EU JÁ ASSINEI, OBVIOUSLY >>> Com tanta desigualdade, fome e desemprego, é ridículo o Brasil estar discutindo algo tão óbvio como a defesa da democracia. Mas, é preciso. Com esse atual (des)presidente e seus seguidores, só fazemos patinar no atraso. Por isso o documento ‘Carta em Defesa da Democracia’, manifesto criado na Faculdade de Direito da USP, já passou de 300 mil adesões em apenas dois dias. Assiná-lo é também defender a liberdade, o Estado Laico e o Estado Democrático de Direito contra o retrocesso político e as ideias retrógradas que a tchurma dos bolsonazistas querem continuar impondo à nação.

Aos saudosos da ditadura e da tortura, só vai restar o rigor da lei e a cadeia, que merecem, pelos crimes que já cometeram. Diz o texto da Carta: “A solução dos imensos desafios da sociedade brasileira passa necessariamente pelo respeito ao resultado das eleições”. Entendeu ou quer que eu desenhe?

Este blogueiro e artista já assinou, claro. Clique aqui e assine também

.

SIM! (nesses tristes tempos nazi-fasci-negacionistas é um raro prazer começar o post com uma afirmação positiva).

Mas, SIM, amigos… tem muita programação cultural no circuito alternativo. Estamos vivos! E este blog saúda e repercute a diversidade das opções. Artistas e produtores culturais vão se virando para resistir à pandemia e ao fascismo de um governo anticultura e antieducação. Desde as manifestações de 2013 (passando pelo impeachment de Dilma e culminando com a eleição de Bolsonaro) cães raivosos e cegos estão soltos, mordendo e esfolando as liberdades e os direitos do cidadão brasileiro. Antes da eleição do atual (des)presidente, em 19/10/2018, eu já escrevia aqui:

“não posso crer que um artista, participante dos saraus, possa sequer ventilar a possibilidade de votar num candidato fascista defensor de torturadores. Reflita: não são ‘dois lados da polarização’, como dizem (aparentando isenção) a grande mídia e os políticos oportunistas. Um lado está pondo em xeque o processo de eleições, ofendendo cidadãos (pobres, negros, gays, mulheres, esquerdistas), semeando a exclusão e ameaçando com morte, tortura e ditadura. Isso é inconstitucional, indefensável e inaceitável (o candidato do PSL já deveria ter tido a sua candidatura impugnada). Um passado rancoroso e vingativo quer voltar (e tenta reescrever a história à base de fakenews – e do silêncio cúmplice dos que não se opõem). É contra isso que os artistas e os coletivos do movimento dos saraus têm de se mobilizar. É pela defesa da democracia, já”.

A lembrança desse texto me veio à mente após a divulgação da ‘Carta em Defesa da Democracia’. Se já não dava pra ficar indiferente em 2018, imagine agora. Assine já!

E acompanhe o movimento dos artistas, seus shows, lives, projetos e lançamentos. Mesmo sob pandemia e fascismo, fizemos arte e lutamos por democracia. Sabemos bem que um mundo minimamente melhor, para todos, não se conquista sem ela.

.

.

… … …

OS DESTAQUES 

… … …

Sábado – 30 de julho – 19h30 … O cantor e compositor Carlos Mahlungo lança o cd ‘Faladores de Belezas’ em show no Teatro Heleny Guariba, à Praça Roosevelt, 184. O ingresso custa R$30 e dá direito a um cd. Para reservas, mande zap para 11 98805-9171, com Carlos Moura, ou para 11 98547-9503, com Carlos Mahlungo. ‘Faladores’ é o sexto cd do artista mineiro que já lançou ‘O Profeta’, ‘Canto Livre’, ‘Terra Mãe’, ‘Seres’ e ‘Mistérios’. Disco tem produção geral do saudoso Vidal França, participação de Betto Ponciano e promoção do jornal Centro em Foco, de Carlos Moura e Cida Costa.

Visite o canal de Mahlungo no YouTube. Aqui uma de suas composições mais pedidas em shows e saraus: Borboletar

.

.

.

Sábado – 30 de julho – a partir das 14h … Lançamento da 3a edição do livro ‘A Odisseia: Jupiter Apple History, Conversas com Juli Manzi’, na Livraria Pontes, em Campinas. Lançada pela editora Psico BR Discos & Posters, edição tem capa dura com hot stamp, novo layout para as páginas e fotos, novo prefácio e QR codes que acionam faixas do Spotify com o próprio Júpiter contando as histórias do livro. No evento, Juli Manzi fala sobre a elaboração do livro, sua parceria com o editor Fabricio Bizu, responde a perguntas do público, faz sessão de autógrafos e ainda dá uma canja musical. Os exemplares estarão à venda no local e no site da editora

.

.

>>> MAIS JULI MANZI >>> No início da pandemia, saiu o videoclipe de ‘Ela Gosta de Brincar com Meu Coração‘, parceria do poeta Daniel Perroni Ratto com o cantor e compositor Juli Manzi, artista gaúcho radicado em São Paulo desde 2010 (ouça também seu sexto álbum, ‘Sambas, Pagodes & Uá-Uás’, com sambas autorais e guitarras com pedal wah-wah no lugar de cavaquinho). A canção do clipe, produzida por Marcelo Fornasier, é um funk suingado com elementos de música eletrônica. A letra aborda “a liberdade do amor e suas nuances nessa sociedade retrógrada, preconceituosa, misógina, racista e homofóbica” em que vivemos. Gravado no Cabaret da Cecília, na noite anterior ao anúncio da pandemia pela OMS, o clipe foi dirigido por Luís Dávila e Beto Assem. Teve Jackie Jobs Silva como atriz convidada e participação de vários artistas da cena alternativa

.

.

Domingo – 31 de julho – 18h … Grupo Raíces de América apresenta sua nova formação em show na sala Adoniran Barbosa do Centro Cultural São Paulo, à Rua Vergueiro, 1000. Entrada franca.

>>> O espetáculo ‘Raíces de América: Drummond, Neruda, Cortázar, Meireles y Galeano’ une música e poesia, relembrando o primeiro show do grupo, há mais de 40 anos. Na foto acima, os integrantes da atual formação do grupo: Willy Verdaguer (direção musical, baixo e voz), Fabian Famin (primeira voz masculina), Nicole Bueno (primeira voz feminina), Jara Arrais (violão, charango e voz), Chico Pedro (quena, zampoña, tarkas, ocarinas, flauta transversal e voz), André Perine (guitarra e voz), Jica Thomé (percussão e voz) e Abner Paul (bateria e voz).

.

>>> Contando ainda com a saudosa Míriam Miràh, o Raíces de América fez um maravilhoso show no Sesc Pinheiros, durante a pandemia. Confira

.

.

Sábado – 30 de julho – a partir das 10h … Hip Hop na Quebrada.  6a edição do evento tem apresentação de Netto Duarte. Com Dexter, Mr Grande E, Preto Aplick, Sharylaine, Madmans Clan e mais os djs Smokeey Dee & Beto Premier, além de workshop de breaking. Na av. Arquiteto Vilanova Artigas, altura do número 1300

.
.
SÁBADO – 30 de julho >>> A programação ‘II Ré[CEBA] – MOSTRA DE ARTE E CULTURA DA VILA RÉ – Parte 2’, promovida pela Cia Teatro da Investigação, prossegue com mais três apresentações:
21h – ‘Em homenagem ao grande encontro’, com Tom Sapiranga
22h – ‘Antropofagicarritmicamente’, com Hélio Braz
23h – ‘8:13 am’, com Cia Casa Preta
Na sede da CTI, à rua Oti, 212, perto da estação Patriarca – Vila Ré do metrô.
.
DOMINGO – 31 de julho >>> A programação tem mais três apresentações:
16h – Ess Tal >>> ‘Abram-se as cortinas: onde está o belo?’, com a bailarina Vanessa Voskelis e o músico Adriel Vinicius
17h – Vanessa Kryolla
18h – Pastoras do Rosário
Na sede da CTI, à rua Oti, 212, perto da estação Patriarca – Vila Ré do metrô.
RÉ(CEBA)! – II Mostra de Arte e Cultura da Vila Ré >>> Iniciativa da CTI – Teatro Baile para difundir e fomentar a arte feita nas periferias de Sampa, democratizando o acesso a bens culturais feito pela e para a quebrada da Vila Ré e adjacências. A programação é gratuita e acontece na sede da CTI, na Vila Ré. Visite o local e conheça o trabalho cultural importante que é realizado pelo coletivo formado por Edu Brisa, Cris Camilo, Harry de Castro, Gustavo Guimarães e Samara, entre outros artistas e produtores culturais. Saiba mais

.

.
… … …

COMO FOI

… … …

.
COMO FOI 1 >>> SÁBADO e DOMINGO SUPERBÃOS >>> No sabadão, foi uma delícia fazer o show ‘Arnaldo Afonso Canta e Conta Belchior’, na sede da CTI-Teatro Baile, um espaço cultural aconchegante e democrático na Vila Ré. Que recepção amorosa… agradeço demais ao Brisa, Cris, Gustavo, Harry, Samara e à tchurma linda da CTI (e ao Francisco Ferreira, que fotografou). Estiveram lá comigo os cantores Tiago Stocco, Jocélio Amaro e Zulu de Arrebatá, que também fizeram seus shows. Tivemos a participação de amigos-artistas-irmãos que apareceram pra prestigiar e deram uma canja, como Hélio Braz, Carlos Bacelar, Dinho Oliveira, Duda Jardim e Costa Sena, entre vários outros que nos deram a graça de sua presença e que não nomeio, mas agradeço o apoio: adorei revê-los.
Os shows fizeram parte da programação “II Ré[CEBA] – MOSTRA DE ARTE E CULTURA DA VILA RÉ – Parte 2” promovido pela Cia Teatro da Investigação, que prosseguiu no domingo, com a apresentação contagiante da banda Vila Reggae e continuam no próximo sábado, dia 30 (veja a programação, acima).
.
.
No domingo passado, antes do ótimo show do grupo Vila Reggae, fui ao Revelando SP, a convite do meu amigo Duda Jardim, para conhecer e bater um papo com o produtor cultural Paulo Magrão, líder comunitário do Capão Redondo. Falamos de resistência cultural, produção de arte na seara alternativa e no papel fundamental da cultura e da educação para a construção de uma sociedade mais igualitária e sem violência. Duda também agendou um papo mais específico para seu canal de entrevistas, além de colher informações para a produção de seu próximo cd.
.
Depois, me emocionei assistindo ao maravilhoso show de Tetê Espíndola cantando as inesquecíveis canções da era dos festivais. Quanta poesia e liberdade sobrevoaram os céus do Revelando SP junto com as melodias e o cantar passarinheiro daquela excepcional artista. Meus olhos marejaram diversas vezes… Pra me descompassar de vez as batidas do coração, reencontrei, em meio ao público, amigos queridos que há tempos não via: Aécio e Lourdes, Roger Marzochi e Adriana, Marina Pauliquevis e Ana Sacoman, Hévelin e Rui, Wady, Telo Ferreira e Helena Aires, Zanatta e Carlos Ribeiro, e mais alguns amigos que os acompanhavam. Putz… Ontem, no metrô, vinha pra casa pensando: desde muito antes da pandemia que eu não tinha um fim de semana tão feliz…
.
A felicidade às vezes demora, mas quando vem, revitaliza a gente. Foi demais, amigos. Amei cada momento, cada risada, cada abraço, cada besteira falada, cada música cantada, cada olhar e aquele desejo de ‘quero-mais’ que deixamos no ar. Me sinto forte de novo. Como diz o Emicida, ‘quem tem amigos, tem tudo’.
.
.
COMO FOI 2 >>> Na quarta-feira participei do ‘Sarauth, o Sarau do Sarath’, que comemorou um ano de atividades. Organizado e apresentado pelos multiartistas Pedro Blanco e Lucas Scandura, o evento contou com a participação de ótimos poetas jovens e alguns músicos – eu entre eles. Em clima descontraído, os apresentadores também interpretaram seus textos. Ainda rolou bolo, parabéns e um bate-papo entre os participantes. O sarau acontece sempre na quarta quarta-feira do mês numa das salas do belo e amplo casarão situado à rua Eça de Queiroz, 346, no Paraíso. Sede do Instituto Sarath, administrado pela psicanalista Cassia Sarath, lá acontecem sessões de terapia, oficinas, cursos, lançamento de livros, eventos e debates sobre feminismo, sustentabilidade e questões comportamentais e ambientais, além dos saraus e shows artísticos. Vale a pena conhecer as diversas atividades desse importante espaço cultural que, além de tudo, é super bem decorado e muito agradável de se frequentar. Saiba mais
.
.
COMO FOI 3 >>> Na quinta-feira foi lançado o livro ‘Coração disperso’, de Chico Lopes. Misto de ensaio, poema em prosa, crônicas e memórias, é o 17º publicado pelo autor, que ganhou o Prêmio Jabuti, em 2012, com o romance ‘Um estranho no corredor’. A live teve transmissão pelo Facebook da Lavra Editora. Adquira o livro no site
.
.

… … …

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

… … …

Domingo – 31 de Julho – 11h … Abertura de Processo da ‘Oficina Fala em Cena’ com a atriz Camila Ferrazzano. No Instituto Sarath, com entrada franca. As inscrições para a oficina de agosto já estão abertas. Informações pelo zap 11 99383-5831

Domingo – 31 de julho – a partir da 16h … 5° Sarau Periferas, organizado e apresentado pelo multiartista Duilio Coutinho, o Punky, acontece no Outback Rock Bar, à rua Barão de Alagoas, 391. Com lançamento de livros, exposições, pocket-shows musicais e palco aberto

WOYZECK >>> Temporada se encerra nesta semana. Às últimas apresentações serão na sexta (29/7), sábado (30/7) e domingo (31/7), sempre às 19h. Reserve seu ingresso >>> ‘Woyzeck, uma desterritorialização em curso’, espetáculo do Grupo Redimunho. Montagem baseada na obra fragmentada do escritor e dramaturgo alemão Georg Buchner marca os 17 anos de atividade da companhia teatral. Na peça, reflexões sobre a vida no campo e os dilemas vividos pelo trabalhador, sempre levando em conta os aspectos políticos, sociais e culturais da atualidade. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria 1h antes do início da peça. Direção e dramaturgia de Rudifran Pompeu. Na Ocupação 9 de Julho, do MSTC (Movimento Sem Teto do Centro), à rua Álvaro de Carvalho, 427

NOTAS DE ESCURECIMENTO – Negras Trilhas Literárias >>> Curso com o escritor Plinio Camillo na Fábrica de Cultura Itaim Paulista. Acontec nos dias 2, 3, 4, 5, 9, 10, 11 e 12 de agosto, sempre das 19h às 21h. Inscreva-se

DOMINGOS – 19h30 >>> ‘Porca Miséria’, comédia de Jandira Martini e Marcos Caruso, está em cartaz nos domingos de agosto no Teatro West Plaza Shopping, à av. Antártica, 408. No elenco, Angélica Arnaut, André Gonçalves, Emilia Ribeiro, Jaime Arruda, JV Fiori, Zé Buda, Nill Gomes, Manolo Basto, Wania Bastos e Marlene Araujo. Direção de Roberto Melo

Sábado – 30 de julho – 20h … Duo Sons de Carrilhões, com Paulo Miranda e Beatriz Carvalho, se apresenta no The Brothers, à av. Boturussu, 1250, em Ermelino Matarazzo

Sábado – 30 de julho – 19h … Slam Letra Preta promove o ‘Edições Território da Leitura: Mulheres e Literatura’. Acesse pela página do Coletivo de Esquerda Força Ativa

TRILOGIA RICHARD FOREMAN >>> A Cia Nova de Teatro comemora 20 anos de atividades apresentando três obras inéditas do dramaturgo norte-americano Richard Foreman. Compõem a ‘Trilogia’ as peças ‘Os Deuses Estão Marretando a Minha Cabeça’, ‘Bad Boy Nietzsche’ e ‘Prostitutas Fora de Moda – Um romance real’

PROSTITUTAS FORA DE MODA  – UM ROMANCE REAL >>> Peça é uma “viagem vertiginosa sobre quatro vidas em ruínas e fora de prumo, em meio a um vale sombrio de fluxos de consciências”. Direção e iluminação de Lenerson Polonini, tradução de Fábio Fonseca e trilha sonora de Wilson Sukorski. Com Fábio Mraz, Carina Casuscelli, Joelle Malta e Rafael Schmitt. Participação especial, em voz off, de Paulo Cesar Peréio.

>>> Até 31 de julho. Sexta e sábado, às 20h; domingo, às 19h. No Centro Cultural Olido, Sala Paissandu, à av. São João, 473

Sábado – 30 de julho – 14h … Saxofonista Roger Marza apresenta o meditashow ‘Natureza Sonora’ na Fênix Terapias Integrativas, em Americana. Reservas com Emelin Macieu pelo fone 19 9 8204 2588. A improvisação livre é feita ao som de mata em área de recuperação ambiental em Resende, no RJ

.

MARCOS MUNRIMBAU CANTA MONSTROS SAGRADOS DA MPB >>> Cantor e compositor faz show na sexta-feira, dia 5 de agosto, às 20h30, no Teatro West Plaza, à av. Antártica, 408, 3º Piso do Shopping. No repertório, Rita, Gil, Cartola, Milton, Marisa, Caymmi, Tom Jobim e outros grandes mestres da MPB. Marcos Munrimbau canta acompanhado por Brau Mendonça (violão base e solo), Lenynha Oliveira (percussão e efeitos) e Luciana Rosa (violoncelo)

ADIADO >>> No fechamento da edição vejo que o show de Edvaldo será em outra data a ser definida >>> Edvaldo Santana se apresentará no I Festival de Inverno Bistrô Itapeti, em Mogi das Cruzes, à rua Fernão Guedes de Souza, 75

Domingo – 31 de julho – a partir das 13h … Freud à Deriva, trio composto pelos músicos Zé Terra, Rene de França e Marcelo Mazzucatto se apresenta no projeto Café com Música, no Sesi da avenida Paulista. Saiba mais e ouça os cds da banda acessando este canal

>>> Com participação de Rene e Marcelo, Zé Terra lançou recentemente nas plataformas digitais o single ‘No Country‘. O artista também apresenta o programa de entrevistas Viola de Papo, no YouTube, onde conversa com grandes violeiros e músicos da cena sertaneja (confira aqui)

Sábado – 30 de julho – 19h … Alê Moreno, do Grupo Tarumã, apresenta forrós e xotes no arraiá do Quintal da Maria, à rua Leopoldo de Freitas, 111, na Penha

NZINGA >>> A dramaturgia concentra-se no período de 1617 a 1624, do moneto em que Mbandi sucede ao trono após a morte do pai, Ngola Mbandi Kiluanji, até o episódio em que Nzinga torna-se rainha do Ndongo, após o falecimento de seu irmão. Espetáculo aborda temas como ética comunitária, relações de irmandade, lógicas de poder e táticas anticoloniais. Com os atores Aysha Nascimento e Flávio Rodrigues. Temporada de 15 de julho a 5 de agosto, de terça à sexta, às 20h30, no Sesc Pompeia, à rua Clélia, 93. Ingressos aqui

Sexta – 29 de julho – 19h … Com tradução de Manoel Herzog, Editora Patuá lança ‘O conto Muçulmano’, volume 1 da trilogia ‘Memorial de Fescênia’. Na Livraria Realejo, em Santos

Sábado – 30 de julho – 20h … Cantora Paula Lima é uma das atrações na celebração do ‘Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana/Caribenha’ no Centro Cultural da Juventude, à av. Deputado Emílio Carlos, 3641

ÀS TERÇAS – 21h … A Fim de Poesia, live de bate-papo literário apresentada por Noélia Ribeiro. No Instagram – @noeliaribeiropoeta

Domingo – 31 de julho … Tarde de rock no Teatro Flavio Império, à rua Professor Alves Cardoso, 600, em Cangaíba, com entrada franca.
15h – Banda Anomia
16h – O Som do Bando
17h – Panic The Smiths Cover

ARTUR MENEZES >>> Atualmente radicado nos EUA, o guitarrista e vocalista brasileiro faz temporada no país. Após se apresentar em São Paulo, Fortaleza e Brasília, fará show em Porto Alegre, no dia 30 de julho, um sábado, no Blues Jazz Brasil Festival

.

.

>>> Artur Menezes venceu o concurso promovido pela Ernie Ball e tocou no Crossroads Guitar Festival, festival do icônico guitarrista britânico Eric Clapton. Em 2018, ele foi eleito o melhor guitarrista no ’34º Desafio Internacional de Blues’. Em sua discografia, constam 4 álbuns de estúdio. Acompanhe o artista em seu canal no YouTube

SARAU NA COZINHA >>> Programa mensal ‘Sarau na Cozinha’, produzido pelo Coletivo Marginaliaria, apresenta o quarto da série de 24 episódios. Assista também aos três primeiros, que ficam disponíveis no canal do Youtube

>>> No sábado, dia 30 de julho, às 20h, gravação de um episódio com Lucas Afonso. Na Casa de Cultura de São Miguel – Antônio Marcos, à rua R. Irineu Bonardi, 169

.

.

… … …

SEÇÃO ‘TODA SEXTA,
UMA NOVA CANÇÃO’

… … …

Após doze edições semanais consecutivas, a seção criada para tirar o pó das minhas composições engavetadas gerou material suficiente para o lançamento de um disco. Como nunca tinha lançado nenhum, batizei esse conjunto de canções de ‘Um Dia Feliz – Meu Primeiro LP’. Sim, é um álbum fake. Como o meu sonho de menino era lançar um LP, então, brinquei de lançar um, artesanal, vendas diretamente com o autor. Não tem no Spotify. Edição numerada e limitadíssima (quantitativa e qualitativamente, dizem as más línguas). Ei-lo:

.

UM DIA FELIZ – Meu primeiro LP – Arnaldo Afonso >>> Ouça as 12 canções desse discão de vinil.

No lado A:
Um Dia FelizSó TeuVisita ÍntimaHey, Girl O Poema GráficoOh, John / Imagine

No lado B:
Tom Jobim No TelhadoE Se De RepenteCoisas do AmorDesvarioValsa DesamorosaSem Disfarce

.

‘BARBÁRIE MODERNA’, O SEGUNDO LP >>> Hoje posto a nona das 12 músicas do meu segundo LP. A faixa 1, que dá nome ao disco, chama-se ‘Barbárie Moderna‘. Depois vieram ‘Vila Maria & Adjacências de Mim‘, sobre meu bairro, as quase românticas ‘Talvez‘ e ‘Coração Jazz‘, a enigmática ‘Estrelas Passam Tão Longe’ e a minha ‘parceria’ com Kafka, ‘Bichos Urbanos‘. Nas semanas seguintes apresentei, ‘Cegueira de Amar‘, toada interiorana composta após me deleitar com as interpretações comoventes de Renato Braz num evento beneficente em prol da comunidade de Paraisópolis, e a balada pop ‘Nem Vem!, que conta uma longa história de amor e perdição que atravessa quatro décadas. Neste post, a seção publica ‘A Pedra Tupi‘, cuja letra faz alusão a um poema de Manoel Bandeira, à passagem bíblica do duelo entre Davi e Golias, cita Macunaíma e se vale da mais conhecida figura folclórica nacional, o Saci, para lutar em defesa da Amazônia e dos povos da floresta. Somos pretos, pobres e temos muitas deficiências e carências, mas dançamos, rimos e derrubamos os gigantes opressores. É nóis.

.

.

A PEDRA TUPI
(Arnaldo Afonso)
.
Bebo veneno e não sacio minha fúria
farejo a fera mas me vejo sem pé
viro a cabeça e não alivio a loucura
conversa mole não enche pança de Zé
.
Quando me dá os 5 minutos quebro tudo isso
não era um bicho, era um homem no meio do lixo
.
Malandro, viro Davi!
Malandro, viro Davi!
.
E não interessa o tamanho da fera
manejo a funda, minha pedra tupi
mais alta que tua imponência é a queda
Macunaíma dança um passo Saci
.
Macunaíma dança um passo Saci
Macunaíma dança um passo Saci
e ri
.
.
… … …

AGENDÃO

… … …

Em minha página no Facebook, a programação alternativa do agendão é diariamente atualizada. Confira lá…

PARA BELCHIOR COM AMOR >>> Escritor e produtor cultural Ricardo Kelmer anuncia a terceira edição do livro de contos inspirados em músicas de Belchior, organizado por ele e Alan Mendonça. Parceria do selo Miragem com a Editora Radiadora. Contando agora com 23 autores cearenses – entre eles, Gero Camilo (Na hora do almoço) e Xico Sá (Todo sujo de batom) – a edição ampliada traz ilustrações de Carlus Campos, Marcos Oriá e Léo de Oliveira, uma crônica de Kelmer sobre a enigmática música ‘Ypê’ e uma carta de Vannick Belchior, filha caçula do poeta. Para adquirir o livro físico (R$30), mande mensagem por inbox. O livro eletrônico pode ser encontrado na Amazon (R$9,90)

ÀS QUARTAS – 19h … Oficina de ‘Criação Musical’, com Jonnata Doll, no Centro Cultural Charada, à rua José Antonio Fontes, 62, na ZL

ÀS SEXTAS – 10h >>> Marco Vasques apresenta o programa JTT-CULTURA, dentro do JTT- A MANHÃ COM DIGNIDADE, do porta Desacato, sempre com três poetas convidados e aberto a participações. Ao vivo, nas mídias sociais do Portal Desacato

ITAÚ CULTURAL >>> Mostra Bispo do Rosário, até 2 de outubro. Na av. Paulista, 149

>>> Estão abertas as inscrições gratuitas para o passeio virtual pela exposição “Bispo do Rosário – eu vim: aparição, impregnação e impacto”. Vagas limitadas. Saiba mais

AUDIOVISUAL ART >>> Mostra coletiva ATUL, de vídeos experimentais acontece no Rio de Janeiro, à rua Orestes, 28, 5° andar

CAFÉ E CACHIMBO >>> No programa, Hilário Bispo entrevista Élio Camalle, cantor, compositor e ator, que recentemente produziu o documentário ‘Isola 1/4 de Música’

ÀS SEGUNDAS – das 14h às 16h >>> Loop B ministra a Oficina de Percussão na Sucata, às segundas-feiras de julho e agosto. Transmissão em suas redes sociais

ANTÔNIO CUNHA >>> Na série Poesia em 3X4, o ator interpreta ‘Poema Barato‘, de Paula Valéria Andrade

REDE GRAÚNA >>> Domingo, dia 31 de julho, a partir das 15h, tem sarau na Rede Graúna de Cultura Diversidade e Solidariedade, em Jacareí, a uma hora de ônibus (Pássaro Marrom no Tietê) ou carro de São Paulo. Na rua Conselheiro Antonio Prado, 393. Saiba mais

BOM DIA POÉTICO >>> O poeta e ator Milton Luna divulga diariamente em grupos do zap o trabalho de poetas de todas as regiões brasileiras. Lá conheci os textos de ótimos escritores, que vou publicando por aqui também

CAMPANHA MIL ALDEIAS >>> Lançada em live no Dia Internacional do Meio Ambiente (5/6) campanha visa apoiar ações de soberania em mil comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas, e de outros defensores do meio ambiente em todo o território nacional nos próximos dois anos. Foi apresentado também o videoclipe, com direção de Marcos Prado, da canção ‘O Relógio do Juízo Final‘, de Carlos Rennó, Makely Ka e Rodrigo Quintela, interpretada por mais de 20 músicos brasileiros e com imagens de fotógrafos brasileiros, ativistas da causa ambiental. A letra é baseada na obra de Ailton Krenak, ‘Ideias para Adiar o Fim do Mundo’. Saiba mais

SUPER-ZÉ >>> Está no Catarse a campanha de financiamento da hq Super-Zé, com 128 páginas coloridas. Criada pelo escritor José Roberto Torero, a hq é uma ‘sátira ao mundo dos super-heróis, mas, ao mesmo tempo, uma confissão de amor a esse gênero’. O argumento foi feito por Torero e Marcus Aurelius Pimenta, os desenhos são de Romi Carlos e André Bernardino, com colorização de Fabi Marques. Entre lá para contribuir e saber mais sobre as recompensas

VLADO LIMA >>> Poeta publicou o vídeo criado por seu filho Lucas para ‘Minha Síndrome de Gwynplaine‘, um dos poemas de seu próximo livro, ‘NOIA’, a ser lançado em breve pela Editora Patuá. Gwynplaine, personagem do filme ‘O Homem Que Ri’ (1928), baseado em romance de Victor Hugo, teria inspirado os autores da editora DC Comics a criarem o famoso personagem Coringa

>>> VLADO LIMA >>> O poeta e agitador cultural em breve fará o lançamento de seus quarto livro de poemas, NOIA, pela Patuá. Ele já publicou ‘Sabe de Nada, Inocente!‘, ‘Como Suportar Jabs no Baço e Encarar Nocautes‘ e ‘Pop Para-Choque‘, além de criar e apresentar o Sarau Sopa de Letrinhas, há duas décadas. Vlado, também cantor e compositor, é um dos fundadores do famoso Clube Caiubi

ZOOM ZOOM ZOOM… É POESIA! >>> Programa do multiartista Claudio Laureatti é uma vitrine de poetas e suas tendências, convidando também artistas de circo, contadores de histórias, músicos e atores. Inscreva-se no canal. Nesta edição, Laureatti troca versos com Marcelo Brettas, autor de ‘Florestas Imaginárias’

PAPO ROCK >>> Programa apresentado por Arnaldo Marques vai ao ar às sextas-feiras, às 20h, com reprise aos domingos, às 20h e às segundas-feiras, às 23h. Com transmissão pela web rádio CDR. Participe pelo zap

HORA 13 AGORA >>> Prof. Matias Vieira apresenta programa de entrevistas sobre temas sociais, políticos e culturais, transmitidos ao vivo pelo canal em sua página no Facebook. Fique ligado na programação

DEH OLIVEIRA E CALE NARMAN >>> Os dois talentosos músicos se apresentam em diversos bares pela ZN e adjacências. Acompanhe suas páginas no Facebook

DOUGLAS MALHARO >>> Cantor e compositor, agora radicado em SP, se apresenta em vários eventos na cidade – às quintas no Bar Brahma, às sextas no Cozinha Tupi e aos sábados no Bar do Parque. Saiba mais, nos cartazes e na página do artista no Facebook Veja o clipe da música ‘Amor Infinito‘ e também ‘Disseram‘, de seu cd ‘Os Maiores Sucessos… do Famoso Quem’, disponível nas plataformas digitais. Visite seu canal no YouTube

DUDA JARDIM MUSICANDO >>> O músico, cantor, compositor e ator Duda Jardim também é produtor cultural. Organiza eventos, realiza shows e participa dos saraus da cidade. Em seu canal no YouTube, além das canções autorais de seu cd ‘Parede da Memória‘, há vídeos interessantes onde ele analisa e comenta grandes clássicos da mpb (como ‘Preciso Me Encontrar‘). Visite o canal e confira a série de entrevistas com artistas da cena alternativa, como o poeta e cantador Mauri de Noronha e a turma da CTI, Companhia Teatro da Investigação. A mais recente é com o escritor e editor da Reformatório, Marcelo Nocelli

>>> DUDA E JORGE MELLO >>> Confira o bate-papo do artista e produtor cultural Duda Jardim, em seu canal Musicando, com Jorge Mello, um dos principais parceiros de Belchior e membro fundador e participante ativo do grupo que ficou conhecido como ‘Pessoal do Ceará’ (este blogueiro participa da conversa). Aqui a primeira parte da entrevista. E a segunda

ÀS TERÇAS – 19h30 … Tato Fischer promove o seminário ‘Como é que Você Compõe’, série de bate-papos com artistas. Evento privado – via Zoom.  Inscreva-se

COMPARTILHANDO TRAMPO DE AMIGO >>> Live de bate-papos em que o músico Ozi Garofalo entrevista artistas e ativistas culturais do cenário alternativo. No Instagram

POETAS PELA DEMOCRACIA >>> Fundado em Agosto de 2020, o coletivo ‘Poetas Pela Democracia’ reúne hoje uma centena de poetas, de várias partes do Brasil, e computa mais de 70 mil pessoas alcançadas, com mais de 20 mil engajamentos, leitores em todas as capitais brasileiras e ainda França, Portugal, Alemanha, Suíça, Filipinas, Estados Unidos, Bélgica, Moçambique, Índia e Nicarágua, entre outros. Visite sua página e saiba mais

PROJETO [B]OIÁ >>> Grupo Xingó, fundado há 15 anos e sediado na Mooca, abriu inscrições, gratuitas, para núcleos de pesquisa artística em dança, teatro e audiovisual. O projeto chama-se [B]oiá: Dissidências submersas e é focado na ancestralidade. Saiba mais sobre o trabalho do grupo e sobre os cursos com inscrições ainda em aberto

BRANCA PRODUÇÕES >>> Produtora do violeiro Betto Ponciano surge ‘com o objetivo de trabalhar desde a produção, gravação, mixagem, masterização em estúdios de música até o lançamento e impulsionamento de trabalhos artísticos nas mídias sociais’. Eu mesmo já estou acertando de gravar na Branca o meu ep ‘Cinco Canções de Amor e uma Balada Desesperada’ (aguarde mais informações).

No link, gravação realizada lá: um trecho de ‘Deixe o Sol Chegar até Mecê‘ e ‘Viola Avarandada’. Contatos in box

CASARTE MARGINAL, >>> Programa semanal apresentado por Paulino Alexandre na web rádio CasilêOca, recebe artistas do circuito alternativo. Reapresentação no domingo às 17h.

REVISTA DA QUEBRADA >>> Joad Lima, editor, informa que já está disponível a 19°edição edição da Revista da Quebrada (clique para acessar o novo número e também as edições anteriores). Na matéria de capa, homenagem à fotógrafa e ativista cultural Marina Pinto, falecida recentemente, que, além de colunista, participou do projeto da publicação desde seu início

SONS DA RESISTÊNCIA >>> Programa transmitido para Brasil, Itália, Peru e Equador. vai ao ar pela Expedição CoMMúsica, com curadoria e apresentação de Elizabeth Del Nero Tuca, toda sexta, às 19h, apresentando somente artistas independentes e atuantes na cena underground. Clique para ouvir

ACORDES URBANOS – TERÇAS E QUINTAS >>> Programa passa a ser também às terças, às 16h. na Rádio e Tv Nuar. Com Quinho, Passarinho e Gregório entrevistando artistas alternativos. A edição das quintas, às 18h, continua valendo

ÀS TERÇAS – 20h >>> TV MCA – Moto, Cultura e Afins, programa apresentado por Adilson Aragão e Norberto Cassa, todas as terças-feiras com transmissão pelo YouTube

ÀS SEGUNDAS – 19h >>> Propagassom Tom-K, apresentado por Tom Kbélo na rádio Expedição CoMMúsica – comemora primeiro aniversário realizando o terceiro de uma série de três programas especiais.

ÀS SEGUNDAS – 19h >>> Live do programa Geringonça promove interessantes debates semanais sobre questões contemporâneas: cultura, política e saúde. Fique ligado no canal para assistir e participar: Coletivo Resistência/CCD-LL no Youtube e no Facebook

ÁLBUNS DE CABECEIRA >>> Programa começa ao meio-dia do domingo e vai até o meio-dia da segunda-feira, na Rádio Jardim Psicodélico. Um convidado escolhe 13 álbuns que o influenciaram e conta um pouco sobre cada um. Entre no link do site e clica no player da radio ou na 2° opção para ouvir a rádio.

MADAN LIVES >>> Série de encontros promovidos pela trompetista July SK, filha do músico morto precocemente, aos 53 anos, em 2014. Nas lives, parceiros e amigos relembram histórias e canções do artista, além de posts que documentam a obra de Madan. Fique ligado no Instagram. Se inscreva no novo canal de Madan no YouTube

ÀS SEXTAS – a partir das 19h30 >>> Slam da Guilhermina. Batalha poética acontece na saída da estação Guilhermina-Esperança do metrô, na ‘pracinha’ da rua Astorga

ÀS SEGUNDAS – 13h … ‘Diversidade em Ciência’, programa de entrevistas apresentado por Ricardo Alexino Ferreira, é voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos. Reprise às terças-feiras, às 2h da manhã e aos sábados, às 14h. Na rádio USP 93,7 MHz/SP ou na net

CCN NOTÍCIAS é um site voltado principalmente para a Zona Norte. O Coletivo de Comunicação Norte Notícias foi lançado em novembro de 2020. Entre lá, dê uma olhada geral e compartilhe. Divulgue mais essa iniciativa em prol de um jornalismo progressista, antifascista e em defesa da democracia

ÀS SEGUNDAS – a partir das 19h >>> Sarau Segunda Negra tem convidados e palco aberto. No Espaço Cultural Libertário Fofão Rock’n Bar, na Estrada das Taipas – 3827

ÀS QUARTAS – 22h15 … Programa Toca do Autor na Rádio Brasil Atual, pelo 98,9 FM ou pela internet. Apresentação de Alexandre Tarica e Regina Cell

ÀS TERÇAS – 20h >>> Programa ‘Contraponto’ entrevista produtores, instrumentistas e compositores para compreender um pouco mais do mercado brasileiro da música. Com Serginho Sagitta, do programa Sons do Brasil, e Mateus Mello, do canal Tropicalismo Selvagem. Se inscreva no canal do YouTube 

SELETA MENSAL >>> Músico Dharma Samu apresenta programa que vai ao ar às 18h, de segunda à sexta-feira, na Rádio Jardim Psicodélico, com reprise às 12h. No repertório, rock, jazz, música brasileira e independente

GRUPO ECDE >>> O grupo Esquerda Compra da Esquerda nasceu em novembro de 2020 e rapidamente conectou em seu perfil mais de 156 mil pessoas realizando negócios, produzindo, criando e encontrando uma grande rede de apoio. Visando empoderar economicamente seus membros e semear cultura, em abril de 2021 organizou o Primeiro Festival de Música de Esquerda do Mundo, reunindo 32 atrações musicais de diversas regiões do Brasil e do mundo, promovendo o protagonismo de artistas de esquerda no triste cenário de pandemia, isolamento e des-governo fasci-negacionista. Saiba mais

.

.

CASO MARIELLE: QUATRO ANOS DE VERGONHOSA IMPUNIDADE >>> No dia 14 de março de 2018 a vereadora Marielle Franco, aos 37 anos, foi assassinada no bairro da Lapa, no Rio. Ela era relatora da Comissão dos Direitos Humanos que acompanhava a intervenção militar no RJ. Havia feito denúncia contra abusos policiais e após voltar de um evento com jovens negras, foi baleada. Anderson Gomes, motorista do carro em que ela estava, também foi executado. Desde então, protestos contra o bárbaro crime se repetem em várias cidades brasileiras. Marielle lutava por justiça, inclusão e igualdade de direitos. Defendia as causas que todos nós, artistas, coletivos dos saraus e defensores da democracia e dos direitos humanos defendemos. Quatro anos depois, este blog continua aguardando o esclarecimento do caso e a punição dos assassinos e mandantes. As balas que a mataram atingem a todos nós. Não podemos nos calar. Até quando vou ficar semanalmente repetindo esse texto aqui? Será que vai ficar por isso mesmo? Por que a resposta não vem? Quem matou (e quem mandou matar) Marielle?

.

.

Faz 4 anos que eu repito esse texto. E vou continuar repetindo enquanto o blog existir. É meu compromisso em defesa da democracia e da liberdade, ambas ameaçadas pela impunidade de assassinos e pela omissão das autoridades. Repito o texto que eu já sabia que ia repetir. Se temos dois suspeitos presos (a quem ninguém entrevistou, confrontou, nem perguntou os motivos) ainda falta saber quem mandou matar Marielle. Nós, brasileiros democratas, seguimos de braços dados com ela, esperando que a justiça seja feita. Os assassinos talvez tenham a proteção momentânea de organizações ou de eventuais autoridades fascistas. Que podem mirar nas nossas cabeças. E até nos matar, um a um (‘matar uns 30 mil’, como disse o atual presidente, sem ser punido nem ter sua candidatura impugnada). Só não poderão evitar que Marielle renasça mais forte, todos os dias, no corpo e na mente de cada menina guerreira da cidade do Rio de Janeiro. E nas periferias de todo o Brasil.

Marielle sempre estará presente.

.

.

… … …

LIVROS & AFINS

… … …

Livro falado alado pesado prensado musicado. Livre leve levado achado perdido. Livro livre lindo relido. Livro é bicho vivo. Eis aqui mais uma lista de livros de autores do circuito alternativo. São apenas alguns registros, não necessariamente de lançamentos:

POEMAS RECIFENSES – Valmir Jordão >>> Livro do poeta pernambucano tem prefácio de José Eduardo Martins, ilustrações de Toni Braga e foto de Elimar Caranguejo. Custa R$25, pelo pix 81 98432 1963. Frete incluso (enviar o endereço por mensagem)

LIVROS >>> No site da Laranja Original, várias promoções de seus livros. Acesse e saiba mais. Entre eles:
– Tempo do tempo – Otávio Machado
– Flores de beira de estrada – Marcelo Soriano
– Asas plumas macramê – Diana Junkes

VERTIGENS >>> Livro de poemas em prosa, de Wilson Alves Bezerra, premiado com o Jabuti de 2016, está em oferta a R$10 na Amazon. Acesse

GABRIEL BARROS >>> Poeta lançou ‘Outras formas de morrer’, pela Lavra Editora em parceria com o selo ‘Novos Horizontes’, de Daniel Carvalho. Saiba mais

NÓS DA POESIA – VOL. VIII >>> Poetas de várias partes do Brasil participam da antologia internacional ‘Nós da Poesia – Vol. VIII’, organizada por Brenda Marques Pena. O projeto celebra a Semana de 22 e conta com 63 poetas de 14 países. Saiba mais

MARAH MENDS >>> Ativista cultural e escritora lançou ‘Sequestraram o governador’, pela Edições É da Hora. Saiba mais

HUGO PAZ >>> Poeta lançou ‘Máquina de Pensamentos’, pela editora Filoczar. Para adquirir, mensagens pelo inbox

RETRATOS – EDUARDO NICOLAU >>> No livro do premiado fotojornalista, imagens de personalidades como Chico Buarque, Ron Carter, Lula, Pelé e Fernanda Montenegro, entre outros. Para adquirir, mande mensagem por inbox

CORAÇÃO PELUDO >>> Versão digital do livro de Plinio Camillo está em oferta. Investimento de R$10.  Adquira aqui 

PARTICÍPIO PRESENTE >>> Novo livro do poeta Elcio Fonseca foi lançado na semana passada em evento artístico e político promovido pelos coletivo Poetas Pela Democracia, que mobiliza artistas em defesa da cidadania e dos Direitos Humanos, ameaçados pela escalada fascista de Bolsonaro e seguidores. O livro, cuja venda será totalmente revertida para o Movimento Nacional de Luta em Defesa da População em Situação de Rua, traz toda uma discussão sobre poesia e participação política, através de poemas, textos e artigos, incluindo o histórico e o manifesto dos ‘Poetas Pela Democracia’, entre outras informações. Mande mensagem para adquirir o livro

CARLOS MOREIRA >>> Poeta e professor formado em letras pela UNIR (Universidade Federal de Rondônia). É autor dos livros ‘O evangelho segundo ninguém’, ‘Duas palavras’ e ‘Literatura e libertinagem’, todos editados pela EDUFRO de Porto Velho. Publicou ainda os livros de poesia ‘Cardume’ pela Editora Valer e ‘Corpo aberto’, pela Editora Patuá. Seu mais recente livro ‘Seol’, pode ser adquirido no site da Lavra Editora

QUANDO A LUA É CHEIA >>> Crimes, mistério e romance se misturam no primeiro romance juvenil de Vanessa Ratton. Confronto entre um temido delegado e uma corajosa estudante de jornalismo pode revelar o quanto há de verdade nas lendas que assombram a humanidade. Ilustrações de Marcela Pialarissi. Adquira. Vanessa tem seis livros infantis publicados, é coautora de ‘Encontros à Hora Morta’ (em parceria com Maria Valéria Rezende) e integra o movimento Mulherio das Letras

CANTIGAS DO LUARÉU >>> Novo livro de Claudio Daniel, publicado pela editora Arribaçã, reúne poemas sobre criaturas fantásticas do folclore brasileiro, como Cuca, Saci, Curupira e Boitatá, entre outros. Adquira

EMMA E O SEXO >>> Primeiro volume de uma trilogia. Da romancista e poeta Ilana Eleá, Doutora em Educação pela PUC-Rio, que mora em Estocolmo desde 2011. Saiba mais e adquira

DIANA JUNKES >>>Foi lançado ‘asfalto’, livro de poemas da professora e crítica literária Diana Junkes, pela editora Laranja Original. Ela já publicou ‘clowns cronópios silêncios’, ‘sol quando agora’ e ‘asas plumas macramê’. Com prefácio de André Luiz Pinto e texto de orelha por Alberto Pucheu. Adquira aqui

‘TEMPO SEM CRUZ’ >>> Foi lançado o primeiro livro de poemas da jornalista e produtora cultural Flora Miguel, pela Editora Primata. Adquira aqui

OUTRAS VOZES – Contos Sobre o Negro Escravizado no Brasil >>> Texto de Luigui Ricciardi sobre o livro de contos de Plínio Camillo: “São trinta e três histórias de profunda dor, que mostram a realidade dura em que viviam os negros durante o período de escravidão em nosso país. Embora trate de vozes caladas ao longo dos séculos, são os sentimentos dessas pessoas caladas que vêm à tona”. Saiba mais e adquira o livro 

ESCOBAR FRANELAS >>> Videomaker, poeta, romancista e ativista cultural, Escobar Franelas lançou o livro ‘hipjazzcoolbopfunksambabensoulblue‘, pela Editora Lavra. Para adquirir, acesse

SUMIÇO >>> Foi lançado, postumamente, o romance de Wander Porto, escritor, poeta e letrista mineiro falecido precocemente no início do ano. Para adquirir o livro, mande mensagem para sua filha, Fernanda Porto

ERAM OS POETAS ASTRONAUTAS? … Segundo livro do poeta, ator e produtor cultural Ivan Néris, do coletivo Aldeia Satélite. O autor costuma postar vídeos declamando seus textos no Facebook (acompanhe). À venda na lojinha virtual da editora Lavra (adquira aqui)

TEATRO SOB FOGO CRUZADO >>> No livro, o ator, diretor, sociólogo e professor de teatro Tin Urbinatti narra a trajetória e a produção do grupo Teatro da Ciências Sociais, que dirigiu entre 1973 e 1979, comentando o contexto histórico do período sob AI-5, com censura, perseguições políticas, exílios, prisões, torturas e mortes.

LIVRO DOS SONETOS >>> Foi lançada a tradução do livro do poeta cubano Nicolás Guillén, feita por Cesar Veneziani, que declarou: “Os temas abordados por Guillén vão desde o amor até o engajamento nas lutas de seu povo, sejam elas étnico-raciais ou políticas, que o levaram a fundar a União de Escritores e Artistas de Cuba, da qual foi presidente por largo período. Mesmo abordando temas sensíveis, ele sempre fez uma poesia inspirada, intensa e até, em alguns momentos, bem-humorada”. Edição bilíngue. Clique para adquirir

OS MISERÁVEIS DA SECA >>> Escritor José Sarmento lança seu décimo segundo livro, Os Miseráveis da Seca. Para saber mais e adquirir o livro, clique aqui

SETE CÂNTICOS NEGROS e Outros Tantos Orikis Negros e Índios >>> O poeta José Couto lançou um objeto multimídia. Seu e-book é o que se chama popularmente de ‘três em um’: poemas para serem lidos, acompanhados por belas ilustrações de Artur Madruga e com links para se ouvir os poemas musicados. O livro em pdf tem 96 páginas e está com preço promocional de R$25. Saiba mais e adquira um exemplar 

‘PALAVRAS DO INFERNO’ >>> Projeto literário em que fotógrafa, escritora e diretora Jezz Chimera desenvolve textos baseados em palavras de Dante Alighieri durante a passagem pelo inferno na ‘Divina Comédia’. Toda semana uma palavra é sorteada e, a partir dela, nasce um novo texto que é publicado no Instagram.

‘DISCOTECA BÁSICA’, LIVRO E CAMPANHA >>> Discoteca Básica é o podcast de música do jornalista Ricardo Alexandre. Já estão disponíveis mais de 50 episódios contando a história detalhada da produção de lps e cds fundamentais do cancioneiro nacional, com áudio-documentários e pesquisa minuciosa. Agora, está no ar a campanha pra financiar o livro ‘Os 500 Maiores Álbuns Brasileiros de Todos os Tempos‘, que trará a lista de nossas produções musicais mais importantes, elaborada por 162 especialistas (além de entrevistas inéditas e informações de bastidores)

SANTIAGO DIAS >>> ‘Artigo Raro’, página que divulga escritores da editora Essencial e promove encontros literários, apresenta a primeira parte da reportagem sobre a vida do poeta Santiago Dias, que declama textos seu livro ‘Destino Cigano’

ABCDelas, pela Editora Clóe >>> Primeira antologia de poetas mulheres da história do ABCD, livro (que está à venda por R$30) traz textos de 45 autoras da região, como Dalila Teles Veras, Vanessa Molnar, Rosana Banharoli, Lília Reis, Olga Defavari e Carla Diacov (saiba mais)

CARLA DIACOV >>> Poeta, que já publicou sete livros, abre campanha na APOIA-se: ‘Poema Põe Mesa’ tem mais de 90 posts no mural e 14 audiopoemas, com três valores de contribuição e suas respectivas recompensas (entre lá e saiba mais)

.

.

… … …

NALDO NEW’S

… … …

Arnaldo Afonso tem canções postadas em dois canais no YouTube (canal um e canal dois), além de vários registros de participações pelos saraus da cidade (é só pesquisar pelo seu nome). O blog também está no YouTube e tem projetos de transmissão de programas e lives. Este blogueiro, poeta e cantor, informa aos interessados que tem quatro espetáculos prontinhos da Silva para apresentações presenciais nas Casas de Cultura, Ceus, Bibliotecas e Sescs e que foram adaptados para o formato de lives durante a pandemia. São eles:

.

1 – Arnaldo Afonso Canta e Conta Cartola >>> Além das Casas de Cultura, o espetáculo foi apresentado no Festival Satyrianas

.

2 – Rocks, Pops & uns Toques de Poesia >>> Arnaldo Afonso canta repertório autoral. Versão online de shows presenciais realizados no palco dos Parlapatões, no Bar do Frango, no Eclipse, no Centro Cultural Charada e na Tom-K Produções

.

3 – Arnaldo Afonso Canta e Conta Caetano >>> A série ‘Lives Caetanas’ teve 6 edições (a primeira teve mais de 1.500 visualizações, mais de 700 comments e cerca de 150 compartilhamentos). Aqui uma delas

.

4 – Arnaldo Afonso Canta e Conta Belchior >>> Recentemente, apresentei presencialmente o show em espaços culturais como o Bar do Frango, o Parque Max Feffer, no niver de Suzano, o palco dos Parlapatões e o CarauariBar, além de já ter  realizado três lives interpretando as incríveis canções filosóficas e poéticas do bardo cearense. Veja a primeira e a segunda edição das ‘Lives do Bel-Prazer’.

.

EP >>> Além dos shows sobre a vida e a obra de Belchior, Cartola ou Caetano, e de me apresentar cantando repertório autoral, pretendo realizar ainda este ano a gravação do ep ‘Cinco Canções de Amor e uma Balada Desesperada‘. Aguarde.

.

Quem puder contribuir com as lives e várias outras atividades do artista, segue o PIX: arnaldo.aafonso@gmail.com

.

.

… … …

UNS SONS 

… … …

.

HÉLIO BRAZ >>> O cantor e compositor, administrador do Espaço Cultural Bossa Zen, é baiano de Santo Amaro da Purificação e mudou-se para SP em fins dos anos 70. Venceu o Festival da TV Bandeirantes com a música ‘Canto Corrido’, parceria com Jorge Portugal. Em 1984 lançou o compacto duplo ‘Na Marra’. Já gravou seis cds e se apresentou em diversas cidades do Brasil e Europa. Atuou (como músico) no Grupo do Teatro Oficina, de Zé Celso Martinez. Em 2011 lançou o cd infanto-juvenil ‘Lagarta Pintada’, com a arte-educadora Wanda Moreira. Lançou em 2017 o cd Parcerias Acoustic. Confira sua página no YouTube

ANDRÉ BEDURÊ >>> ‘Inquietudes Crônicas‘ é o primeiro cd de André Bedurê, talentoso músico que conheci há alguns anos em shows de Kleber Albuquerque, acompanhando-o ao violão, ao baixo, fazendo vocais e compondo em parceria. Agora o artista surge cantando em belo disco inteiramente autoral, com participações de Lô Borges, Zeca Baleiro, Adolar Marin e Ana Clara Fischer, cantando, e que traz parceiros como Evandro Camperon, Lúcia Santos, Rovilson Pascoal e seu irmão Roberto Sampaio, além dos nomes já citados.

FLORES SENTINELAS >>> Segundo single do álbum ‘Canções Pra Vozes Roucas’, do Duo Aduar, formado por Gabriel Guedez e Thobias Jacó. Participação da cantora Kátya Teixeira

PORNO MASSACRE >>> Registro do show que deu origem ao disco ‘Explícito e ao vivo no 74 Club‘. A apresentação foi gravada na íntegra e será parte de álbum a ser lançado em breve. Porno-Massacre é formada por 5 integrantes que fazem mistura de punk, trash e jazz, com apresentações marcadas por performances teatrais. No link, ‘There is no Rule at All‘, manifesto ateísta da banda. Saiba mais

BEMBOLADO >>> Selo do músico e escritor Edmar Silva, em poucos meses, já apresentou ao público alguns trabalhos de talentosos artistas (entre eles, o próprio Edmar), fortalecendo a cena cultural alternativa. Clique e confira as chamadas ‘Coletâneas Bem Boladas’: Super Sons Vol.1SonicdalíaSonidos LatinosLisérgico Brasil

>>> BEMBOLADO 2 >>> Já está disponível no canal do selo a coletânea Som Tropical. Ouçam

FRED MARTINS – ULTRAMARINO >>> Cantor e compositor Fred Martins lançou o álbum ‘Ultramarino’. O repertório tem como base sua  linhagem musical bossanovista, mas transita pelo blues e influências árabes. Minhas preferidas são ‘Aragem’ e ‘Manhã’, parcerias com Marcelo Diniz, ‘Fado Crioulo’ e ‘Estranha Flor’, ambas com Alexandre Lemos e ‘Blues da Madrugada’, dele com Ana Terra. São pérolas da mais nobre linhagem daquela grande canção que se convencionou chamar de ‘mpb’. Ouça todo o álbum

ÁGUA NÃO É MERCADORIA, NÃO >>> A convite do músico e produtor cultural Zé Marcio Kaipira, participei do videoclipe ‘Água Não é Mercadoria, Não’, da ong Sarau das Águas, canção-manifesto em defesa do saneamento das águas da represa Billings e do Rio Pinheiros, na zona sul. Fiquei feliz de estar junto com eles nessa causa tão importante. É urgente discutir a questão do tratamento da água nas grandes cidades, assim como todas as questões ligadas à preservação ambiental. Estão sendo realizadas mais gravações com artistas de diversos estilos musicais (em breve, divulgo aqui a versão ‘arrasta-pé’). Eu estou nesse coral ao lado de Anabel Andrés e Zé Marcio, os autores da música, e mais Marcio Fellix, Samuel de Abreu, Mari Guerreiro, Marcus Maceió, Marcos Ferr e Nilson Costa. Leia a letra e veja as duas versões do vídeo: clipe 1 e clipe 2

>>> Acompanhe outras postagens do Sarau das Águas no YouTube e no Facebook

>>> De artistas ligados ao coletivo, ouça também o cd do Grupo Macaia, disponível nas plataformas digitais.

ELAINE FRERE >>> Cantora e compositora, também atua em outros setores artísticos, como circo e teatro. Escreveu, atuou, dirigiu, compôs trilhas sonoras e produziu espetáculos com parceiros como Hugo Possolo, Guga Stroeter e Vladimir Capela e foi coordenadora geral e gestora do Festival Internacional de Circo de São Paulo (FIC), entre 2018 e 2022. Publicou dois livros infantis de temática circense ‘Trilha das letras’ e ‘Napoleão’. A partir de 2019 passou a se dedicar à música autoral e lançou ‘Quando Adormeço’, single com participação de Kleber Albuquerque. Depois, veio o álbum ‘Quando os versos se uniram pra reclamar canção‘. Recentemente apresentou nas plataformas digitais ‘Alamedas‘, sua primeira parceria com o poeta e produtor musical Flavvio Alves

CAMINHADAS E O MAR >>> Está disponível nas plataformas digitais o ep ‘Caminhadas e o Mar’, com quatro canções compostas por Walter Zanatta, talentoso criador de canções muito originais, que conheci cantando nos saraus Sopa de Letrinhas e Toca do Autor, promovidos por Vlado Lima e Alexandre Tarica, ao lado de artistas ligados ao Clube Caiubi de Compositores. Neste ep, três parcerias de Zanatta com Josias Damasceno (que canta solo, nas faixas 1 e 2, e com Zanatta, na faixa 4) e uma com Théo do Vale (que canta solo, na faixa 3). O músico planeja lançar mais dois eps até o final do ano. Acompanhe outras músicas de Walter Zanatta em suas páginas musicais no Sound Cloud e no Spotify

TUDO ESTÁ BEM >>> Vanessa Bumagny lançou nas plataformas digitais o videoclipe da música ‘Tudo está bem‘, com participação de Jean Wyllys. Produzido pela SP Escola de Teatro e por Gustavo Ferreira, com direção de Diego Ribeiro e Henrique Mello, canção tem versos de resistência ao descaso sanitário e às posturas antidemocráticas do atual (des)governo: “eles te querem exausto e triste, a alegria é a maior revolução que existe”

>>> VANESSA BUMAGNY – 2 >>> Mais novo álbum da cantora, ‘Cinema Apocalipse‘, tem participações de Zeca Baleiro, Chico César e Fernanda Takai, além de parceria com Luiz Tatit. Disponível nas plataformas digitais, tem produção de Rafael Castro. Entre as faixas, o poema ‘Lady Lazarus’, de Sylvia Plath, musicado pela cantora

CHICO, EU TE AMO >>> Já chegou às plataformas digitais o single ‘Que tal um samba?‘, de Chico Buarque. O artista anunciou para setembro o início da turnê em que percorrerá o Brasil, tendo a cantora Mônica Salmaso como convidada fixa. A letra me arrepia ao defender a cultura, citar ‘Beleza Pura’, de Caetano, e falar sobre criar um filho num novo Brasil, ‘num bom lugar, numa cidade legal’. E termina com um bom e sonoro palavrão, que é o que esse presidente e seus seguidores merecem, por tudo de ruim que nos fizeram passar nesses quatro longos e tenebrosos anos.

QUE CAIA O REI‘ >>> Canção da banda Anhangabahy é um funk-marchinha que expressa o desejo comum de novos e melhores tempos, com mais empatia e humanidade, ‘unindo as pontas do afetivo e do político: é ao mesmo tempo uma canção de amor e de rebeldia, um elogio ao espírito livre e esperançoso, um grito de otimismo’. O clipe, concebido, dirigido e editado pela vocalista Hévelin Gonçalves, colheu retratos em vídeo de quase trinta pessoas pelas ruas. A canção é de Rui Xavier e o arranjo de Wady Issa Fernandes.

APONTAMENTOS DE UMA NOITE DE PELEJA >>> Após se apresentarem no Primeiro Festival ECDE de Música, em 2021, o coletivo multiartístico ‘Os Ditos’ recebeu diversas mensagens de outros artistas participantes e de sua rede de amigos, estreitando laços e fortalecendo essas relações. No vídeo, eles nos mostram sua visão emocionada desses acontecimentos: são músicos, poetas, cantores, artistas. Resistências. Assim nasceu a ‘canção-manifesto’, ‘Apontamentos de uma noite de Peleja’, uma criação coletiva, feita a partir de fragmentos das mensagens recebidas. Além dos Ditos (Marc Florindo, Paulo Pepe e Rivaldo Giancotti), que tocaram, cantaram, declamaram, editaram e ilustraram o single-vídeo, participam com letras e vozes Plinio Delphino, Heliane Lima Lourenço, Tais Dantas, Carlos Nêgo, Paulo Pixu, Miriam Casas, Silvia Maria Ribeiro, Amaury ZG e Eduardo Proffa. Saiba mais sobre os projetos do coletivo

‘NASCENDO’ >>> Já está nas plataformas digitais o single ‘Nascendo’, do dueto de mpb Rios Flutuantes, formado pelo poeta e cantor Rudá Ventura e pelo pianista e regente Rodolfo Schwenger

O TEMPO É SEU IRMÃO >>> Violeiro Chico Lobo lançou álbum ‘O Tempo é Seu Irmão’ em todas as plataformas digitais – e com cd físico também. Participações de Luiz Caldas, Kleiton & Kledir, Tetê Espíndola e Sérgio Andrade (da Banda de Pau e Corda). Produção musical de Ricardo Gomes. No link

UILSON PAIVA >>> Cantor e compositor lança nas plataformas a música ‘Amar Deixar-se Amar‘. Participação do saxofonista Milton Guedes

KATYA TEIXEIRA >>> Cantora, compositora e produtora cultural programa série de lançamentos para 2022. ‘Making of Canções na Quarentena’ (Parte 1 – Criações e Parte 2 – Instrumentos) conta um pouco do processo de criação dos espetáculos que deram origem ao cd ‘Canções Para Atravessar a Noite Escura‘, também disponível nas plataformas digitais (outro álbum está em produção e deve ser lançado em 15 de julho de 2022). Saiba mais no site da artista 

ADRIEL VINÍCIUS >>> Jovem revelação da mpb, artista goiano recentemente radicado em SP, disponibilizou nas redes sociais o show ‘Tons, Retalhos e Beats‘, apresentado no festival ‘Canto da Primavera’, onde interpretou 12 de suas canções, em meio a relatos poéticos e crônicas da vida urbana. Em 2016, o artista lançou o álbum duplo ‘Prazer, meu Nome é Via Láctea‘. Ouça: disco 1 e disco 2Em 2019, apresentou ‘Vivo Aqui e Agora‘, álbum gravado no projeto ‘A Casa de Vidro’. Em breve, Adriel será um dos artistas convidados na volta do Sarau da Maria presencial

CARUARUS – ORTINHO >>> Cantor e compositor pernambucano, oriundo da cena do mangue beat, disponibilizou nas plataformas digitais seu novo álbum, ‘Caruarus‘, disco de forró feito com muitos parceiros: Azulão, Chico César, Anastácia, Lula Viegas, Josildo Sá, Kiki Vassimon, Marco Polo e Zeca Baleiro. Disco tem 10 faixas e produção de Yuri Queiroga

ROGER MARZOCHI >>> Campanha de financiamento coletivo visa arrecadar fundos para a gravação de um álbum com improvisações livres do saxofonista com paisagens sonoras de Fernando de Noronha, captadas pelo cientista Raul Rio Ribeiro, que assina a primeira música desse projeto. Parte dos recursos serão destinados à ong @oceansoundorg. Para contribuir, acesse o site 

‘CANTO PERIFÉRICO‘ >>> Chega às plataformas digitais ‘Canto Periférico‘, single de Adolar Marin em parceria com Flávvio Alves, que faz parte de seu segundo álbum de parcerias, o ‘Outros Caminhos – Volume Dois’

WANDER B >>> O ator e escritor tem também consistente trabalho na área musical. Confira sua discografia completa, com seis álbuns e dezenas de singles, que está disponível em todas as plataformas. Inclusive a canção ‘Eu Quero Te Amar e Me Amar Por Te Amar , de seu mais novo álbum, ‘Espantalho-querubim‘ . Visite no Spotify

OSNI RIBEIRO >>> ‘Cantigas de Andar’, mais recente álbum do cantador, compositor e violeiro Osni Ribeiro, já está disponível nas plataformas digitais. O nome do disco faz referência ao conceito do ‘Dandô – Circuito de Música Dércio Marques’, projeto coletivo de que participa e que também ‘anda’ pelo Brasil

PÉRICLES CAVALCANTI >>> ‘Saltando Compassos’, novo álbum de inéditas de Péricles Cavalcanti chega às plataformas digitais. Tem parceria com Arnaldo Antunes e participações de Adriana Calcanhotto e Ana Frango Elétrico. Ouça

MARTINHO JORGE >>> O samba ‘Poeta Boêmio Feliz’ já está nas plataformas digitais. Homenagem a Zeca Pagodinho, tem participação de Mauro Diniz. Ouça aqui

AMOR MARRUÁ >>> Guilherme Rondon gravou com Gabriel Sater e disponibilizou nas plataformas sua canção feita em parceria com Zé Edu

.

.

… … …

Fique ligado em minha página no Facebook, onde divulgo as lives e textos deste blog, além de outras inserções. E, anote: toda sexta-feira (às vezes, quinta) tem post novo. Até lá!

… … …

.