vários músicos do Clube Caiubi, Léo participou da noitada lançando dois livros. O seu 'Dia de São Nunca', e 'Correntes Invisíveis', este escrito a 4 mãos com Sander Mecca. Para saber mais e adquiri-los, mande mensagem por inbox.

.

 Foto: Estadão

.

 Foto: Estadão

. Sábado - 24 de setembro - 19h ...  Léo Nogueira lança seus livros no Max Sarau, em São José dos Campos. Com pocket-show de Aline Rissuto.

Inscreva-se

Publicidade

.

.

ARTISTAS COM JULIANA CARDOSO >>> Ainda no sábado fui ao Teatro Heleny Guariba e participei do encontro de coletivos culturais com a candidata a deputada federal Juliana Cardoso, em quem votarei. Foi uma festa bonita, com muita música, dança, discursos e bate-papos. Nos últimos anos, Juliana tem estado sempre presente nos saraus e debates, principalmente na ZL, ouvindo as reivindicações dos artistas e produtores, participando ativamente de nossas lutas.

.

.

.. ... ...

MOVIMENTO ANTIFASCISTAEM CAMPANHA PRÓ-LULA

... ... ...

.

'L', SIM! >>> No vídeo, acima, grupo de artistas transforma a 'arminha' do fascista e miliciano Bolsonaro no 'L' de Lula. Vira a mão e vira o voto. É a volta de um Brasil com políticas de inclusão, esperança e humanismo.

Publicidade

.

TEM QUE SER NO PRIMEIRO TURNO >>> É muito importante que as forças antifascistas vençam, de goleada, no primeiro turno. Só esse respaldo das urnas pode dar às combalidas instituições democráticas a força necessária para mandar os cães fascistas de volta aos fétidos porões de onde nunca deveriam ter saído.

E tá mais do que na cara pra qualquer um que tenha ao menos dois neurônios, que votar na 'terceira via', seja em Ciro ou Tebet, é levar Bolsonaro ao segundo turno. Se você é antifascista, vote logo em Lula pra definir no primeiro turno. No segundo, o chamado 'centro' tende a ir pra direita e aí... tudo pode acontecer.

.

 Foto: Estadão

PRA CEGO VER >>> Acompanha o post uma foto do blogueiro e artista Arnaldo Afonso sorrindo e fazendo uma letra L com os dedos polegar e indicador. Ele está pensando: 'é preciso eleger Lula já no primeiro turno e tirar todo e qualquer argumento dos fascistas. E mandá-los de volta aos porões, ou às prisões, pelos crimes que cometeram nesses 4 anos de des-governo Bolsonaro'.

.

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

Domingo - 25 de setembro - das 11h às 16h >>> Ocupação 'A Cultura Abraça a Esperança', na av. Paulista, com a presença de Haddad e Juliana Cardoso. Programação com variadas apresentações artísticas entre o Masp e a rua Augusta. O blogueiro e cantor Arnaldo Afonso estará presente, ao lado da tchurma do Sarau do Bar do Frango, interpretando Belchior e canções autorais

.

 Foto: Estadão

Domingo - 25 de setembro - das 16h às 22h >>> No quintal do Bar do Frango acontece o 'Encontro Mulheres', com a Feira das Empreendedoras e a roda de conversa sobre autocuidado, práticas restaurativas e saúde da mulher

Publicidade

.

 Foto: Estadão

>>> A partir das 19h30, Sarau do Bar do Frango, que acontece tradicionalmente sempre no último domingo de cada mês. Com palco aberto para músicos e poetas. Este blogueiro e cantor sai da Paulista e vai à ZL participar. Na av. São Lucas, 479

.

Segunda - 26 de setembro - das 16h às 18h >>> Encontro de diversos coletivos de artistas e representantes de entidades culturais com Lula, no Anhembi. Com festa, discurso e cantoria. Este blogueiro e artista estará lá, com a camiseta vermelha do Sarau da Maria.

.

 Foto: Estadão

NÃO VOTE NO CENTRÃO >>> Este mui pertinente cartaz tem circulado pelas redes sociais alertando ao eleitor menos informado, que se perde em meio aos discursos enganosos da propaganda eleitoral. Tem partido velho se dizendo novo. Tem gente retrógrada se dizendo progressista. Tem mulher conservadora se dizendo feminista. Tem gente mentirosa demais... Fique ligado: esses partidos estão repletos de candidatos sem representatividade, sem ligação alguma com as comunidades e movimentos que dizem defender. Na hora agá, eles defendem apenas os próprios interesses, se aliando ao lobby das grandes empresas. Portanto, não vote neles, não.

.

.

HINO AO INOMINÁVEL >>> Mais uma letra incrível dele: Carlos Rennó é um dos melhores letristas da música brasileira da atualidade. Tem parcerias com Pedro Luís, Lokua Kanza, Chico César, Paulinho Moska, Zé Miguel Wisnik, João Bosco, Gilberto Gil e Rita Lee, entre muitos outros. Lançou em 2018 o álbum 'Poesia - Canções de Carlos Rennó' (Selo Sesc), com 16 faixas interpretadas por vários parceiros, e o livro 'Canções' (Perspectiva), uma antologia de suas letras com apresentação de José Miguel Wisnik, Antonio Cicero e Marcelo Tápia. Deste 'hino' antifascista, com música de Chico Brown e Pedro Luís, participam 30 intérpretes. Entre eles, Wagner Moura, Bruno Gagliasso, Lenine, Zélia Duncan, Chico César, Paulinho Moska, Marina Lima e Mônica Salmaso.

...

Publicidade

 Foto: Estadão

Domingo - 25 de setembro - a partir das 15h ... 'Sarau da Flor - Vermelho' reúne diversos artistas no Bar Relento, em Salvador, tendo como tema a luta contra o fascismo, a defesa da democracia e a eleição de Lula. Presença, entre outros, de Chá Rize, Esther Alcântara, Tom Kbélo e Nanotrio

...

 Foto: Estadão

Sábado e domingo - 24 e 25 de setembro ... 187 Blocos de Carnaval confirmaram que vão às ruas neste final de semana em apoio à candidatura do ex-presidente Lula e contra o fascismo vigente no país. Aqui em São Paulo, entre eles, estão o Jegue Elétrico, com Emerson Boy, o Vai Quem Qué, o Macaco Cansado e o Bloco do Amor, que sairão do Largo da Batata a partir das 15h.

>>> NA ZONA NORTE >>> Entre os blocos organizados na ZN, o 'Santana Descendo a Ladeira' marcou concentração na av. Paulista. O 'Bloco Socialista', da Brasilândia, se concentra no Bixiga e sai em cortejo para a Paulista, a partir das 10h

.

.

... ... ...

Publicidade

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

... ... ...

IMPORTANTE >>> Leia e compartilhe os posts do blog no Facebook e a divulgação dos eventos. Fortaleça a cena dos artistas alternativos. Curta suas páginas, vá aos seus shows, prestigie suas lives. Defender a diversidade, inclusive nas artes, é lutar pela defesa da democracia.

...

 Foto: Estadão

.

Terça - 27 de setembro - 19h30 ... Mar Becker, jovem poeta gaúcha, é a homenageada do Sarau Gente de Palavra, organizado e apresentado por Rubens Jardim e Cesar Augusto de Carvalho. Na Patuscada, à rua Luiz Murat, 40, na Vila Madalena.

Publicidade

Escritores e poetas de várias gerações estarão lá pra ler os textos dessa grande autora. Este blogueiro é um deles. Fiquei maravilhado e comovido com seus poemas. Após ler vários deles, na internet, escrevi:

...

nos versos de Mar seu corpo vagana areia arrebentasinto o que ela intui e estudasua respiração ofeganteo pulso impulsivo do mistério femininoe o vento soprando mansosobre o útero complexo das coisas

a reflexão tensaentra pra dentro repensa

porque os ventos mudamde intensidade num sopro

Publicidade

num átimo denso de silêncios

o clarão de uma palavrainaugura

algo

um pensamento que quase.

feito ondaela falece e floresceela floresce e faleceela falecflorec elfalflo ffffff

Publicidade

a poesia de Mar mergulhae flutua

respira respira respira

lírica iramulher

e voa

também poderia se chamarAr

.

 Foto: Estadão

.

MAR BECKER >>> Marceli Andresa Becker, gaúcha de Passo Fundo, mora atualmente em SP. Publicou 'A mulher submersa', seu primeiro livro (poesia), em maio de 2020, pela Editora Urutau (adquira aqui). Por ele, em 2021, recebeu o Prêmio Minuano, concedido pelo Estado do RS e foi finalista do Prêmio Jabuti.

Publicou duas plaquetes: pelo Centro Cultural São Paulo, Coleção Poesia Viva (2013); e pela Editora Quelônio, Coleção Vozes Versos (2017). Edita a revista eletrônica Mallarmargens e publica seus textos no blog 'De ter de onde se ir'.

Seus poemas são tão bons e a alta qualidade de sua escrita é tão linear que eu penei para escolher apenas dois ou três textos para colocar aqui.

Clique e confira esses, em construção, dedicados a Ingrid Morandian, Lisa Alves, Adriane Garcia e outras grandes escritoras contemporâneas que a inspiram. São simplesmente maravilhosos e, quando publicados, sem dúvida lhe renderão sonoras palmas, muitos prêmios e merecidos elogios .

 Foto: Estadão

.

TRECHOS, ESTROFES E UM VÍDEOCOM POEMAS DE MAR BECKER

.

mesmo antes de se materializar como livro, o livro estava vivo em alguma praia qualquer do mundo em algum verão. o livro estava vivo, escrito a dedo na areia as palavras, durando então não mais que cinco, seis segundos o tempo de o mar refluir e apagá-las

.

NUM FIO

I

não importa o que eu diga das tuas mãos

só posso amá-las como amo pelo que não sei dizer

amo tuas mãos ali onde elas calam

no silêncio que guardam, intacto como o nome de um pássaro não catalogado

.

À BEIRA

poderia dizer que amo teu nome à boca

poderia me lembrar das vezes em que chega a manhã e eu faço dele a primeira palavra tocada

mas não. o que digo é que o amor põe tudo a nascer frágil

que não raro estou cercada de cuidados

que há manhãs em que me vejo à beira do teu nome

e não sou capaz de feri-lo com a voz

.

.

III

enquanto durmo, minha avó maria manoela regressa

deixa a porta entreaberta, para dar passagem a um cortejo de pássaros que vem logo atrás, acompanhando-a pelo corredor

assim que encontram meu quarto, ela se detém, à soleira

e eles seguem; então se aproximam e pousam e arrancam a bicadas meus pelos do sexo, do pomo

(voarão para longe amanhã e com meus pelos erguerão seus ninhos)

.

DAS IRMÃS - VIII

lounge, lira. fertilização ao modo psytrance. minhas irmãs se dopam com as três partes do segredo de fátima e gargalham.

um abutre vesgo enrodilha as pick-ups. aqui estão mãe, filha e neta. a primeira escorre na segunda, que escorre na terceira. suas palavras datam de milhares de gerações.

não se sabe exatamente quantas há. você vê larvas de procedência rara saindo do umbigo do poema. lounge, lira, três vezes autópsia,

psy, psy, psycadáver de fátima.

litros de loção e cera depilatória descem pelas ruas de ibiza. elas se ajoelham e oram.

.

o meu amor não sabe se disser o nome de uma mulher, dirá o nome de todas

somos em certo sentido indeléveis como ar. somos todas marias linhas de sombra e luz, fina fenda

somos um pássaro e há um mundo inteiro suspenso nos fios de nossa respiração

.

.

 Foto: Estadão

Sexta a domingo - 23 a 25 de setembro - às 20h (sex e sáb) e 18h (dom) ... Estreia de 'É Tempo de Festa pras Bandas do Coração de Nossa Senhora', espetáculo da CTI - Teatro Baile. Três personagens da cultura popular recebem uma encomenda para preparar a festa de coroação de Nossa Senhora. Enfrentando a realidade de um Brasil sem coração, os três buscam sobreviver e realizar o festejo.

Dramaturgia e direção de Edu Brisa. No elenco, Cris Camilo, Harry de Castro e Gustavo Guimarães, além dos músicos Bia Nascimento, Cristiano Ferraz e Fefê Camilo.

De sexta a domingo até 29 de outubro, exceto no dia 2 de outubro, devido à eleição. Na Sede da CTI, à rua Oti, 212, perto do metrô Vila Ré. Entrada franca

...

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

3ª MOSTRA CULTURAL EXPRESSÕES DA LESTE >>> Mostra acontece de 25 de setembro a 23 de outubro, em teatros e centros culturais da ZL, reunindo artistas, grupos e coletivos da região. Na abertura, show de Xiz. Na programação, peças, shows, performances e rodas de conversa, tudo com entrada franca. Participam, entre outros, grupos como Zózima Trupe, Pombas Urbanas, Buraco D'Oráculo, Cia Veneno do Teatro, Cia do Caminho Velho, CTI, Sarau das Pretas Peri e Slam da Guilhermina. Saiba mais:

...

 Foto: Estadão

Segunda - 26 de setembro - 20h ... Hamilton Faria e Cesar Augusto de Carvalho organizam e apresentam o Canal do Poetariado, programa de bate-papo literário transmitido ao vivo no Facebook e no Youtube.

Acesse e acompanhe todas as entrevistas.

Nesta edição, a convidada é Marise Manoel. Autora de vários livros, participou da Antologia da Nova Brasileira organizada por Olga Savary, e lançou, recentemente, 'Mundéus'. Na live, participação do escritor e professor Paulo Venturelli. Aqui, trechos de dois poemas dela:

.

Dez vezes o verãoe nada suspeitariammeu coração jamais no outrose deita quando o meio-diaNunca posto o seu no outropor que o meu deveria?

(Suspeita, Mundéus, 2022)

.

Estrelatenho a ímpartatuagem por mãos íntimasa que me distinguee tolheNão quero outrasenão a que puraou degradada atéa última baixezatambém euquero a estrela da manhã

(Estrela para Bandeira, do livro PerfI de Sal, 1983)

...

.

Sexta - 23 de setembro - 21h ... Cantor e compositor Edvaldo Santana faz show 'Eu Quero é Mais Humanidade', acompanhado pela banda com Luiz Waack (guitarra), Reinaldo Chulapa (baixo), Leandro Paccagnella (bateria) e Adriano Magoo (teclado e sanfona). No Sesc Belenzinho. Ingressos disponíveis no site

...

 Foto: Estadão

ATÉ 6 DE NOVEMBRO >>> Exposição 'Angeli por Nós', no Memorial da América Latina, homenageia os 50 anos de atividades do grande cartunista. Com curadoria de José Alberto Lovetro, o Jal, reúne trabalhos de 70 artistas. Entre eles, Laerte, Adão Iturrusgarai, Fernando Gonsales, Miguel Paiva, Aroeira, Baptistão, Will Sideralman e o próprio Jal.

...

 Foto: Estadão

Domingo - 25 de setembro - das 11h às 13h ... Todo Mundo Tem Que Falar. Brau Mendonça é um dos artistas que participa do encontro mensal, musical e gastronômico, em prol da cidadania. Na rua Santo Antonio, 32

...

 Foto: Estadão

Sábado - 24 de setembro - 19h30 ... A poeta Beth Brait Alvim lança o livro 'Língua Febril', no Ciranda de Poesia, em São José dos Campos. Participação do músico Zamah e de Poeta Moraes

...

 Foto: Estadão

3a FLIJ >>> Festa Literária de Jundiaí acontece até 25 de setembro com palestras, mesas temáticas, oficinas literárias, intervenções poéticas, contação de histórias, feira de livros, além de encontros com autores locais e atrações para o público infantil. Saiba mais

...

 Foto: Estadão

Sexta - 23 de setembro - 21h ... Forró com Bando de Régia, no Esquina Lab MP, à rua Conselheiro Carrão, 451, no Bixiga. Entrada franca

...

 Foto: Estadão

Sábado - 24 de setembro - 15h ... Vanessa Molnar estará batendo papo com seus leitores e autografando o livro 'A Rota dos Ratos', no estande da editora Patuá, na primeira Feira Literária de Ribeirão Pires

...

 Foto: Estadão

ATÉ 29 DE SETEMBRO >>> Em cartaz o espetáculo 'O Mundo Todo é um Abismo: Büchner em Revista - Woyzeck 1º Movimento'. De segunda a quinta, às 20h30. No Espaço Redimunho, à rua Álvaro de Carvalho, 75

...

 Foto: Estadão

Sexta - 23 de setembro - 21h ... Sabah Moraes faz show na I Bienal de Arte de Belém, no palco da Aldeia Cabana, acompanhada de banda formada por Ney Couteiro, Everton Luiz, Marco Outeiro, Elizeu Gomes, Neto Carvalho, Léo Bessa e Vicky Lobo

...

 Foto: Estadão

Terça - 27 de setembro - 20h ... Banda Gozi, formada por Gisele e Ozi Garófalo, apresenta o show 'Venha Gozar com a Gente', com participação do baixista Ayrton Muganaini e do baterista Sandrinho Silva. No Bar Brahma, à av. São João, 677. Ingressos à venda pelo zap 11993577503 ou por inbox no Facebook

...

 Foto: Estadão

ÀS SEXTAS >>> 'Papo Rock' é o programa apresentado por Arnaldo Marques que vai ao ar às sextas-feiras, às 20h, com reprise aos domingos, às 20h e às segundas-feiras, às 23h. Com transmissão pela web rádio CDR. Participe pelo zap

...

 Foto: Estadão

ÀS TERÇAS - 19h ... A Fim de Poesia, live de bate-papo literário apresentada por Noélia Ribeiro. No Instagram - @noeliaribeiropoeta

>>> No dia 27 de setembro com Bia Sábia (Bianca Rufino), Karla Sabah e Lena Fuão

...

 Foto: Estadão

CAFÉ COM MÚSICA - Dias 23, 24 e 25 de setembro  >>> Centro Cultural Fiesp abre espaço para atrações musicais, exposições de arte e peças de teatro. Entrada franca. Confira

>>> Neste fim de semana com Ella Singer Trio (sexta), Folk it All (sábado) e Didi Gomes (domingo)

...

 Foto: Estadão

Sexta - 23 de setembro - 21h30 ... Dramaturgos leem seus textos no Garganta Bar, à rua Dr. Cesário Mota Junior, 277, sobreloja

...

 Foto: Estadão

Sábado - 24 de setembro - das 12h às 18h ... Encontro de poetas e escritores com organização de Eduardo Lacerda, da Editora Patuá. Nas salas de atividades 5 e 6 do Sesc Campinas. Com autores de Campinas e São Paulo lendo poemas, lançando livros e batendo papo sobre literatura, além de sorteios. Presença, entre outros, de Lilian Aquino, Lia D'Assis e Ricardo Escudero

.

.

.. ... ...

SEÇÃO 'TODA SEXTA, UMA NOVA CANÇÃO'

... ... ...

Após doze edições semanais consecutivas, a seção criada para tirar o pó das minhas composições engavetadas gerou material suficiente para o lançamento de um disco. Como nunca tinha lançado nenhum, batizei esse conjunto de canções de 'Um Dia Feliz - Meu Primeiro LP'. Sim, é um álbum fake. Como o meu sonho de menino era lançar um LP, então, brinquei de lançar um, artesanal, vendas diretamente com o autor. Não tem no Spotify. Edição numerada e limitadíssima (quantitativa e qualitativamente, dizem as más línguas). Mais 12 edições se passaram e, veio à luz o segundo LP, 'Barbárie Moderna'. Eis aqui as capas e todos os links dos vídeos de cada faixa dos dois discos. Acesse, curta a página e leia  as letras.

.

 Foto: Estadão

UM DIA FELIZ - Meu primeiro LP - Arnaldo Afonso >>> Lado A ... 1 - Um Dia Feliz ... 2 - Só Teu ... 3 -  Visita Íntima ... 4 - Hey, Girl ... 5 - O Poema Gráfico ... 6 - Oh, John / Imagine ... Lado B ... 1 -Tom Jobim No Telhado ... 2 - E Se De Repente ... 3 - Coisas do Amor ... 4 - Desvario ... 5 - Valsa Desamorosa ... 6 - Sem Disfarce

.

 Foto: Estadão

BARBÁRIE MODERNA - Meu segundo LP - Arnaldo Afonso >>> Lado A ... 1 - Barbárie Moderna ... 2 - Vila Maria & Adjacências de Mim ... 3 - Talvez ... 4 - Coração Jazz ... 5 - Estrelas Passam Tão Longe ... 6 - Bichos Urbanos ... Lado B ... 1 - Cegueira de Amar ... 2 - Nem Vem! ... 3 - A Pedra Tupi ... 4 - O Bilhete ... 5 - Faça Chuva, Faça Sol ... 6 - Partido

.

NÓS NUNCA SEREMOS O MEDO DE SER - Meu terceiro LP - Arnaldo Afonso >>> Na semana passada dei início a postagem das 12 canções do meu terceiro LP, 'Nós Nunca Seremos o Medo de Ser'. A faixa 1 do Lado A, 'O Homem  com um Buraco no Peito', abordou a dor de quem perdeu uma pessoa querida de forma súbita, situação para a qual não há consolo nem tempo que resigne. Na faixa 2, apresentei a toada 'Da Alma, das Canções', com letra de imagens fragmentadas, que compus após conversas e reflexões sobre a aceitação da finitude e a história que vamos escrevendo enquanto vivemos.

Nesta edição trago a faixa 3, '

História

', escrita ao estilo das fábulas, em que o personagem deixa claro que, para a construção de um mundo melhor, onde ele mesmo decida seu destino, é muito importante ser solidário, ter amor no coração, nunca perder a ousadia, ter força e esperança para suportar e superar a maldade, o medo e a solidão. Participar do processo político, coletivamente, para ser o agente transformador capaz de escrever a própria história, com beleza e poesia. Ou, ao menos, passar essa mensagem aos que virão. .

.

HISTÓRIA (de Arnaldo Afonso)

. Diz que a verdade escondida vira arma e de tão segredada cresce tanto que delata e dispara contra quem a guarda . Era uma vez uma história que começa assim com alguém contando uma história para mim era uma vez a voz que fez a história se tornar canção . Me contou que tem na mão todo mundão de Deus até mesmo o chão que Deus nem talvez pôs os pés Disse que Deus era dos seus mas diz que depois deu pra trás . Diz que a pessoa que se viu no seu caminho só sabe que mesmo os solitários trazem multidões em si E que há um sol nos corações mas só os solidários poderão sentir . uh... uh... . Disse que já teve o poder mas preferiu doar que o amor às vezes dói mas é a dor melhor que há e que o prazer de dividir faz mais feliz do que acumular . Diz que a esperança faz o homem rejuvenescer e quem dá a vida por um sonho nunca vai morrer a morte é um risco que só corre quem não tem coragem de viver . E se uma força impõe ao homem medo e solidão o homem que não se torna vil como a força em questão se faz homem tão sensível que é possível uma revolução . uh... uh... . Era uma vez uma história que começa assim com alguém contando uma história para mim era uma vez a voz que fez a história se tornar canção . .

... ... ...

LIVROS

... ... ...

Livro falado alado pesado prensado musicado. Livre leve levado achado roubado perdido. Livro livre lindo relido. Livro é bicho vivo. Eis aqui mais uma lista de livros de autores do circuito alternativo. O blog sempre dá alguns registros (não necessariamente de lançamentos). Confira:

...

 Foto: Estadão

13 LIVROS VERMELHOS >>>

Este blogueiro também participou da corrente que tomou conta das redes sociais. Meus 13 livros de capa vermelha têm autores famosos como Fernando Pessoa, Vinicius de Moraes e Marcia Tiburi, mas dez deles são da seara alternativa: Ricardo Kelmer, Ligia Regina Lima, Diana Junkes, Djami Sezostre, Tom Kbélo, Paula Valéria Andrade, Divina de Jesus Scarpim, Elcio Fonseca, Abel Coelho e Lúcia Santos. Achei divertido acompanhar os títulos escolhidos pelos amigos internautas, além de observar a variedade de temas e estilos literários, e a disposição criativa que as fotos apresentaram. Eu curti de montão. Clique nos links e confira você mesmo, leitor...

#13livrosvermelhos

...

#desafio13livros

...

 Foto: Estadão

Como o dito se relaciona com o não ditoComo o bendito se relaciona com o malditoComo o maldito se relaciona com o Dito CujoBakhtinNem penseSai de mimSai desse corpo que ele não te pertence

.

ANDRI CARVÃO >>> Autor de 'Um sol para cada montanha', 'Poemas do golpe' e 'Dança do fogo dança da chuva', lançou 'O mundo gira até ficar jiraiya', pela editora Urutau. O livro, de poemas satíricos, se divide em duas partes: na primeira, textos sobre o cotidiano em linguagem repleta de gírias e chistes; na segunda, denominada 'Clube de Poesia da 5° Série', um menino poeta de 11 anos descreve suas estripulias sem meias palavras. Adquira

...

 Foto: Estadão

NOIA - Vlado Lima >>> Editora Patuá lança no dia 1 de outubro, às 17h, o quarto livro de Vlado, com 97 poemas escritos durante a pandemia. Com arte de capa por Emerson Ferreira, revisão de Léo Nogueira, orelha por Marcelo Nocelli, prefácio de Betty Vidigal, posfácio de Celso de Alencar e

vídeo de divulgação

feito pelo jovem Lucas, filho do autor. O livro já está em pré-venda

aqui

.

>>> MAIS VLADO >>> O poeta e agitador cultural já publicou 'Sabe de Nada, Inocente!', 'Como Suportar Jabs no Baço e Encarar Nocautes' e 'Pop Para-Choque', além de criar e apresentar o Sarau Sopa de Letrinhas, há duas décadas. Vlado, também cantor e compositor, é um dos fundadores do famoso Clube Caiubi

...

BETH BRAIT ALVIM >>> Poeta e atriz lançou 'Língua Febril', pela editora Penalux. A edição bilíngue comemora os 70 anos da multiartista.  O livro já está em pré-venda no site da Penalux

...

NOÉLIA RIBEIRO >>> Poeta pernambucana radicada em Brasília lançou 'Assim não vale' em São Paulo. Para adquirir o livro, acesse o site da Editora Arribaçã

...

ARTUR GOMES>>> Poeta performático, de Campos, veio a São Paulo para série de lançamentos da segunda edição, revista e ampliada, de seu premiado livro 'Pátria A(r)mada', pela Desconcertos Editora. Adquira

...

CESAR AUGUSTO DE CARVALHO >>>  Escritor lançou 'Raul & Eu: uma viagem ao avesso', pela Editora Cintra. Adquira aqui olivro impresso ou acesse a versão e-book

...

WANDA MONTEIRO>>> Em 'Chão de Exílio', a escritora paraense radicada no Rio conta a perseguição política sofrida por seu pai e sua família durante a ditadura militar. Para aquirir, clique

...

PAULA VALÉRIA ANDRADE >>> 'O  Novo no Ovo', livro transmídia de Paula Valéria Andrade engloba poesia, grafia, fotografia, escultura, poesia-visual, desdobrados em performance, sonoridade e imagem por meio de áudio livro e videobook. Os links podem ser encontrados no livro impresso e nas redes sociais do projeto. Adquira

...

'QUIABO' >>> Livro de poemas de Akira Yamasaki com ilustrações de Will Sideralman foi lançado recentemente e está disponível para venda. Encomende por inbox, com o autor

...

MARCELO BRETTAS >>> Poeta, recentemente entrevistado no Canal do Poetariado, já participou de várias antologias e já publicou, entre outros livros, 'Tô Levitando' e 'Florestas Imaginárias', disponíveis na Estante Virtualou diretamente com o autor

...

LUÍS MENDES >>> Editora Essencial lançou o livro 'Mulheres Insolentes e outros contos', de Luis Mendes. Adquira diretamente com o autor, via pix, por R$35. Mande o pagamento e seu endereço para luismendes328@gmail.com. Ou, pela editora

...

MANOGON >>> Lavra Editora promoveu lançamento de 'Populus', livro de poemas de Manogon, o Manoel Gonçalves. Prefácio de Monique Franco. Acesse para adquirir

...

BORA PROSEAR UM POUCO? >>> Karoline da Silva, também conhecida por Karolzinha, lançou um livro que, para além de refletir sobre a 'luta diária de ser mulher', procura, acima de tudo, ser 'um bom amigo'. São conversas no café, no bar, no ponto de ônibus e na sala de estar, histórias partilhadas por amigas ou desconhecidas, para amar e revolucionar. Pela Editora Letramento -adquira aqui

...

POETAS PELA DEMOCRACIA >>> Fundado em Agosto de 2020, o coletivo 'Poetas Pela Democracia' reúne hoje uma centena de poetas, de várias partes do Brasil, e computa mais de 70 mil pessoas alcançadas, com mais de 20 mil engajamentos, leitores em todas as capitais brasileiras e ainda França, Portugal, Alemanha, Suíça, Filipinas, Estados Unidos, Bélgica, Moçambique, Índia e Nicarágua, entre outros. Visite sua página e saiba mais

 Foto: Estadão

E-BOOK 'P.ART.ICÍPIO - OS POETAS PELA DEMOCRACIA SOLTAM A VOZ' >>> Saiu o registro do evento dos Poetas Pela Democracia em 14 de junho de 2022. O e-book, com edição de Elcio Fonseca e Abel Coelho, contém o registro de todos os poemas lidos na noite, a Carta à Cidade, textos sobre os Poetas Pela Democracia, o Manifesto do Coletivo, registro dos músicos, personalidades políticas, além de um ensaio fotográfico de Roberto Candido. Adquira o seu, gratuitamente, mandando mensagem pelo e-mail: poetaspelademocracia@gmail.com

.

.

... ... ...

AGENDÃO

... ... ...

Em minha página no Facebook, a programação alternativa do agendão é diariamente atualizada. Confira lá...

...

BOM DIA POÉTICO >>> O poeta e ator Milton Luna divulga diariamente em grupos do zap o trabalho de poetas de todas as regiões brasileiras. Lá conheci os textos de ótimos escritores, que vou publicando por aqui também. Como esse, de Ana Lucia Golob Machado, de Aracaju/SE:

 Foto: Estadão

Eu posso ser Jim Morrison apenas uma noite?Eu posso escrever como Lord ByronApenas uma noite?Eu posso ser eu mesma apenas por uma vida curta?Eu não preciso de muito tempoPois esse é o tempo da destruiçãoE esse tempo não é apaixonanteEle angustiaE mata lentamenteEu estou tão sóE eu tenho o sangue tão quenteE eu sangroPois eu me cortoE você, se importa?

...

 Foto: Estadão

Sexta - 23 de setembro - 19h ... Duo Sons de Carrilhões, com Paulo Miranda e Beatriz Carvalho, se apresenta no Nação Nordestina, à rua Kaneda, 804, na Vila Maria

...

 Foto: Estadão

Sexta - 23 de setembro - 19h ... Freud à Deriva fazem show no bar Caboclo Bão, à rua Gertrudes de Lima, 356, no centro de Santo André

...

 Foto: Estadão

ÀS TERÇAS - 19h30 ... Tato Fischer

promove o seminário 'Como é que Você Compõe', série de bate-papos com artistas. Evento privado - via Zoom. 

Informe-se e inscreva-se

>>> TATO 2 >>> Neste sábado, dia 24 de setembro, às 23h, a rádio Cultura FM leva ao ar a entrevista com Tato Fischer no programa 'Supertônica', de Arrigo Barnabé.

...

 Foto: Estadão

Sábado - 24 de setembro - 20h30 ... Estreia da peça 'Caatinga', montagem da Cia do Caminho Velho. Com Carolina Erschfeld, Daiane Sousa, JoJo Brow-nie Souza e Naloana Lima. Direção de Alex Araújo. Também no dia 8 de outubro. Entrada franca, na SP Escola de Teatro, Sala R8, à praça Roosevelt, 210. Ingressos pelo sympla

...

ÀS QUARTAS >>> Músicos da noite e convidados participam semanalmente de jam na Rota da Cerveja, à av. Gustavo Adolfo, 2193, na Vila Medeiros, na ZN

...

 Foto: Estadão

AOS SÁBADOS - 21h - Até 15 de outubro ... 'Retalhos', com texto e atuação de Ana Paula Oliveira, é um espetáculo dirigido por Cleo Moraes, da Meraki Cia Teatral. Fica em cartaz até 15 de outubro na Braapa Escola Atores, Sala Laura Cardoso, à rua Dr. Gabriel dos Santos, 153, em Santa Cecilia

...

Sexta - 23 de setembro - 22h ... Rogerio e Biela tocam MPB no bar do Julinho Clube, à rua Mourato Coelho, 585

...

 Foto: Estadão

ATÉ 25 DE SETEMBRO >>> Teatro Oficina Uzyna Uzona apresenta espetáculo curto, 'O Bailado do Deus Morto', com cerca de uma hora de duração, a partir da obra de Flávio de Carvalho censurada nos anos 30. Direção de Marcelo Drummond. Na rua Jaceguai, 520, no Bixiga. Sexta, sábado e domingo, às 20h. Ingressos à venda

...

 Foto: Estadão

ATÉ 25 DE SETEMBRO >>> Na peça 'Xandú Quaresma - A Farsa com Cangaceiro, Truco e Padre', um grupo de teatro mambembe conta e canta as histórias de um homem que está preso há dois anos por vender ao vigário um cavalo cego e velho, que morre logo após a negociação. Texto de Chico de Assis, direção de Débora Dubois. No Teatro Cacilda Becker, à rua Tito, 295. Às sextas e sábados, às 21h, aos domingos, às 19h. Entrada franca

...

Sábado - 24 de setembro - das 10h às 12h30 ... Carolina Montone e Didi Flores, instrutoras de Yôga certificadas, promovem, em Pinheiros, o Retiro Urbano Fluir, com massagem, meditação, reiki e outras ferramentas para facilitar o processo de cultivo e expansão da consciência. Envie direct solicitando link de inscrição @meditasim @carolina.montone @didi.floress

...

 Foto: Estadão

Domingo - 25 de setembro - 11h ... Grupo vocal Poucas e Boas, sob a regência de Dani Mattos, participa da programação em comemoração dos 109 anos do Parque Buenos Aires

...

 Foto: Estadão

Sexta - 23 de setembro - 19h ... Recital de Poesia e lançamento do livro 'À Beira da Palavra', de Paola Schroeder, com organização de Claudio Daniel. Mais de dez poetas já confirmaram presença. Na rua Medeiros de Albuquerque, 471, na Vila Madalena

...

 Foto: Estadão

Sexta - 23 de setembro - 20h ... Lançamento da série 'Riqueza Ignorada', com Claudia Canto, Rafael Bone e convidados. Na Banca do Francisco, à av. dos Metalúrgicos, em frente ao Pombas Urbanas

...

 Foto: Estadão

DOMINGOS - às 16h ... Cia Guarda Chuva apresenta o espetáculo infantil 'Heroínas na História' no Teatro Ruth Escobar, à rua dos Ingleses, 209. Com direção de Tato Fischer, atuação de Litta Mogof, além de brindes e sorteios. Entrada franca. Até 31 de outubro

...

ANDARILHEIROS >>> Dupla formada por Giliane e Gusmão lançou recentemente o álbum 'Terras Altas' nas lojas virtuais de música e no canal Andarilheiros Duo Musical, no YouTube

...

'SIGA PELA ESQUERDA' >>> Single da cantora e compositora Karolzinha da Silva já está disponível nas plataformas digitais, inclusive no Youtube. Acompanhe a artista no Spotify e adicione a música à sua playlist favorita

...

DOUGLAS MALHARO >>> Cantor e compositor, agora radicado em SP, se apresenta em vários eventos na cidade - às quintas no Bar Brahma, antes do show dos Demônios da Garoa. Às sextas, no Cozinha Tupi, e aos sábados, no Bar do Parque. Saiba mais na página do artista no Facebook. Veja o clipe da música 'Amor Infinito' e também 'Disseram', de seu cd 'Os Maiores Sucessos... do Famoso Quem', disponível nas plataformas digitais. Visite seu canal no YouTube

...

YÁRICA  >>> A cantora Patrícia Bastos, dos cds 'Batom Bacaba' e 'Timbres e temperos', lançou o single 'Yárica', canção de Cristovão Bastos e Joãozinho Gomes, sobre a importância da preservação da floresta

...

CARLOS MAHLUNGO >>> Cantor e compositor lançou 'Faladores de Belezas', seu sexto cd. Os outros cinco são 'O Profeta', 'Canto Livre', 'Terra Mãe', 'Seres' e 'Mistérios'. O disco tem produção geral do saudoso Vidal França e participação de Betto Ponciano. Para adquiri-lo, mande zap para 11 98547-9503. Visite o canal de Mahlungo no YouTube

...

'

INFINITO

' >>> Já está disponível nas plataformas digitais o single 'Infinito', com José Carlos Guerreiro, cantor e compositor da Vila Maria que ficou conhecido nacionalmente ao conquistar o segundo lugar no festival da Globo de 2001 com a música '

Morte no Escadão

', interpretada por ele e pela banda Tianastácia. A arte da capa é do também músico e artista gráfico, Luiz Carlos Afonso. Ouça outras belas canções de Guerreiro em sua página

no Instagram

...

DUDA JARDIM MUSICANDO >>> O músico, cantor, compositor e ator Duda Jardim também é produtor cultural. Organiza eventos, realiza shows e participa dos saraus da cidade. Visite seu canal no YouTube e confira a série de entrevistas com artistas da cena alternativa. Arnaldo Afonso, este blogueiro e artista que vos digita, já participou do programa. As mais recentes foram com os músicos Cesar Fontes eJocélio Amaro

>>> DUDA E JORGE MELLO >>> Confira o bate-papo do artista e produtor cultural Duda Jardim, em seu canal Musicando, com Jorge Mello, um dos principais parceiros de Belchior e membro fundador e participante ativo do grupo que ficou conhecido como 'Pessoal do Ceará' (este blogueiro participa da conversa). Aqui a primeira parte da entrevista. E a segunda

... ALZIRA ESPÍNDOLA >>> '

Aquilo que eu nunca perdi'

é o premiado documentário de Marina Thomé sobre a carreira da cantora e compositora Alzira E, que declarou: 'Que olhar singular Marina deu à minha trajetória musical, onde, como indivíduo, ganho o coletivo. Onde ser mulher, mãe, irmã, cantora e compositora ganha relevância e compensação de luta'.

>>> Filme faz parte da seleção oficial da 26º edição do Inffinito Brazilian Film Festival que acontece até 25 de setembro de 2022 (presencialmente em Miami e online para o restante dos EUA).

...

NA CARAUARI >>> Todo fim de semana o CarauariBar e Mercearia abre espaço para dois artistas. Na sexta-feira, a partir das 19h30. No sábado, a partir das 17h. Na praça Carauari, 8, na Vila Maria

...

PICLES >>> Casa de eventos alternativos, o Picles apresenta, de quinta a domingo, shows, djs, sala de karaokê e palco com instrumentos para jams, além de drinks e comidinhas. Até 21h, entrada franca. Na rua Cardeal Arcoverde, 1838

...

WILSON ALVES BEZERRA >>> Poeta publicou vídeo com texto inédito: 'É preciso estar atrasado'. Locução e edição do próprio autor, com a trilha 'Night sounds of night, mainly crickets, recorded at San Francisco Libre, Nicaragua'

>>> Poeta paulistano é autor de 'Histórias zoófilas e outras atrocidades' (EDUFSCar/Oitava Rima, 2013), 'Vertigens' (Iluminuras, 2015 - vencedor do Prêmio Jabuti), 'O Pau do Brasil' (Urutau, 2016) e 'Necromancia Tropical' (Douda Correria, 2021). Visite seu canal no Youtube, com vídeos e poemas de vários livros, além de bate-papos e palestras

...

RÁDIO PAGU >>> Voltada ao público feminino, a Rádio Pagu surge 'com um pensamento livre, aberta ao diferente'. O estilo vanguardista da artista Patrícia Galvão, a quem presta homenagem, é a base de sua programação diversificada, com música de diversos estilos, programas de poesia e jornalismo crítico, focado nas questões essenciais para as mulheres: violência, feminicidio, discriminação, luta por direitos e dicas importantes para uma vida melhor. Além de propagar a voz da mulher, a rádio está aberta a todas as vozes estigmatizadas e postas à margem da sociedade. Saiba mais

...

ATÉ 25 DE SETEMBRO >>> Segunda edição do 'Caldo - Tradições Contemporâneas', projeto que repercute o Modernismo e identifica criadores que articulam no presente subjetividades variadas - como as de origem indígena, europeia e negra. Até 25 de setembro, no Sesc Piracicaba. Veja a programação completa

...

ZOOM ZOOM ZOOM... É POESIA! >>> Programa do multiartista Claudio Laureatti é uma vitrine de poetas e suas tendências, convidando também artistas de circo, contadores de histórias, músicos e atores. Inscreva-se no canal. Na mais recente edição, Laureatti troca versos com o poeta e produtor cultural Benedito Bergamo, um dos organizadores do sarau Achados e Perdidos

...

SARAU NA COZINHA >>> Programa produzido pelo Coletivo Marginaliaria junta arte e cultura periférica com o rangão gostoso da culinária popular sendo servido na hora, em meio a poemas e cantorias. Novo episódio é com o dj Elvis e Beto Bongo.

>>> COLETIVO MARGINALIARIA >>> Junção de jovens produtores e fazedores de cultura de São Miguel Paulista, como Andrio Candido, Lucas Afonso e Nathielly Janutte, o coletivo foi fundado em 2010 e desenvolveu projetos como 'Antologia Marginal Baseado de Ponta', o longa-metragem 'Um Salve Doutor' e o 'Livro do Dosca'. Atualmente desenvolve a festa cultural 'O Levante' e o 'Cine Clube Marginaliaria', no Teatro Flávio Império. Saiba mais

...

INSTITUTO SARATH >>> Num belo e amplo casarão situado à rua Eça de Queiroz, 346, no Paraíso, se situa a sede do Instituto Sarath, administrado pela psicanalista Cassia Sarath. Lá acontecem sessões de terapia, oficinas, cursos, lançamento de livros, eventos e debates sobre feminismo, sustentabilidade e questões comportamentais e ambientais, além de saraus e shows artísticos. Vale a pena conhecer as diversas atividades desse importante espaço cultural que, além de tudo, é super bem decorado e muito agradável de se frequentar.

Saiba mais

>>> Na semana passada aconteceu o lançamento do novo conceito da Loja Sustentável & Café A Toca, espaço coletivo que funciona no Instituto Sarath, visando incentivar a qualidade de vida para todos, com venda de produtos orgânicos e naturais, brechó e consumo consciente, agricultura urbana, exposição e venda de artes.

Saiba mais

... NIVER DA 'CONTEMPORA?NEOS' >>> A Contempora?neos Galeria de Arte comemorou dois anos com 21 artistas participantes, entre pintores, escultores, foto?grafos e designers. Parabéns à curadora Lu Valença, que encabeçou e também participa do projeto desde o início, e a cada um dos artistas. A

visitação online

está disponível até 30 de outubro ...

TOM KBÉLO NA INTERNOVA RÁDIO >>> Produtor cultural agora em nova emissora. Discoteca Nacional Propagassom vai ao ar às terças, às 11h e às 17h, com reprise aos sábados às 11h, apresentando a obra e a trajetória de artistas independentes de todo o Brasil

...

ACORDES URBANOS - TERÇAS E QUINTAS >>> Programa passa a ser também às terças, às 16h. na Rádio e TV Nuar. Com Kinho, Passarinho e Gregório entrevistando artistas alternativos. A edição das quintas, às 18h, continua valendo

...

ÀS SEGUNDAS - 19h >>> Live do programa Geringonça promove interessantes debates semanais sobre questões contemporâneas: cultura, política e saúde. Fique ligado no canal para assistir e participar: Coletivo Resistência/CCD-LL no Youtube e no Facebook

...

ITAÚ CULTURAL >>> Mostra Bispo do Rosário, até 2 de outubro. Na av. Paulista, 149

>>> Estão abertas as inscrições gratuitas para o passeio virtual pela exposição "Bispo do Rosário - eu vim: aparição, impregnação e impacto". Vagas limitadas. Saiba mais

...

MARCOS MUNRIMBAU CANTA MONSTROS SAGRADOS DA MPB >>> Cantor e compositor está com novo show. No repertório, Rita, Gil, Cartola, Milton, Marisa, Caymmi, Tom Jobim e outros grandes mestres da MPB. Marcos Munrimbau canta acompanhado por Brau Mendonça (violão base e solo), Lenynha Oliveira (percussão e efeitos) e Luciana Rosa (violoncelo).Visite a página do artista no YouTube

...

ÀS SEXTAS - 10h >>> Marco Vasques apresenta o programa JTT-CULTURA, dentro do JTT- A MANHÃ COM DIGNIDADE, do porta Desacato, sempre com três poetas convidados e aberto a participações. Ao vivo, nas mídias sociais do

Portal Desacato

...

HORA 13 AGORA >>> Prof. Matias Vieira apresenta programa de entrevistas sobre temas sociais, políticos e culturais, transmitidos ao vivo pelo canal em sua página no Facebook. Fique ligado na programação

... ÀS TERÇAS - 20h >>>

TV MCA - Moto, Cultura e Afins,

programa apresentado por Adilson Aragão e Norberto Cassa, todas as terças-feiras com transmissão pelo

YouTube

...

ÀS SEGUNDAS - 13h ... 'Diversidade em Ciência', programa de entrevistas apresentado por Ricardo Alexino Ferreira, é voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos. Reprise às terças-feiras, às 2h da manhã e aos sábados, às 14h. Na rádio USP 93,7 MHz/SP ou na net

...

CCN NOTÍCIAS é um site voltado principalmente para a Zona Norte. O Coletivo de Comunicação Norte Notícias foi lançado em novembro de 2020. Entre lá, dê uma olhada geral e compartilhe. Divulgue mais essa iniciativa em prol de um jornalismo progressista, antifascista e em defesa da democracia

...

ÀS SEGUNDAS - a partir das 19h >>> Sarau Segunda Negra tem convidados e palco aberto. No Espaço Cultural Libertário Fofão Rock'n Bar, na Estrada das Taipas - 3827

...

ÀS QUARTAS - 22h15 ...

Programa

Toca do Autor

na Rádio Brasil Atual, pelo 98,9 FM ou pela internet. Apresentação de Alexandre Tarica e Regina Cell

...

ÀS TERÇAS - 20h >>> Programa 'Contraponto' entrevista produtores, instrumentistas e compositores para compreender um pouco mais do mercado brasileiro da música. Com Serginho Sagitta, do programa Sons do Brasil, e Mateus Mello, do canal Tropicalismo Selvagem. Se inscreva no canal do YouTube 

...

DEH OLIVEIRA >>> Talentoso músico se apresenta em diversos bares pela ZN e adjacências. Acompanhe sua página no Facebook

...

BRANCA PRODUÇÕES >>> Produtora do violeiro Betto Ponciano surge 'com o objetivo de trabalhar desde a produção, gravação, mixagem, masterização em estúdios de música até o lançamento e impulsionamento de trabalhos artísticos nas mídias sociais'. Eu mesmo já estou acertando de gravar na Branca o meu ep 'Cinco Canções de Amor e uma Balada Desesperada' (aguarde mais informações).

>>> No link, gravação realizada lá: um trecho de 'Deixe o Sol Chegar até Mecê' e 'Viola Avarandada'. Contatos in box

.

.

CASO MARIELLE: QUATRO ANOS E MEIO DE

VERGONHOSA IMPUNIDADE

 >>>

No dia 14 de março de 2018 a vereadora Marielle Franco, aos 37 anos, foi assassinada no bairro da Lapa, no Rio. Ela era relatora da Comissão dos Direitos Humanos que acompanhava a intervenção militar no RJ. Havia feito denúncia contra abusos policiais e após voltar de um evento com jovens negras, foi baleada. Anderson Gomes, motorista do carro em que ela estava, também foi executado. Desde então, protestos contra o bárbaro crime se repetem em várias cidades brasileiras. Marielle lutava por justiça, inclusão e igualdade de direitos. Defendia as causas que todos nós, artistas, coletivos dos saraus e defensores da democracia e dos direitos humanos defendemos. Quatro anos e meio depois, este blog continua aguardando o esclarecimento do caso e a punição dos assassinos e mandantes. As balas que a mataram atingem a todos nós. Não podemos nos calar. Até quando vou ficar semanalmente repetindo esse texto aqui? Será que vai ficar por isso mesmo? Por que a resposta não vem? Quem matou (e quem mandou matar) Marielle?

.

 Foto: Estadão

.

Faz 4 anos e meio que eu repito esse texto. E vou continuar repetindo enquanto o blog existir. É meu compromisso em defesa da democracia e da liberdade, ambas ameaçadas pela impunidade de assassinos e pela omissão das autoridades. Repito o texto que eu já sabia que ia repetir. Se temos dois suspeitos presos (a quem ninguém entrevistou, confrontou, nem perguntou os motivos) ainda falta saber quem mandou matar Marielle. Nós, brasileiros democratas, seguimos de braços dados com ela, esperando que a justiça seja feita. Os assassinos talvez tenham a proteção momentânea de organizações ou de eventuais autoridades fascistas. Que podem mirar em nossas cabeças e até nos matar, um a um ('matar uns 30 mil', como disse o atual presidente, sem ser punido nem ter sua candidatura impugnada). Só não poderão evitar que Marielle renasça mais forte, todos os dias, no corpo e na mente de cada menina guerreira da cidade do Rio de Janeiro. E nas periferias de todo o Brasil.

Marielle sempre estará presente.

.

.

... ... ...

NALDO NEW'S

... ... ...

Arnaldo Afonso

tem canções postadas em dois canais no YouTube (

canal um

 e 

canal dois

), além de vários registros de participações pelos saraus da cidade (é só pesquisar pelo seu nome). O

blog

também está no YouTube e tem projetos de transmissão de programas e lives. Este blogueiro, poeta e cantor, informa aos interessados que tem quatro espetáculos prontinhos da Silva para apresentações presenciais nas Casas de Cultura, Ceus, Bibliotecas e Sescs e que foram adaptados para o formato de lives durante a pandemia. São eles:

.

1 - Arnaldo Afonso Canta e Conta Cartola >>> Além das Casas de Cultura, o espetáculo foi apresentado no Festival Satyrianas

.

2 - Rocks, Pops & uns Toques de Poesia >>> Arnaldo Afonso canta repertório autoral. Versão online de shows presenciais realizados no palco dos Parlapatões, no Bar do Frango, no Eclipse, no Centro Cultural Charada e na Tom-K Produções

.

3 - Arnaldo Afonso Canta e Conta Caetano >>> A série 'Lives Caetanas' teve 6 edições (a primeira teve mais de 1.500 visualizações, mais de 700 comments e cerca de 150 compartilhamentos). Aqui uma delas

.

4 - Arnaldo Afonso Canta e Conta Belchior >>> Recentemente, apresentei presencialmente o show em espaços culturais como o Bar do Frango, o Parque Max Feffer, no niver de Suzano, o palco dos Parlapatões e o CarauariBar, além de já ter  realizado três lives interpretando as incríveis canções filosóficas e poéticas do bardo cearense. Veja a primeira e a segunda edição das 'Lives do Bel-Prazer'.

.

 Foto: Estadão

EP >>> Além dos shows sobre a vida e a obra de Belchior, Cartola ou Caetano, e de me apresentar cantando repertório autoral, pretendo realizar ainda este ano a gravação do ep 'Cinco Canções de Amor e uma Balada Desesperada'. Aguarde.

.

Quem puder contribuir com as lives e várias outras atividades do artista, segue o PIX: arnaldo.aafonso@gmail.com

.

.

... ... ...

Fique ligado em minha página no Facebook, onde divulgo as lives e textos deste blog, além de outras inserções. E, anote: toda sexta-feira (às vezes, quinta) tem post novo. Até lá!

... ... ...

.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.