Foto do(a) blog

Produção artística que vive à margem da indústria cultural

A mensagem do Sarau da Maria e o meu 'post-enganação' para o fim de ano

PUBLICIDADE

Por Arnaldo Afonso
Atualização:

"E lá se vai mais um dia"... e lá se vai mais um ano & mais um plano, 'como tudo passa como vai para o céu a fumaça como fica na terra o carvão'. E passam nossos projetos & 2017 'como tudo passa tomando chá ou cachaça tomando champanhe ou não'. Com textos de Guilherme de Almeida & Itamar Assumpção, com novíssima poesia & inédita canção. Nesses dois anos de blog, agradeço aos bródis (artistas & amigos) que nele palpitam (tum-tum) que dele participam e o escrevem & creem & comungam comigo esse coro. Feliz 2018 e um brinde a vocês todos, de novo!

PUBLICIDADE

OS PROJETOS >>> Como todo mundo está viajando ou bebemorando e ninguém está lendo este texto (exceto malucos maravilhosos como você), me dei a liberdade de falar um pouco de mim (posso?). Por isso, a brincadeira do título: um 'post-enganação', já que este blog quase nunca fala de seu autor. Então, vamo lá: no ano passado, como qualquer artista, fiz planos para o ano novo. Publiquei aqui e disse que ficaria muito feliz se terminasse 2017 com ao menos um dos seguintes projetos realizados: 1 - transformar este blog num programa da Rádio Eldorado (que amo e ouço desde meus 15 ou 16 anos) 2 - gravar cd (duas possibilidades: um poderia ser com parceiros e o outro solo, uma simples necessidade de registrar minhas canções) 3 - publicar livro (duas possibilidades: um poderia ser com meus poemas e o outro, com textos deste blog e fotos de Roberto Candido) 4 - montar minha peça de teatro (concorrer a edital e assumir a montagem ou apresentar a companhias teatrais meu texto sobre a vida e obra do compositor Cartola) 5 - manter atualizadas minhas duas páginas no Facebook, a do blog e a de poemas e canções

COMO FOI >>> Não sei como foi com vocês. Mas não é nada agradável reconhecer que nenhum dos meus projetos para 2017 vingou. Aqui vão minhas explicações para cada um dos 'fracassos': 1 - Eu cheguei a produzir três programas-piloto e os ofereci à Rádio Eldorado, com duas variações: poderiam ser drops inseridos em sua grade musical ou um único programa semanal de 40 minutos. A cada programa, eu apresentaria um pequeno perfil e uma canção de um artista da cena alternativa (ou quatro artistas juntos, na opção semanal). Conversei, aguardei, fui atrás, mas não rolou. Até pedi orientações para refazê-los 'melhor' ou num outro formato. Não percebendo interesse da rádio, acabei por desistir (ou adiar, quem sabe?). Poderia postar os programas aqui, mas prefiro esperar a experiência amadurecer. Não quis levar a proposta a outras rádios. Mas talvez eu ainda crie o programa no youtube (projetos para 2018?). 2 - Compus um bom punhado de canções e me apresentei com razoável assiduidade pelos saraus, mas em nenhum momento a realização de um cd se impôs. Por outro lado, minha parceria com a cantora Helen Torres se tornou frequente e requisitada, recebendo elogios (ver vídeo mais abaixo). Fiquei feliz (além de vislumbrar desdobramentos para a dupla em 2018).

 Foto: Estadão

O BALANÇO >>> Em 2017 me dediquei bastante a este blog, que evoluiu, sim: está maior e melhor, além de ter alcançado algum reconhecimento na seara dos saraus e espetáculos, o que gerou mais compartilhamentos e exposição no portal do Estadão. Fico feliz pelo blog ter se transformado numa revista cultural ampla, diversificada e de qualidade, mesmo que o crescimento do agendão me consuma duas madrugadas semanais. O tempo escapa entre diagramar para o jornal e ganhar grana, organizar saraus e shows, ler, escrever e compor, ensaiar e se apresentar, manter um blog e ser artista, além de viver minha vidinha familiar normal (tudo é muito prazeroso e exige disciplina e organização, matérias que não são meu forte). O fato dos projetos não terem vingado, não significa que fracassaram. Estou mirando neles ainda, mas de uma forma gradual e mais pé-no-chão. Minha produção, como a de muitos artistas alternativos, tem bom conteúdo e alguma originalidade. Porém, como em muitos casos, peca pelo mau acabamento e amadorismo. Daí a importância das festas e encontros em bares e saraus, para o artista se soltar, amadurecer tecnicamente e sedimentar contatos e parcerias que lhe propiciem um salto de qualidade. Esta é a função também deste blog: respeitar os diversos estágios de poetas e músicos e noticiar o que acontece, o movimento dos grupos, os shows e tentativas de todos. Com mais ou menos profissionalismo ou talento, é a força do coletivo que abre os espaços para que todos usufruam. A minha história pessoal é mais uma entre essas tantas, com seus múltiplos projetos e escassas realizações, plena de sonhos, luta e resistência. Eu fico feliz em participar do processo, escrever sobre ele e repercutir sua voz. Aqui você vai continuar lendo e sabendo de nós. 'Nóis trupica mas não breca', como diz a galera. Então, vamos lá, que o show não pode parar.

 

... ... ...

Publicidade

AGENDINHA

... ... ...

Eis aqui uma pequena agenda de eventos para esse final de ano. Acompanhe também as muitas opções contidas na página da Agenda da Periferia. Informe-se, inconforme-se, atue e divirta-se!

... ... ...

SEXTA-FEIRA - 29 de dezembro - 18h ... 1º Poesia na Praça- em Porto Alegre ... Último sarau do ano reúne Gente de Palavra, Sarau Selvagem, Siriricas Poetisas, Cidade Poema, Sarau Livre, Mulherio das Letras, Café Poético e A Boa Prosa. Com varal de poemas, livros, camisetas e badulaques poéticos. Na praça Otávio Rocha, no centro histórico de Porto Alegre - RS.

Publicidade

... ... ...

SEXTA-FEIRA - 29 de dezembro - 18h30 ... Luiz Claudio na Casa Fórum (com Celso Mantovani) ... O compositor, cantor, violonista e contrabaixista Luiz Cláudio de Santos (ouçam que bela canção, no vídeo) convida o talentoso músico Celso Mantovani para uma noite de bate-papo e muita cantoria. Couvert R$12. Na rua Primeiro de Maio, 57, em Santos.

... ... ...

 Foto: Estadão

SEXTA-FEIRA - 29 de dezembro - 20h ... Tinho Ribeiro e Eduardo Neves - na Carauari ... Na última sexta-feira do ano a dupla Tinho Ribeiro e Eduardo Neves traz o melhor da mpb, com sucessos de Caetano, Lenine, Luiz Melodia e Djavan, entre outros. No Carauari Bar e Mercearia, à praça Carauari, 8, na Vila Maria.

... ... ...

Publicidade

 Foto: Estadão

SEXTA-FEIRA - 29 de dezembro - 20h ... Lançamento do livro 'O miolo do mundo é macio', de Luciane Lopes ... Luciane é poeta e letrista (tem várias parcerias com os músicos do Clube Caiubi de Compositores). A entrada para o evento é gratuita e o exemplar estará à venda por R$38. No Santo Arco Bar e Petiscaria, à rua Campos Sales, 2220, em Mirassol. Abaixo, dois poemas do livro:

CAUSA MOTRIZ

Bobagem justificarme afogueiporque quisMe deram um marna entrada do corpoe tinha lua e fogueiraEu bebiSó isso.

NECROPSIA

A pessoa morrenas horas mais absurdas.Antes de marinar a carne,de cheirar as flores,de trocar de roupa.A pessoa morre sem avisar seus amigos e seus amores.

Publicidade

... ... ...

 Foto: Estadão

SEXTA-FEIRA - 29 de dezembro - 20h ... Santo Veneno no Muquito ... Os roqueiros da banda Santo Veneno fazem show de saideira do ano no Menino Muquito Bar, com entrada franca e festa de confraternização. Na avenida Vila Ema, 5090, na ZL.

... ... ...

SEXTA-FEIRA - 29 de dezembro - 20h ... JC - Fim de Ano no The Brother´s ... Músico conhecido por seus covers de Led Zeppelin, apresenta sucessos dos anos 70, baladas, pop-rock e rock and roll. Na av.Buturussu, 1250.

... ... ...

Publicidade

SEXTA-FEIRA - 29 de dezembro - 21h ... Show Arvoredo - Consuelo de Paula e João Arruda em Caldas - MG ... Show é resultado do processo criativo entre a cantora, compositora e poeta Consuelo de Paula e o violeiro, compositor e multi-instrumentista João Arruda. Mistura músicas a projeção de imagens e vídeos. No Barracão das Artes, à rua Almirante Barroso, 46, em Caldas - MG.

... ... ...

ATÉ 30 DE DEZEMBRO - das 10h às 20h ... Robert Frank: Os americanos + Os livros e os filmes ... A obra de Robert Frank, um dos nomes mais importantes da história da fotografia, será apresentada em duas exposições no IMS Paulista: "Os americanos" e "Os livros e os filmes", com entrada franca. Em paralelo às exposições, o IMS promove retrospectiva de sua filmografia, exibindo 25 títulos, entre curtas, médias e longas-metragens. Na avenida Paulista, 2424.

... ... ...

 Foto: Estadão

ATÉ 14 DE FEVEREIRO ... Exposição - Histórias da sexualidade ... Com mais de 300 obras e cerca de 130 artistas, tanto do acervo do MASP, quanto de coleções brasileiras e internacionais, incluindo desenhos, pinturas, esculturas, filmes, vídeos e fotografias, além de documentos e publicações, de arte pré-colombiana, asiática, africana, europeia, latino-americana, entre outras. A mostra divide-se em nove núcleos temáticos e ocupa três espaços do Museu: o primeiro andar (Corpos nus, Totemismos, Religiosidades, Performatividades de gênero, Jogos sexuais, Mercados sexuais, Linguagens e Voyeurismos), a galeria do primeiro subsolo (Políticas do corpo e ativismos) e a sala de vídeo (Voyeurismos). No Masp, à av. Paulista, 1578. Eu soube que menores de 18 anos, inicialmente proibidos de entrar, agora já podem ir, desde que acompanhados de seus pais ou responsáveis (aos poucos, a gente vai saindo das trevas).

Publicidade

... ... ...

 Foto: Estadão

ATÉ 22 DE JANEIRO ... Edital ... O poeta e ator Antonio Ginco (da peça Ribanceira) avisa aos artistas e coletivos interessados: há um edital que possibilita concorrer a equipamentos de iluminação cênica. Serão doados 54 kits para espaços de circo, dança e teatro. Inscreva-se até 22 de janeiro. Saiba mais aqui.

... ... ...

COLABORE 1 >>> Bento, o filho da artista plástica Luiza Pannunzio, nasceu com fissura lábio palatina e sem o canal lacrimal. Para ele, Luiza desenhou um poético personagem: 'O Menino que não Sabia Chorar'. A escritora e dramaturga Paula Autran se juntou ao projeto que está no Catarse em campanha de financiamento para: 1- Produção da peça 'O Menino que não Sabia Chorar' e sua apresentação gratuita em hospitais que tratam de pacientes com fissura lábio palatina. 2- Publicação da peça ilustrada em livro e sua distribuição gratuita nos hospitais.Clique aqui para saber mais e colaborar com essa bela iniciativa.

... ... ...

Publicidade

 Foto: Estadão

COLABORE 2 >>> O talentoso violonista e querido amigo Brau Mendonça teve seu instrumento de trabalho roubado. Além do valor sentimental, pois o violão estava com ele há mais de 15 anos, é muito difícil comprar outro com a mesma qualidade. Seus amigos e admiradores, solidários, iniciaram campanha para arrecadar fundos e tentar adquirir outro violão semelhante (clique no cartaz e veja como colaborar).

 

... ... ...

ANOTA AÍ

... ... ...

Dia 5 de janeiro, sexta, tem a banda CiriloAmém no Boutique Vintage. Dia 6 de janeiro, sábado, tem Arnaldo Antunes no Sesc Belenzinho. Dia 7 de janeiro, domingo, tem Edvaldo Santana no Sesc Itaquera. Três ótimos programas para o primeiro fim de semana 'útil' do ano. Arnaldo é um poeta consagrado. Edvaldo é um talento que merece o mesmo destaque. Cirilo é uma banda que vai chegar lá. Se você não trabalha à noite (como eu), vá ver esses três shows. Quando a gente vê artistas assim, com conteúdo e verdade, muitas ideias irrigam nossa mente. São os nossos (novos) deuses da fertilidade. Nos engravidam de sonhos.

Publicidade

 

... ... ...

MENSAGEM DO SARAU DA MARIA

... ... ...

Pra quem não viu, segue a mensagem de fim de ano do Sarau da Maria, coletivo de que faço parte, ao lado de Nilzete Lalá, Marici Silva, Oswaldo Alves, Helen Torres, Selma Bizon, Veronica Lopes e Deise Capelloza (clique para ver o vídeo), com a ajuda de muitos amigos e colaboradores como Francisco Fanca, Sidney Kitagawa, João Emilio, Cida Sarraf, Vlado Lima, Roberto Candido, Moacir Barbosa e muitos outros que nem estou citando, mas que sempre estão por lá (e em nossos corações). Beijos, abraços e obrigado a todos (o Sarau folga em janeiro e retorna no primeiro sábado de fevereiro).

 Foto: Estadão

UM ANO NOVO A CADA DIA >>> Não tem ponto final. O jogo é jogado sem intervalo e o resultado é sempre parcial (dá pra virar, pessoal!). Um ano termina e outro inicia. A gente inventa um breque e brinda, mas logo segue na lida corrida. Já em fevereiro, o Sarau da Maria aniversaria. Meia década de voz rouca e de muita cantoria. De poesia afiada na ponta da língua. De folia livre e coletiva. De convivência no Clube, nas casas e praças da Vila Maria. De beijos, abraços, amizade e alegria. Sim, é nisso que a gente acredita... Os caras lá no comando estão sempre tramando contra essa nossa fantasia (eles nos querem calados, parados, sem ideologia, consumindo letargia). Somos mais 'nóis' na fita, nas frita e na luta: a gente não desanima. E nem se desgruda. Por isso, o Sarau da Maria convida, a cada um e a todos, pra seguir conosco em 2018. Feliz Natal, amigos dos saraus e de todas as Vilas. Tem muito amor e suor nessa nossa parceria. Quem se alimenta de utopia, refaz a vida (e cria um ano sempre novo) a cada dia.

... ... ...

BOM FINDI A TODOS E ATÉ 2018!

... .... ...

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.