Sarau, luau e o escambau

Sarau, luau e o escambau

Produção artística que vive à margem da indústria cultural

As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

As ‘Violetas e Margaridas’ de Kátya Teixeira (no Sesc Belenzinho), o Sarau Achados e Perdidos (com livro de Shirlene Holanda), a Mostra Dezartes (na Aldeia Satélite), as ‘Mulheres de Repente’ (com debate e show) e a segunda Live do Bel-Prazer (com Arnaldo Afonso)

Por Arnaldo Afonso

Blog destaca os três dias do show de Kátya Teixeira no Sesc Belenzinho, as Mulheres de Repente, a mostra Dezartes, os vários saraus (Conversadores, Achados e Perdidos, A Plenos Pulmões, Sarau na Galeria, Sarau do Quintal) e, claro, a segunda edição da Live do Bel-Prazer, com este blogueiro véio que vos tecla pintando o bigode de preto pra ficar mais parecido com o grande Belchior (o blogueiro é tão véio que ainda acentua a palavra veio). Informe-se e inconforme-se. Curta o circuito alternativo. E curtecircuite-se:

.

… … …

DESTAQUES DA SEMANA  

… … …

KÁTYA TEIXEIRA >>> Espetáculo presencial da cantora e compositora neste final de semana, no Sesc Belenzinho (vendas online). Kátya Teixeira apresenta, com banda, o show ‘Violetas e Margaridas’, nos dias 3, 4 e 5 de dezembro (sexta e sábado, às 21h, no domingo, às 18h). Visite as páginas dessa grande artista

.

.

VIOLETAS E MARGARIDAS >>> Neste trabalho, especialmente, a cantora direciona sua atenção para ‘a mulher, num contexto social e histórico, do campo às grandes metrópoles’, abordando temas que pedem ‘atenção de toda a sociedade, como o feminicídio e o infanticídio’.

‘Violetas e Margaridas’ dá voz a mulheres como Violeta Parra (a grande compositora chilena) e Margarida Maria Alves (ativista paraibana assassinada covardemente durante a ditadura militar).

Kátya Teixeira canta e toca violões, guitarrón, cuatro, charango, acompanhada por três instrumentistas mulheres: Cássia Maria (percussão e vocais), Ana Eliza Colomar (violoncelo, sax, flautas, vocais) e Esther Alves de Araújo (acordeón, flautas e vocais). No repertório, que mescla ritmos brasileiros e latinos, parcerias dela com Consuelo de Paula, Paulo Nunes, Luiz Carlos Bahia e Kátia Drummond.

.

.

CIRCUITO DANDÔ >>> Kátya Teixeira, além de seu trabalho musical próprio, é a criadora e organizadora do Circuito Dandô, que desde 2013, reúne músicos de diversas cidades brasileiras, de maneira coletiva e colaborativa, para participarem de shows, encontros, trocas de experiências e reflexões sobre o universo cultural e social, já tendo lançado dois cds com coletâneas desses artistas

.

TV DANDÔ >>> Recentemente, ela criou a TV Dandô, no YouTube. “Buscamos trazer uma discussão mais plural, sobre o Brasil profundo e sua importância cultural na e para a América Latina”, destacou Kátya.

.

Sexta e Sábado – 3 e 4 de dezembro – 17h … Espetáculo ‘Mulheres de Repente’ traz artistas repentistas de Pajeú, sertão de Pernambuco, para apresentações de poesia, rap e mesas de debate mediadas pela multiartista pernambucana Luna Vitrolira. No Centro Cultural do Grajaú, à rua Professor Oscar Barreto Filho, 252. Confira a programação:

SEXTA – às 17h >>> Palestra ‘A letra, a voz e o corpo: poética do rap e do repente’, seguida pela mesa de debate ‘Trânsito na poesia: lugar de mulher é onde ela quiser’ e de um sarau com microfone aberto. Toda atividade tem duração de aproximadamente 2h30.

SÁBADO – às 17h >>> Mesa de Glosas: Mulheres de Repente, com a participação de Elenilda Amaral e Erivoneide Amaral (Afogados da Ingazeira), Dayanne Rocha (Brejinho de Tabira) e Francisca Araújo (Iguaracy). Coordenação de Luna Vitrolira e produção de Taciana Enes.

.

Sábado – 4 de dezembro – a partir das 17h … Sarau Achados e Perdidos no jardim do Petrus. Com palco aberto e lançamento do livro ‘Onde estão os deuses’, de Shirlene Holanda. Participam Arnaldo Afonso, Benedito Bergamo, Paulo Bandouk, Michel Weber, Ana Lúcia Fusco, Daniel Medina, Beth Brait Alvim, Celso de Alencar e Rubens Jardim, entre outros. Na rua Visconde de Pelotas, 286, Vila Leopoldina

.

.

SOBRE O LIVRO >>> “‘Onde estão os deuses’ é o jorro necessário do que sufoca em tempos sombrios de luto e descaso. Nasce de assombros quando o que se desmancha no ar é tão mais fácil do qual se imaginava. O corpo revela o que é frágil e vulnerável, nem sempre percebidos. Como se proteger sem morrer, sem estar-se-morto? Sacudir os ombros dos transeuntes com a insistente poesia, mesmo a de horror e grito? Ninguém à porta. Os mortos pedem respeito. As sirenes da rua doem. Onde estão os deuses”

.

DEZARTES >>> Nas sextas e sábados (dias 3,4, 10, 11, 17 e 18 de dezembro, a partir das 20h30) a Aldeia Satélite (espaço cultural administrado pelo coletivo encabeçado pelos artistas Ivan Neris e Claudemir Darkney dos Santos) promove a quarta edição de sua Mostra de Artes que, neste ano, dá destaque aos monólogos publicados em ‘Teatro íntimo: monólogos minimalistas’, o número zero da coleção inEDITO, livro composto por onze monólogos escritos por mulheres durante a pandemia. A entrada é gratuita e, após as leituras, rola música ao vivo ou no telão. Na Aldeia Satélite, com transmissão nas redes sociais do coletivo. Saiba mais

.

.

… … …

A LIVE DO BEL  

… … …

   

AS LIVES DO BEL PRAZER, volume 2 >>> Dia 7 de dezembro, terça-feira, a partir das 20h, acontece a segunda live da série ‘Arnaldo Afonso canta e conta Belchior’ (veja a primeira), na página do artista no Instagram. Após as 12 canções da primeira live, mais 15 estão sendo ensaiadas (será que ele vai ter que fazer uma terceira live de Bel?). A lista final com 12 músicas sairá dessa relação:

.
1… Na Hora do Almoço (que eu ‘pulei’ sem querer e não cantei na primeira live)
2… Clamor no Deserto
3… Conheço o Meu Lugar
4… Galos, Noites e Quintais (com trecho da letra de ‘Disparada’, de Vandré e Théo de Barros)
5… Pequeno Mapa do Tempo (com o poema ‘Congresso Internacional do Medo’, de Drummond)
6… Todo Sujo de Batom
7… Como Nossos Pais
8… Velha Roupa Colorida
9… Medo de Avião
10.. Espacial
11.. Ypê
12.. Carisma
13.. Paralelas
14.. Princesa do Meu Lugar
15.. Apenas um Rapaz Latino-Americano
.
Quem puder contribuir com as lives e várias outras atividades do artista, segue o PIX: arnaldo.aafonso@gmail.com
.
.

… … …

MINHAS ANDANÇAS
& OUTROS QUETAIS

… … …

NIVER DO BLOG >>> É, amigos… o tempo voa! Já lá se vão seis anos de postagens semanais ininterruptas. Sarau, Luau e o Escambau, este bloguito chiquitito, pero cumplidor, vai tirar férias, finalmente. Já divulguei aqui que vou reavaliar o papel do blog e sua continuidade ou não em 2022. Diante de algumas dúvidas e das muitas mensagens de amigos (a quem agradeço as palavras gentis e incentivadoras), esclareço: como o blog aniversaria dia 14 de dezembro, devo fazer a última postagem do ano na sexta-feira, dia 10, comemorando os seis anos de atividades. Depois disso, dou uma parada por cerca de dois meses (até o começo ou meados de fevereiro). Mas volto em 2022 nem que seja só pra anunciar o fim ou um novo jeito de continuar com o blog (que é a opção mais provável). Ok?

COMO FOI >>> Foi bonita a festa, pá…  Foi emocionante a edição em que o Sarau da Maria comemorou os 50 anos da ‘Praça Maldita’, prestando homenagem aos saudosos amigos que fizeram sua história (e se foram precocemente). Veja como foi.

Neste mês de novembro o Sarau da Maria realizou a décima e última edição da série de 10 saraus online contemplados em edital pela Lei Aldir Blanc, iniciada em fevereiro, com o carnaval online. Na verdade, realizamos onze, pois fizemos uma live de apresentação do projeto em janeiro. E pretendemos fazer um sarau de encerramento, presencial, se a nova variante da Covid deixar…

.
FESTCHINHA SUBIU NO TELHADO >>> A tchurma do Sarau da Maria continua em dúvida se deve ou não realizar um evento presencial de despedida de ano. Por ora, reservamos o dia 17 de dezembro, sexta-feira, das 19h às 23h30, na Mercearia da praça Carauari. Mas a nova variante da Covid preocupa a todos. Na semana que vem, confirmo ou não a festa.

.

TV DA MARIA >>> Pra quem não sabe, no YouTube tem um canal com um montão de vídeos de diversas apresentações acontecidas no saraus e shows organizados pelo coletivo Sarau da Maria ao longo de seus 8 anos de atividades. As filmagens foram feitas pela querida Selma Bizon.  Entre lá e confira

   

COMO FOI >>> ‘Chega Mais’ é a live semanal em que a banda Issoo (encabeçada por Tin Oliveira e Tatiana Luck) apresenta suas canções, como o recente e belo single ‘A Flor do Nosso Amor’, além de abrir espaço para artistas convidados. Nesta edição, o blogueiro e artista Arnaldo Afonso foi o convidado do bate-papo musical. Eu adorei participar (nós rimos bastante, como mostram as fotos). Agradeço ao Tin e à Tati pela recepção amorosa. E a todos os que assistiram e curtiram. Veja como foi 
.
>>> BANDA ISSOO >>> Dia 18 de dezembro, às 19h, acontece o show presencial ‘As Canções Que Amamos’, no Atelier Travessia (à rua Minas Gerais, 201). Ingressos limitados

COMO FOI >>> Na semana passada o Bar do Frango promoveu a exibição do filme ‘Marighella’, de Wagner Moura, com quintal lotado de gente e debate que teve a presença do ator Tales Jaloretto. Após o filme, rolou o tradicional Sarau do Bar do Frango. Aproveitei pra conversar com o Tatau, administrador do famoso point de resistência cultural da ZL, e marcamos uma apresentação de ‘Arnaldo Afonso Canta e Conta Belchior’ para janeiro. A data eu informo na semana que vem

.

MARIGHELLA >>> Finalmente nas salas de cinema brasileiras o aguardado filme de Wagner Moura. Rodado e finalizado em 2018, passou por muitos entraves até ser liberado em terras verde-amarelas. ‘Sofremos censura, mesmo’, diz Wagner. ‘Marighella’ já rodou em diversos festivais internacionais, sendo aclamado pela crítica especializada. Na estreia mundial do filme, no Festival de Berlim, em fevereiro de 2019, o público aplaudiu de pé. No Brasil fascista de Bolsonaro, inventaram todo o tipo de dificuldade burocrática para não liberá-lo. Eles odeiam artistas, educadores e todo o tipo de gente que pensa e faz pensar. Esse terrível retrocesso no campo da política atingiu em cheio a cultura e se estendeu à nossa ciência e educação, prejudicando (mais do que artistas e cientistas) o povo e a imagem do país.  Infelizmente, até as próximas eleições, os burros continuarão no poder. Mas, vamos tirá-los de lá e punir seus crimes.

.

.

… … …

FESTIVAL SATYRIANAS

… … …

SATYRIANAS 2021 >>> ‘Onde o Tempo não Para’ é o tema da 22ª edição do festival cultural de arte e resistência que acontece dos dias 2 a 5 de dezembro, com apresentações de teatro, dança, circo, cinema, performance e música. Em formato híbrido, digital e presencial. Saiba mais

Sábado – 4 de dezembro – 18h … II Manifesto Obsceno, na Mostra DramaMix. Uma mulher discursa, frente a uma plateia imaginária, seu manifesto íntimo-poético de confrontação. Com a atriz Daiane Sousa. Direção e dramaturgia de Alex Araújo. Na praça Roosevelt, 210, sala Alberto Guzik (1º andar)

Sábado – 4 de dezembro 19h … Peça ‘O inferno é um espelho da borda laranja’, com brilhante performance do ator Wander B. Espetáculo online, retire ingressos grátis no Sympla

Sexta – 3 de dezembro – 21h … Peça ‘Revlon 45’. Num jantar à luz de velas uma mulher cujos pais foram torturados e mortos na ditadura militar explica como funciona uma arma de fogo. Texto e interpretação de Fernanda D’Umbra. Na R8 da SP Escola de Teatro, na praça Roosevelt

Sexta – 3 de dezembro – 19h … Delírios Poéticos, com Beth Brait Alvim e Daniel Joppert. No teatro Giostri, à rua Rui Barbosa, 201

.

.

… … …

OUTROS DESTAQUES

… … …

MACACO FANTASMA >>> O grupo de poesia, performance e música, que tem à frente a performer Chris Cruz e o músico Flavio Hernandes, apresenta ‘Transfluências Modernistas’, série de espetáculos em que homenageia os 100 anos da Semana de Arte Moderna. O grupo visita autores das três fases do Modernismo Brasileiro, como Oswald, Drummond e até Clarice Lispector, resgatando a relevância e atualidade desse movimento que tanto influenciou a cultura popular brasileira, reverberando décadas depois no Tropicalismo dos anos 1960 e na Vanguarda Paulistana dos anos 1980

>>> As apresentações acontecem de 1 a 17 de dezembro nas Bibliotecas Públicas de São Paulo, com entrada franca e livre para todas as idades. A primeira da série foi na Biblioteca Castro Alves. Para acompanhar os locais e horários das outras apresentações, fique ligado na página da banda no Facebook

Sábado – 4 de dezembro – 19h … Sarau na Galeria, em sua volta aos eventos presenciais, promove o lançamento do livro ‘O que habita inabitáveis lugares’, de Math’eus Borges e traz o som de Lissin, a dança de Adriele Gehring e a fotografia de Tiago da Silva. No Instituto Tamires Cristina Fortunato, à rua Odilon de Souza, 241, próximo ao Max Feffer

>>> Tendo à frente a produtora cultural Raquel Pereira, o Sarau na Galeria é um projeto literário e musical realizado no centro da cidade de Suzano, em SP, desde março de 2013

DIA DO SAMBA >>> Está disponível no YouTube o vídeo do show de lançamento do álbum Samba do Revista, que aconteceu em 2015 no Teatro Oficina, com direção de Paulo Lepetit. Com Letícia Coura (voz, cavaquinho e violão), Vítor da Trindade (percussões e voz), Beto Bianchi (violões e voz) e várias participações (Sylvia Prado, Camila Mota, Osvaldinho da Cuíca e André Santana, entre elas)

Quinta – 9 de dezembro – Marcelo Mendez lança livro ‘Estranhos Noturnos’, uma ‘história de amor e rock and roll na Santo André dos anos 90’, com festa na Praieira, à rua Coronel Ortiz, 96

BETTO PONCIANO >>> Cantor, compositor e violeiro, artista apresenta 10 canções no Spotify. Ouça aqui

Sexta e sábado – dias 3 e 4 de dezembro – 20h … Espetáculo teatral ‘Barulho D’Água’, da Cia. Nova de Teatro, aborda o drama de refugiados que enfrentam a turbulenta travessia do Mar Mediterrâneo. No elenco, Alexandre Rodrigues (o ‘Buscapé’ do filme ‘Cidade de Deus’), Fábio Mráz (em ótimo desempenho como ‘o general’), Carina Casuscelli e o angolano Miguel Kalarary. No Sesc Sorocaba, à rua Barão de Piratininga, 555

LIVE DE EDVALDO SANTANA >>> Nesta sexta, 3 de dezembro, às 21h, acontece a live de lançamento do single ‘O Meu Tio‘, do cantor e compositor Edvaldo Santana, com transmissão pelo Facebook. O artista vai apresentar canções representativas de sua trajetória, além de inéditas que entrarão em seu próximo álbum, em fase de pré-produção.

IV MOSTRA DE LITERATURA NEGRA – 2021 >>> Encruzilhando diálogos – Modernismo Negro e as rupturas ético-estéticas na Literatura brasileira. Organizada anualmente pela Ciclo Contínuo Editorial, a mostra será realizada entre os dias 1 e 4 de dezembro, com atividades online e presenciais (saiba mais)

“O ARTISTA E A FORÇA DO PENSAMENTO” >>> Premiado filme de Elder Fraga na programação do ’10º Assim Vivemos – Festival Internacional sobre Deficiência’, que acontece no CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil. Grátis (retirar convite uma hora antes)

DEMARCAÇÃO DAS TERRAS INDÍGENAS >>> Manifesto e abaixo-assinado do Greenpeace, apoiado por diversos artistas e coltivos, afirma: “O direito territorial dos povos indígenas é originário e seu reconhecimento na Constituição é fruto de muita luta. Infelizmente a agenda do atual governo tem facilitado a atuação de garimpeiros, grileiros e madeireiros que atuam ilegalmente nesses territórios. Lideranças e comunidades têm sido vítimas de ataques violentos, além de terem as suas terras invadidas. Vamos unir nossas forças para pedir as medidas necessárias ao Ministério da Justiça em prol da defesa dos povos indígenas”. Para saber mais e assinar a petição, clique

CONFESSO QUE SOBREVIVI >>> Incomodado com o aumento dos feminicídios no Brasil, o editor Carlos Mattos, da Essencial, criou o livro para mulheres que sofrem abusos domésticos, estão em cárceres psicológicos e que não acreditam que possam sair desta situação. Organizado por Leila Soued, Vanda Felix, Soraia Tardeu Varela, Maitê Andorra, Fátima Faria e Renata Crupp, o livro pode ser baixado gratuitamente

Sábado – 4 de dezembro – 19h … 74° Sarau dos Conversadores, online. Especial sobre Lima Barreto tem participação do editor Claudinei Vieira, da Desconcertos, da dupla Cacá Mendes e Edson Tobinaga e do Sarau do Quintal, no encerramento. Assista no canal do YouTube. Para participar, acesse o link da plataforma Zoom meia hora antes do evento

Sábado – 4 de dezembro – 16h … 9° Sarau do Quintal, organizado pelo coletivo encabeçado por Milton Luna, acontece no quintal da família Peixoto, em Astorga, no Paraná

Sábado – 4 de dezembro – 17h … Sarau a Plenos Pulmões, presencial, tem lançamento do livro ‘É 13! Treze anos de Poetas do Tietê’. No jardim da Casa das Rosas, na av. Paulista 37

OS SETE VOCÁBULOS >>> Após publicar ‘Luiza Mahin’, em 2019, sobre a escrava que liderou a Revolta dos Malês, em Salvador, o escritor e jornalista Armando Avena lança ‘Os 7 Vocábulos’, obra que aborda a desavença entre autores e editores. Já à venda

Sábado – 4 de dezembro … Banda Anhangabahy lança single e videoclipe ‘Triste na Praia’ em suas páginas nas redes sociais

FEIRA DE NATAL >>> Grupo Esquerda Compra da Esquerda faz feirão nos dias 4, 5, 10, 11, 17 e 18 de dezembro. Na rua Formosa, 99. Saiba mais

Domingo – 5 de dezembro – 14h … Grupo LDO (Luiz Cláudio, Delcinho e Odilon) convida Duda Mendes para um som no Quintal da Veia, à rua Júlio Conceição, 263, na Encruzilhada, em Santos. Reserve lugar (13) 997943856

Sábado – 4 de dezembro – a partir das 17h … Fim de tarde com hip hop na ZN: às 17h, lançamento de ‘Terceiro’, disco de Branco P9. Às 18h30, lançamento de ‘Anthology’, disco de Emmy Cultura dos Tambores. Entrada franca. Na Casa de Cultura Tremembé, à rua Maria Amália Lopes Azevedo, 190

ZOOM ZOOM ZOOM… É POESIA! >>> Programa do multiartista Claudio Laureatti, que acontece desde agosto de 2020, é uma vitrine de poetas e suas tendências, convidando também artistas de circo, contadores de histórias, músicos e atores. Nas edições mais recentes, com Aroldo Pereira, do Psiu Poético, e com João Rosalvo, em homenagem aos poetas Solano Trindade e Mário de Andrad. Neste final de ano, em clima natalino, o convidado é Alessandro Azevedo, o Palhaço Charles, do tradicional sarau da Vila Madalena, que tem palhaçaria, dançarinos, malabaristas, músicos e poetas

Sexta – 3 de dezembro – a partir das 19h … Cantor e compositor Elio Camalle se apresenta no restaurante Dona Carmen, à rua dr. Bacelar, 649

FLIP >>> 19ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty vai até domingo, 5 de dezembro. Confira a agenda completa do Programa Principal da Flip. Em formato virtual, aberto e gratuito, as transmissões acontecem via Youtube, no site da Flip, e também pelo canal Arte 1. Para mais informações sobre as mesas, acesse

.

.

… … …

AGENDÃO & ALGO MAIS

… … …

Em minha página no Facebook, posto regularmente esses e outros eventos culturais da seara alternativa (leia e compartilhe; fortaleça a cena dos artistas independentes):

FESTIVAL >>> Conexões Atlânticas é um projeto criado pela In-Finita (Brasil/Portugal) em agosto de 2017, para divulgação da literatura em língua portuguesa, entre as margens do Atlântico. Clique para mais informações e programação

JARDIM PSICODÉLICO … A produtora de eventos culturais Jardim Psicodélico lança selo e rádio, procurando valorizar e dar visibilidade aos artistas que sobrevivem fora do mainstream. Nessa semana, a rádio focará nas músicas de artistas negros, desde blues, jazz, garage, psicodélico e brasilidades. Acesse www.jardimpsicodelico.com e aperte o player na primeira pagina do site.

>>> Contatos: Jardimpsicodelicoproducoes@yahoo.com – 55 11 984827044 Edu Osmédio – 55 11 975674908 Vander Bourbon

SEXTAS – 20h … Brau Mendonça e Rosangela Alves apresentam o melhor da mpb no bar Pará Bahia, à rua Santo Antônio, 1277

‘OUÇA’ >>> Single da cantora Hilda Maria aborda as dores de ser negro no Brasil e empodera a juventude ao dizer “Filha seja como teu cabelo: cresça para o Sol”. Assista ao clipe e salve a música na playlist da sua plataforma de streaming preferida

CARTAS DE AMOR >>> Foi lançado ‘Cartas de Amor em Despedida ou Das Cartas de Amor que Nunca Mandei’, da escritora Bárbara Mazzola, produzido de forma independente (a autora fez todo o processo de editoração, distribuição e divulgação). Além disso, o livro traz um QR Code onde o leitor pode acessar, via Spotify, as canções citadas na obra. Adquira aqui

HOMENAGEM À ROSA FREITAS >>> Como homenagem à querida e grande atriz falecida em 19 de outubro, a Meraki Cia Teatral disponibilizou em seu canal no YouTube a íntegra do espetáculo ‘Uma Louça Quebrada e Nenhuma Roupa Lavada‘, peça que aborda as violências cotidianas sofridas pelas mulheres em nossa sociedade machista. Cleo Moraes, autora do texto e atriz que dividiu o palco com Rosa, postou: “Rosinha sempre estará em nossos corações, pulsante, voraz e forte como somente ela”. Viva Rosa!

SONS DE VILA >>> Música, poesia, performances, artes plásticas, moda, djs e gastronomia. Às sextas-feiras, às 18h. Evento gratuito, a céu aberto. No cartaz, outras programações de dezembro no CC Vila Formosa (à Avenida Renata, 163)

TOM KBÉLO >>> Tom é um guerreiro na divulgação dos eventos de produtores culturais, músicos e poetas do circuito alternativo. A Tom-K Produções Culturais tem promovido entrevistas e shows com artistas de várias regiões do país. Lá, este blogueiro e cantor  apresentou live autoral

>>> ÀS SEGUNDAS – 19h >>> Ouça o Propagassom Tom-K, na rádio Expedição CoMMúsica. Apresentado por Tom Kbélo, programa tem reprise aos sábados, às 15h (no link)

COMMÚSICA >>> Criado por Elizabeth Del Nero, site recebe inscrições para mapear o cenário de bandas e artistas independentes, promovendo a divulgação de seus trabalhos, suas redes sociais e fortalecendo as conexões entre eles. O mapa virtual da Expedição CoMMúsica tem geolocalização e representação por fotos de satélite. Canal objetiva a interação entre artistas periféricos e independentes, democratizando o acesso à música e buscando novos recursos digitais que aproximem a arte do público, garantindo a sobrevivência dos artistas’. Saiba mais

>>> ÀS SEXTAS – 19h >>> Sons da Resistência, programa apresentado por Elizabeth del Nero, mistura revelações a artistas consagrados. Pela Expedição CoMMúsica

FULINAÍMA TUPINIQUIM >>> É o programa que o multiartista Artur Gomes apresentará semanalmente na Rádio Goitacá a partir de 6 de novembro, com uma hora de ‘overdose poética, musical e muita informação sobre a cena cultural independente país afora’

>>> ARTUR GOMES – 2 >>> Poeta e produtor cultural informa que Festival Cine Vídeo de Poesia Falada está aberto para poetas e intérpretes: envie seu videopoema pelo e-mail portalfulinaima@gmail.com ou pelo zap (22)99815-1268. Festival é realizado desde dezembro de 2020 e está sendo exibido na página Studio Fulinaíma Produção Audiovisual

ELEIÇÃO PARA OS CADES >>> Para quem não sabe, CADE é um órgão consultivo e deliberativo em questões referentes à preservação, conservação, defesa, recuperação e melhoria do meio ambiente natural, construído e do trabalho, em todo o território do Município de São Paulo. A eleição para escolha de conselheiros vai até domingo, dia 28 de novembro. Fico feliz que a minha amiga, a professora Sueli do Carmo Rocha, ativista nas áreas da Educação, Cultura e Meio Ambiente, tenha sido reeleita. Admiro sua atuação e votei nela. Que ela dê continuidade a seu bom trabalho.

ZULU DE ARREBATÁ >>> Cantor e compositor, apresentou recentemente seu ep Cena de Cinema. Saiba mais sobre ele na Revista Ritmo Melodia, editada e publicada por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa

‘VIVA O COMPOSITOR BRASILEIRO’ >>> Projeto leva ao subúrbio carioca, a preços populares, shows com grandes artistas da mpb que têm seus sucessos cantados, mas não são muito conhecidos por grande parte do público. Os ingressos podem ser adquiridos no Sympla, a R$5.

Quinta e sexta – 1 e 2 de dezembro – 20h … Ivan Lins, no Teatro Arthur Azevedo, à rua Vítor Alves, 454, em Campo Grande, Rio

Na semana seguinte, sempre às 20h, Kleiton e Kledir (dia 8) e Wagner Tiso (dia 9), no Teatro Armando Gonzaga, à av. General Osvaldo Cordeiro de Farias, 511, em Marechal Hermes

CCN NOTÍCIAS >>> Há um ano entrou no ar o site de notícias de que eu, Arnaldo Afonso, participo como colunista e colaborador eventual. Voltado principalmente para a Zona Norte, o Coletivo de Comunicação Norte Notícias, ou CCN Notícias, foi lançado oficialmente através de uma live no dia 3 de novembro de 2020. Entre lá, dê uma olhada geral e compartilhe. Divulgue mais essa iniciativa em prol de um jornalismo progressista, antifascista e em defesa da democracia.

Sexta – 3 de dezembro – a partir das 19h30 … Happy Hour na Carauari, na Vila Maria, tem apresentação de Giba Ribeiro interpretando clássicos da mpb

OCUPAÇÃO PAULO FREIRE >>> Exposição no Itaú Cultural conta a história do educador Paulo Freire. Em tempos nazi-negacionistas, é fundamental disseminar um pouco das ideias e do projeto humanista desse grande brasileiro que, em toda a sua vida, defendeu conceitos como pluralidade, transcendência, diálogo, humildade, trabalho e amor. A ‘Ocupação’ convida o público a conhecer e reinventar a prática desse professor que nos orienta a redescobrir as palavras para reescrever um mundo melhor. Até 5 de dezembro. Saiba mais

ÀS SEGUNDAS – 19h >>> Live do programa Geringonça promove interessantes debates semanais sobre questões contemporâneas: cultura, política e saúde. Fique ligado no canal e para assistir e participar: Coletivo Resistência/CCD-LL no Youtube

TOMA AÍ UM POEMA >>> Projeto com declamação de poesia realizado por Andreia Moema e Jéssica Iancoski no YouTube. Confira a edição com participação de Alexandre Paulino

MADRUGADA SEM FRONTEIRAS >>> Programa apresentado por Arnaldo Marques toca jazz, blues, mpb e música folclórica de todos os continentes. Nas madrugadas de quinta-feira, a 1h na web rádio CDR

>>> ÀS SEXTAS – 20h … Programa Papo Rock, com Arnaldo Marques. Clique no link da web rádio CDR. Também na segunda-feira, às 23h (saiba mais aqui

34ª BIENAL ‘FAZ ESCURO MAS EU CANTO’ – Com título que homenageia o grande poeta Thiago de Mello, a exposição acontece até 5 de dezembro, no Parque do Ibirapuera, com entrada franca. Terça, quarta, sexta e domingo, das 10h às 19h. Às quintas e sábados, das 10h às 21h. Acesso mediante apresentação de comprovante de vacinação contra Covid-19. Saiba mais

ÀS TERÇAS – 17h >>> Programa ‘Diário Negro’, de Anelito Oliveira, recebe artistas e pensadores para conversas sobre racismo, diversidade e outras questões contemporâneas. Acompanhe o canal de Anelito no YouTube

ÀS QUARTAS – 22h15 … Programa Toca do Autor na Rádio Brasil Atual, pelo 98,9 FM ou pela internet. Apresentação de Alexandre Tarica e Regina Cell
MARACATU DE CABEÇA >>> O poeta e letrista maranhense Celso Borges, o compositor pernambucano Assis Medeiros e o poeta e artista visual paulistano Daniel Minchoni estão juntos na produção deste vídeo que é um ‘manifesto antifascista contra o atual estado brasileiro, de índole autoritária’. Poema e interpretação são de Borges; trilha, mixagem e masterização, de Medeiros; vídeo, de Minchoni

OCUPA MINAS >>> Exposição multimídia, em Poços de Caldas, homenageia 10 escritoras mineiras contemporâneas (Nívea Sabino, Stella Maris Rezende, Marina Carvalho, Madu Costa, Lorena Otero, Daniela Arbex, Conceição Evaristo, Cidinha da Silva, Ana Maria Gonçalves e Adriane Garcia). Mostra idealizada pela produtora cultural Leila Vilhena, com curadoria de Jéssica Balbino, traz podcasts sobre a vida e obra das autoras e lindos cartazes feitos por dez ilustradoras de várias regiões brasileiras (os visitantes ganharão cópias deles). A exposição está na Biblioteca Centenário (Complexo Cultural da Urca), e pode ser visitada das 8h às 17h (e acessada pelo site www.ocupaminas.com)

FOTOGRAFIA EM DIÁLOGO >>> Eventos online acontecem até 8 de dezembro. Confira toda a programação

NO QUASE CLARO CÉU >>> Chegou às plataformas digitais o cd lançado em 2009 pela dupla Rene de França & Zé Terra (do trio Freu à Deriva, com Marcelo Mazzucatto). O disco tem várias participações e parcerias. Confira aqui o clipe da canção-título. Deles, ouça também o álbum gravado em 2002, Por Cima da Carne Seca

TENSÃO, TESÃO E CRIAÇÃO 2021 >>> 1º episódio da série já está no ar. Com direção geral de João Henrique Vieira e muitas participações, espetáculo é dedicado ao poeta Carvalho Junior (in memoriam)

REVISTA ACROBATA >>> Editada por Demetrios Galvão e Aristides Oliveira, com apoio dos colaboradores Floriano Martins (editor de outra revista de cultura, a Agulha), Dante Galvão, Monyse DamascenoAnna Apolinário e Paola Marugan, entre outros, a revista oferece poemas, artigos, contos e entrevistas com cineastas, escritores e músicos

UM MUNDO EM NÓS >>> Já está nas plataformas digitais o cd que reúne canções com letras de Léo Nogueira. Produzido por Leonardo Costa e Augusto Teixeira (que canta), tem participação de artistas como Kleber Albuquerque, Zeca Baleiro, Chico Salem, Renata Pizi, Estela Lilian e Álvaro Cueva Moraes, com arte de Elifas Andreatto

THIAGO MALAKAI >>> Artista lançou clipe falando sobre o ego e o término de relacionamentos na vida do homem preto de periferia. Se inscreva em seu canal no YouTube

DANIELA BONTEMPI >>> Cantora e compositora lançou o single ‘Se há calma’. Acesse

RHAISSA BITTAR >>> Cantora e compositora lançou videoclipe da canção ‘Um Dia Útil‘, de Mauricio Pereira (com o Duofel nos violões), dentro da série ABITAH, criada e realizada pelo duo de filmmakers Diana Boccara e Leo Longo
.

.

… … …

MAIS 10 LIVROS

… … …

Livro falado alado pesado prensado musicado. Livre leve levado achado roubado perdido. Livro livre lindo relido. Livro é bicho vivo. Além das dicas de saraus literários e batalhas poéticas nos slams, o blog registra alguns livros novos e seus eventos de lançamento, e republica semanalmente, de forma alternada, todos os links de livros já citados em outros posts. Confira:

AUDIOBOOK >>> ‘Caixa de Guardar Segredos de Família’, de Viviane Ferreira Santiago, já está disponível no YouTube. Com narração de Sabrina Carvalho e descrição das ilustrações por Yara Camillo

OLHOS DE LUA >>> Na quarta-feira passada este blogueiro participou do lançamento de ‘Olhos de Lua’, primeiro livro de poemas de Verônica Lopes (adquira aqui)

RUBENS JARDIM E ‘AS MULHERES POETAS’ >>> Os três volumes de ‘As Mulheres Poetas na Literatura Brasileira’ (com mais de 440 escritoras), brilhante trabalho de pesquisa e resgate da poesia feminina nacional realizado durante seis anos por Rubens Jardim, que já estão disponíveis na net (acesse aqui), também viraram livros físicos.

A versão impressa do livro ‘As Mulheres Poetas na Literatura Brasileira’ apresenta 328 poetas de todos os tempos, estados e estilos. Desde Ângela do Amaral Rangel, nascida em 1725, a Laura Navarro, nascida em 2001. O livro sai com 352 páginas, pela Arribaçã Editora, com textos de apresentação de Maria Valéria Rezende, Wanda Monteiro e Mirian de Carvalho. Adquira aqui

>>> A POESIA NOS ANOS 60 >>> O poeta Rubens Jardim concluiu mais um trabalho de pesquisa. É ele quem escreve: ‘procurei reunir os diversos movimentos e as variadas vozes presentes na poesia da década de 60. Esse trabalho, iniciado nos anos 60, estava datilografado em várias laudas e meio que perdido. Reencontrá-lo despertou meu ânimo e interesse em ajustá-lo e adequá-lo ao tempos de hoje”. O poeta já disponibilizou os textos, gratuitamente, na plataforma ISSUU, onde estão outros de seus trabalhos (veja aqui)

CUÁHEU >>> O escritor Paulo D’Auria lançou o livro, ‘Cuáheu, ontem-amanhã’, pela Desconcertos Editora (adquira aqui). O romance é uma releitura da nossa história, mas ao invés de os europeus chegarem às Américas, são os povos nativos americanos que invadem a Europa

POESIA NA NET >>> O poeta e ator Milton Luna divulga diariamente em grupos do zap o trabalho de poetas de todas as regiões brasileiras. Lá conheci os textos de ótimos escritores que vou publicando por aqui também. O 325° publicado na série ‘Meus Poetas’ foi Allan Jonnes, que lançou recentemente ‘Areia para engrenagens

TEMPESTADE URBANA >>> Novo livro de poemas de Adriana Aneli ‘é um exercício de coletividade, de amor pela cidade e pela arte urbana que brota, esplendorosa, do seu asfalto’. Tem prefácio de Jorge Nagao, arte gráfica de Lunna Guedes e ilustrações de Puf Capitão Caverna. Com lançamento previsto para 27 de novembro, já está disponível para pré-venda aqui

SEOL >>> Editora Lavra promoveu live de lançamento do livro de poemas de Carlos Moreira. Trata-se de uma ‘obra visceral, criada em meio ao horror do tempo fascista que vivemos, mas que traz consigo a luta e a resistência’. Livro tem 160 páginas, custa R$35 e já está à venda no site da editora

DE RUA >>> Livro de contos de Plínio Camillo e Júlio Dias traz histórias, personagens, visões e revisões de um universo de educadores de rua, em edição revisada e ampliada. Disponível para pré-venda

FILIPE LUIZ >>> Editora Sopa de Letrinhas apresenta ’60 Curras e Outros Poemas’, o segundo livro do poeta. Saiba mais e adquira o livro

.

.
… … …

NALDOS NEW’S

… … …

.

ARNALDO AFONSO TEM CANAL NO YOUTUBE >>> Após postar no YouTube minhas canções Além da Lenda (em parceira com Conrado Pera), Chama de Amor e Tom Jobim no Telhado, me dei conta de que estou com dois canais lá (canal um e canal dois), além das várias postagens espalhadas pelas páginas dos saraus de que participei (é só pesquisar pelo meu nome que elas vêm – ouça ‘Barbárie Moderna‘, ‘Eu e a minha solidão‘, ‘Lágrima no Asfalto‘, ‘Coração Jazz‘, A Sereia Encantada, Paraísos Cotidianos (Paraisópolis), ‘A Música e Eu‘, ‘Vida Gozada‘ e a minha recente parceria com o poeta Vlado Lima, Os Desperdiçados do Mundo).

O blog também está no YouTube e tem projetos de transmissão de programas e lives para 2022: já entra lá e se inscreva no ‘nosso’ canal

AS LIVES DE ARNALDO AFONSO >>> Este blogueiro, poeta e cantor, informa aos interessados que tem cinco espetáculos prontinhos da Silva para apresentações presenciais nas Casas de Cultura, Ceus, Bibliotecas e Sescs após a pandemia e que foram adaptados para o formato de lives (que já realizei no Face, Insta e Youtube – contatos por inbox). São eles:

1 – Arnaldo Afonso Canta e Conta Cartola >>> No show, são interpretadas cerca de 20 canções do grande compositor entremeadas por curiosidades sobre sua vida e obra. Além das Casas de Cultura, o espetáculo foi apresentado recentemente no Festival Satyrianas

2 – Rocks, Pops & uns Toques de Poesia >>> Arnaldo Afonso canta repertório autoral e fala de seus parceiros e dos artistas que o influenciaram. Versão online de shows presenciais realizados no palco dos Parlapatões, no Bar do Frango, no Eclipse, no Centro Cultural Charada e na Tom-K Produções

3 – Embebedai-vos! >>> Live de bate-papo e confraternização, entre goles de caipirinha, onde leio as mensagens dos internautas e canto clássicos do cancioneiro nacional (da mpb ao brega)

ATENÇÃO!!! >>> A live Embebedai-vos! é recomendável apenas para os ‘fortes’: a primeira da série durou quase 4 horas, com mais de 40 canções bebidas e duas jarras de caipirinha interpretadas (ou coisa parecida – veja como foi). Você güeeeenta?

4 – Lives Caetanas >>> Canções e histórias sobre a carreira de Caetano Veloso. Série teve 6 edições (a primeira teve mais de 1.500 visualizações, mais de 700 comments e cerca de 150 compartilhamentos). Aqui, uma delas

5 – Lives do Bel-Prazer >>> Canções e histórias sobre a carreira de Belchior. Veja a primeira da série

Quem puder contribuir com as lives e várias outras atividades do artista, segue o PIX: arnaldo.aafonso@gmail.com

.

… … …

TRÊS ANOS E MEIO DE
VERGONHOSA IMPUNIDADE

… … …

MARIELLE >>> No dia 14 de março de 2018 a vereadora Marielle Franco, aos 37 anos, foi assassinada no bairro da Lapa, no Rio. Ela era relatora da Comissão dos Direitos Humanos que acompanhava a intervenção militar no RJ. Havia feito denúncia contra abusos policiais e após voltar de um evento com jovens negras, foi baleada. Anderson Gomes, motorista do carro em que ela estava, também foi executado. Desde então, protestos contra o bárbaro crime se repetem em várias cidades brasileiras. Marielle lutava por justiça, inclusão e igualdade de direitos. Defendia as causas que todos nós, artistas e coletivos dos saraus, também defendemos. Três anos depois, este blog continua aguardando o esclarecimento do caso e a punição dos assassinos e mandantes. As balas que a mataram atingem a todos nós. Não podemos nos calar. Até quando vou ficar semanalmente repetindo esse texto aqui? Será que vai ficar por isso mesmo? Por que a resposta não vem? Quem matou (e quem mandou matar) Marielle?

… … …

Fique ligado em minha página no Facebook, onde divulgo as lives e textos deste blog, além de outras inserções. E, anote: toda sexta-feira (às vezes, quinta) tem post novo. Até lá!

… … …