Foto do(a) blog

Produção artística que vive à margem da indústria cultural

As tiras e tiradas do Gabriel Pardal, a Virada Feminista na ZN e o niver da Casa da Palavra

PUBLICIDADE

Por Arnaldo Afonso
Atualização:

 

sou só mais um só um afonso ainda meio zonzo dessa semana pesada imprensada espichada longa e nem ouso lembrar nem me alongo em blablablá passou como tudo passa tomando chá ou cachaça tomando champanhe ou não como bradou o bardo itamar o assumpção artista da contramão de opinião estética e política muito mais franco mais preto-bras que qualquer outro banco que as bancas e os broncos tô pronto tô pranto levando rasteira levantando poeira e caindo na buraqueira tô indo venham comigo meus amigos queridos tô meio mafaldo arnaldo malfadado fodido meio que rindo daquilo me roendo por dentro e seguindo sem medo ao menos querendo tô quase curtindo a agenda do findi mesmo enlutado tá tudo em mim reagindo lutando pra ser lindo novamente como sempre eter na mente como um vício é crônico é poético e é da gente isso: sonhar o impossível.

 

 Foto: Estadão

 

(O novo lay-out do site ainda apresenta falhas. Mas se você clicar sobre as palavras em azul e itálico, um link deve se abrir.)

 

... ... ... ... ... ...

NIVER DO SARAU DO FRANGO

... ... ... ... ... ...

Publicidade

 

 Foto: Estadão

Domingo - 4 de setembro - 16h ... Sarau do Frango, 18 anos ... Há 25 anos, Flávio Tavares, o Tatau, abria um bar na zona leste, para vender frango assado. Por sugestão de amigos, colocou algumas mesas e começou a servir bebidas e petiscos a quem aguardava o pedido. Em pouco tempo, violeiros, sanfoneiros e cantores apareceram e o bar se transformou num reduto cultural da região, servindo de ponto de encontro para diversos artistas. Neste domingo, muitos coletivos estarão prestigiando a festa de 18 anos do tradicional sarau realizado no bar do Frango. O Sarau Encontro de Utopias lança o livro 'Ciranda Poética'. O Sarau Mora Mundo, o Sarau da Quebrada e os Poetas do Tietê também estarão presentes. Entrada Franca, na Av. São Lucas, 479. Parabéns ao pessoal do bar e do sarau.

 

... ... ... ... ... ...

NIVER DA CASA DA PALAVRA

... ... ... ... ... ...

 

 Foto: Estadão

Sábado - 3 de setembro - 15h ... Programação de Aniversário da Casa da Palavra ... O espaço cultural comemora 24 anos com um mês de atividades especiais. Saraus com música, poesia e dança, oficinas de leitura, literatura e criação literária, shows, exposição e cinema na Concha Acústica, troca de livros e apresentação de piano. Todos os eventos são gratuitos.

Publicidade

 Foto: Estadão

A Casa é coordenada por Rosana Banharoli (foto), poeta e contista premiada em diversos concursos nacionais, publicada em sites, blogs, revistas e cadernos literários, tendo lançado 'Ventos de Chuva' (Ed. Scortecci) e o e-book '3h30 ou quase isso'. AQUI, uma entrevista com ela.

 Foto: Estadão

Segundo a Rosana, a Casa da Palavra atende a todas as linguagens e manifestações artísticas, com ênfase na literatura contemporânea. Vá lá curtir os eventos e já conheça um pouco aqui: peguei emprestado essa matéria de um programa da TV Gazeta que mostra como é a casa.

 

 

... ... ... ... ... ...

ESPECIAL: VIRADA FEMINISTA

... ... ... ... ... ...

Publicidade

 

 Foto: Estadão

De sábado a domingo - 3 e 4 de setembro - das 17h às 17h ... Virada Feminista 2016: a resistência que transforma ...A Virada Feminista é um projeto coletivo de mulheres artistas e militantes, para promover 24h de cultura feminista na cidade. A Virada contará com atividades de dança, cinema, teatro, literatura, internet livre, fotografia, zine, agroecologia, grafite e culinária. No Centro Cultural da Juventude, na Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila Nova Cachoeirinhana, na ZN.

A Virada Feminista propõe uma rede de colaboração entre mulheres com base na solidariedade e na coletividade. Por colocar em prática a auto-organização, incentiva o envolvimento das mulheres de distintas realidades em todas as etapas necessárias à produção cultural, desde a preparação da programação, até a operação de equipamentos como câmera, luz e som.

Clique AQUI para ver a programação e saber mais sobre a Virada.

Abaixo, vídeos bem interessantes com algumas dessas mulheres guerreiras que participam da diversificada programação: a bailarina Bárbara Côrtes, a cantora Nina Oliveira, as escritoras Jarid Arraes e Vanessa Rodrigues, a poeta Jenyffer Nascimento, a grafiteira Mag Magrela e a mc mirim Soffia.

 

Publicidade

 

... ... ... ... ... ...

BIENAL DO LIVRO

... ... ... ... ... ...

 

 Foto: Estadão

Aqui você confere toda a programação da bienal. Abaixo, mais algumas dicas.

... ... ... ...

Publicidade

 Foto: Estadão

Sexta, sábado e domingo - dias 2, 3 e 4 de setembro ... Pernambuco Continente Imaginário ... Pernambuco sempre teve uma posição de destaque nas artes e na cultura do país. Parte dessa criação estará representada em São Paulo, através do projeto pioneiro e corajoso onde a Bienal do Livro - Pernambuco comparece na Bienal do Livro SP, numa parceria com a Editora Cubzac. Clique aqui e veja a programação completa.

... ... ... ...

 Foto: Estadão

Domingo - 4 de setembro - 15h ... Lançamento de Livros - J. Cordeirovich ... São muitos os talentos artísticos de J. Cordeirovich: cantor, compositor, escritor, poeta, ator, diretor de teatro, agitador cultural, desde sempre (já falei sobre ele AQUI). Cordeirovich estará autografando seus livros Baú de Qualquer Coisa e O Arranjador de Palavras, ambos pela editora Scortecci.

 

... ... ... ... ... ...

AGENDÃO

Publicidade

... ... ... ... ... ...

Você já sabe, né? Toda manhã de sexta-feira, tem uma 'superagenda' aqui, com fotos, cartazes, links e vídeos. Na quarta-feira de manhã, continuam os posts com os meus pitacos sobre política cultural, música, poesia e o escambau. Além das sugestões abaixo, acompanhe também as muitas opções contidas no link da Agenda da Periferia. Informe-se, atue e divirta-se!

 

 

 Foto: Estadão

Sexta-feira - 2 de setembro - 18h ... XURUPITU na Casa do Norte IP ... Xurupitu é uma reunião de amigos para ouvir bons discos de forró, música brega e outras ondas sonoras num ambiente de botequim. Além da discotecagem de Walter Heggo e Pereira, serão exibidos os vídeos da Passupreto Imageria, produtora independente e itinerante, que tem como objetivo o mapeamento audiovisual da cultura brasileira na escala de 1:1, utilizando a bicicleta como meio de transporte (movida a combustível 100% renovável). É de graça, na Casa do Norte IP, rua Barra Funda, 341.

 

 

 Foto: Estadão

Sexta-feira - 2 de setembro - 18h30 ... Vila Morena na Toca da Capivara ... A banda Vila Morena, formada por Fábio Abramo (violão), Regina Tieko (voz), Vavá Couto (baixolão) e Júlio Nascimento (percussão) chega na Toca tocando clássicos da nossa música: Milton, Chico, Baden e outros. Contribuição consciente: R$5.

 

 

 Foto: Estadão

Sexta-feira - 2 de setembro - 18h30 ... Happy Hour Autoral no CCB com banda Anhangabahy ... Abrindo a programação com happy hour autoral às sextas, o Centro Cultural Butantã traz a banda Anhangabahy, formada por Hévelin Gonçalves (voz), Rui Condeixa (voz e pandeiro) e Wady Issa (voz e violão), com a participação Antonio Malavoglia (percussão). O CCB fica na Av. Corifeu de Azevedo Marques, 1882.

Publicidade

 

 

 Foto: Estadão

Sexta-feira - 2 de setembro - 19h30 ... Raphael Andhra no Carauari ... Pop, rock, mpb, blues e jazz em versões muito pessoais de Raphael Andhra. Com os saborosos petiscos e drinques do Bar e Mercearia Carauari. Na Vila Maria, entrada franca.

 

 

 Foto: Estadão

Sexta-feira - 2 de setembro - 20h ... Anacã Cia de Dança em São José do Rio Preto ... Apresentação do novo espetáculo EleEla, com Carolina de Sá, Rafael Luz e elenco. Coreografia de Edy Wilson. No Teatro Municipal Humberto Sinibalidi Neto, na av. Brigadeiro Faria Lima 5381 - Praça Cacilda Becker. Grátis (retirar ingresso uma hora antes).

 

 

 

 Foto: Estadão

Sexta-feira - 2 de setembro - 20 ... Oliveiras Blues ... No projeto 'Casa de Farinha Autoral', a banda Os Cabras de Baquirivu acompanha o poeta Akira Yamasaki, na gravação ao vivo do cd Oliveiras Blues. Entrada franca.

 

 

 Foto: Estadão

Sexta-feira - 2 de setembro - 20h ... Julyana Gonçalves e Banda no Bar e Cachaçaria do Anão ... Com os parceiros Tiago Eira e Renan Alves, Julyana traz o melhor do rock and roll, samba e soul nacional e internacional. Entrada franca, no Bar do Anão, na Vila Maria.

 

 Foto: Estadão

Sexta-feira - 2 de setembro - 21h ... 'Pássaros na Garganta' no Sesc Vila Mariana (com Arrigo Barnabé) ... Recriação do repertório integral do maravilhoso disco 'Pássaros na Garganta', de Tetê Espíndola, além de algumas músicas do período, que fazem parte desse universo 'lisérgico' por onde transitavam musicalmente Tetê e Arrigo Barnabé. Não costumo colocar artistas conhecidos na agenda dos saraus, mas Tetê e Arrigo merecem. São íntegros e mantém a qualidade de sua obra, independentemente do sucesso que alcançaram. O show terá Tetê na craviola e voz, Felix Wagner no piano e vibrafone, além da participação muito especial do grande Arrigo. No Sesc Vila Mariana.

Publicidade

 

 

 Foto: Estadão

Sexta-feira - 2 de setembro - 21h ... Tarancón ... Banda com inúmeros sucessos realiza o show 'A invenção de um Brasil latino-americano'. No Teatro Municipal Glória Gigio, em Osasco.

 

 Foto: Estadão

Sexta-feira - 2 de setembro - 23h ... Lançamento de clipe: Esboço da Despedida ... Ricardo Nash, cantor e compositor que lançou recentemente o cd Santo Menino Vagabundo, apresenta o clipe da música Esboço da Despedida. Também no sábado, dia 3, às 23h30.

 

 

 Foto: Estadão

Sábado - 3 de setembro - das 18h às 22h ... Lançamento do livro 'Pasolini, do Neorrealismo ao Cinema Poesia' ... A Editora Laranja Original convida para o lançamento do livro de Davi Kinski, com lindas ilustrações de Marcos Garuti (abaixo). Davi, um dos organizadores do Sarau Gente de Palavra, é também ator, produtor, cineasta e poeta. O livro estará à venda por R$ 35,00. Na Bienal.

 Foto: Estadão

 

 

 Foto: Estadão

Sábado - 3 de setembro - 15h ... Eu, Tu, Eles, Nozes & Vozes no CCJ ... Mostra cultural promovida pelo Cena Norte recebe os grupos Poetas do Tietê, Alma Livre, Embate Verbal, Gace, Raiz Criola, Russo ML e Theatro do Tempo. No Centro Cultural da Juventude.

 

 Foto: Estadão

 

Sábado - 3 de setembro - 15h ... Palestra - Introdução à Literatura Fantástica ... O que é Literatura Fantástica? Como defini-la? Qual o seu papel na literatura mundial? O escritor, editor e tradutor Fábio Fernandes traça um breve percurso dessa literatura, das narrativas mitológicas (O épico de Gilgamesh, o kalevala, o anel dos Nibelungos) aos autores clássicos da Europa, Américas e Oriente. Investimento: R$35. No Instituto Sarath. Inscrições e maiores informações: institutosarath@gmail.com

 

 Foto: Estadão

Sábado - 3 de setembro - 16h ... Lançamento do livro Claire de lune, de Laura Navarro ... O evento será realizado na Patuscada - Livraria, Bar e Café, com entrada gratuita. O exemplar estará à venda por R$38.

 

 

 Foto: Estadão

Sábado - 3 de setembro - 17h ... Sarau Pense Já (11° edição) ... Pocket-show com Be Lourenço e Marcel Santos e lançamento do livro 'Marginais Plácidos', do Slam Do Grito (com batalha de poesia). Intervenção poético/musical do Lucas Barbosa e microfone aberto. Sarau organizado e apresentado por Cleyton Mendes, no Espaço Cultural Opereta, em Poá.

 

 

 Foto: Estadão

Sábado - 3 de setembro - 17h ... Sarau na Toca ... Levem seus instrumentos, poesias, contos e causos. Sarau com microfone aberto, barzinho legal e até um fliperama. Tem cartão fidelidade ao sarau, que dá direito a cerveja por conta da casa. Organizado e produzido por Toca do Digão (Michele e Digão) e Patrícia Adriana Poeta. Todos os sábados, às 17h, na rua Itaúna, 229B (atrás da Uninove), na Vila Maria.

 

 Foto: Estadão

Sábado - 3 de setembro - 20h ... Luiz Cláudio Convida - Cláudio Honorato ... O projeto 'Luiz Cláudio Convida' traz, sábado sim, sábado não, um artista para um bate-papo informal sobre arte, regado à música autoral e aos clássicos que o influenciaram. Nesta segunda edição, o convidado é o percussionista Cláudio Honorato. Entrada R$10, no Corisco Mix, em Santos. Curta a gravação da primeira edição do projeto, com o Luiz Cláudio entrevistando o músico Danilo Nunes.

 

 Foto: Estadão

Domingo - 4 de setembro - 18h ... Teatro-Jornal, o Sarau ... Após a Primeira Oficina Experimental de Teatro-Jornal, visando montar uma apresentação teatral (Teatro-sarau) baseada nas nove técnicas do Teatro Jornal (Augusto Boal), as criações serão apresentadas em 2h de sarau-espetáculo. E ainda: teatro com Viviane Neres e com Claudio Laureatti, IraBasma com dança do ventre, Lyee e Fernando BN com hip hop, músicos como Clóvis Ribeiro e André Zamprônio, e o microfone aberto. No Centro Cultural Butantã.

 

 

 Foto: Estadão

Segunda-feira - 5 de setembro - 18h ... Aniversário Sarau da Ponte Pra Cá (2 anos) ... Na programação, o lançamento do livro Espinheiros, de Guilvan Miragaya, o samba de Lê Ferraz (voz e violão), a exposição de fotos da Bianca Lunna, os grafites e artes visuais de Thaina India e convidados, teatro com o Bando Trapos e a presença do Coletivo Praçarau. Na Praça do Campo Limpo - Rua Aroldo de Azevedo S/N (Em frente ao espaço CITA).

 

 

 Foto: Estadão

Segunda-feira - 5 de setembro - 19h ... SLAM Resistência Setembro ... Lucas Bronzatto lança o livro Afronta Fronteiras. O slam acontece toda primeira segunda-feira do mês, na Praça Roosevelt, no escadão que faz esquina com a Rua Augusta, com organização de Del Chaves, Gusta, Charles Jesus e RobSoulza.

 

 

 Foto: Estadão

Quarta-feira - 7 de setembro - 20h30 ... Tanger Sessions - Daniella Alcarpe ... Neste show, a cantora paulistana apresenta músicas de seus dois álbuns com arranjos para piano (André Repizo) e percussão (Marcos Marques), além de canções inéditas de compositores brasileiros que garimpou nos festivais por todo o Brasil. Entrada R$20 ou R$15 (nome na lista). No Restaurante Tanger, na Vila Madalena.

 

 

... ... ... ... ... ... ...

UM POETA, UM POEMA:

... ... ... ... ... ... ...

 

Esta seção abre espaço aos muitos ótimos poetas (e escritores) que ouço por aí, pelos bares e saraus do movimento cultural. Ou os que conheço da net ou dos vários livros comprados, doados, roubados, recebidos, aparecidos (livro é um bicho vivo...). Hoje, algumas frases e desenhos do livro 'Canibal Vegetariano', do Gabriel Pardal, com as sacadas, reflexões e provocações que compartilha diariamente com seus seguidores no Instagram e em outras redes sociais.

 

 Foto: Estadão

...

'As pessoas sempre dizem como é difícil ser artista. Mas ninguém considera o quanto é difícil para o artista não ser artista.'

 

 Foto: Estadão

'Algumas vezes o único lugar que se tem pra ir é pra dentro.'

 

 Foto: Estadão

 

'Depois de muitos anos de convivência, gostar de uma pessoa é também não gostar dela.'

 

 

 Foto: Estadão

 

'Estrago a pessoa amada em 3 dias.'

 

 

 Foto: Estadão

...

 Foto: Estadão

Gabriel Pardal é baiano e atualmente mora no Rio. Fundou em 2006 a produtora Nomedacousa - Brinquedos&Bombas, onde desenvolve projetos na internet. É editor e colunista do site Ornitorrinco. Publicou em 2011 o livro Carnavália e em 2016 Tédio e Diversão; ator protagonista do filme Tropykaos, vencedor de Melhor Filme em Tiradentes; atuou em espetáculos teatrais, escreveu e dirigiu vídeos e atualmente está lançando o livro 'Canibal Vegetariano'. Veja essa entrevista com ele:

 

 

 

... ... ... ... ... ...

BOLA PRA FRENTE, AMIGOS...

QUARTA-FEIRA QUE VEM TEM MAIS.

ABRAÇOS A TODOS!

... ... ... ... ... ...

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.