Sarau, luau e o escambau

Sarau, luau e o escambau

Produção artística que vive à margem da indústria cultural

As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

A revista Desvario, a programação alternativa da Radiocracia Já, os 9 anos do Sarau do Vinil, os contos de ‘Clarice na Madrugada’ e Darc Maia na Acorde em Si

Por Arnaldo Afonso

“A relevância da escrita passada não pode obliterar a literatura do aqui e do agora, como se ela não fosse boa o suficiente. Há Lygias, Hildas e Cecílias produzindo, nesse exato momento, os textos que serão cultuados em alguma rede social futurista dos séculos próximos. Vamos exaltar menos o passado — reconhecendo seu valor e sua importância — e ler mais o presente, o pequeno, o novo, o descoberto. E o melhor é que não precisamos das tendências de mercado, das listas de best sellers e da bênção de grandes editores para sabermos o que ler. Pergunte para sua amiga. Cole naquele perfil. Divulgue aquela escritora da esquina que ousou te inspirar. A Desvario quer fazer isso junto com você. Vamos falar das mulheres que estão trabalhando de forma independente com criação literária, da autora que precisa ser lida para poder escrever mais. Essa é a razão da Desvario.

Este blog assina embaixo do textaço lindo escrito por Thainá Carvalho (foto), editora da revista Desvario. É preciso abrir espaços, olhos, braços, corpos, vontades, cabeças, janelas, gavetas, ideias, lugares, veredas, pulsares e oxigenar os pensares e as frestas entre as letras da palavra v i d a da palavra p o e s i a da palavra  p a l a v r a   da palavra   l  a  v  r  a   de cada palavra   l i d a    f  a  l  a  d  a      a      l    a    d    a          v     i     v     a            p      e      n      s     a     d     a           s         e         n        t        i        d         a                   o            u            s            a            d            a                             o                        u                                    .                                   .                                   .

DESVARIO >>> Editada pela poeta Thainá Carvalho (abaixo, um poema de seu livro ‘As Coisas Andam Meio Desalmadas‘, pela Penalux), a revista online Desvario é especialmente voltada para a publicação de literatura produzida por mulheres (e os textos sempre são acompanhados por desenhos de ilustradoras – abaixo, uma colagem de Carol Nazatto). O site (que replica seu posts no Facebook) também apresenta contos, entrevistas e resenhas, além desses cinco ótimos poemas que pincei de lá:

NASCER
(Thainá Carvalho)

Nasci
de manhã
com as horas
já acordadas.
.
Desperta,
chorei
um futuro inteiro
pela frente.
De medo
encolhi
de medo
quis desviver.
E as horas
que me pariram
me empurraram,
e os olhos
que me deram
se abriram.
.
Estava
linda
a manhã.

VERSOS TAMBÉM SÃO ESCRITOS DENTRO DO ÔNIBUS
(Blenda Santos)

Veja, como escrevo feito quem tem pressa de voltar
nunca quis nada que não fosse tão ligeiro
não me peça para ter calma
não me peça para seguir as suas normas poéticas
a verdade é que isso nunca me interessou
lembrei de um outro homem
falando sobre esse negócio não pertencer a um tipo especial de pessoa
mas a minha mãe não sabe ler
e os homens não sabem de quase nada
pois foi o que faltou nas aulas de português
pois foi o que não falou aquele professor que nos pedia silêncio o tempo inteiro]
eu odeio a calma, o silêncio e o capítulo do livro que traz um texto sobre o exílio no beleléu daquele cantor de merda que distribui flores
versos também são escritos dentro do ônibus
um poema não é só como quem começa e mesmo perdendo consegue lembrar de alguma parte]
não se pode falar de amor de um outro jeito
mas os meninos brancos esqueceram
não ouço o canto dos pássaros
não vejo árvores bonitas
não me banho em mares tão azuis
e é exatamente por isso
que eu também sou poeta.

A MESA, A MESA
(Iara Maria Carvalho)

Na malha fria dos anos passadiços
mainha costurou uma toalha de mesa
bordada de azuis num recanto muito íntimo
espalhada em doçura
com néctar de frutas pintadas em molde vazado
.
todo fim de tarde
mainha organizava silenciosamente
um ritual todo passivo e todo secreto
.
a poeira em átomo desfeita
a broa feito borra de alimento
o mel circuncidado
o jogo de luz entre as telhas
.
a jarra
a jarra
.
e o zunir incandioso da água
se fartando numa caneca de ágata.

O PENSAMENTO NÃO FOGE DO CORPO
(Josiane Martins)

O pensamento não vive fora da gente
o pensamento não é imaterial
ele vive na carne
é carnal
as coisas duais são notórias ficções agentes
servem milhares se ações
contra corpo&mente
não somos duas oposições nascentes
dentro
com pensamentos fora do corpo
somos rios envoltos por entradas e saídas diferentes

CONTINENTE
(Flávia Bon)

Quando eu era menina
lá nos confins de minha terra natal
achava poder ser dona do mundo
sonhava cosmopolismos

Hoje,
rugas em volta de olhos assombrados,
só me sobrou a mim,
essa imensidão desconhecida [a domar].

 

… … …

… … …

RADIOCRACIA JÁ >>> Meu talentoso amigo, o músico Adolar Marin, me avisou que estava fazendo seu programa lá e eu passei a ouvir. E fui gostando da rádio e conhecendo o restante da sua programação. Os debates com estudiosos, gente que tem o que dizer; os incríveis poemas declamados, dos clássicos aos inéditos; as lindas e diversificadas canções que não ouvimos mais em lugar nenhum (elas existem, sim!), e discos inteiros de bandas, músicos e cantores do circuito alternativo (todos os ritmos, sotaques e misturas). A voz de artistas brasileiros interessados em fazer arte, não apenas entretenimento. Sente-se o espírito da inovação e da transformação viajando pelas ondas do rádio. Ainda há quem faça isso: quem opte pelo coletivo e se paute pelo novo, pela inclusão, pela diversidade, pela cultura. Se você acha que essas palavras não passam de chavão de discurso de esquerda, coitado de você. Saiba: mudar o mundo é possível e é uma tarefa inadiável (e que está em andamento). Falo de revolução, sabe? Aquele palavrão vermelho de antigamente. Ela acontece agora de outras formas. E tem muita gente boa que está fazendo (e é com eles que eu estou). Lutando diariamente pela mudança (e oxigenando os ares estagnados do mundo). Mais que resistir: querer, criar e fazer. Mesmo sob o fascismo do (des)governo Bolsonaro e suportando a ignorância e o pouco caso da indústria que lucra com a mesmice da cena cultural. Saúdo a Radiocracia Já, um oásis em meio à indigência dominante na cena política, social e cultural brasileira. Um lugar que se abre em flor, generosamente, ao pensamento livre, à convivência democrática, à luz da ciência e ao amor entre as pessoas. Ouça já essa Radiocracia.
Dei uma resumida no maravilhoso manifesto de apresentação deles:

“Somos um espaço de comunicação e arte latino-americano sem fins lucrativos – uma ação que une um esforço autônomo de mídia que, felizmente, já existe e continua a crescer. ‘Radiocracia Já’ nasceu na pandemia do coronavírus como um projeto autônomo, gratuito e independente, formado por um grupo de artistas de diversas áreas, comunicadores, e militantes feministas e LGBTQ+, homens e mulheres cis e trans de varias gerações que procuram construir um espaço confiável de expressão. Não subestimamos a nossa audiência e queremos por isso ser dialéticos, mas nunca didáticos, achamos que o meio pra isso é prover um conteúdo que seja divertido e interessante, que apresente as contradições da realidade, para assim, abrir um verdadeiro debate popular. Não propomos uma comunicação neutra ou falsamente objetiva, e nunca um falso otimismo; nos assumimos como um espaço de baixo e à esquerda, fora do poder e dos poderosos, pela autonomia e pelo direito dos povos de decidir seu próprio destino”.

Com poucos meses de vida, a ‘Radiocracia Já’ também sentiu as dificuldades da crise atual e entrou em campanha de assinaturas no Catarse. Veja as recompensas e contribua para a manutenção desse projeto tão importante (ainda mais nesse momento sombrio de nossa história). “Apoiar a cultura se torna cada vez mais fundamental para o bem social e coletivo”. Não quero citar nomes de músicos e poetas (vários deles já conhecidos deste blog), mas a diversidade da programação impressiona de tão vasta. Espalhei no post alguns cartazes dos vários programas e músicas que ouvi lá. Só clica no link e vai…

NA MINHA CASA >>> Série de entrevistas do músico Adolar Marin na net agora virou programa de rádio (na RadiocraciaJá).  Toda terça-feira, às 12h30, com reprises na quinta-feira, às 23h20 e no sábado, às 11h. Um quadro que fazia parte do programa, o ‘Dica sem Jabá‘, agora tem horários próprios: segunda-feira às 11h30 (com reprises na quarta-feira, às 15h10 e sexta-feira, às 19h20)

 

… … …

… … …

SARAU DO VINIL, 9 ANOS >>> Mentes e microfones abertos, desde 2011 promovendo literatura, música e arte na periferia da zona sul de São Paulo, na Vila Joaniza, região de Cidade Ademar, com o evento que propõe a liberdade de expressão, a contemplação à arte visual, o incentivo à leitura e criação literária, fruição de cultura em locais com pouca acessibilidade, circulação de recursos financeiros entre artistas independentes e o resgate da cultura do vinil, firmando parceria com diversos projetos de saraus na capital.

Quinta – 17 de setembro – 20h >>> Sarau do Vinil – 9 anos >>> São eles mesmos que dizem: “Quase uma década de muita história pra contar, pra cantar, pra versar. Na edição especial de aniversário, a programação é você-presente. Presente no microfone, na causa, na vida. Cada disco, cada tijolinho, cada verso, cada abraço, cada tela, tem a força e a voz de vocês. Por isso, de aniversário, de presente, de passado, de futuro, bora gritar juntos: microfone abertooooooo!”. Parabéns a Alê Ferraz, Marcelinha, Costela, Professor Betinho, Michele Santos, Clodoaldo Arruda e à turma toda que frequenta o sarau e participa desse coletivo. No vídeo acima, um compilado, só de brincadeira, que eles mesmos montaram: só tem ‘falha nossa’, mas a turma é super ponta-firme e sempre acerta na mosca: são dignos dos maiores elogios. E que venham muitos saraus, encontros, lives e projetos, girando junto com esses vinis. Inscreva-se no canal deles no YouTube

 

… … …

… … …

CLARICE NA MADRUGADA >>> “Era uma vez uma mulher que faria 100 anos… e que merece todas as homenagens. Ela vive em sua obra, eterna”. No projeto, a atriz, diretora e dramaturga Stella Tobar narra 100 contos ou crônicas de Clarice Lispector até o dia 10 de dezembro, data do centenário de nascimento da escritora. As lives são transmitidas no perfil de Stella, no Instagram (sem data nem hora definida) e depois ficam disponíveis no YouTube. Inscreva-se no canal e acompanhe. No vídeo acima, conto lido e interpretado pela atriz, fonoaudióloga e preparadora vocal Marilene Grama. Aqui, a postagem mais recente.

 

… … …

… … …

LIVES DA ACORDE EM SI … Produtora promove regularmente shows com artistas independentes em sua página no Facebook.

Nesta quinta, 17 de setembro, às 20h, com Darc Maia & Os Zélementos apresentando canções autorais, em seu estilo mpb com pitadas de blues e rock n’ roll, além da inspiração no folclore, no caipira e na música regional. Suas letras poéticas têm por tema a natureza, a sociedade, a vida simples, o amor e a imaginação. Com a dupla Darc Maia e Victão à frente, o grupo se apresenta desde 2015 em diversos eventos culturais, saraus e festivais. Recentemente, Darc fez sua primeira live cantando covers de clássicos da nossa música. Agora, chegou a vez de mostrar sua composições (num cenário montado pela artista plástica Regina Moreno). Conheci Darc Maia cantando seu sucesso ‘Zé da Praça da Sé‘ no Sarau da Casa Amarela (música sempre pedida e cantada pelo público, onde quer que ele se apresente). Depois, o reencontrei no Sarau Virtual Poetas e Cantadores, onde acompanho suas canções e poemas (em seus posts, acho incrível o talento dele para interpretar qualquer canção como se fosse sua). Aqui um vídeo em que ele fala do ‘Zé’:

ÀS QUARTAS – 20h … Sarau Virtual Poetas e Cantadores. Grupo formado no zap pelos artistas Val Barros, Sebah de AssisEdinho Twin,  BirodylanMauri de NoronhaDarc Maia e Val Branco, entre outros (inclusive este blogueiro), apresenta seus trabalhos, quarta-sim, quarta-não (clique nos nomes e faça contato pelo Facebook)

… … …

… … …

A SEMANA DO BLOGUEIRO >>> COMO FOI >>> ‘Arnaldo Afonso Canta e Conta Cartola’ >>> Na sexta-feira passada este blogueiro Arnaldo Afonso (eu mesmo!) fez live de seu espetáculo sobre a obra de Cartola, com participação da cantora e atriz Rosa Freitas e transmissão via Facebook (veja como foi). Mais pra frente eu divulgo melhor, mas anota aí: no dia 30 de setembro, a convite de Rosa, participo de sua live ‘Professora Margarida‘, dessa vez tendo a chegada da primavera como tema (vão rolar poemas de Vinicius e canções de Tim Maia, Beto Guedes e Carlos Lyra, entre outros). Após a live da semana passada, publiquei o seguinte texto de agradecimento:

Ainda estou aqui, arrepiado e emocionado vendo os comentários, emojis e toda a repercussão da minha live de ontem.  Obrigado a todos que acompanharam, do começo ao fim, ou àqueles que só deram uma passada pra curtir. E aos que comentaram e compartilharam. Principalmente àqueles que estão em todas as lives (vocês são loucos, né? … rsrsrs…) Saibam: vocês me dão a maior força pra seguir em frente (e eu preciso muito disso!). Obrigado, mesmo.

Curti demais e ainda estou vibrando de felicidade relembrando os momentos vividos ontem. Música, pra mim, é poesia, comunhão e amor. É isso que eu dou, de coração. E foi isso que vocês me deram com a presença amorosa de cada um de vcs (eu senti!).

Agradeço ainda à querida parceira Rosa Maria Freitas por sua participação, pelo brilho do seu canto, por sua presença amiga e pelo seu talento todo, de artista e pessoa admirável. E agradeço, claro, a esse apoiador das artes e dos artistas alternativos, Ceciro Cordeiro, que me possibilitou essa realização, e ao querido amigo Akira Yamasaki, que deu a maior força (como sempre!). Durante a live, agradeci (e reitero agora) às colaborações dos queridos Valmir Perea Pinheiro, Fernando Aranha, Nando Paulino e Rita Alves. Vocês são uns amores. E deixo um especial e maior agradecimento a esse gênio da cultura nacional, mestre Cartola: suas músicas fizeram de mim uma pessoa melhor, mais amorosa e mais feliz. Obrigado, Mestre!”

AS 3 LIVES DE ARNALDO AFONSO >>> Este blogueiro, poeta e cantor, que não pôde receber nenhum tostão de auxílio emergencial (nem da Lei Aldir Blanc) devido a cláusulas restritivas do projeto, aproveita para informar aos interessados que tem três espetáculos prontos para apresentações presenciais nas Casas de Cultura, Ceus, Bibliotecas e Sescs após a pandemia (se isso vier a acontecer algum dia) e que foram adaptados para o formato de lives (que já ando realizando pelo Face, Insta e Youtube). São eles:

1 – Arnaldo Afonso Canta e Conta Cartola >>> No show, que tem participação da atriz e cantora Rosa Freitas (eventualmente de outros artistas), canto cerca de 20 canções do grande compositor e conto várias histórias e algumas curiosidades sobre sua vida e obra (aqui uma das lives). O texto do show foi extraído da minha peça ‘Mestre Cartola: Vida e Obra em Verde e Rosa‘, disponível em minha página no Facebook

2 – A Importância da Música (Os Grandes Compositores da MPB e suas Histórias) >>> Esquetes teatrais levemente cômicos, com formatos variáveis (15 minutos, meia hora e uma hora), onde a atriz Rosa Freitas interpreta a ‘austera’ professora Margarida, que, durante o desenrolar da peça, vai se revelando uma ótima cantora (veja uma das lives). Ela dá ‘aulas de história da MPB’ a seus alunos e Arnaldo Afonso é o músico e jornalista ‘especializado’ convidado por ela a cantar algumas canções e comentar sobre a vida e a obra de compositores como Noel, Tom, Gonzagão, Cartola, Adoniran, Caymmi, Chico, Caetano, Gil e Roberto, além dos mais atuais Djavan, Paulinho da Viola, Raul, Belchior e Cazuza, entre outros

ANOTA AÍ >>> Na quarta-feira, dia 30 de setembro, às 15h, este blogueiro Arnaldo Afonso participa, a convite de Rosa Freitas, de mais uma ‘aula da Professora Margarida‘, esta sobre a importância da natureza e a chegada da primavera. Na página da Afubesp, com transmissão pelo Facebook e YouTube)

3 – Rocks, Pops & uns Toques de Poesia – com Arnaldo Afonso >>> Canto repertório autoral, falo de meus parceiros, dos poetas que musiquei e leio textos que escrevi para os artistas que me influenciaram (veja uma das lives). Conto histórias dos saraus, do meu blog e falo do aprendizado que é participar do movimento cultural da ZN, desde os anos 80

 

… … …

NOVAS DICAS & PROGRAMAÇÃO GERAL

… … …


14a PRIMAVERA DOS MUSEUS >>> Programação diária do Centro Cultural Fundação CSN, com transmissão pelo Facebook. De 21 a 27 de setembro, 520 museus irão desenvolver 1385 atividades: palestras, visitas mediadas virtuais, exibição de filmes, contação de histórias, exposições, shows musicais e rodas de conversa. Saiba mais e confira a programação

UM POEMA PARA…’ >>> Olga Ribeiro de Favari apresenta, na companhia de André Castro, um programa diário de leitura de poesias onde, além de ler os textos, comenta sobre a história dos artistas e divulga o lançamento de seus livros e outros eventos literários. O programa agora está também na Rádio Praieira FM, de Santo André. Inscreva-se gratuitamente e ouça os vários podcasts postados no Spotify. O centésimo programa foi dedicado a Fernando Pessoa . Nesta semana, em que o poeta Ferreira Gullar completaria 90 anos, tem leitura de seu poema ‘Não Há Vagas’ (ouça)

Quinta – 17 de setembro – 18h … Compro Prosa Vendo Poesia, live quinzenal promovida pelo coletivo Os Ditos (em sua página no Instagram) recebe a atriz e cineasta Eliana Fonseca. Acompanhe nas plataformas digitais esse criativo grupo multiartístico que tem à frente Paulo Pepe (cantor, compositor e letrista), Marc Florindo (baixista, compositor e letrista) e Rivaldo Giancotti (compositor, músico especializado em tecnologias digitais e música experimental). Saiba mais sobre eles

Quinta – 17 de setembro – 19h30 … Alexandre Lobão e Ádyla Maciel conversam sobre o processo da escrita. Com transmissão pelo Instagram deles

Quinta – 17 de setembro – 19h … Toca do Autor. Sarau virtual promovido pelo músico Alexandre Tarica abre espaço à música autoral dos artistas alternativos. Com transmissão pelo Facebook e YouTube

ÀS TERÇAS – 20h … CasArte Marginal. O casal de artistas Alexandre Paulino e Aline Lopes promove encontros semanais com figuras atuantes no circuito cultural alternativo. Ao vivo pelo Facebook da rádio @CasIleOca (rádio e espaço cultural administrados por Liberto Solano Trindade). No programa de reestreia (terça passada), o papo foi com o casal anfitrião, Liberto e Nilu (toda a programação tem reprises às sextas, às 13h, e aos domingos, às 17h).

O AMOR E OUTRAS BALADAS >>> André Raimundo lança cd para ‘quem acredita na arte, na ciência, no amor, no pensamento crítico e na livre expressão’. As canções são todas dele, e algumas têm participação de parceiros como Carlos André (voz, violão e teclado), Mariana Farcetta (voz) e Thiago Santos

>>> MAIS ANDRÉ >>> Além de músico e produtor cultural de eventos no Instituto Sarath, André Raimundo dos Santos também é artista plástico. Siga suas postagens no Instagram @andreluisraimundo e aprecie seus retratos de ícones das artes e da música pop (as obras estão à venda – mande mensagem inbox)

GUIDI VIEIRA >>> Cantora e compositora fluminense lança nas plataformas digitais seu novo trabalho de estúdio ‘Outra Língua’, com dez canções autorais (veja aqui) todas acompanhadas de videoclipes. Ouça também seu primeiro cd, ‘Temperos

Quinta – 17 de setembro – 20h30 … ‘Vamos Falar de Poesia’ é a live de entrevistas do coletivo Chama Poética. Com transmissão pelo Instagram, Fernanda de Almeida Prado bate um papo com Eduardo Branco

Sexta – 18 de setembro – 20h … A Fim de + Poesia. Em seu perfil no Instagram, Noélia Ribeiro troca poemas com Maria Lucia Verdi e Divanize Carbonieri

….

NO TREM DO TEMPO >>> Podcast recebeu o depoimento do educador, músico, escritor e artista plástico Eder Lima. Ouça aqui 

RÁDIO TELÚRICA >>> Podcast da atriz, locutora e produtora cultural Jeyne Stakflett. Nesta edição, a escritora Paula Valéria Andrade fala sobre seu livro, ‘A Pandemia da Invisibilidade do Ser’

CLAUSURA >>> Coletânea organizada pela poeta Rosana Piccolo tem a pandemia como mote dos poemas. Participam, além da organizadora, Adriane Garcia, Álvaro Alves de Faria, Celso de Alencar, Dalila Teles Veras, Daniel Wachowicz, Divanize Carbonieri, Edson Valente, Flora Figueiredo, Germana Zanettini, Luís Perdiz, Luiz Roberto Guedes, Manoel Herzog, Micheliny Verunschk e Rubens Jardim, entre outros. Baixe por R$1,99 ou acesso gratuitamente no Kindle unlimited (ou baixe o aplicativo no computador ou celular)

LANÇAMENTO >>> Parceria de Tião Cavalcanti e Ortinho, música ‘Olhos Vermelhos’ já está em todas as plataformas digitais

Domingo – 20 de setembro – 13h30 às 18h30 … Nelsinho Gritzappis canta rock, pop e mpb em seu acústico no Santa Sede (com cuidados à Covid). No Santa Sede, à av, Luiz Dumont Villares, 2104

PROJETO SOBREMESA >>> O restaurante Dona Preta, em Belo Horizonte, participa de projetos que divulgam trabalhos literários, artísticos e sociais, como esse em que são desenhados no tampo das mesas artes, grafismos e poemas (na foto, os versos de Rubens Jardim). Idealizado pelo poeta Cláudio Márcio Barbosa, da Academia Poética Brasileira, o Projeto SobreMesa conta com 5 artistas plásticos e mais de 60 poetas (que cederam sua arte para essa iniciativa)

Sexta – 18 de setembro – 21h … Federação Argentina de Fotografia promove live com Graciela Magnoni (fotógrafa que morou e trabalhou no Brasil, agora radicada em Cingapura) falando sobre seus 40 anos realizando fotos pelas ruas. Inscreva-se (certifique-se quanto ao fuso horário argentino). Recentemente ela teve seus trabalhos publicados no Guardian, numa reportagem sobre profissionais mulheres que captam cenas de rua (veja aqui). Sobre o talento de Graciela, este blog escreveu:

O OLHAR PECULIAR DE GRACIELA MAGNONI >>> Ah… que alegria ‘reencontrar’ minha querida e talentosa amiga Graciela Magnoni num texto pesquisado ao acaso na net (assinado pela também fotógrafa Monica Zarattini). Ela que já morou aqui e em todo canto do mundo agora está em Cingapura, longe… Por isso, foi como matar a saudade revê-la assim, inesperadamente, numa esquina perdida da net (mesmo que somente através de algumas de suas belas imagens fotográficas). Que bom sentir de novo sua inteligência, seu feeling antenado. Vejam lá, que olhar peculiar, sempre escancarando o jogo pesado da existência através do confronto entre as luzes, sombras e expressões humanas. E os planos variados e sobrepostos, expondo as diversas dimensões onde nos (des)encontramos dia após dia. Seja na Índia, em Cuba, na Turquia, na China ou onde quer que pulse um coração, uma ideia, um anseio humano. Gracias, Graci!

DESCONCERTOS 1 >>> A pandemia, o isolamento social e o consequente cancelamento dos lançamentos, foi um baque tremendo para a editora que entrou em campanha de financiamento no Catarseprometendo fazer valer cada contribuição com ‘prêmios carinhosos e sensíveis que expressarão toda nossa gratidão’

>>> DESCONCERTOS 2 >>> RESSONÂNCIA >>> O poeta e editor da DesconcertosClaudinei Vieira, entrevista escritores, sempre às 20h, com transmissão pelo Youtube (acesse aqui as ótimas lives já realizadas). Nesta sexta, dia 18, com Artur Gomes. Na segunda, dia 21, com Kátia Borges. Na quarta, dia 23, com Raimundo Carrero 

>>> MAIS ARTUR GOMES >>> O POETA ENQUANTO COISA >>> Artur Gomes (autor de ‘Juras secretas’ e Pátria A(r)mada’) lançou novo livro de poemas (saiba mais). O multiartista também tem realizado entrevistas com escritores e produtores culturais. Acompanhe suas conversas com Rubens JardimLuis Mendes e Lisa Alves, entre outros autores

Terça – 22 de setembro – 19h … O Coletivo Cabruncannabis anuncia a pré-estreia (por enquanto só para um grupo fechado) do documentário ‘Sem Tarjas‘, que aborda o uso terapêutico da maconha e a luta antiproibicionista. Saiba como participar do evento e da avaliação do filme, acessando o link 

MAGARIDÁRIDAS – Lançamento da música e do videoclipe (assista o canal). ‘Exátomos da fusão dos átomos do músico Eduardo Lopes Touché e do poeta Vitor Miranda‘. E mais a banda formada à distância durante a pandemia por Giovani Nori, Andryelson Nori, Bê Müller e João Carlos Sales

Segunda – 21 de setembro – 19h … Lançamento online: Revista Laranja Original 4 … Editora convida para o lançamento online, via Facebook, da publicação coletiva que reúne autores e colaboradores. Participam Luiz Roberto Guedes, Cesar Augusto de Carvalho, Rosana Banharoli, Paula Valéria Andrade, Jo de Souza, Beatriz Di Giorgi e Diana Junkes, entre outros.

CANAL DO POETARIADO – ao vivo no Youtube >>> Hamilton Faria e Cesar Augusto de Carvalho criaram o Canal do Poetariado para conversas sobre poesia e literatura, focando no processo de criação da obra. A cada quinze ou vinte dias um poeta é entrevistado por três de seus leitores (clique para ver as edições com Ademir Assunção, Mirian de Carvalho e Beatriz Amaral)

EXPRESSÕES SONORAS ZONA SUL >>> De 22 de setembro a 4 de outubro, das 17h30 às 19h, acontecem as apresentações de diversos artistas da cena musical da Zona Sul de São Paulo. Tudo online e gratuito, com transmissão no YouTube do Sarau das Águas (@saraudasaguas). Na terça, dia 22, com Anabel Andrés e Dan Silva, entre outros (e do dia 29 de setembro até 4 de outubro, tem o evento São Paulo Cidade Violeira – eu vou contando tudo por aqui)

A terceira edição do projeto Expressões Sonoras da Zona Sul (clique para saber mais e ver a programação) abre espaço para a produção musical de parte dessa região, reunindo artistas que se apresentam nos saraus, coletivos, espaços culturais, praças, bares, ruas, lajes, becos e quintais dos bairros de Santo Amaro, Jabaquara, Cidade Ademar, M’Boi Mirim, Parelheiros, Campo Limpo e Capela do Socorro. O projeto é coordenado pela Espaço, ong sediada na Cidade Dutra e que desde a sua fundação em 1987, atua com educação, cultura e meio ambiente, promovendo também o Sarau das Águas. A primeira edição do Expressões Sonoras da Zona Sul, aconteceu em 2015, no auditório do Ceu Cidade Dutra. A segunda foi em 2019 no Teatro Leopoldo Fróes do Centro Cultural Santo Amaro. A terceira, agora, online, no canal do Sarau das Águas

CANAL CLÓE >>> O fanzine publicado de maneira independente durante dez anos agora está na net (se inscreva aqui). Projeto dos poetas Carlos André e Marcelo Torres apresenta um panorama da poesia brasileira contemporânea através de recortes íntimos dos entrevistados que se autofilmam em suas próprias residências (toda terça-feira tem vídeo novo). No mais recente, Jurema Barreto de Souza

REVISTA ACROBATA >>> Editada por Demetrios Galvão e Aristides Oliveira, com apoio dos colaboradores Floriano Martins (editor de outra revista de cultura, a Agulha), Dante Galvão, Monyse DamascenoAnna Apolinário e Paola Marugan, entre outros, a revista oferece poemas, artigos, contos e entrevistas com cineastas, escritores e músicos

SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA >>> Dica do poeta Rubens Jardim: saiu a edição de setembro da revista (que já existe há 40 anos!), com 72 páginas de muita prosa, poesia, informação literária e cultural. O número 154 traz matérias sobre Adélia Prado, Ana Maria Machado, Borges e Cruz e Souza, entre outros

O PARTISANO >>> Com curadoria de William Dunne, escritores publicam regularmente seus textos no site: Deborah Dornellas (sexta), Sergio Rocha (sábado), Mell  Renault (domingo), Felipe Mendonça (segunda), Andri Carvão (terça), Fernanda Noal (quarta – autora dos versos abaixo) e Helena Arruda (quinta). Colabore com a campanha para manter esse espaço progressista (saiba mais aqui)

EDVALDO SANTANA >>>  Cantor e compositor lançou o clipe da canção ‘Voo Iluminado’, um fado escrito em parceria com Carlos Miguel Gonçalves, em seu canal no Youtube

>>> MAIS EDVALDO >>> Sábado – 19 de setembro – 19h … Live de Edvaldo Santana contando histórias de seus 40 anos de estrada e cantando sucessos e algumas inéditas que estarão no próximo álbum. Transmissão pelo Facebook

SEGUNDA A SEXTA >>> ‘Uma História Conta Outra‘ é o nome do projeto artístico do multiartista Wander B e da atriz e dramaturga Elenice Zerneri. Eles escrevem contos e crônicas, gravam e postam, diariamente, no YouTube. A série, que já conta com mais de 90 performances, mistura literatura e audiovisual. Numa segunda fase das postagens, os dois estão convidando outros atores para interpretarem seus textos (veja Antônio Petrin em ‘Tudo tem seu tempo‘, de Elenice)

CLAUDIO LAUREATTI >>> Poeta e agitador cultural lança série de poemas encenados que fazem parte do livro de teatro-sarau ‘Luz & ribalta’, lançado recentemente pela Editora FiloCzar 2020. Inscreva-se sem seu canal e acompanhe também o quadro ‘Zoom… Zoom… é poesia!’, onde ele alterna declamações de versos curtos com um convidado. Já participaram Noélia RibeiroRubens Jardim e  Viviane Neres Nesta quinta, dia 17, às 19h, com o poeta Danihell TW

PING POESIA >>> Projeto idealizado pelos poetas Andri Carvão, Noélia Ribeiro e José Danilo Rangel apresenta vídeos curtos com recitação de poemas-minuto e versos soltos ou frases ditas por duplas de poetas. A ideia é divulgar o trabalho dos poetas e dar visibilidade e espaço para autores independentes

>>> MAIS ANDRI >>> SIMPÓSIO DE POETAS BÊBADXS >>> Todos os sábados, às 21hAndri Carvão e Thiago Medeiros apresentam poetas de todas as regiões do Brasil no programa, que é gravado no Zoom e depois disponibilizado em seu canal do YouTube. Aqui a edição mais recente

CHRIS HERRMANN >>> A escritora Chris Herrmanneditora da Revista Ser MulherArte, fez lançamento virtual de seu livro ‘Entre Amoras e Amores‘, com 50 minicontos (saiba mais aqui). Além da revista, e do podcast ‘PodPapo’, onde Chris entrevista escritoras, o coletivo Ser MulherArte lançou a antologia ‘Porque somos mulheres’, entre outras iniciativas literárias

De 14 de setembro a 14 de dezembro – Oficinas de Poesia promovidas pelo IEL (Instituto Estação das Letras), com desconto para professores e estudantes. Aulas introdutórias, com Suzana Vargas (Teoria Literária) e curso avançado com Nuno Rau (História da Arte). As aulas acontecem às segundas-feiras, das 19h às 21h pela plataforma Zoom. Inscrições e informações sobre investimento: iel@estacaodasletras.com.br

POETAS PELA DEMOCRACIA >>> O poeta Élcio Fonseca, criador e organizador do projeto, define: “é um coletivo dos mais expressivos talentos da rede, numa rede de proteção à democracia”. Todos os dias, ao meio-dia, um poeta apresenta um poema com temática politica, na perspectiva de que ‘não podemos nos calar diante do retrocesso por que passa o país. Inscreva-se na página, no Instagram e Facebook
ÀS TERÇAS – 19h >>> Prosa Poética. A escritora Carolina Montone recebe escritores e produtores culturais em sua live semanal de entrevistas no Instagram

FOCUS CIA DE DANÇA convida a Companhia de Dança Palácio das Artes >>> Sábado e domingo, 19 e 20 de setembro, às 16h, com ingresso a R$35 – compre diretamente na pagseguro (se possível, com algumas horas de antecedência) e receba o link para assistir ao vivo, direto pelo YouTube. Terceiro episódio da série em que a Focus convida outras companhias a participar de sua live dançando o espetáculo Corações em Espera

>>> MAIS FOCUS >>> A premiada companhia carioca dirigida pelo coreógrafo Alex Neoral, está em campanha de financiamento para montagem de novo espetáculo, manutenção da equipe e viabilização de diversos projetos. Clique aquipara saber mais sobre a campanha e as recompensas

MEGAFONE >>> De segunda à sexta, às 14h, acontece o programa apresentado pelo poeta e radialista Carlos Galdino, no Facebook da Rádio Comunitária Cantareira FM

>>> MAIS GALDINO >>> O poeta e radialista também organizou e vem postando em seu canal no Youtube a série ‘Depois da Hora’ com cerca de 300 vídeos curtos com depoimentos a respeito de lugares, pessoas, situações, citações, sobre eventos literários, saraus e encontros acontecidos em suas andanças como artista e ativista do movimento alternativo

PAULA AUTRAN – lives diárias – 11h … A jornalista e escritora Paula Autran, em seu perfil no Instagram, realiza entrevistas diárias com artistas, pensadores e produtores culturais (aqui a live com o poeta e editor da Desconcertos, Claudinei Vieira). Veja também a série ‘Simplificando a escrita com Paula Autran’, em seu canal no YouTube. Abaixo, um de seus poemas:

Todos os caras depois de mim
encontraram a moça certa,
aquela
que consegue fazer
a concessão definitiva:
(para toda a vida)
aprender a tocar
baixo para fazer parte
da banda punk dele,
mesmo sendo bailarina,
aprender a andar
de bicicleta
entre ônibus, só
para dividir o
desejo dele
de
viver
no
meio
fio.
morar em um sítio
em Cotia e de lá não sair,
só para satisfazer o desejo
secreto dele
de possuir uma onça
parda
na coleira.
E por aqui
coleira, baixo, bicicleta
me olham sorrateiros do
fundo do armário
me lembrando que ainda
guardo
(para mim)
todas as
chances
de conceder.

ATÉ 20 DE SETEMBRO – das 8 às 23h … In-Edit Brasil 2020. Festival Internacional do Documentário Musical chega à 12ª edição com mais de 60 filmes nacionais e estrangeiros inéditos no circuito comercial. A Mostra Portugal, a masterclass com o diretor inglês Julien Temple, entrevistas, debates e shows exclusivos com Autoramas, Felipe Cordeiro e Flicts, completam a programação de 2020, que pode ser acessada pelo in-edit-brasil.com e também através de plataformas parceiras (Sesc Digital e Spcine Play), a R$3 e gratuitamente (interessados podem comprar pacotes com desconto). Toda a receita arrecadada pelo festival será destinada a trabalhadores da música e do cinema afetados pela pandemia. Os filmes têm classificação livre.

AJUDA PRA SHEILINHA >>> Aê, amigos da Vila Maria e dos saraus: a querida Sheilinha Leite, cantora que se apresentou com Simone Barbour e João Emilio no Sarau da Maria e no Sopa de Letrinhas, além de outros shows e festas pelos vários espaços culturais da ZN, está precisando de ajuda para pagar despesas médicas após um período internada para grave tratamento (doença de crohn). Foi criada uma ‘vakinha virtual’ e toda colaboração é bem-vinda (clique aqui). Ajuda bastante também quem compartilhar o link e espalhar a notícia para que ela chegue até algum influenciador digital ou famosos da imprensa e da tevê

ÀS SEXTAS – 15h … Sabah Moraes bate-papo com artistas no ‘Conversas Musicais’, com transmissão pelo YouTube. Nesta edição, com Nenê Cintra

… 

LANÇAMENTO DE CLIPE E SINGLE  >>> Chegaram às plataformas digitais o single e o clipe da música ‘Navio‘, parceria de Zé de Riba com Walmir Pinto. Ambos são criadores da série de shows ‘Samba para os Bambas‘, em que se apresentam ao lado dos músicos Beto Bianchi, Junior Batera e Herculano Oliveira

>>> MAIS ZÉ DE RIBA >>> O cantor e compositor tem postado seus contos no canal Rabiluca: três da minissérie ‘A Cerca’ e alguns abordando o isolamento social na pandemia, entre outros temas. Entra lá e confira. Zé de Riba lançou também vídeo de sua música em parceria com Wolney de Assis, sobre a vida e obra do pintor Marc Chagall

>>> MAIS WALMIR PINTO >>> ‘Tá Faltando Poesia‘ é a coletânea de interpretações feitas por Walmir Pinto durante os meses da quarentena, unindo sua história com o teatro à experiência acumulada no audiovisual (8 novelas e 4 filmes), além do gosto inerente por poesia. “Gostaria de ver mais artistas fazendo isso e se juntando a mim e ao canal”, diz ele, se dispondo a conversas inbox. Aqui, Borboletas, poema de Manoel de Barros

@TODASNOSMARIAS >>> Após três anos mergulhada no universo da cerâmica, a publicitária Maria Fernanda Galetti criou o projeto ‘Todas Nós Marias‘, no Instagram, que reúne peças criadas por ela a partir da anatomia feminina, ao lado de frases inspiradoras extraídas de entrevistas que realiza desde outubro de 2019. ‘Qual o seu lugar na sua vida?’, perguntou ela a várias amigas, também questionando sua história, as dúvidas e os anseios que se encontram neste lugar do ‘ser mulher’. Saiba mais nesta entrevista dela à revista Glamour

ÀS QUINTAS – 22h30 >>> A cantora Lu Vitti bate-papo com mulheres em sua página no Instagram

TV ARTMULTCULTURAL >>> O projeto encabeçado pelo produtor cultural Nicanor Jacinto, admirada figura do movimento dos saraus, comemorou dez anos de atividades. Nesse período, foram mais de 2 mil vídeos publicados com bandas, poetas, compositores, cantores, manifestações sociais nas praças públicas, bares, avenidas, metrô, praias, barzinhos, sescs e muitos saraus. Confira os quatro vídeos do sarau virtual de aniversário com poemas, músicas e depoimentos de vários artistas (visite o canal do YouTube e o site www.tvartmultcultural.com.br

Vídeo Três >>> Marah Mendes abre o evento, seguida por Mauri de Noronha, Mazé Pinheiro, Jadir Bonacina, Banda Mistura Popular e Netinho Alves. Clique para ver também os vídeos um , doisquatro

CHICO LOBO >>> Violeiro acaba de lançar nas plataformas digitais o álbum ‘Alma e Coração. Confira

MARCOS MUNRIMBAU >>> Talentoso cantor e compositor postou nas plataformas digitais ‘Quando você se aproxima’, música que originou o videoclipe acima. Ouçam e o sigam no Spotify e em seu canal no Youtube

TERÇAS – 20h … Lives de bate-papo sobre carnaval organizadas por Hevelin e Rui, do grupo Anhangabahy, no Instagram

LUCAS BRONZATTO >>> Poeta lançou o livro ‘Um gosto vidro e corte‘, que pode ser acessado gratuitamente de diversas formas: para baixar e ler, para ler online ou para imprimir e montar em casa (em PDF tem links para outras publicações). Na capa, um poema visual de Daniel Minchoni

ATÉ 28 DE NOVEMBRO – SÁBADOS – 20h … Circo Feminista – ‘Pastrana e A Visita de Chico’ – com As Pandoras. Trupe de mulheres (Fernanda Pimenta, Izabela Nascente e Radarani Oliveira) realiza turnê de apresentações virtuais, abordando com humor temas ligados ao universo feminino para quebra de tabus e como forma de resistir à subjetivação da mulher. As lives acontecem aos sábados (até 28 de novembro) e ‘passarão’ por 5 estados e 13 cidades. Saiba mais aqui

SINGLES ‘NÃO’ e ‘5090’ >>> Rafael Cirillo e Dharma Samu (com Sergio Basseti e Clayton Martin), talentosos artistas ligados ao centro cultural da locadora Charada, na ZL, lançam duas canções no canal ‘Menino Muquito  Records’: ‘Não’ (deles dois, mais Tom Kbélo) e ‘5090 ‘ (só dos dois)

PRÊMIO >>> ‘A Jornada Heroica de Maria’, do poeta e cordelista Marco Haurélio (com xilogravuras de Lucélia Borges), recebeu o selo de livro ‘altamente recomendável’, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil

ÀS QUARTAS – 17h30 … O cantor e compositor Kleber Albuquerque bate-papo e canta algumas de suas belas canções em live transmitida nas suas páginas no Face, Insta e YouTube (agora em versão semanal, com uma hora de duração)

POEMA EM CASA >>> Já passam de uma centena as leituras publicadas pelo poeta Ademir Assunção em sua página no Facebook. São textos de autores consagrados, alternativos e autorais, além de letras de músicas

>>> MAIS ADEMIR >>> A VOZ DA POESIA E A POESIA DA VOZ >>> O poeta e a cantora Jordanna Souza produziram um pocket-show online, cada um em sua casa, disponível no site sob uma colaboração de R$30, realizada pelo sistema Pagseguro

OS 4 VÍDEOS DO ‘SOPA’ >>> Comemorando os 18 anos do Sopa de Letrinhas Sarau e do Clube Caiubi de Compositores, o poeta Vlado Lima comunicou: “os vídeos mandados pelos muitos participantes foram divididos em quatro postagens e estão disponíveis no Youtube”. O farto material foi editado e montado pelo poeta Filipe Luiz. Confira cada um deles: no vídeo 2 (com O Zi e Vitor Miranda) tem Arnaldo Afonso (este blogueiro) interpretando a sua nova canção ‘Talvez‘ (a partir de 21min e 40seg). Os outros três vídeos estão nos seguintes links: vídeo 1 (com Max Gonzaga e Álvaro Cueva)vídeo 3 (com Fernando Cavallieri e a dupla Cordeirovich & Vladinsky) e o vídeo 4 (com Deise Capelozza e Sander Mecca)

CONRADO PERA >>> A deliciosa canção ‘Buena Onda’, do cantor e compositor Conrado Pera, virou videoclipe com participação dos fãs que enviaram vídeos. Fique ligado em seu canal no Youtube que sempre tem novidades. Recentemente o artista botou letra numa melodia de seu pai, Paulo Barroso, comentando o sufoco do atual momento em que vivemos. Chama-se Lockdown

O GRITO’ >>> O multiartista Ca Cau acaba de lançar o videoclipe da música ‘O Grito’ (em sua página no YouTube). Veja também os quadros pintados por ele e que estão em leilão, para arrecadar fundos para a manutenção do espaço cultural Atelier Travessia 

Quinta – 17 de setembro – 17h30 … Lavra Editora … Toda quinta tem entrevista na página da nova editora, cujo projeto editorial foca na ‘defesa da democracia, dos direitos humanos, da justiça social e do direito de acesso da população aos bens literários e culturais, entendendo a cultura como caminho de libertação’. Nesta quinta o editor João Caetano do Nascimento conversa com  Valter de Almeida Costa. As lives anteriores estão disponíveis na página da editora no Facebook

RICARDO VIGNINI >>> Eita sonzêra da boa… Que baita prazer que foi assistir à live de aniversário do grande violeiro Ricardo Vignini (com seus convidados Alzira E, Zé Geraldo, Adriana Farias, Ana Deriggi, Socorro Lira, Emmanuele Baldini, Matuto Moderno, Levi Ramiro e Carlinhos Ferreira). São músicas, artistas e arranjos incríveis! Confira como foi

HISTÓRIAS DE QUEM >>> Livro de contos do sociólogo, historiador, escritor e poeta Cesar Augusto de Carvalho, disponível no site da Desconcertos Editora

QUARENTENA DA KIKI >>> A atriz e escritora Janaina Sant´Ana escreveu e produziu uma série de vídeos abordando a rotina na quarentena. Ela interpreta Kiki, divertida personagem que desnuda preconceitos, dúvidas e a pouca informação das pessoas ao comentar as questões polêmicas do momento. Inscreva-se no canal do Youtube e acompanhe os episódios

REFORMATÓRIO DE PORTÕES ABERTOS >>> Editora do escritor Marcelo Nocelli também está em campanha de financiamento. Conheça as recompensas e colabore

ÀS TERÇAS – 21h … Sarau Elétrico. Leituras de textos por Luís Augusto Fischer, Diego Grando e Katia Suman, com um convidado escritor e outro músico. Pelo www.rádioeletrica.com ou na página de Katia no YouTube

COLETIVO LIVE AOS VIVOS >>> Doze talentosos artistas que costumavam se apresentar no Julinho Clube (à rua Mourato Coelho, 585) antes da pandemia, organizou uma série de lives que estão sendo transmitidas na fanpage do coletivo no Facebook e compartilhada para as páginas dos artistas. Saiba mais e colabore

TRILHAS >>> O produtor musical Felipe Zangrandi vem postando na net uma série de programas denominada Trilhas, que comemorou um ano, apresentando histórias de discos, selos e cenas, com bate-papos animados e esclarecedores

ÀS QUINTAS – 22h … Músico Mau Sant’Anna apresenta sua live de todas as quintas-feiras, ‘Quintal do Mau’, em suas páginas no Facebook e Instagram

ODE AO ÁLCOOL >>> A banda Gozi lançou (em seu canal no YouTube) o single ‘Ode ao Álcool‘, composição de Ozi Garófalo, que aborda a amizade e os encontros de bar. A dupla de cantores (Ozi & Gisele) havia postado, recentemente ‘Eu Quero Mais‘, seu primeiro single

FANON BLUES >>> Podcast (no Spotify) dedicado a reflexões sobre a questão racial, é uma produção da AZ2 Comunicação Antirracista com redação e locução de Anelito de Oliveira, jornalista, professor e apresentador do ‘Diário Negro’, no YouTube

UNDERGROUND & ETC E TAL >>> ‘Sinister Salad Musikal‘, site do multiartista e ativista cultural Marco Antonio Gonçalves, agora virou canal no YouTube (se inscreva!). Recentemente ele incluiu alguns vídeos gravados nos festivais promovidos pelo VideoClube Charada, como esse de Rafael Cirilo & A Raiz  

ÀS SEGUNDAS – 15h … Sarau Segunda Negra. Confirme presença no evento e assista pelo Instagram

COLETIVO CONTEMPORÂNEOS >>> A partir de 2017, a artista plástica e curadora Lu Valença organizou e realizou exposições coletivas mensais em vários espaços culturais do Rio e Niterói. Esses encontros deram origem ao Coletivo Contemporâneos, grupo de mais 12 artistas que agora se reúne em lives e já prepara exposição física pós-pandemia para o final de 2021. Clique e siga o coletivo no site e no Instagram

ÀS SEGUNDAS – 20h … Conversa no Instituto Sarath. Live semanal com roda de conversa e entrevistas sobre qualidade de vida e saúde mental, sob o comando de Cassia Sarath (psicanalista e filósofa). No canal do Instituto no YouTube

 …

ÀS SEXTAS – 19h30 … Charada – Sala Privada Convida. Espaço cultural promove shows e bate-papos todas as sextas-feiras direto da ‘sala privê’ da locadora, via Facebook

>>> MAIS CHARADA >>> Gilberto Petruche, Edu Osmedio e o grupo de artistas que participa das atividades culturais do VideoClube Charada lançaram campanha no Abacashi. Acesse para saber mais e colaborar

Terça e Quarta – 22 e 23 de setembro – Tom Kbélo Entrevista >>> O poeta e produtor cultural abre espaço para os artistas alternativos contarem sua história. Na terça, com Glauco Caruso (17h). Na quarta, com Lupe Romero (20h30). Via Facebook

ÀS SEXTAS – 18h30 … Sabrina Carvalho apresenta as lives da Brinda Produções no Facebook, YouTube e Instagram

ÀS QUINTAS – 20h30 … Samira Regina e Vinicius Maganha. Dupla realiza sua ‘Live das Quintas’, com transmissão pelo Facebook

A DONA DO ESCULACHO >>> Para aproveitar o tempo na quarentena, o produtor cultural e multiartista Rafael Nestardo criou a desbocada personagem Maria da Treta, uma apresentadora que dá ‘receitas’ para combater o coronavirus (e a inação do despresidente Bolsonaro). No novo episódio, a ‘Dona do Esculacho’ deixa a preguiça de lado e começa a malhação (veja no Facebook)

>>> MAIS NESTARDO >>> ANTES ARTE DO QUE NUNCA >>> Em seu canal no YouTube, o artista tem divulgado o trabalho de músicos, poetas e diversos artistas alternativos. Se inscreva e acompanhe suas produções

O PESO DO PÁSSARO MORTO >>> Sábados e domingos, às 16h >>> Peça baseada no livro de Aline Bei, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura. O monólogo, com Helena Cerello, tem direção de Nelson Baskerville e música original de Dan Maia. A história trata da vida de uma mulher dos 8 aos 52 anos, “desde as singelezas cotidianas até as tragédias que persistem, uma geração após a outra”

AOS SÁBADOS – Papo Sons do Brasil >>> Projeto do produtor cultural Serginho Sagitta reúne artistas que participaram de seu famoso programa na rádio USP. Lives no Facebook

DHARMA SAMU >>> Cidade Supernovaé o novo single da banda e já está disponível nas principais plataformas de streaming e no YouTube

NA PRATELEIRA >>> Quarta edição do programa tem a banda Fabricantes de Planetas. Produzida pelo Selo Eskambo a série promove apresentações ao vivo e entrevistas com cantores e bandas alternativas. O coletivo está em campanha pelos ‘likes’ do público. Portanto, inscreva-se no canal

LANÇAMENTO >>> Está disponível no Spotify o disco Beira de Folha, de Consuelo de Paula & João Arruda

RICARDO KELMER >>> Escritor e multiartista cearense está lançando na net ‘Viajando na Maionese Astral‘ (saiba mais aqui): ‘em suas exóticas memórias, um escritor reflete sobre a relação com o feminino, o xamanismo, a filosofia taoista, a psicologia junguiana e a militância antifascista’. Quem comprar o acesso a um link terá o valor descontado ao receber o livro físico (e-book na Amazon a R$9). No rkelmer@gmail.com, as recompensas e promoções de seus outros livros

UM BANDO DE GENTE >>> Programa convida quatro poetas para conversar e dizer poemas. Domingo, às 18h, na página de Ricardo Silvestrin, no YouTube (se inscreva no canal)

MARIELLE PRESENTE! >>> No dia 14 de março de 2018 a vereadora Marielle Franco, de 37 anos, foi assassinada no bairro da Lapa, no Rio. Ela era relatora da Comissão dos Direitos Humanos que acompanhava a intervenção militar no RJ. Havia feito denúncia contra abusos policiais e após voltar de um evento com jovens negras, foi baleada. Anderson Gomes, motorista do carro em que ela estava, também foi executado. Desde então, protestos contra o bárbaro crime se repetem em várias cidades brasileiras. Marielle lutava por justiça, inclusão e igualdade de direitos. Defendia as causas que todos nós, artistas e coletivos dos saraus, também defendemos. Dois anos e meio depois, este blog continua aguardando o esclarecimento do caso e a punição dos assassinos e mandantes. As balas que a mataram atingem a todos nós. Não podemos nos calar. Até quando vou ficar semanalmente repetindo esse texto aqui? Será que vai ficar por isso mesmo? Por que a resposta não vem? Quem matou (e quem mandou matar) Marielle?

DOIS ANOS E MEIO DE IMPUNIDADE >>> Eu repito esse texto há dois anos e meio. E vou continuar repetindo enquanto este blog existir. É meu compromisso em defesa da democracia e da liberdade, ambas ameaçadas pela impunidade de assassinos ou pela omissão das autoridades. Se temos dois suspeitos presos (a quem ninguém entrevistou, confrontou, nem perguntou os motivos do crime) ainda falta saber quem mandou matar Marielle. Mais de dois anos depois, Marielle continua sendo baleada, morrendo todas as noites e renascendo a cada manhã. Porque pessoas íntegras como ela não morrem jamais. Se eternizam e viram exemplo de luta. Nós, brasileiros democratas, estamos aqui, de braços dados com Marielle, esperando que a justiça seja feita. Os assassinos talvez tenham a proteção momentânea de organizações ou de eventuais autoridades fascistas. E podem ameaçar Freixo, Marcia Tiburi e Jean Wyllis, ou mirar e atirar em nossas altivas cabeças. E até nos matar, um a um (‘matar uns 30 mil’, como disse o atual presidente durante sua campanha, sem ser punido nem ter sua candidatura impugnada). Só não poderão evitar que Marielle renasça mais forte, todos os dias, no corpo e na mente de cada menina guerreira da cidade do Rio de Janeiro. Marielle presente.

AGENDÃO >>> Fique ligado em minha página no Facebook, onde divulgo, diariamente, as lives e textos deste blog, além de outras inserções. E, anote: toda quinta-feira tem post novo. Até lá!

 

Tendências