O destaque da edição é o Sarau na Cozinha, mais uma produção superlegal da tchurma antenada do Coletivo Marginaliaria (nas fotos, acima). É arte e cultura periférica acontecendo junto com aquele rangão gostoso da nossa culinária popular sendo servido na hora, ali na mesa, em meio a poemas e cantorias. Mas este artista e blogueiro que vos digita (Arnaldo Afonso, prazer), também é assunto, pois terá um findi bem movimentadinho: nesta sexta, participa da live do canal Hora 13 Agora, às 19h, e no sábado estará cantando no sarau Acordes Urbanos, a partir das 18h. E, ainda por cima, comemora o ‘lançamento de seu primeiro LP’. É muitcha mudernidade… esse mininu tá impossívi, gentchy!

Sexta – 29 de abril – 19h … Arnaldo Afonso participa de bate-papo com Daniel da Costa e o professor Matias Vieira na live do canal Hora 13 Agora, falando do Sarau da Maria, deste blog e de suas canções e espetáculos cantando Belchior, Cartola e Caetano. Veeeenha!! Acesse aqui

.

Sábado – 30 de abril – a partir das 18h … Rádio e TV Nuar promove o Sarau Acordes Urbanos, com apresentação de poetas e músicos que participaram do programa nos últimos meses (inclusive este blogueiro e artista Arnaldo Afonso), além da presença do Grupo de Percussão com alunos do Nua e de espaço de uma hora para o palco aberto. Transmissão ao vivo pela página da rádio, sob a batuta de Valter Passarinho, Kinho Miranda e Jorge Gregorio. O sarau presencial acontece em frente  à sede do Instituto Nua, à rua Principal, 37, ao lado do ponto final Itaquera/União Vila Nova. Confirmaram participação artistas como Zulu de Arrebatá, Mauri de Noronha, Duda Jardim, Hélio Braz e Claudemir Darkney Santos, entre outros. E eu também vooou…

.

.

‘PALAVRAS DO INFERNO’ >>> Projeto literário em que Jezz Chimera desenvolve textos baseados em palavras de Dante Alighieri durante a passagem pelo inferno na ‘Divina Comédia’. Toda semana uma palavra é sorteada e, a partir dela, nasce um novo texto que é publicado no Instagram.

.

SOBRE JEZZ >>> A fotógrafa, escritora e diretora Jezz Chimera se define como ‘artista de cinema-teatro, palavra-ato e foto-performance’. Escreveu e dirigiu curtas-metragens e participou de diversas mostras. Seu filme ‘Dois Quilos de Carne de Segunda’ recebeu o Prêmio Araucária de Cinema de Melhor Curta Nacional no Festival Digital Curta Campos do Jordão 2021. Em 2021 sua foto-performance ‘Fragmentos do Eu’ recebeu o 1º lugar do Júri Popular no Festival Itaquerendo. Ainda em 2021, participou das Satyrianas com sete filmes exibidos na reabertura presencial do Cine Bijou. Em 2022 foi premiada na Mostra do Filme Livre com o filme Dois Quilos de Carne de Segunda. Saiba mais sobre ela

.

.

Sábado – 30 de abril … Programa mensal ‘Sarau na Cozinha’, produzido pelo Coletivo Marginaliaria, apresenta o segundo da série de 24 episódios. Nesta edição com os convidados Emerson Alcalde e Peu Morais. O programa fica disponível no canal do Youtube. No vídeo, o primeiro episódio, com Rodrigo Ciríaco e Ayana Amorim

.

COLETIVO MARGINALIARIA >>> Junção de jovens produtores e fazedores de cultura de São Miguel Paulista, como Andrio Candido, Lucas Afonso e Nathielly Janutte, o coletivo foi fundado em 2010 e desenvolveu projetos como ‘Antologia Marginal Baseado de Ponta’, o longa-metragem ‘Um Salve Doutor’ e o ‘Livro do Dosca’. Atualmente desenvolve a festa cultural ‘O Levante’ e o ‘Cine Clube Marginaliaria’ no Teatro Flávio Império.

.

.

‘ENCONTRO DAS ARTES’ NA CTI >>> Com curadoria de Zulu de Arrebatá, acontece de 5 a 8 de maio (quinta, sexta e sábado, às 20h; domingo, às 19h) as apresentações de artistas da ZL na sede do grupo Teatro Baile, à rua Oti, 212, perto da estação Patriarca/Vila Ré do metrô.

Na quinta, Carlos Mahlungo. Na sexta, Cesar Fontes. No sábado, Adriel Vinicius (música) e Vanessa Voskelis (performance). No domingo, Aline Lopes (música) e Paulino Alexandre (poesia)

.

.

Sábado – 30 de abril a partir das 20h … A cantora Sueli Rocha, conhecida também por seu ativismo em questões ambientais, se apresenta no Bossa Zen com o show ‘Chico 50 Anos’ acompanhada pelo violonista Fernando Rocinholi. À rua José Antonio Coelho, 583, na Vila Mariana, perto da estação Paraíso do metrô

.

.

Sábado – 30 de abril – 20h30 … Sarau Arte Canal faz homenagem a Álvares de Azevedo. Ainda tem lançamento do livro “hipjazzcoolbopfunksambabensoulblue” de Escobar Franelas, pocket-show de Lethícia Soares, espaço para o microfone aberto e apresentações dos integrantes do coletivo Aldeia Satélite. Entrada franca. A Aldeia Satélite fica na rua tenente Luiz Fernando Lobo, 118, em São Miguel

.

.

RICARDO KELMER >>> Além de seus trabalhos artísticos, acompanho e leio sempre as postagens democráticas, humanistas e equilibradas do multiartista cearense Ricardo Kelmer (na foto, com sua mulher) analisando a conjuntura política nacional. Eu ia escrever algumas linhas sobre a condenação, pela ONU, da parcial condução do processo da Lava Jato contra Lula, mas o Kelmer já o fez. E eu assino embaixo, torcendo e lutando por dias melhores para nosso povo:

“O Comitê de Direitos Humanos da ONU concluiu que Lula, em 2018, teve seus direitos políticos violados e que sua proibição de concorrer às eleições foi arbitrária. Para a ONU, o ex-juiz Sergio Moro e os procuradores da Lava Jato foram parciais na condução dos processos contra Lula. O órgão pede que o Brasil assegure que outros procedimentos contra ele respeitem o devido processo legal e que arbitrariedades não sejam repetidas.
O que exatamente fez a ONU? Reconheceu o óbvio. O que ocorreu foi um golpe, comandado por Sergio Moro, com apoio da grande mídia e a conivência do STF. Tudo isso para impedir Lula de concorrer e forçar uma candidatura de direita, que não vingou. O resultado foi a chegada ao poder de uma aberração política chamada Jair Bolsonaro, um genocida representante do neofascismo. O resultado é a catástrofe que ora vivemos.
Em outubro, Lula será eleito. A justiça se fará, com quatro anos de atraso. Quatro anos de retrocesso e sofrimento que teremos que compensar com mais democracia, emprego, saúde, educação, justiça social e respeito à natureza.
Sigamos firmes. A esperança já surge no horizonte”.

.

.

… … …

COMO FOI 

… … …

.
COMO FOI 1 – CARNAVALITO DA MARIA >>> Já que nesse ano não teve o tradicional desfile do Bloco da Maria, ao menos nos encontramos pra cantar. Até que fizemos uma festchinha animada: Marcio Butarello, Zé Paulo Guerreiro e Cássio Figueiredo tocaram inúmeras e deliciosas marchinhas e canções que eu, mais uma tchurma boa de amigos, ficamos curtindo e cantando por horas e horas lá na Carauari. Estiveram por lá: Andrea e Toninho, claro, mais Cida, Rosa Carvalho, Flávia (e as crianças), Gabeira (e sua amiga que veio de Portugal), João Pinto (e namorado), Betão, Oswa, Roberta e Rogério, Kita, Célia, Helena Gutilla, Pat e Guerra, Rogério Duran e outros que não estou lembrando agora… Teve bão!

.

.

.

COMO FOI 2 >>> CANAL DO POETARIADO – Hamilton Faria e Cesar Augusto de Carvalho receberam o poeta Artur Gomes em sua live poética mensal. Eu, acompanhei de casa, enquanto fazia um rango. A comidinha saiu bem mais saborosa ao som dos ótimos poemas e da boa conversa deles. Além das performances de Artur, Tchello d´Barros e Ademir Assunção também participaram.

.

.

COMO FOI 3 >>> GENTE DE PALAVRA PAULISTANO >>> O sarau poético Gente de Palavra Paulistano, organizado por Rubens Jardim e Cesar Augusto de Carvalho, realizou na terça passada mais uma de suas edições. Estive na Patuscada e presenciei a bela homenagem à poeta maranhense, moradora em Goiânia, Márcia Maranhão De Conti. Parabéns a ela, pela obra, e ao pessoal do sarau, pela justa homenagem. A poeta, autora de textos concisos, nos comove e faz pensar com sua poesia surpreendente e encantadora. Além disso, foi uma alegria conhecê-la pessoalmente e ainda poder reencontrar tantos velhos e queridos amigos, como Rubão, Cesar, Sérgio Rocha, Marcelo Brettas, Luiza Silva Oliveira, Carlos Ildefonso, Élcio Fonseca, Abel Coelho, Fabiano Garcez, Marlene Araujo, Aline Lopes e Paulino Alexandre, entre outros. Eita noitada boa!

.

.

… … …

‘TODA SEXTA, UMA NOVA CANÇÃO’
JÁ GEROU O ‘MEU PRIMEIRO LP’

… … …

Esta é a décima segunda edição da seção criada para tirar o pó das minhas composições engavetadas. Já são 12 canções publicadas, material suficiente para se lançar um disco. Como nunca lancei nenhum, vou batizar esse álbum fake de ‘Um Dia Feliz – Meu Primeiro LP’. A música que fecha o lado B desse discão é ‘Sem Disfarce‘. Nela, um personagem feliz da vida curte as tardes e noites belas de verão em meio a um relacionamento amoroso com duas mulheres ao mesmo tempo, mas sem culpa e nem disfarces, sob as bençãos mágicas de deuses hereges. A canção fecha o lado B do elepê que tem ‘Tom Jobim No Telhado‘, ‘E Se De Repente‘, ‘Coisas do Amor‘, ‘Desvario‘ e ‘Valsa Desamorosa‘. No lado A, ‘Um Dia Feliz’, ‘Só Teu‘, ‘Visita Íntima‘, ‘Hey, Girl‘, ‘O Poema Gráfico‘ e ‘Oh, John / Imagine‘. Na semana que vem faço um apanhado mais detalhado desse primeiro LP (e, depois, claro, dou início ao segundo, que se chamará ‘Barbárie Moderna’):

.

.

‘SEM DISFARCE’
(Arnaldo Afonso)

Belas meninas  /  no meu pedaço  /  bebo da vida  /  tudo o que posso
Céu azulzinho  /  lua que acena  / duas estrelas vêm  / pra me ninar
Deuses hereges  /  movem meu corpo  /  magia e sonho  /  a me guiar
Pelos caminhos  / curvas, reentrâncias  /  quanta esperança há  /  quando há amor
Que importa o quanto complicados somos nós  /  Outra noite quente vem
E agora, sem disfarce  /  a gente sabe  / quem é quem  /  a sós
A sós  /  a sós  /  há sóis  / em nós  /  há sóis e céus azuis  /  há fogo em nossos corpos nus.
.
.

… … …

AGENDÃO

… … …

Em minha página no Facebook, a programação alternativa do agendão é diariamente atualizada. Confira lá…

DUDA JARDIM MUSICANDO >>> O músico, cantor, compositor e ator Duda Jardim também é produtor cultural. Organiza eventos, realiza shows e participa dos saraus da cidade. Em seu canal no YouTube, além das canções autorais de seu cd ‘Parede da Memória‘, há vídeos interessantes onde ele analisa e comenta grandes clássicos da mpb (como ‘Preciso Me Encontrar‘). Veja também a série de entrevistas com artistas da cena alternativa, como Akira Yamasaki, Kleber Albuquerque, Escobar Franelas e Darc Maia, entre outros, que contaram histórias interessantes sobre suas carreiras. Visite o canal e saiba mais. Nos mais recentes, bate-papos com Tatau, do Bar do Frango, com a talentosa cantora e compositora Elaine Frere e com o casal de artistas Tom Kbélo e Esther Alcântara

.

.

DUDA COM JORGE MELLO >>> Bate-papo de Duda Jardim com o multiartista Jorge Mello, um dos principais parceiros de Belchior e membro fundador e participante ativo do grupo que ficou conhecido como ‘Pessoal do Ceará’. Este blogueiro teve a honra de participar da conversa e agradece ao Duda, pelo convite, e ao Jorge, pela recepção carinhosa em sua casa. Acesse também a segunda parte da entrevista

Sexta e sábado – 29 e 30 de abril – 21h … Nova montagem da peça ‘Nossa Vida Não Vale Um Chevrolet’, de Mário Bortolotto. Curta temporada de duas semanas: de quarta a sábado, às 21h, e aos domingos, às 20h. No elenco, Rebecca Leão, Eldo Mendes, Carcarah, Daniel Sato, Débora Stérr, Paulo Jordão, Alexandre Tigano e Ian Uviedo. Ingressos no Sympla. Peça inaugura o Palco André Cecatto, nome dado em homenagem ao grande amigo e ator do grupo, falecido recentemente. O Grupo Cemitério de Automóveis, que completa 40 anos, está agora em seu novo espaço, à rua Francisca Miquelina, 155

Quinta – 5 de maio – 19h … ‘Livre – O canto da mulher’, show em que a cantora e compositora Marcia Cherubin, acompanhada pelo violonista Beto Marsola, interpreta canções extraídas de seus quatro cds. No Saguão do Teatro Municipal de Santo André. Entrada franca

Sábado – 30 de abril … FEART SM – Feira de Artes e Artesanato de São Miguel Paulista – une lazer, cultura, entretenimento, gastronomia e economia solidária. Na programação:

9H (dia todo) >>> Exposição de trabalhos artesanais, brechó, artes plásticas e colecionismo

10H >>> Reinauguração oficial com presença de empreendedores locais e autoridades e, na sequência, início do palco aberto com Dinho Sossa

12H >>> Sarau poético e musical, com Rosa Rocha, Sonia Constantino, Fabi Alencar e Célio Sousa

13H >>> Luiz Kolugari

15H >>> Carlão Guerreiro e dj Bibi

16H >>> Zé da Lua e sucessos do Trio da Lua

17H >>> Carlos Bacelar

18H >>> Encerramento da exposição da FEART SM

Sexta – 29 de abril – 20h … Hilda Maria e o Samba da Nega. Show com sambas-enredos e marchinhas. No Gansaral

ÀS SEXTAS – 19h >>> Sons da Resistência. Programa transmitido pela rádio web Expedição CoMMúsica para Brasil, Itália, Peru e Equador. Curadoria e apresentação de Elizabeth Del Nero Tuca. Clique para ouvir

.

EXPEDIÇÃO COMMÚSICA >>> Adquira as Camisetas Psicodelize da Expedição Commúsica, com arte de Stevan Zanirati e cadernos artesanais de Namatim Arte na loja da Rádio Expedição Commúsica. Parte da renda é revertida para a manutenção da Expedição CoMMúsica. Encomende por aqui

Sábado – 30 de abril – das 14h às 18h … No Espaço Plínio Marcos acontece o ‘Autor na Praça’. Nesta edição, Tributo aos 20 anos da Poesia Maloqueirista. Na praça Benedito Calixto

Sábado – 30 de abril – das 14h às 18h … Lançamento de Amorfo, de Caco Pontes, na Feira de Artes e Antiguidades da praça Benedito Calixto

Sábado – 30 de abril – 19h … Sarau Poesia de Porão está de volta e promove apresentação da banda Capitão Bourbon. Microfone aberto para poetas, performers e músicos. A maravilhosa arte do cartaz é de Vander Bourbon. No Bar do Zé, à rua Graciosa, 89, no centro de Diadema

Sexta – 29 de abril – 20h … Cabedal Quarteto se apresenta no Éden Bar, em Embu das Artes. Participação de Rosângela Alves e Karina França

Sábado – 30 de abril – 19h … Sarau do Tempo Livre tem palco aberto e pocket-show com o guitarrista Renato Piau, parceiro de Luiz Melodia. Com apresentações de Cássio Figueiredo, Alexandre Tarica e Cristina Couto. No Dona Carmen, à rua Dr. Bacelar, 649

Sábado – 30 de abril – 20h … Cantor e compositor Lando Suarez se apresenta no Bar do Frango, acompanhado pelo percussionista Jean Motta. Na av. São Lucas, 479

FEIRA DO LIVRO DA UNESP >>> Quarta edição é online e acontece de 2 a 8 de maio com participação de mais de 150 editoras de todo o país. Saiba mais

KATYA TEIXEIRA >>> Cantora, compositora e produtora cultural programa série de lançamentos para 2022. ‘Making of Canções na Quarentena’ (Parte 1 – Criações e Parte 2 – Instrumentos) conta um pouco do processo de criação dos espetáculos que deram origem ao cd ‘Canções Para Atravessar a Noite Escura‘, também disponível nas plataformas digitais (outro álbum está em produção e deve ser lançado em 15 de julho de 2022). Saiba mais no site da artista

.

FESTIVAL DANDÔ CERRADO >>> Programação reuniu artistas de Pirenópolis, Goiânia e Anápolis em shows online nos dias 2, 8, 9, 15, 16, 22, 23 e 24 de abril, postados no canal do YouTube do Dandô Nacional. Se apresentaram individualmente ou em grupo os artistas: Cabocla, Victor Batista e Isabella Rovo com Zabumba de Chita, de Pirenopolis; Sabah Moraes e Ney Couteiro, de Goiânia; Poul, Amanda Ricoldi, Flavio Robbie, Adriana Moreno, Vinícius e Venâncio, de Anápolis; com a participação especial da criadora do projeto, a cantora e compositora Katya Teixeira (SP)

.

MAIS DANDÔ >>> O Circuito Dandô participa de alguns eventos do Fórum Social Mundial 2022, que vai ocorrer de 1 a 6 de maio, na cidade do México. No dia 2 de maio, às 20h, a roda de conversa ‘A cultura popular na construção da democracia’ contará com Kátya Teixeira, Eliene de Oliveira, Francisco Prandi, Marisol Molina e Ana Stinghen, entre outros convidados.

Sábado – 30 de abril – 19h30 … O Grupo Rosas Periféricas promove o ‘Sarau da Antiga 28’, integrando o projeto ‘Rosas Faz 10 Anos – Memórias de um Teatro Maloqueiro’. O encontro acontece na sede do grupo, no Parque São Rafael, à rua Redução de Guarambaré, 39

Sexta – 29 de abril … Estreia do primeiro episódio da websérie ‘Geledés – Caminhos e Legados’, documentário que registra a luta das mulheres negras no Brasil e a atuação da organização para a erradicação do racismo e sexismo na sociedade brasileira. Serão 9 episódios, com duração de 10 minutos cada. Entre as participações especiais estão Antonia Aparecida Quintão, Erica Malunguinho, Flavia Oliveira, Flavio Carrança, Maria Sylvia de Oliveira, Natália Carneiro, Neon Cunha, Rafael Pinto, Sharlaine, Suelaine Carneiro, Suelen Girotte, Sueli Carneiro e Winnie Bueno. Saiba mais

Sábado – 30 de abril – 16h30 … Cantor e compositor Kleber Albuquerque faz live com transmissão direta pelo Face, Insta e YouTube

Sábado – 30 de abril – 17h … Lançamento presencial do livro de crônicas ‘…Entrelinhas’, de Lenita Maris, pela Lavra Editora. Será no Eólica Bookbar, em Mogi das Cruzes. Participação de Zulu de Arrebatá, Bia Mello e Cecília Bandeira

PÉRICLES CAVALCANTI >>> ‘Saltando Compassos’, novo álbum de inéditas de Péricles Cavalcanti chega às plataformas digitais. Tem parceria com Arnaldo Antunes e participações de Adriana Calcanhotto e Ana Frango Elétrico. Ouça

Terça – 3 de maio … Lançamento de ‘asfalto’, livro de poemas da professora e crítica literária Diana Junkes, pela editora Laranja Original. Com prefácio de André Luiz Pinto e texto de orelha por Alberto Pucheu. No Bar Balcão, à rua Dr. Melo Alves, 150

OSNI RIBEIRO >>> ‘Cantigas de Andar’, mais recente álbum do cantador, compositor e violeiro Osni Ribeiro, já está disponível nas plataformas digitais. O nome do disco faz referência ao conceito do ‘Dandô – Circuito de Música Dércio Marques’, projeto coletivo de que participa e que também ‘anda’ pelo Brasil. O artista já lançou ‘Osni Ribeiro’ (1994), ‘Bebericando’ (1996), ‘Arredores’ (2018) e prepara ‘Rabiola’, seu primeiro álbum de viola instrumental

Segunda – 2 de maio – 19h … Associação Livre Invisível lança no YouTube o registro do show que realizado no final de 2021 na Casa de Cultura do Ipiranga https://www.youtube.com/user/asslivreinvisivel

FLIPOÇOS >>> Festival Literário Internacional de Poços de Caldas – Flipoços Virtual 2022 – acontece de 27 de abril a 1 de maio. Comemorando 17 anos, festival promove uma edição online no primeiro semestre e uma edição presencial no segundo. Tendo curadoria compartilhada com as 14 editoras parceiras, o Flipoços Virtual 2022 trará maior ecletismo de temas em suas mais de 50 mesas de discussão, com cerca de 120 convidados. Na programação, grandes nomes como a Monja Coen, incentivo aos independentes, ações de interação com o público e uma grade destinada ao público infantil.

Festival apresenta também o 1º Prêmio Literário a Escritores Independentes, que reconhece trabalhos em língua portuguesa de qualquer parte do país, dedicando premiação especial a escritores sul-mineiros. Saiba mais e acompanhe

ÀS SEGUNDAS – 19h >>> Live do programa Geringonça promove interessantes debates semanais sobre questões contemporâneas: cultura, política e saúde. Fique ligado no canal para assistir e participar: Coletivo Resistência/CCD-LL no Youtube e no Facebook

Terça – 3 de maio – 19h … Rede Sina convida para um encontro de 4 saraus: Sina Poética, Corujão da Poesia, Pelada Poética e Ratos Di Versos. No 2º piso do bar Empório 37, à rua Maria Quitéria 37, em Ipanema, no Rio de Janeiro. Entrada franca e microfone aberto para intervenções poéticas e artísticas. Saiba mais

BOM DIA POÉTICO >>> O poeta e ator Milton Luna divulga diariamente em grupos do zap o trabalho de poetas de todas as regiões brasileiras. Lá conheci os textos de ótimos escritores, que vou publicando por aqui também. Aguarde

ÀS QUINTAS – 21h – MADAN LIVES >>> Série de encontros promovidos pela trompetista July SK, filha do músico morto precocemente, aos 53 anos, em 2014. Nas lives, parceiros e amigos relembram histórias e canções do artista, no Instagram. Se inscreva no novo canal de Madan no YouTube, que estreou com clipe de ‘Mirauiu’, música dele sobre poema de Olga Savary. Aqui, a discografia disponível:

CD do Madan, com 17 músicas’

Disco ‘A Ópera do Rinoceronte‘, com 12 musicas

Disco ‘Brincando com Palavras‘, com 12 músicas

FLIMINHA 2022 >>> Dentro da FLIMA – Festa Literária Internacional da Mantiqueira, 20 atividades literárias semanais para crianças de todas as idades. Todos os domingos, às 10h. Acesse e fique por dentro da programação. Transmissão pelo Youtube

ÀS SEXTAS – a partir das 19h30 >>> Slam da Guilhermina. Batalha poética acontece na saída da estação Guilhermina-Esperança do metrô, na ‘pracinha’ da rua Astorga

ÀS TERÇAS – 19h … Tato Fischer promove o seminário ‘Como é que Você Compõe’, série de bate-papos com artistas. Evento privado – via Zoom. Saiba mais e inscreva-se

AMOR MARRUÁ >>> Guilherme Rondon gravou com Gabriel Sater e disponibilizou nas plataformas sua canção feita em parceria com Zé Edu
WOYZECK >>> DOMINGOS E SEGUNDAS – 19h >>> ‘Woyzeck, uma desterritorialização em curso’, novo espetáculo do Grupo Redimunho estreia na Ocupação 9 de Julho, do MSTC (Movimento Sem Teto do Centro). Temporada vai até 25 de julho, aos domingos e segundas, sempre às 19h. Na rua Álvaro de Carvalho, 427

ÀS SEXTAS – 10h >>> Marco Vasques apresenta o programa JTT-CULTURA, dentro do JTT- A MANHÃ COM DIGNIDADE, do porta Desacato, sempre com três poetas convidados e aberto a participações. Ao vivo, nas mídias sociais do Portal Desacato

CARLA DIACOV >>> Poeta, que já publicou sete livros, abre campanha na APOIA-se: ‘Poema Põe Mesa’ tem mais de 90 posts no mural e 14 audiopoemas, com três valores de contribuição e suas respectivas recompensas (entre lá e saiba mais). O apoio é para que a escritora continue produzindo e postando seu trabalho poético diariamente. Diagnosticada com agorafobia, o que não lhe permite sair de casa, a escritora admite mais essa dificuldade, mas prefere focar a campanha na valorização do ofício poético num país governado por políticos que surfam na onda fascista de ódio aos artistas. E lança questões muito pertinentes:
Por que o escritor deve ter uma outra profissão de sustento?
Qual o valor da arte, da poesia, do tempo do artista?
Por que tão poucos podem viver da arte?

.

.

.

Acima, dois dos poemas de Carla Diacov (clique sobre eles, para ler melhor)

.

ÀS SEGUNDAS – 13h … ‘Diversidade em Ciência’, programa de entrevistas apresentado por Ricardo Alexino Ferreira, é voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos. Reprise às terças-feiras, às 2h da manhã e aos sábados, às 14h. Na rádio USP 93,7 MHz/SP ou na net

MORTE E VIDA SEVERINA >>> Nova montagem do texto de João Cabral de Melo Neto tem banda tocando ao vivo as músicas de Chico Buarque. Direção de Elias Andreato. Temporada vai até 26 de junho, às sexta e sábados, às 21h, e aos domingos, às 19h. No teatro Tuca, à rua Monte Alegre, 1024

MARTINHO JORGE >>> O samba ‘Poeta Boêmio Feliz’ já está nas plataformas digitais. Homenagem a Zeca Pagodinho, tem participação de Mauro Diniz. Ouça aqui

BEMBOLADO >>> Selo do músico e escritor Edmar Silva, em poucos meses, já apresentou ao público alguns trabalhos de talentosos artistas (entre eles, o próprio Edmar), fortalecendo a cena cultural alternativa. No catálogo:

Edmar Silva – Edmar Dub (2021)

Edmar Silva – Palavras (2022)

George Christian e Iarly Patricio (2022)

Super Sons – Volume 1 (2022)

Stevan Zanirati – Singles (2022)

Everton Cidade – Zica de Zelo

Sonidos Latinos – Coletânea apresenta 12 artistas da América do Sul

CCN NOTÍCIAS é um site voltado principalmente para a Zona Norte. O Coletivo de Comunicação Norte Notícias foi lançado em novembro de 2020. Entre lá, dê uma olhada geral e compartilhe. Divulgue mais essa iniciativa em prol de um jornalismo progressista, antifascista e em defesa da democracia

CURTA SUZANO >>> Até 20 de maio estão abertas as inscrições para o 6º Curta Suzano. Para filmes de qualquer gênero cinematográfico, com até 25 minutos, produzidos entre 2019 e 2022. Festival terá rodas de conversa, oficinas, cine-debates e exibições. Consulte o regulamento

ESCOBAR FRANELAS >>> Videomaker, poeta, romancista e ativista cultural, Escobar Franelas lançou o livro ‘hipjazzcoolbopfunksambabensoulblue‘, pela Editora Lavra. Para adquirir, acesse

ZOOM ZOOM ZOOM… É POESIA! >>> Nas mais recentes edições, com a poeta e atriz Beth Brait Alvim e produtor cultural e poeta Carlos Galdino. Programa do multiartista Claudio Laureatti é uma vitrine de poetas e suas tendências, convidando também artistas de circo, contadores de histórias, músicos e atores. Inscreva-se no canal

SANTIAGO DIAS >>> ‘Artigo Raro’, página que divulga escritores da editora Essencial e promove encontros literários, apresenta a primeira parte da reportagem sobre a vida do poeta Santiago Dias, que declama textos seu livro ‘Destino Cigano’

ABCDelas, pela Editora Clóe >>> Primeira antologia de poetas mulheres da história do ABCD, livro (que está à venda por R$30) traz textos de 45 autoras da região, como Dalila Teles Veras, Vanessa Molnar, Rosana Banharoli, Lília Reis, Olga Defavari e Carla Diacov (saiba mais)

MARINA RUIVO >>> Em seu canal no YouTube (A barca Marina), a escritora postou a leitura da letra de ‘Motor‘, de autoria de Teago Oliveira, música gravada pela Maglore e também por Gal Costa e Pitty. Edição de imagens de Vagner Mun

WANDER B >>> Em meados de março o multiartista escreveu ‘Fim de Jogo’, texto que encerra um ano de ‘respostas’ ao Facebook sempre que este lhe viesse com ‘a (des)elegância de dizer que o dia de hoje era um dia sem lembranças’. Ele então tratava de escrever algum texto curto, uma ‘memória inventada’. Assim, após mais um ano de pandemia, nasceu o performático álbum ‘Hoje Não Há Lembranças’. Que você pode acessar aqui.

>>> MAIS WANDER B >>> Confira a discografia completa do artista, com seis álbuns e dezenas de singles, que está disponível em todas as plataformas. Inclusive a canção ‘Eu Quero Te Amar e Me Amar Por Te Amar , de seu mais novo álbum, ‘Espantalho-querubim‘ . Visite no Spotify

ARCHANGELUS >>> Edições Archangelus comemora seu 100º livro publicado, reeditando ‘Ecos do Silêncio’, do poeta Luka Magalhães, seu editor. É uma marca importante para uma pequena editora de livros do mercado alternativo. Parabéns aos envolvidos

‘CANTO PERIFÉRICO‘ >>> Chega às plataformas digitais ‘Canto Periférico‘, single de Adolar Marin em parceria com Flávvio Alves, que faz parte de seu segundo álbum de parcerias, o ‘Outros Caminhos – Volume Dois’

LEONE DA GAITA >>> Além de show no formato ‘violão, gaita & voz’, com repertório e histórias de Robert Johnson a B.B.King, o artista também dá aulas para iniciantes de violão e gaita (diatônica e cromática). Contate pelo zap: 11-9.8173-0897 ou mande msg inbox

AOS SÁBADOS – 15h … ‘Tome Prosa, Tome Poesia’, com mediação de Antônio Mariano, convida  poetas para bate-papo. Live com transmissão pelo Facebook e YouTube do mediador

SETE CÂNTICOS NEGROS e Outros Tantos Orikis Negros e Índios >>> O poeta José Couto acaba de lançar um objeto multimídia. Seu e-book é o que se chama popularmente de ‘três em um’: poemas para serem lidos, acompanhados por belas ilustrações de Artur Madruga e com links para se ouvir os poemas musicados. O livro em pdf tem 96 páginas e está com preço promocional de R$25. Saiba mais e adquira um exemplarNa apresentação do livro, Ana Cecília Romeu, editora da Camino, afirma que “a obra ressignifica a poesia ao ofertar a ela o tom maior da transcendência, favorecendo o diálogo com as artes plásticas e a música, numa dança com elementos místicos: a magia, os mitos, os negros, o iorubá, os indígenas”, concluindo que “essa experiência sensorial amplia o voo poético”

VANESSA BUMAGNY >>> Novo álbum da cantora, ‘Cinema Apocalipse‘, tem participações de Zeca Baleiro, Chico César e Fernanda Takai, além de parceria com Luiz Tatit. Já disponível nas plataformas digitais. O belo trabalho fotográfico da capa e do material de divulgação do cd (nas imagens ao alto) são da xará, Vanessa Curci. Com produção de Rafael Castro, disco tem dez faixas, incluindo o poema ‘Lady Lazarus’, de Sylvia Plath, musicado pela cantora que já lançou os cds ‘De Papel’ (2003), ‘Pétala por Pétala’ (2009) e ‘O Segundo Sexo’ (2014). Além da carreira solo, Vanessa participa de projetos variados com o grupo ‘Sons e Furyas’, promove saraus e apresentou o show infantil ‘Cecília, Clarice, Fernando e Federico’, cantando poemas de autores clássicos que musicou.

ÀS SEGUNDAS – a partir das 19h >>> Sarau Segunda Negra comemora 200 edições com convidados e palco aberto. No Espaço Cultural Libertário Fofão Rock’n Bar, na Estrada das Taipas – 3827

RÁDIOS COMUNITÁRIAS >>> Dois programas legais:
.
Acordes Urbanos, na Rádio e Tv Nuar (todas as quintas, às 18h). Com Quinho, Passarinho e Gregório entrevistando artistas alternativos
.
TV MCA – Moto, Cultura e Afins (todas as terças, às 20h), com Adilson Aragão e Norberto Cassa

ÀS TERÇAS – 20h >>> Programa ‘Contraponto’ entrevista produtores, instrumentistas e compositores para compreender um pouco mais do mercado brasileiro da música. Com Serginho Sagitta, do programa Sons do Brasil, e Mateus Mello, do canal Tropicalismo Selvagem. Se inscreva no canal do YouTube 

PAPO ROCK >>> Programa apresentado por Arnaldo Marques vai ao ar às sextas-feiras, às 20h, com reapresentação aos domingos, às 20h e às segundas-feiras, às 23h. Pela web rádio CDR

ADRIEL VINÍCIUS >>> Jovem revelação da mpb, artista goiano recentemente radicado em SP, disponibilizou nas redes sociais o show ‘Tons, Retalhos e Beats‘, apresentado no festival ‘Canto da Primavera’, onde interpretou 12 de suas canções, em meio a relatos poéticos e crônicas da vida urbana. Em 2016, o artista lançou o álbum duplo ‘Prazer, meu Nome é Via Láctea‘. Ouça: disco 1 e disco 2Em 2019, apresentou ‘Vivo Aqui e Agora‘, álbum gravado no projeto ‘A Casa de Vidro’. Em breve, Adriel será um dos artistas convidados na volta do Sarau da Maria presencial

BRANCA PRODUÇÕES >>> Músico Betto Ponciano acaba de lançar sua produtora, ‘com o objetivo de trabalhar desde a produção, gravação, mixagem, masterização em estúdios de música até o lançamento e impulsionamento de trabalhos artísticos nas mídias sociais’. Contatos in box

MARCELO BARUM >>> Esse grande artista, cantor e compositor do grupo Tarumã, também dá aulas de violão, vocalização e composição. Tem módulo para iniciantes, pra quem já pratica um pouco e pra quem quer aprimorar ainda mais seus recursos teóricos e práticos. Saiba mais aqui

SELETA MENSAL >>> Músico Dharma Samu apresenta programa que vai ao ar às 18h, de segunda à sexta-feira, na Rádio Jardim Psicodélico, com reprise às 12h. No repertório, rock, jazz, música brasileira e independente. Saiba mais no cartaz

ROGER MARZOCHI >>> Campanha de financiamento coletivo visa arrecadar fundos para a gravação de um álbum com improvisações livres do saxofonista com paisagens sonoras de Fernando de Noronha, captadas pelo cientista Raul Rio Ribeiro, que assina a primeira música desse projeto, a ser lançada dia 25 de março. Parte dos recursos serão destinados à ong @oceansoundorg. Para contribuir, acesse o site

ÀS QUARTAS – 22h15 … Programa Toca do Autor na Rádio Brasil Atual, pelo 98,9 FM ou pela internet. Apresentação de Alexandre Tarica e Regina Cell

REVISTA DA QUEBRADA >>> Joad Lima, editor, informa que já está disponível a mais nova edição da Revista da Quebrada. Acesse também as edições anteriores.

RADIOLA DA MEMÓRIA >>> Série de podcasts conta histórias de pessoas e suas memórias sonoras. A cada episódio uma experiência sensorial diferente. Parceria entre o canal Avosidade e a atriz Janaina Sant’Ana, que narra os episódios

ERAM OS POETAS ASTRONAUTAS? … Segundo livro do poeta, ator e produtor cultural Ivan Néris, do coletivo Aldeia Satélite, foi lançado na semana-feira passada, em live transmitida pela editora Lavra (veja como foi). O autor costuma postar vídeos declamando seus textos no Facebook (acompanhe). Alternando doses de dramaticidade, lirismo e humor ácido, mesmos os poemas de conteúdo mais confessional trazem a fúria de sua escrita libertária. O livro custa R$30 e já está a venda na lojinha virtual da editora (adquira aqui)

CARUARUS – ORTINHO >>> Cantor e compositor pernambucano disponibilizou nas plataformas digitais seu novo álbum, ‘Caruarus‘, disco de forró feito com muitos parceiros: Azulão, Chico César, Anastácia, Lula Viegas, Josildo Sá, Kiki Vassimon, Marco Polo e Zeca Baleiro. Ortinho, oriundo da cena do mangue beat, se lançou como vocalista da banda Querosene Jacaré, com a qual gravou o disco ‘Você Não Sabe da Missa um Terço’ (1998). Depois, em carreira solo, lançou ‘Ilha do Destino’ (2002), ‘Somos’ (2006), ‘Herói Trancado’ (2011) e ‘Nas Esquinas do Coração’ (2019). ‘Caruarus’, com 10 faixas, tem produção de Yuri Queiroga.

ÁLBUNS DE CABECEIRA >>> Programa começa ao meio-dia do domingo e vai até o meio-dia da segunda-feira, na Rádio Jardim Psicodélico. Um convidado escolhe 13 álbuns que o influenciaram e conta um pouco sobre cada um. Entre no link do site e clica no player da radio ou na 2° opção para ouvir a rádio.

.
.
.

CASO MARIELLE: QUATRO ANOS DE VERGONHOSA IMPUNIDADE >>> No dia 14 de março de 2018 a vereadora Marielle Franco, aos 37 anos, foi assassinada no bairro da Lapa, no Rio. Ela era relatora da Comissão dos Direitos Humanos que acompanhava a intervenção militar no RJ. Havia feito denúncia contra abusos policiais e após voltar de um evento com jovens negras, foi baleada. Anderson Gomes, motorista do carro em que ela estava, também foi executado. Desde então, protestos contra o bárbaro crime se repetem em várias cidades brasileiras. Marielle lutava por justiça, inclusão e igualdade de direitos. Defendia as causas que todos nós, artistas, coletivos dos saraus e defensores da democracia e dos direitos humanos defendemos. Quatro anos depois, este blog continua aguardando o esclarecimento do caso e a punição dos assassinos e mandantes. As balas que a mataram atingem a todos nós. Não podemos nos calar. Até quando vou ficar semanalmente repetindo esse texto aqui? Será que vai ficar por isso mesmo? Por que a resposta não vem? Quem matou (e quem mandou matar) Marielle?

.

.

Faz 4 anos que eu repito esse texto. E vou continuar repetindo enquanto o blog existir. É meu compromisso em defesa da democracia e da liberdade, ambas ameaçadas pela impunidade de assassinos e pela omissão das autoridades. Repito o texto que eu já sabia que ia repetir. Se temos dois suspeitos presos (a quem ninguém entrevistou, confrontou, nem perguntou os motivos) ainda falta saber quem mandou matar Marielle. Nós, brasileiros democratas, seguimos de braços dados com ela, esperando que a justiça seja feita. Os assassinos talvez tenham a proteção momentânea de organizações ou de eventuais autoridades fascistas. Que podem mirar nas nossas cabeças. E até nos matar, um a um (‘matar uns 30 mil’, como disse o atual presidente, sem ser punido nem ter sua candidatura impugnada). Só não poderão evitar que Marielle renasça mais forte, todos os dias, no corpo e na mente de cada menina guerreira da cidade do Rio de Janeiro. E nas periferias de todo o Brasil.

Marielle sempre estará presente.

.

.

… … …

MAIS NALDOS NEW’S

… … …

Tenho canções postadas em dois canais no YouTube (canal um e canal dois), além de vários registros de minhas participações pelos saraus da cidade (é só pesquisar pelo meu nome). O blog também está no YouTube e tem projetos de transmissão de programas e lives para 2022. Este blogueiro, poeta e cantor, informa aos interessados que tem quatro espetáculos prontinhos da Silva para apresentações presenciais nas Casas de Cultura, Ceus, Bibliotecas e Sescs e que foram adaptados para o formato de lives durante a pandemia. São eles:

.

1 – Arnaldo Afonso Canta e Conta Cartola >>> Além das Casas de Cultura, o espetáculo foi apresentado no Festival Satyrianas

.

2 – Rocks, Pops & uns Toques de Poesia >>> Arnaldo Afonso canta repertório autoral. Versão online de shows presenciais realizados no palco dos Parlapatões, no Bar do Frango, no Eclipse, no Centro Cultural Charada e na Tom-K Produções

.

3 – Arnaldo Afonso Canta e Conta Caetano >>> A série ‘Lives Caetanas’ teve 6 edições (a primeira teve mais de 1.500 visualizações, mais de 700 comments e cerca de 150 compartilhamentos). Aqui uma delas

.

4 – Arnaldo Afonso Canta e Conta Belchior >>> Veja a primeira e a segunda edição das ‘Lives do Bel-Prazer’

.

Quem puder contribuir com as lives e várias outras atividades do artista, segue o PIX: arnaldo.aafonso@gmail.com

.

EP >>> Além dos shows sobre a vida e a obra de Belchior, Cartola ou Caetano, e de me apresentar cantando repertório autoral, ainda neste primeiro semestre do ano realizo a gravação do ep ‘Cinco Canções de Amor e uma Balada Desesperada‘. Aguarde.

.

… … …

Fique ligado em minha página no Facebook, onde divulgo as lives e textos deste blog, além de outras inserções. E, anote: toda sexta-feira (às vezes, quinta) tem post novo. Até lá!

… … …

.