DOIS FILMES >>> Este blogueiro não é comentarista político, mas as palavras se misturam, como disse o poeta numa canção (o tal poeta sou eu mesmo, sorry!). E as coisas todas também vão se confundindo e nos ludibriando. Hoje o presidente eleito voltou a falar sobre a ‘dureza de ser patrão no Brasil‘ e disse querer aproximar as leis trabalhistas da ‘informalidade’. Para ele os artigos que tratam de ‘férias e 13º salário‘ são ‘engessados’ demais. Sem falar na tal ‘reforma da previdência‘, que nos fará trabalhar até a morte para ‘salvar o País’ (salvar de quem? salvar para quem?). Ou seja, o cara se declara solidário aos patrões e diz que vai mexer nos direitos trabalhistas conquistados a duras penas, com muita luta e sangue pela classe trabalhadora. Isto posto, vamos pensar um pouco: você acha que ele quer favorecer a quem? No entanto, pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje (13 de dezembro), indica que 75% dos brasileiros acreditam que Bolsonaro está no caminho certo e estão otimistas quanto às futuras ações de seu governo. Setenta e cinco por cento! Mas como tem patrão no Brasil, hein?

SOBRE O TEMA >>> Como este blog trata de movimentos culturais, recomendo o filme ‘Lazzaro Felice‘, da diretora Alice Rohrwacher (com produção do grande Scorsese), vencedor de melhor roteiro no Festival de Cannes deste ano (e que já está disponível na Netflix antes mesmo de estrear nas telonas). Além de ter feito um filme lindo e poético, a diretora diz que pretendeu oferecer uma “reflexão sobre o capitalismo, seus desvios e perversidades, que se perpetuam através do tempo”. Falou ainda que a exploração mostrada nele “está acontecendo na África, no Brasil e na Inglaterra, com poucas pessoas usando seu poder para manter outros na ignorância.” A história é a seguinte: numa esquecida aldeia italiana, camponeses trabalham na produção de tabaco, sem salário, sem férias, sem educação e sem nenhum direito. Por mais que trabalhem, o contador diz que ainda estão ‘devendo ao patrão’. Será a isso que o presidente eleito chama de ‘relações informais’? Assista: senta e chora, senta e chora, senta e chora.

A ‘pastora’ Damares Alves será a ministra “da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos“. Ela pensa bem diferente da apresentadora Fernanda Lima (no vídeo acima). Leia as ‘pérolas’ que Damares declarou sobre feminismo e abusos sexuais:

“Me preocupo com ausência da mulher de casa. Como eu gostaria de estar em casa, toda tarde numa rede, me balançando e o meu marido ralando muito, muito, muito para me sustentar e me encher de joias e presentes. Esse seria o padrão ideal da sociedade”
“No momento em que coloco a menina igual o menino na escola, o menino vai pensar: ela é igual, então pode levar porrada. Não, a menina é diferente do menino. Vamos tratar meninas como princesas e meninos como príncipes”

Eu não sei se a futura ministra foi abduzida da Idade Média ou vive num conto de fadas. Mas peço que ela leia esses dados levantados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgados em 2017: no ano de 2016 foram registrados 135 estupros e 12 assassinatos de mulheres por dia no Brasil (no vídeo acima, 48 cantoras protestam contra a opressão do ‘Engenho da Dor’). Sem contar os casos em que a vítima (ou familiares e amigos envolvidos) não tem condições de prestar queixa, por medo ou vergonha (em 99% dos casos, o criminoso permanece impune). Outra pesquisa (Ipea, 2015) aponta que já são 40% os lares brasileiros chefiados por mulheres. E que o quadro geral de trabalho mostra uma hierarquia onde o topo é ocupado pelos homens brancos e a base pelas mulheres negras. A meu ver, esses são os assuntos que deveriam preocupar uma ministra ‘das mulheres’. Já o presidente eleito diz estar “do lado da família brasileira, que tanto clama para que seus valores sejam respeitados”. Mas qual família presidente? As 40% que são chefiadas por mulheres também? Ou só a dos homens que “ralam muito para dar joias e presentes” para a esposa? (isso nos sonhos cor-de-rosa da ministra). Em que mundo essa gente vive? Para onde eles pensam que vão nos levar? A vanguarda do atraso foi eleita e aos movimentos organizados só resta resistir para tentar diminuir os estragos. Que se anunciam claros.

SOBRE O TEMA >>> A diretora Johanna Demetrakas revisita um álbum de fotos (tiradas por Cynthia MacAdams nos anos 70) e conta as histórias de vida das mulheres retratadas, refletindo sobre as mudanças culturais que aconteceram desde então. Com Jane Fonda, Lily Tomlin e outras mulheres, anônimas e famosas, o documentário Feministas: O Que Elas Estavam Pensando? aborda a luta feminista para conseguir direitos iguais e respeito numa sociedade machista e opressora. Se o filme nos dá ideia dos avanços e de tudo o que já se conquistou, fica evidente que ainda há muito pelo que lutar. Assista, senhora futura ministra. O senhor também, presidente eleito. E ouçam a canção de Josyara: “não vamos voltar pras senzalas / não vamos voltar pros porões / não vamos voltar pros armários / não vamos voltar pras prisões

 

… … …

MINHAS ANDANÇAS POR AÍ

… … …

QUINTA-FEIRA >>> Numa vielinha escondida na rua Augusta conheci uma deliciosa casa de shows alternativos, o Clandestino Estúdio. O repertório era de baladas e clássicos do rock e do blues, mas os mui competentes músicos Basa e Fabio Brum estraçalharam nos solos e levadas para acompanhar à altura o brilho e as inventivas interpretações da grande cantora Lu Vitti. Ela puxa o nível de qualidade lá pra cima. Me deu a nítida impressão de sempre ousar e tentar improvisar, para nunca cantar a mesma canção de forma repetida. Lu, além de ser dona de um timbre único e de um alcance de voz poderoso, tem uma técnica que adapta sua emissão (e emoção) tanto às ranhuras quanto à maciez melódica que a canção exigir. Não bastasse isso, ela é uma figuraça, contadora de histórias divertidas e generosa no trato com o público (eu até ganhei um cd – obrigado!). Na sexta-feira ela se apresentou em outro local, mas eu não pude ir. Vontade não faltou. Lu Vitti é uma artista carismática e arrebatadora. Quem ouve uma vez, vira fã e vai atrás pra não perder mais nenhum show. Yeah!
(nessa quinta, 13, tem Lu Vitti no Caixote Bar, e na quarta, dia 19, na Toca do Urso, em Ribeirão Preto – veja no agendão)

SÁBADO >>> Eu e minhas amigas do Sarau da Maria (Helen, Selma e Veronica) participamos, no Sesc Itaquera, de uma das atividades em  comemoração aos 40 anos do MPA. Além de emocionante, foi uma baita honra! O MPA merece todas as homenagens (veja aqui as fotos tiradas por Luka e Escobar). Primeiro, o Grupo Buraco d’Oráculo apresentou a peça Pelas Ordens do Rei que Pede Socorro. Depois, a turma de ótimos músicos e poetas do Sarau na Galeria se alternou, cantando e declamando. A dupla Arnaldo (eu!) & Helen mostrou seu repertório de divertidas ‘canções de casal’ e o grupo teatral Casa Amarela Em Cena nos brindou com o excelente espetáculo coletivo Concertoria do Trabalhador. Por fim, a banda CiriloAmém, de Sapopemba, encantou a todos com suas levadas, solos e vocais harmoniosos. Mais tarde, ainda rolou uma superbanda acompanhando Ligia Regina & Eder Lima no lançamento do cd ‘Pisagens’. No intervalo, teve pocket-show do iluminado Sacha Arcanjo (o cara é demais!).

DOMINGO >>> Uma turma de velhos amigos e artistas da Vila Maria promove, há décadas, um encontro de final de ano. A querida Cida Sarraf mais uma vez organizou a festança que teve também gente dos saraus. Eu estive lá com o pessoal do Sarau da Maria e alguns amigos da Casa Amarela e do Clube Caiubi. A banda Esbórnia (João Emilio, Tiago Eira, Pedro Almeida e Lucas Ilgen) animou a tarde e botou todo mundo pra dançar ao som de grandes clássicos do rock. Depois, vários artistas deram uma canja. Roberto Candido, claro, estava lá e fotografou toda a bebedeira, ôps, digo, todo o evento. Bebi demais e não lembro de muita coisa. Mas acho que foi bão…

 

… … …

CANCELADO O ‘MPA – 40 ANOS
VAI Á PRAÇA DO FORRÓ”

… … …

ATÉ 16 DE DEZEMBRO … MPA 40 anos … Desde novembro uma série de eventos artísticos vem marcando a comemoração dos 40 anos do Movimento Popular de Arte – o MPA de São Miguel Paulista, na ZL, em vários locais da região. A programação, que se encerraria neste fim de semana, na Praça do Forró (à avenida São Miguel, 9642), foi cancelada. Alegando “razões alheias à nossa vontade”, a organização informa o cancelamento do evento que aconteceria nos próximos dias (sexta, sábado e domingo) em São Miguel. Existe a possibilidade de remanejar as atividades artísticas agendadas para os dias 21, 22 e 23 de dezembro, no mesmo local e horários.

MANTIDO >>> O show de Edvaldo Santana acontecerá agora na Casa de Cultura Antonio Marcos, à rua Irineu Bonardi, 169, no dia 15, sábado, às 20h.

 

 

… … …

NIVER DO ZÉ GERALDO

… … …

SEXTA-FEIRA – 14 de dezembro – 22h … Zé Geraldo ZG 7ponto4 …  O grande cantor e compositor Zé Geraldo faz aniversário e comemora cantando com muitos convidados no seu tradicional sarau anual. Estarão presentes Clemente (Inocentes), Duofel, Vicente Barreto, Ricardo Vignini, Renato Godá, Chico Teixeira, Alê Vianna, Francis Rosa, Folk na Kombi, Toninho Porto e Juninho Serafranny, entre outros artistas amigos. Na Estação Rio Verde, à rua Belmiro Braga, 119. Ingressos a R$30 e R$40).

 

…. … …

SHOWS DA BANDA
TOCA-FITA DE CORCEL

… … …

Toca-Fita de Corcel >>> Banda de rock veio recentemente de Mossoró – RN e tem realizado diversos shows em SP, onde se estabeleceu. Fundada em 2013, lançou ep em 2015 e dois clipes em 2017: “O Velho Cobertor” e “Socorro”. Em 2018, gravou seu Ao Vivo, pelo Estúdio ShowLivre no Youtube. É formada por Diôgo Cruz (vocal/guitarra), Advanir Reis (baixo), Leo Maia (guitarra), Big Andrew (bateria). Confira os shows:
No dia 13 (quinta) na Casa da Luz (à rua Mauá, 512) a partir das 19h.
No dia 15 (sábado) no Modulo Garage Service (à rua Pedro Castelo Branco, 19) a partir das 21h

 

… … …

FOCUS – NO RIO

… … …

QUINTA-FEIRA A DOMINGO – Até 16 de dezembro … Still Reich – Focus Cia de Dança … A Focus Cia de Dança apresenta sua nova coreografia, ‘Still Reich‘, encerrando a temporada de três semanas consecutivas. O espetáculo foi criado pelo bailarino e diretor Alex Neoral e reúne, em um programa único, quatro peças compostas a partir de músicas do compositor contemporâneo americano Steve Reich: “Pathways” (2008), “Trilhas” (2010), “Keta” (2018) – com três indicações ao Prêmio Cesgranrio de Dança (Melhor coreografia, Melhor bailarino/Marcio Jahú e Melhor bailarina/Carolina de Sá) – e a inédita “Wood Steps” (2018).
Ingressos a R$40 e R$20. No Teatro Cacilda Becker, à rua do Catete, 338, no Rio de Janeiro. No elenco, além de Neoral, estão Carolina de Sá, Cosme Gregory, José Villaça, Marcio Jahú, Marina Teixeira, Monise Marques e Roberta Bussoni.

 

… … …

‘SOBREVIDA’
NO CEMITÉRIO

… … …

Noticiei aqui sobre a possibilidade do Cemitério de Automóveis (à rua Frei Caneca, 384) fechar as portas em dezembro. Um dos administradores do espaço, o dramaturgo Mário Bortolotto, postou nas redes sociais que o local (mix de teatro, bar e livraria) ganhou uma “sobrevida”. Após muita negociação com a dona do imóvel, Mário afirmou que vai “ficar mais um pouco, não sei por quanto tempo”. A vida cultural e boêmia da cidade comemora: nesta semana o local já voltou à programação normal, com um inédito “Terça em Cena“, o lançamento do livro de Tarcisio Buenas (na quinta) e a reestreia da peça “Borrasca” (às sextas e sábados, 21h). Yeah!

 

… … …

NOVE MESES REPETINDO:
QUEM MATOU MARIELLE?

… … …

QUE VERGONHA, BRASIL! >>> Uma representante do povo foi assassinada, os assassinos estão soltos e não ouço panelas: vários ‘suspeitos’ presos, muito blablablá e… nada! Vocês acreditam que a polícia (num Rio de Janeiro sob intervenção militar) ainda não descobriu quem são os assassinos de Marielle Franco? E ainda temos que ouvir o presidente eleito e suas balelas de ‘militarização’. Já são nove meses de impunidade. No dia 14 de março a vereadora, de 37 anos, foi assassinada no bairro da Lapa, no Rio. Ela era relatora da Comissão dos Direitos Humanos que acompanhava a intervenção militar no RJ. Havia feito denúncia contra abusos policiais e voltava de um evento com jovens negras quando foi baleada. Anderson Gomes, motorista do carro em que ela estava, também foi executado. Protestos e manifestações contra o bárbaro crime se repetem diariamente em várias cidades brasileiras. Marielle lutava por justiça, inclusão e igualdade de direitos. Defendia as causas que todos nós, artistas e coletivos dos saraus, também defendemos. Este blog continua aguardando o esclarecimento do caso e a punição dos assassinos. As balas que a mataram também atingem a todos nós. Não podemos nos calar. Até quando vou ficar semanalmente repetindo esse texto aqui? Será que vai ficar por isso mesmo? Por que a resposta não vem? Quem matou (e quem mandou matar) Marielle?

VERGONHA 2 >>> Se o presidente eleito fosse mesmo ‘bom de segurança’, uma vereadora não teria sido assassinada (ao que tudo indica, por milicianos) no Estado onde ele fez toda sua carreira política (e que se encontra sob intervenção militar). Será que seus eleitores refletiram sobre isso? Apoiadores do ‘coiso’ posaram para fotografias sorrindo ao quebrar ao meio uma ‘placa de rua’ com o nome de Marielle (junto deles, o governador eleito do Rio. Pode?). Será que os eleitores do ‘coiso’ concordaram com essa ‘gracinha’? Não posso crer nisso. Como também não consigo compreender o porquê do ‘coiso’, ou do governador eleito do Rio, jamais terem exigido o esclarecimento do caso Marielle. Por que será?

 

… … …

AGENDÃO

… … …

Eis aqui a superagenda dos saraus para o seu findi, com fotos e vídeos (clique nas palavras azuladas para acessar links e nos cartazes para ampliar a imagem e ler detalhes). Acompanhe também as muitas opções contidas na página da Agenda da Periferia. Informe-se, inconforme-se, atue e divirta-se!

… … …

ATÉ 15 de dezembro … Dezartes – Mostra de Artes Aldeia Satélite … Com curadoria de Claudemir Santos e Ivan Neris mostra aborda arte, diversidade e intolerância na sociedade. Veja a programação para este último final de semana:

QUINTA e SEXTA – 13 e 14 de dezembro … Espetáculo “Venha conhecer nossa cozinha” – Orientação: Thiago Nascimento. Sessões às 19h e 21h – No Teatro do Senac São Miguel – Avenida Marechal Tito, 1500

SEXTA – 14 de dezembro … Escobar Franelas – Documentário MPA + Papo de artista, Jaqueline Silva Ni – Poética, Darkney – Música – Na rua Tenente Luiz Fernando Lobo, 118

SÁBADO – 15 de dezembro … Ansur – Espetáculo “Progênie”, Grazy Nazário – Lançamento do livro: “Mulher fora da vitrine”, Eupoetisa – Poéticas, Jr Dub Wise – Música – Na rua Tenente Luiz Fernando Lobo, 118

… … …

ATÉ 16 de dezembro … SP_U ocupa a Praça do Pôr do Sol … Instalação “Miragem”, do artista visual uruguaio Fernando Velázquez.

… … …

ATÉ 16 de DEZEMBRO … Udumbara … Um andar inteiro num edifício tombado no centro de SP é o cenário do espetáculo da dramaturga e diretora Lígia Souto. Peça esmiúça angústias e incertezas de cinco personagens frente aos primeiros sinais do fim do mundo. No Tokyo, à rua Major Sertório, 110. Ingressos a R$15 e R$30. Aos sábados (21h) e domingos (20h)

… … …

ATÉ 16 DE DEZEMBRO – de QUINTA a DOMINGO … Os 3 Mundos … Primeira obra teatral dos quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá, o espetáculo multimídia mescla teatro, cinema, hq e kung-fu. Com direção de Nelson Baskerville. No Sesi, à av. Paulista, 1313. Entrada franca (reserve ingressos). Quinta, sexta e sábado às 19h. No domingo, às 20h

… … …

ATÉ 18 DE DEZEMBRO – ÀS TERÇAS-FEIRAS – 20h30 … João Macacão e Conjunto Paulistano (com André Fajersztajn de Almeida no clarinete e Ivan Banho no pandeiro) cantam sambas, choros e serestas. No repertório, clássicos de Noel, Ary, Hervê Cordovil, Monsueto, Sílvio Caldas e Cartola, entre outros. No Bar do Alemão, à av. Antártica, 554

… … …

ATÉ 21 DE DEZEMBRO … A Cia Antropofágica estreia sua nova peça E.M.E.R.G.Ê.N.C.I.A. (Espasmos Mnemônicos Extra Reacionários Geradores de Experiências sobre Natureza e Cultura de Ilações Anti-capitalistas). Máquina teatral estabelece jogo entre a história da arte e a da humanidade, buscando responder à urgência da realidade em meio a uma modernidade tóxica. Até 21 de dezembro. De terça a sexta, às 20h. Sábado e domingo, às 19h e 21h (duas sessões). Entrada franca. Á rua Turiassú, 481

… … …

ATÉ 22 DE DEZEMBRO … II Mostra de Arte da Casa Rosa Manjericão … Mostra reúne expositores das artes plásticas, artesanato, cerveja artesanal e marcenaria, atrações musicais, teatro Lambe, cine debate, rodas de conversa e TV Confaca (Confraria de Autores de Canções). Entre os expositores estão Cris Gonçalves, Eduardo Ramalho, Lereno, Perceu Pezzotta, Pierre Franclet e Teresa Grossi. Entre os músicos e debatedores, Os Cafumangos, Selma Fernands, João Gabriel, Vinicius Paes, João Bid, Matheus Pezzotta, Pedro Cobra, Larissa Miyashiro, Annelise Godoy, Renata Amaral. A Casa Rosa Manjericão fica na rua Antonio Cavaglieri, 15, em São Roque. Clique no cartaz e fique ligado na programação: tem sarau de poesia (quinta), show de Selma Fernands & Matheus Pezzota (sábado), Som das Onze (domingo), roda de violão (terça) e cinema (quarta).

… … …

ATÉ 23 DE DEZEMBRO – de QUINTA a SEGUNDA-FEIRA – 19h30 … Teatro – Vala Comum … Espetáculo surge a partir de depoimentos de jovens artistas do grupo “Impulso Coletivo” sobre abusos e ações arbitrárias de agentes e do aparelho do Estado. A narrativa compara o processo de abatimento do boi com a gestão de morte e violência reforçada por esquemas de controle, exclusão e vigilância. Numa casa no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro (mandar mensagem inbox)

… … …

ATÉ 24 DE FEVEREIRO … Grande Sertão: Veredas no Sesc Pompeia … Peça de teatro e instalação na adaptação que Bia Lessa faz da obra-prima de Guimarães Rosa. Com Caio Blat, Luiza Lemmertz, Leo Miggiorin e grande elenco. Ingressos de R$12 a R$40. Na rua Clélia, 93. Aos sábados (20h30) e domingos (18h30)

… … …

QUINTA-FEIRA – 13 de dezembro – 17h … Cordão da Mentira … Na data de 50 anos do AI-5, o coletivo (composto por grupos artísticos e políticos) ocupa as ruas e protesta contra as atrocidades cometidas pela ditadura militar de 1964. Na rua Maria Antonia, 258

… … …

QUINTA-FEIRA – 13 de dezembro – 18h30 … Sarau da Resistência … Poetas e coletivos literários se reúnem para celebrar a vida, a poesia e encerrar 2018 com esperança. Após as apresentações, microfone aberto. Lançamento da Antologia Sarau da Resistência, com organização de Adriana Caló, Cesar Augusto de Carvalho, Graziela Brum e Rubens Jardim. Na Editora Patuá, à rua Luís Murat, 40

… … …

QUINTA-FEIRA a DOMINGO – 13 a 16 de dezembro – 19h … Lô Borges faz 4 shows intimistas na Caixa Cultural, acompanhado pelo guitarrista Henrique Matheus. Na praça da Sé, 111. Entrada franca (retirada de ingressos a partir das 9h do dia do evento)

… … …

QUINTA-FEIRA – 13 de dezembro – 20h … Encontro de Expressões … Com espaço aberto para todas as artes, sarau é organizado pelo artista Cale Narman no Manjericanto, à rua Voluntários da Pátria, 3558. O Coletivo Poetas do Tietê lança coletânea ’10 Anos de Poesia’

… … …

QUINTA-FEIRA – 13 de dezembro – 20h … Lançamento do livro de crônicas “No canto da quadra”, de Tarcísio Buenas, pela Reformatório. “Fui elaborando e escrevendo os textos, sossegado, isolado, no meu canto. No canto da quadra”. O exemplar estará à venda por R$35. No
Cemitério de Automóveis, à rua Frei Caneca, 384

… … …

QUINTA-FEIRA – 13 de dezembro – 20h30 … AI-5: 50 anos … Peça reconstitui a reunião que criou o Ato Institucional Nº5, resultando na ditadura militar brasileira. No Espaço Redimunho, à rua Álvaro de Carvalho, 75

… … …

QUINTA-FEIRA – 13 de dezembro – 21h … Stand up Comedy na Vídeo Locadora Charada … Com os artistas Kelvin Guelfe, André Leão, Renan Sinhorini Park, Murillo Neiva e Giovana Fagundes. Participação de Lucas Alves, Letícia Carpi e Michel Ellias. Entrada franca. Na rua José Antonio Fontes, 62, em Sapopemba

… … …

QUINTA-FEIRA – 13 de dezembro – 21h … Família não é Ilha … Em tempos de retrocesso político a festa – show – protesto resiste e celebra a pluralidade trazendo cinco artistas: Adriano Salhab, Lu Vitti, Thiago Sagi, Bruno Caetano e Chiquinho Fernandes (dj Seletor). No Caixote Bar, à rua Augusta, 914. Entrada franca (contribua no chapéu)

… … …

QUINTA e SEXTA-FEIRA – 13 e 14 de dezembro – 21h30 … Mônica Salmaso & Guinga, na Casa de Francisca, à rua Quintino Bocaiúva, 22

… … …

SEXTA-FEIRA – 14 de dezembro … Curso: Politizando Beyoncé: raça, gênero e sexualidade … Segundo encontro (de três), das 19h às 21h (no dia 21, o terceiro), na Tapera Taperá, à av. São Luís, 187, 3º andar, loja 2

… … …

SEXTA-FEIRA e SÁBADO – 14 e 15 de dezembro – 15h … Arte Cidade – e agora? … Em parceria com o ContemporãoSP, o Coletivo Teatro Dodecafônico realiza residência-resistência para dar vazão a existência arte-política na cidade. Na sexta-feira, ‘Reveracidade’ (conjunto de intervenções entre o Contemporão e o Largo da Batata) e no sábado, Performances corpo-lítero-musicais: Voz Nômade e Zona Erógena (‘Zona lê Mulheres’, edição do sarau erótico). Na rua João Moura, 1109, em Pinheiros

… … …

SEXTA-FEIRA – 14 de dezembro – 18h … Cantora e violonista Luísa Lacerda apresenta canções autorais no Hostel Casa Azul, à avenida Senador Casemiro da Rocha, 731

… … …

SEXTA-FEIRA – 14 de dezembro – 19h … Bruna Black apresenta show intimista com voz e violão no Paulicéia Cultural, à rua Arruda Alvim, 127

… … …

SEXTA-FEIRA – 14 de dezembro – 19h … Olivia Gênesi … Cantora apresenta ao piano standards do blues, jazz e rock, além de músicas autorais. Entrada R$7. No Metrópole, à av. Santa Marina, 626

… … …

SEXTA-FEIRA – 14 de dezembro – 19h … CoWorking Musical convida para a #Festa da Firma, com apresentações de vários artistas da cena alternativa de SP. Na rua Cuxipones, 547

… … …

SEXTA-FEIRA – 14 de dezembro – 19h30 … Som em Par – Lucas Golinelli e Xavier … Violão, percussão, clássicos da mpb e canções autorais. No Republica Bar e Gastronomia, à rua Visconde de Itaboraí, 233. Ingressos a R$10

… … …

SEXTA-FEIRA – 14 de dezembro – 20h … Show com Leo Gorgatti e Leo Ciotti … No repertório, clássicos de Beatles, Stones, Frampton, Foo Fighters, Queen, U2, Sabbath, Titãs, Legião, Barão e Paralamas. No Carauari Bar e Mercearia, à praça Carauari, 8

… … …

SEXTA-FEIRA a DOMINGO – 14 a 16 de dezembro – 20h (sex e sab) e 19h (dom)…… Teatro Oficina – O Rei da Vela … Grupo comemora 60 anos com remontagem da peça. Ingressos a R$30 e R$15. No Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, à av. Pedro Alvares Cabral, s/n

… … …

SEXTA-FEIRA e DOMINGO – 14 e 16 de dezembro – 20h (sex) e 11h (dom) … Orquestra Tom Jobim visita Egberto Gismonti e Hermeto Pascoal, sob regência de seus maestros Nelson Ayres e Tiago Costa, com participação do multi-instrumentista Teco Cardoso. No Theatro São Pedro, à rua Barra Funda, 161

… … …

SEXTA-FEIRA – 14 de dezembro – 20h … Sarau Clamarte … Kombi Que Canta faz pré-lançamento do ep Ferrugem Popular, com releituras de clássicos da mpb. Palco aberto e exposição residente Metal-Morfose, do artista Casulo. Na rua Professor Otávio Guimarães 393, no Jardim dos Lagos

… … …

SEXTA-FEIRA – 14 de dezembro – 20h30 … Zu Laiê canta acompanhada por Cássio Jaber ao violão … No repertório, mpb, samba e bossanova. No Quinto Pecado Café Bistrô, à rua Coronel Artur de Godoi, 12, na Vila Mariana. Ingressos a R$15

… … …

SEXTA-FEIRA – 14 de dezembro – 21h … Rubel no Sesc Bom Retiro … Cantor e compositor carioca apresenta, com banda, as canções dos cds Pearl (2013) e Casas (2018). Na alameda Nothmann, 185

… … …

SEXTA-FEIRA – 14 de dezembro – 21h … Rock Insane … Banda apresenta clássicos do grumge, new wave, hard rock, heavy metal e rock nacional. No Hawk Rider Bar & Rock, à praça Ilo Ottani, 5

… … …

SEXTA-FEIRA – 14 de dezembro – 21h … Grupo Fenix apresenta sucessos dos anos 70, 80 e 90. No Manjericanto, à rua Voluntários da Pátria, 3558

… … …

SEXTA-FEIRA – 14 de dezembro – 21h … ‘Som Nosso’ na Fofinho … Festa de fim de ano com apresentações de Ismael Birodylan e vários cantadores e violeiros, além dos djs Edson Discípulo e Luciano, da performance de Glauce Pastore, do pocket-show de D’arc Maia & Os Zélementos e do show da lendária banda ‘Som Nosso de Cada Dia’. Ingressos a R$20 (antecipado). Na Fofinho, à av. Celso Garcia, 2728

… … …

SEXTA-FEIRA – 14 de dezembro – 21h … Sons e Furyas em ‘Amor’ … Espetáculo do escritor André Sant’Anna e das cantoras e compositoras Vanessa Bumagny e Helô Ribeiro. As canções, interpretadas por elas, dialogam com a leitura performática do livro “Amor”, realizada por ele. Com os músicos Henrique Alves (baixo), Rogério Bastos (bateria) e Zeca Loureiro (guitarra e vocais). No Alvenaria Espaço Cultural Colaborativo, à rua Turiassu, 799

… … …

SEXTA-FEIRA – 14 de dezembro – 21h … O Teatro de Minhocas … Canções autorais e psicodelia com Malu Maria, Rapuso e Julia Navarro. No Teatro de Bolso do IV Mundo, à praça Jesuino Bandeira, 124, na Vila Romana

… … …

SEXTA-FEIRA e SÁBADO – 14 e 15 de dezembro – 21h … Borrasca … Dois amigos se reencontram depois do enterro de um terceiro e trazem à tona as mágoas que os impedem de expressar a dor da perda. Peça de Mário Bortolotto, que escreveu, dirige e atua com Eldo Mendes. No Cemitério de Automóveis, à rua Frei Caneca, 384

… … …

SEXTA-FEIRA – 14 de dezembro – 23h … Show, “Adeus, Luzia”, con la participación del dueto Temporal … Cantor e compositor brasileiro Marcio Policastro faz show na Argentina, com participação da cantora Ravena Olinda e do duo argentino Temporal (Regina Manfredi e Ignacio Arias). Entrada franca. Em Ribamba 434 CABA, Argentina

… … …

SEXTA-FEIRA – 14 de dezembro – 23h … Fios de Choro e Tabuleiro do Ary apresentam: O Bailão … Com os músicos Wanessa Dourado, Caio Cury, Ana Lessa, Conrado Bruno Oliveira, Allan Gaia Pio, Gustavo Surian Ferreira, Ivan Banho, Cadu Barros, João Pellegrini e Lincoln Pontes. Participação do dj Rafael Filippini. Na rua Major Quedinho, 112a. Ingressos a R$10 e R$15

… … …

SÁBADO – 15 de dezembro – 8h … Práticas do Presente & O Corpo das Emoções … Curso de 3 dias na Samauma, espaço de pesquisa, ensino, criação e difusão de práticas artísticas e socioambientais. Na Serra do Mar, a 100km de São Paulo e 20km da praia de Bertioga. Saiba mais aqui

… … …

SÁBADO – 15 de dezembro – 10h … Horti Cultural Orgânicos + Artes … Sarau por organizado pelo músico Zemarcio Kaipira une atividades artísticas com ações ambientais. Na praça dona Carmela Dutra, em Cidade Dutra

… … …

SÁBADO – 15 de dezembro – 11h30 … Feijoada e mpb … Com show de Giba Ribeiro, no Carauari Bar e Mercearia, à praça Carauari, 8, na Vila Maria

… … …

SÁBADO – 15 de dezembro – 12h … Sebo do Augusto … Música, poesia, artesanato (Janis Rovello), comidinhas e bebidinhas. Na rua Inácio Pais, 89, próximo ao terminal Guarapiranga

… … …

SÁBADO – 15 de dezembro – das 12h às 23h … Festival Santa Cecília … Reunião de artistas e coletivos da Frente Povo Sem Medo, que luta pelos direitos e contra a direita, organiza seu primeiro festival. Com a banda Anhangabahy, Dharma Samu, Banda da Portaria e mais teatro, poesia, dança, discotecagem e baile de carnaval (clique no cartaz). No Largo Santa Cecília

… … …

SÁBADO – 15 de dezembro – 12h … Sarau do Tempo Livre 5.0 … Rave de música brasileira com feijoada (R$21,90 + R$12 de couvert). Com a presença de Luz Lima e Deodato, Anna Paula Sahdii e Fernando Daher, Carô de Oliveira e Elton Meirelles, Karla Fioravante e Andrea Zanardi, Sérgio Lima, Kleber Albuquerque (no vídeo), Regina Vasto e Peter Dietrich. No Restaurante Dona Carmen, à rua Dr. Bacelar, 649 (faça reserva)

… … …

SÁBADO – 15 de dezembro – 13h … Seu Movimento – Novos Horizontes … Investigações teóricas e práticas, intervenções artísticas, discussões abertas e a formação livre Dança (e) Autonomia movimentam o projeto (veja a programação aqui). Acompanhe a agenda do programa ‘Seu Movimento’ e o conteúdo autoral sobre as relações entre expressão corporal, cultura e sociedade. No lab C – conecsoma, à rua Cardeal Arcoverde, 119, em Pinheiros

… … …

SÁBADO – 15 de dezembro – das 13h às 22h … Festa A Idade da Terra em Transe … O coletivo Jardim Psicodélico e o Videoclube Charada promovem mensalmente a festa onde as artes se encontram: com mais de 10 mil títulos de filmes, bandas da cena alternativa e artistas independentes de vários estilos (rock, mpb e soul), além de performances, artes plásticas, fanzines, brechó e discotecagem. Nesta 26ª edição, com churrasco comunitário e show das bandas Capitão Bourbon, Oskarface Wou, Junky Berry & Os Nárcoticos, Imperial Pilots, O grandre Ogro, Bruno S. Buga, Romeu Rodrigues Moura. Na rua José Antonio Fontes, 62, na Vila Tolstói, em Sapopemba. Curta esse curta:

Fazendo jus ao nome cinematográfico da festa, os glauberianos organizadores do evento sempre produzem um divertido teaser pra nos contar o que vai rolar por lá. Este se chama ‘Baile do Amém Mau e os Excluídos’ e conta com o desempenho de Rafael Cirillo, Ju Juliete, Fábio Batista, Marco Antônio Gonçalves, Gilberto Petruche e Edu Osmédio

… … …

SÁBADO – 15 de dezembro – 14h … Jahmaica Luv #2 … Muc Sound é um coletivo criado em 2105 pelos djs Gabriel (G Fya) e Anderson (Deh) para fomentar a cultura da música reggae nas regiões menos favorecidas de SP. Com convidados. Na Biblioteca Pública Municipal Álvares de Azevedo, à praça Joaquim José da Nova, s/n, na Vila Maria

… … …

SÁBADO – 15 de dezembro – 12h … Circuito de Cinema Alternativo … Espaço para produtores, diretores, atores e amantes do cinema trocarem ideias sobre produções independentes do Alto Tietê. Veja aqui a programação. No Cine Teatro Wilma Bentivegna, à rua Paraná, 217, em Suzano
… … …

SÁBADO – 15 de dezembro – 15h … Workshop Florais Sonoros … A ideia é a aplicação dos Florais de Bach, via música e meditação. Com Edu Gomes e Ciro Pinheiro. No Instituto Safira, à rua José Vicente de Azevedo, 51

… … …

SÁBADO – 15 de dezembro – 15h … Celso de Alencar lança “Desnudo”, seu livro de poemas publicado pela Quaisquer Editora. Haverá leituras pelo poeta e convidados. Na Feira de Artes Antiguidades Artesanato, na Praça Benedito Calixto

… … …

SÁBADO – 15 de dezembro – 15h … Lançamento – “As Louras da Minha Vida” … Coletânea de contos de Fernando Neves sobre as incertezas dos relacionamentos, com o outro, consigo mesmo ou com o mundo. Na rua Vinte e Quatro de Maio, 62. Também será lançado o livro “Eu e Mário de Andrade”, com trechos de poemas e prosa do escritor sobre São Paulo, ilustrada com fotos.

… … …

SÁBADO – 15 de dezembro – 16h … Lançamento do livro Graphophobia, poemas de Glauco Mattoso. Na Patuscada, à rua Luís Murat, 40. O exemplar estará à venda por R$30

… … …

SÁBADO – 15 de dezembro – 17h … 53º Sarau Lapada Poética … Sarau tem pocket-show com Partido Ácido, bate papo sobre proteção animal, além dos poemas, músicas e intervenções. No Ferradura Bar, à rua Prof. Gieg, 15, em São Bernardo do Campo.

… … …

SÁBADO – 15 de dezembro – 17h … Peças Curtas – Dramaturgia e Humor … O livro resulta de uma oficina dramatúrgica voltada ao humor realizada em parceria da SP Escola de Teatro com o grupo Parlapatões e a Giostri Editora. Os autores estarão presentes. Na praça Roosevelt, 158

… … …

SÁBADO – 15 de dezembro – 17h … Sarau e Feira Cultural na Casa do Sol – Instituto Hilda Hilst (IHH) … A anfitriã Olga Bilenky, artista plástica e guardiã da casa onde a poeta viveu organiza sarau com grupoes de teatro, dança, intervenções poéticas, feira de livros, venda de produtos artesanais, além de comidas e bebidas.

… … …

SÁBADO – 15 de dezembro – 17h30 … Sarau Encontro de Utopias – 115ª edição … Nesta edição, lançamento de Singularidades Poéticas, de Guga Dória, e pocket-shows da Banda Triângulo das Bermudas e do pianista Alex Campelo. No CCSP, à rua Vergueiro, 1000

… … …

SÁBADO – 15 de dezembro – 17h30 … ZUT em São Paulo … A Livraria Acervo convida para o lançamento + performance do livro ZUT, de Djami Sezostre. ZUT, poemas, composições e vozes de Djami Sezostre, arranjos eletrônicos e contrabaixo de Ricardo Bigio. Na rua Artur de Azevedo, 723

… … …

SÁBADO – 15 de dezembro – 18h … Banda Mr. Rhide interpreta clássicos do rock no Clube Come Together

… … …

SÁBADO – 15 de dezembro – 19h … Lançamento dos livros ‘Uns prosaicos, outros nem tanto’, de Leonel D e do ‘Livro das dedicatórias‘, com poemas de Seraphim Pietroforte. Na Patuscada, à rua Luiz Murat, 40

… … …

SÁBADO – 15 de dezembro – 19h … Última festa Pilantragi do ano … Shows com Ekena (meia-noite) e Coco de Oyá (3h30). Com djs, performances, invervenções e ensaio do bloco (das 19h às 21h). No Air Rooftop, à rua Formosa, 157

… … …

SÁBADO e DOMINGO – 15 e 16 de dezembro – 20h e 19h (respectivamente) … Severina – Da Morte à Vida – Inspirada no texto de João Cabral. Entrada franca. No Centro Cultural Vila Formosa, à av. Renata, 163

… … …

SÁBADO – 15 de dezembro – 19h30 … Lê Rock Bar … Encontro de Blues, Metal e Acústico … Com as bandas The Goles e Júpiter 2 tocando Dylan, Buddy Guy, Zeppelin, Sabbath, Genesis e Muddy Waters, entre outros. E ainda tem o niver do Pier Paolo Roncoroni Romero (Parabéns!). No lendário bar do Lê, à rua Chico Pontes, 1791

… … …

SÁBADO – 15 de dezembro – 20h … Show Xota de Natal … Stand up e performances de comediantes mulheres (clique no cartaz). No Centro Lirico & Literário IX de Novembro, à rua Coronel José Eusébio,

… … …

SÁBADO – 15 de dezembro – 20h … Os Cabeças’s … Trio de rock e psicodelia formado por Daniela Neris, Ivan Cabeça e Luis Dias se apresenta no Carauari, Bar e Mercearia, à praça Carauari, 8, na Vila Maria

… … …

SÁBADO – 15 de dezembro – 21h … Lari E Yann … Dupla se apresenta no Grão Espresso, à rua Voluntários da Pátria, 3558

… … …

SÁBADO – 15 de dezembro – 21h … Leone da Gaita faz releituras dos clássicos do blues no formato acústico, com violão, gaita e voz. No Bar do Frango, à av. São Lucas, 479

… … …

SÁBADO – 15 de dezembro – 21h … Blues Jam Clandestino … Na última blues jam do ano, Alexandre Zequi, Diego Basa e Pedro Leo recebem os músicos a fim (levem seus instrumentos). No Clandestino Estúdio, à rua Augusta, 2366. Ingressos a R$20

… … …

SÁBADO – 15 de dezembro – 21h30 … Tabuleiro do Ary no Exquisito … Grupo homenageia Ary Barroso e toca clássicos de Cartola, Paulinho da Viola, Chico, Jacob do Bandolim, Noel, Maurício Carrilho, Douglas Germano e músicas autorais. No Bar Exquisito, à rua Bela Cintra, 532. Ingressos a R$12

… … …

SÁBADO – 15 de dezembro – 22h … Reveillón Antecipado do Picles … Segundo os organizadores, “tem que ser todo mundo de branco, se não nem entra”. Vai ter champagne barato e muita zoeira com os anfitriões/djs Roberta Youssef, Alexandre Matias, Bárbara Eugênia, André Abujamra e Filipe Catto. O Picles fica na rua Cardeal Arcoverde, 1838

… … …

SÁBADO – 15 de dezembro – 22h … Mauricio Pereira na Casa de Francisca … No repertório, principalmente as canções do cd “Mergulhar na Surpresa”, (“Dia Útil”, “Quem é Quem”, “Pan y Leche”, “Mergulhar na Surpresa”), mas também canções de seus outros discos, como “Trovoa”, “Pra Marte”, “Outono no Sudeste”, e ainda uma ou outra canção dos Mulheres Negras. Na Quintino Bocaiúva, 22

… … …

SÁBADO – 15 de dezembro – 22h30 … FestaShow Fim de Ano … Com Lê Coelho e banda. Participações de Claudia Noemi, Luísa Toller, São Yantó e Thiago Melo. Na Casa Gramo, à rua Bento de Abreu, 223. Ingressos a R$15

… … …

SÁBADO – 15 de dezembro – 23h30 … Tatá Brasilina e a Malandragem Patuá … Banda do Ipiranga traz trabalho autoral mesclando samba, samba rock, funk, soul e batuque psicodélico. Com Tatá Brasilina (voz, violão e percussão), Jairo Belinello (baixo e voz), Cassio (guitarra), Daniel Lacerda (percussão e voz), Pedro Cavalcanti (bateria) e Roger Brito (trompete). Na pista, Birão Ramin (Festa Cafuá) e Cibele & Isis. Na Casa Matahari Mariposa, à rua Silva Bueno, 729

… … …

DOMINGO – 15 de dezembro – das 10h às 18h … 2º Festival Multicultural de Santo André no Paço Municipal … Artesanato, decoração, design, moda, gastronomia e outras artes num grande encontro do fazer artístico e manual da cidade. Na Praça IV Centenário

… … …

DOMINGO – 15 de dezembro – 11h … “Claudia Andujar: a luta Yanomami” é uma exposição retrospectiva sobre o trabalho da fotógrafa que dedicou a vida para estudar e proteger o povo indígena ameaçado de extinção. O ativista Davi Kopenawa Yanomami conduz um ritual xamânico no IMS Paulista com a presença de Pedrinho Yanomami e Levi Malamahi Alaopeteri Yanomami. No IMS Paulista, à avenida Paulista, 2424

… … …

DOMINGO – 15 de dezembro – 11h … Nando Diniz – Piquenique de aniversário … Músico comemora seu niver chamando os amigos pra um som na Paulista sem carros. Em frente à estação Trianon-Masp

… … …

DOMINGO – 15 de dezembro – 15h … Coletânea – Desvendando Sons … Das antigas compilações às playlists de hoje, onde é que você busca por novos artistas e músicas? Já tentou na cozinha? Maníacos Music convida para essa experiência musical no Open Kitchen, à rua Ministro Jesuíno Cardoso, 157, no Itaim Bibi

… … …

DOMINGO – 15 de dezembro – 15h … Samba da Elis – Edição de terceiro aniversário com a tradicional roda de samba aberta. Leve seu instrumento e participe. Na praça Elis Regina, à rua Pereira do Lago, 100, no Butantã

… … …

DOMINGO – 15 de dezembro – 16h … Bia Doxum & Mental Abstrato … Cantora enaltece a cultura africana e enfatiza as lutas feminista, racial e juvenil em suas composições. Banda traz o jazz contemporâneo e o hip hop, além de raridades da mpb. Na Casa de Cultura Raul Seixas, à rua Murmúrios da tarde, 211, em Itaquera

… … …

DOMINGO – 15 de dezembro – 16h … Especial Chico Buarque … Clássicos da obra de Chico apresentados por Moacyr Santos (voz e violão), Vinícius Surian (baixo e guitarra acústica) e Gustavo Surian (percussão). Na Refinaria Burguer & Petiscos, à rua Fontoura Xavier, 1090. Entrada R$10

… … …

DOMINGO – 15 de dezembro – das 16h às 21h30 … Bourbon Street Fest 15 anos- Evento Gratuito ao ar livre … Na rua dos Chanés, em frente ao Bourbon, se apresentam a Orleans Streert Jazz Band Band, o saxofonista Gary Brown e o trio vocal de New Orleans Nu Beginnings. Entre um show e outro, o dj Crizz

… … …

DOMINGO – 15 de dezembro – 16h30 … Grupo União e Olho Vivo estréia “Bom Retiro Meu Amor – Ópera Samba” … Espetáculo é fruto de pesquisa coletiva sobre o bairro que acolhe o grupo de teatro há mais de 35 anos. Temporada será retomada de 12 a 20 de janeiro de 2019. Na rua Newton Prado, 766

… … …

DOMINGO – 15 de dezembro – 19h … Lançamento de “Trovas de amor para corações modernos”, livro de poemas da também cantora Giselle Maria pela Editora Fractal. No Gambalaia, à rua das Monções, 1018, em Santo André. A entrada é gratuita e o exemplar estará à venda por R$40. No evento, participações de Adriano Ribeiro (músico ) e Denise Zinetti Bitencourt (artista plástica)

… … …

DOMINGO – 15 de dezembro – 19h … Baile do Padilha … Cantor e compositor Paulo Padilha mescla suas composições com clássicos do samba, forró, ritmos dançantes e marchinhas de carnaval. Participação das cantoras Suzana Salles e Vange Milliet. Na rua Purpurina, 272, em Pinheiros

… … …

DOMINGO – 16 de dezembro – 19h … Saco de Ratos … Banda do dramaturgo e cantor Mário Bortolotto apresenta rocks e blues autorais. Com Fabio Brum (guitarra), Diego Basa (guitarra), Fabio Pagotto (baixo) e Rick Vechione (bateria). No Tubaina Bar, à rua Haddock Lobo, 74

… … …

TERÇA-FEIRA – 18 de dezembro – 19h … Os Direitos Humanos hoje e nos próximos 70 anos … Conferência com o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos faz parte da programação paralela da exposição “Para Respirar Liberdade – 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, parceria do Sesc com o Instituto Vladimir Herzog e o Acervo Otávio Roth, em cartaz no Sesc Bom Retiro até 27 de janeiro de 2019. Na alameda Nothmann, 185

… … …

TERÇA-FEIRA – 18 de dezembro – 19h … “Negro Drama – Ao redor da cor duvidosa de Mário de Andrade” … Livro de Oswaldo de Camargo aborda a questão racial brasileira presente na obra do modernista. O ensaio traz o pouco divulgado artigo de Mário “A superstição da cor preta”, fundamento da obra. No evento, participação do cantor e compositor Marcos Munrimbau. Na Tapera Taperá, à av. São Luis, 187, 2º andar, loja 29 (Galeria Metrópole)

… … …

TERÇA-FEIRA – 18 de dezembro – 19h30 … Lançamento: “Caracol de Nós” e “À Flor do Mal”, dois novos livros de Álvaro Faleiros, editados pelo Selo Demônio Negro. No bar De Bruer, à rua Girassol, 825

… … …

TERÇA-FEIRA – 18 de dezembro – 20h … Sarau As Mina Tudo … Oitava edição do sarau organizado pelas artistas Rhaissa Bittar e Andressa Brandão, do coletivo As Mina Tudo. O primeiro bloco é com artistas confirmadas previamente. O segundo é com microfone aberto. No JazzB, à rua General Jardim, 43

… … …

TERÇA-FEIRA – 18 de dezembro – 20h30 … “Cine Gorila’ é uma parceria da produtora Arica Filmes com o bar Gorila Beer House. Nesta primeira edição com a exibição, às 20h30, dos curtas “Adeus” (de Pedro Martinho) e “Deus e o Cachorro” (de Bruno Costa), além dos videoclipes “A Chácara do Chico Bolacha” (Thiago Romaro) e “Aquela Avenida” (Bruna Romaro). Às 21h15, pocket-show de Thiago Romaro, Bruna Romaro e La Tchurma. Entrada franca. Na av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1153

… … …

TERÇA-FEIRA – 18 de dezembro – 21h … Terça em Cena – Teatro … Projeto traz quatro novos textos (clique no cartaz para ler melhor). No Cemitério de Automóveis, à rua Frei Caneca, 384

… … …

TERÇA-FEIRA – 18 de dezembro – 21h30 … Free.ta Jazz … Sarau da poesia Maloqueirista (21h30) e show da banda do trombonista Bocato (22h30). Depois, apresentação do Vinicius Chagas Quarteto (1h30) e djs tocando jazz, grooves, afrobeats e funk soul (3h30). Na Nossacasa Confraria das Ideias, à rua Mourato Coelho, 1032. Até

… … …

TERÇA-FEIRA – 18 de dezembro – 23h … Terça Open: Trupe Chá De Boldo … Banda interpreta as canções de seu cd ‘verso’ (2017) e também inclui repertório de seus outros álbuns: bárbaro (2010), nave manha (2012) e presente (2015). No Mundo Pensante, à rua Treze de Maio, 830

… … …

QUARTA-FEIRA – 19 de dezembro – das 19h às 23h … “Blues for my baby” – Show beneficente … Banda formada por Helisson “Baby” Labarba (vocal e gaita), Fábio Brum (guitarra), Rick Vecchione (bateria) e Fabio Pagotto (baixo e backing vocal) interpreta clássicos do blues na Cervejaria Munique, no Shopping Center Norte (Travessa Casalbuono, 120, na Vila Guilherme). Os músicos doarão o cachê e a choperia doará metade do valor dos chopes consumidos no dia para o tratamento da pequena Pilar, de oito meses, que está internada no Núcleo Metabólico de Pesquisas do HC de Salvador. Os médicos ainda não chegaram a um diagnóstico sobre sua doença. Os pais dela (a poetisa Thábatta Lorena e o escritor JB Cardoso, na foto) não têm como arcar com todas as despesas. O objetivo do show é ajudá-los. Mais informações pelo e-mail fpagotto@gmail.com 

… … …

QUARTA-FEIRA – 19 de dezembro – 20h … Samba de Terraço – com Élio Camalle… O supertalentoso cantor e compositor brasileiro radicado na França apresenta seu espetáculo ‘Samba D’Accord’, com releitura de clássicos e canções autorais engajadas, acompanhado por um time de músicos da pesada. Músico acaba de lançar clipe de sua incrível canção ‘Zé da Bronca’ (vídeo acima), No Terraço 775, à rua Domingos de Morais, 775, na Vila Mariana

… … …

QUARTA-FEIRA – 19 de dezembro – 20h … A sensacional cantora Lu Vitti (ver matéria no alto) apresenta seu repertório de blues, rocks & soul na Toca do Urso, à rodovia Anhanguera, km 308,3, em Ribeirão Preto

… … …

QUARTA-FEIRA – 19 de dezembro – 20h … Tim Bernardes (O Terno) apresenta as músicas do seu cd solo ‘Recomeçar’. No Theatro São Pedro, à rua Barra Funda, 161

… … …

QUARTA-FEIRA – 19 de dezembro – 20h30 … Cabedal Quarteto faz última apresentação do ano no 2 Santo Bar, à rua São Vicente, 157, no Bixiga

… … …

QUARTA-FEIRA – 19 de dezembro – das 22h às 5h … Quarta Aumentada Jam #32 … Todas as quarta-feiras acontece a jam que divulga o Manouche, estilo cigano de se tocar jazz. Entrada franca. Na Gruta, à rua Major Quedinho, 112a

… … …

QUARTA-FEIRA – 19 de dezembro – 23h … Festa Vitamina #6 – Presidenta Bar … Com Sarau Erótico Yopará (Amandy Gonzalez e Beto Kapeta), Na Hora Da Missa (Stand-up Comedy com Michel Weber e Leandro Divera) e os djs Brito Andrade, Irineu Bishop e Crazyboy. Na rua Augusta, 335

… … …

AGENDÃO >>> Fique ligado, pois o agendão é diariamente atualizado. E toda quinta-feira tem um post novo. 

… … …