Foto do(a) blog

Produção artística que vive à margem da indústria cultural

'A língua e a alma', do Gabriel de Almeida Prado, e outros cds legais

PUBLICIDADE

Por Arnaldo Afonso
Atualização:

 

Eu vou mostrar pra vocês como se dança um baião. Ou uma valsa um rap um rock. Nos cds desses moleques tem ritmo quebrado variado tem os 4 lados do vasto mundo misturados. São 3 jovens já maduros, 3 músicos que compõem de tudo: Gabriel, Leo e Luque, 3 corações nas cordas da poesia e do batuque. Seus álbuns são luxo só, música-show, tudo nos trinques no tom som-sur-som. Da-lata du-bão. Mas é comum, no ambiente alternativo, ótimos compositores dos quais não se achem bons registros ao vivo. Ou cujo material de divulgação não tem as necessárias condições. Por isso a importância dos saraus, pro cara quebrar a cara, sair da toca e se tocar. Sair da casca da casinha do casulo e se soltar. E o surgimento de canais como o Peixe Barrigudo, o Elefante Sessions e o Sofar, com acessíveis ofertas de qualidade técnica de gravação e grupos antenados que fazem boa divulgação. Nossa contribuição: há uma nova seção (mostra a tua cara!) pra acolher até os artistas caseiros, que produzem bem mas se escondem, sabe-se lá o motivo. Nesse blog, porém, não tem depois nem talvez. Aqui todos têm voz e vez. Então, ói nóis aqui traveis. Ou melhor, ói eles aqui procês.

 

 

... ... ... .... .... .... ... .... 

GABRIEL DE ALMEIDA PRADO

... ... ... .... .... .... ... .... 

 

  Foto: Estadão

 

"Tudo cobra.Respirar é combustível, mas é dose de veneno.Peito cobra.Cada vez que bate é uma batida a menos"

Publicidade

(Cobra, de Gabriel de Almeida Prado e Daniel Ramos)

 

Conheci o Gabriel de Almeida Prado numa roda de violão. Compositores se alternavam mostrando trabalhos autorais no quintal da casa do Kleber Albuquerque (seu parceiro em Sujeito-Objeto, bela canção postada abaixo). O Gabriel me surpreendeu logo na primeira música. Simpatia, cara de molecão e muita desenvoltura pra um jovem rodeado de feras (KleberAdolar e Policastro estavam lá). Ainda por cima, enfileirou umas 3 ou 4 canções de cair o queixo: letras e melodias bem casadas, encaixadas em levadas supergostosas de se ouvir. Agora esses temas e poemas plenos de amor, humor e inteligência estão no cd A língua e a alma (reparem também no belo trabalho gráfico do Guilherme Kramer). Dura missão escolher só uma ou duas faixas para comentar. São finos biscoitos pra se deliciar demoradamente: Filme Tailandês (parceria com Neno Miranda), Leve LeveCoração Blue (com Léo Nogueira), No Bolso (com Élio Camalle) e a superdivertida Fim do Fim do Mundo (com Léo, Élio e Kana Nogueira). Gabriel é daquelas apostas certas, barbadas que o tempo vai consagrar. O reconhecimento virá, célere ou lento, inevitavelmente. Senhores da indústria lucrativa da mesmice, nem adianta tramar ou torcer contra. Gabriel é joia rara, impagável. Voará para além dos êfemeros produtos das ondas viciadas do rádio negociável. Seu sucesso é outro. E é feito a primavera do poeta: inexorável.

Abaixo, seu ótimo cd, completo. Na sequência, duas gravações diferentes das do disco. E a letra superinventiva de Sujeito-Objeto.

 

Sujeito-Objeto

(Gabriel de Almeida Prado e Kleber Albuquerque)

Publicidade

"Hey Pasquale!Porque o andar dessa meninaSempre rouba palavras da minha boca?Hey Aurélio!Porque o olhar dessa garotaPlanta versos na minha cabeça oca?Michaelis!Então me diga o motivoDe tantos adjetivos impulsivos, corrosivos, vocativos, transitivos, possessivos, atrativos, supletivos, primitivos, radioativos sem ter um porquê?

E assim de modo indireto ela faz desse sujeito um objeto".

 

 

... ... ... .... .... .... ... .... 

LUQUE BARROS

... ... ... .... .... ... .... .... 

Publicidade

 

O gaúcho Luque Barros começou a carreira nos anos 90, tocando em bailes. Em 1997, aos 22 anos, veio para São Paulo e ingressou na Banda Glória, de Fred Mazzuchelli. Tocou com artistas como Vanessa da Mata, Elza Soares, Renato Teixeira, Otto e Tulipa Ruiz. Após participar de trabalhos coletivos, está lançando Muito Pouco Menos Mais, seu primeiro disco solo como cantor e compositor. Ouçam a minha preferida, Você e Eu, e Desacelerar, duas de suas belas canções:

 

 

 

 

... ... ... .... .... .... ... .... 

LEO MIDDEA

... ... ... .... .... ... .... .... 

O cantor 

Publicidade

Leo Middea

 faz parte do cenário alternativo da nova mpb carioca. Está lançando 

A Dança Do Mundo

, cd com 11 músicas que explicitam a vontade de fazer e viver da música,

emoções

Publicidade

que o artista acumula desde seu primeiro álbum,

Dois

. Do carimbó ao rock, seus sons buscam uma identidade genuinamente brasileira, mas com referências do mundo todo. A excelente cantora

Laura Lavieri

, conhecida por seu duo com o admirável

Publicidade

Marcelo Jeneci

, faz participação em

Celebração

.

Bruna Moraes 

empresta sua linda voz a

Publicidade

Pedaço do Céu

. Abaixo, o cd completo e uma gravação ao vivo pra vocês curtirem a força da interpretação desse talentoso jovem. Leo ainda não toca no rádio, mas já toca aqui, no coração desse blog.

 

 

 

... ... ... .... .... .... ... ... ...  

MOSTRA A TUA CARA!

... ... ... .... .... .... ... ... ...

Publicidade

 

Desde o começo desse blog, recebo e-mails e mensagens de músicos e cantores que me parabenizam por abrir espaço para artistas alternativos. Alguns contam sua história e suas lutas, uns anexam links e arquivos de canções, outros sugerem pautas de shows e pedem divulgação. Respondi a cada um deles agradecendo a confiança e prometendo ouví-los, mas confesso que nem sempre há tempo suficiente para isso. Hoje, me desculpando pelo atraso, inicio a seção em que exponho alguns desses trabalhos.

 

 

... ... ... .... .... .... ... .... 

JULIANO LOPES

... ... ... .... .... ... .... .... 

 

O Juliano Lopes é um desses artistas que conheci através da troca de ideias por e-mails, logo após lançar o blog. Ele compõe interessantes temas instrumentais inspirados em grandes mestres da pintura. Brinca com a intersecção das linguagens: tintas, acordes, cores, teclas... pincéis, sons, emoções... olhos, ouvidos, arrepios... sensações: a beleza fortalecendo a alma, apaziguando o coração. Muito bom, Juliano. Ouçam que viagem prazerosa:

https://youtu.be/Now_MHqJU5c ... Inspirado em Claude Monet.

https://youtu.be/lj55MfcZZ20 ... Ilustrado com as pinturas de Van Gogh.

https://youtu.be/_9g65qNIPYA ... Sobre os trabalhos de Modigliani e Egon Schielle.

Pra terminar, esse belo clipe baseado nas obras de Gustave Klimt:

 

 

 

... ... ... .... .... .... ... .... 

VLAD MOURA

... ... ... .... .... ... .... .... 

 

O cantor e compositor Vlad Moura tem mais de 20 anos de estrada, está em seu terceiro disco independente e já vendeu mais de 20 mil cópias apenas no boca-a-boca, sem empresários ou assessoria de imprensa. Tem centenas de vídeos postados no youtube pelos fãs que o adoram e desejam divulgá-lo mundo afora. Além dos shows habituais, canta em bailes, clubes, associações de amigos e shoppings, pois 'todo artista tem de ir aonde o povo está'. Ei-lo aqui, fazendo a alegria da galera. Parabéns, Vlad, você é demais!

 

 

 

 

... ... ... .... .... .... ... .... 

CURSOS

... ... ... .... .... ... .... .... 

De 18 a 22/4 - segunda, 

quarta e sexta ...

O artista independente: perspectivas da comunicação contemporânea

é o tema do curso no 

Centro de Pesquisa e Formação SESC SP

, que será ministrado pela jornalista

Agnes Franco

e pelo músico e jornalista

Vinícius Castelli.

Dia 23 - sábado

 - 16h ... 

O cancioneiro brasileiro: origens e gêneros ...

Também ministrado no 

CPF SESC

, o curso será apresentado pelo tenor

Alberto Vieira

e pelo multi-instrumentista 

Nicolas de Souza Barros.

 

Pela internet

 ... Curso de Harmônica  ...

Os interessados em tocar gaita de boca já têm mais um modo de aprender. O novo

site

do

Ale Ravanello,

 da banda de blues

Ale Ravanello Blues Combo,

promete ensinar a quem quiser conhecer ou ampliar seus conhecimentos sobre a harmônica. Além da simpatia, confira a qualidade e o compromisso do músico:

 

 

... ... ... .... .... .... ... .... 

AGENDA DA SEMANA

... ... ... .... .... ... .... ....

 

Dia 20 - quarta - 19h ... Alex Almeida Acústico ... O músico se apresenta no Carauari Bar e Mercearia tocando clássicos do rock nacional e internacional, além de sucessos pop e mpb em versões intimistas. Na Vila Maria.

 

Dia 20 - quarta - 20h30

... 

FLICristina - Feira Literária de Cristina - MG 

... De 20 a 24 de abril, a programação traz palestras, debates, lançamentos de livros, contação de histórias, saraus poéticos, exposições, shows, instalações/intervenções/performances literárias e estandes de editoras e livrarias. Presença, entre outros, de 

Marcia Barbieri

,

Marcelo Nocelli, Eduardo Lacerda

e

Ademir Assunção

. Todas as atividades são gratuitas.

Dia 20 - quarta - 22h ... Rock Insane no Alkatraz Rock Bar ... Banda apresenta o melhor do rock nacional e internacional. No bairro do Bexiga.

 

 

Dia 21 - quinta - 21h ... SHOW MPB UNIVERSITÁRIA ... Edu Franco, Márcio Policastro, Adolar Marin, Max Gonzaga e Fernando Cavallieri, compositores ligados ao Clube Caiubi, nata da nova mpb paulistana, se apresentam no Garagem Vinil, em Pinheiros.

Dia 23 - sábado - 14h 

... 

Sarau na Afonso Schmidt ... 

O

Programa Veia e Ventania

leva mais uma vez os

Poetas do Tietê

à biblioteca. Neste mês os convidados são os autores da

Editora Essencial

, a atriz

Eveline de Meneses

e a

Cia Teatral Terremoto

.

Dia 23 - sábado - 17h

 ... 

Autoria Ano 13

 ... Show com vários artistas de samba, rock e mpb:

Célia Demézio

Paulo César Luz

,

Mário Sérgio Soares

,

Luiz Cláudio de Santos

,

Paulo Maymone

e

Elenira Ribeiro entre outros. N

o

Corisco Mix

, em Santos.

Dia 23 - sábado - 18h

 ...

Sarau Encontro de Utopias ...

 Além do sarau com palco aberto, a escritora

Marah Mends

lança

Amarguras de uma Paixão - parte 2

e a cantora

Indy Naíse

faz pocket-show. Campanha arrecada livros infantis e infanto-juvenis para crianças e mulheres sem teto. Contribua. No

CCSP

.

Dia 23 - sábado - 19h 

... 

Augusto Teixeira e Leonardo Costa no Café mais musical da Vila Mariana

 ...

Augusto Teixeira

(voz e violão) apresenta as canções que farão parte de seu cd

Estação Felicidade

, acompanhado pelo violonista

Leonardo Costa

. Na Vila Mariana.

Dia 23 - sábado - 21h

 ... 

MOTORHELL BRASIL NO BAR DO LÊ 

... Banda do guitarrista 

Rodney Calfa

faz tributo ao

Motorhead

. No

LêRock Bar

, na Vila Maria. Grátis.

Dia 24 - domingo - 10h

 ... 

Sarau matinal Beco dos Poetas

 ... Encontro de poetas, músicos e amigos que gostam de arte. 

Guilvan Miragaya

 lança seu livro

Espinheiros.

Dia 24 - domingo - 16h

 ... 

Sarau do Castelo Hanssen "O Teu Sonho Não Acabou" Homenagem a Eugenio Asano

 ... Homenagem em forma de dança, música e poesia ao poeta, editor e grande amigo que infelizmente nos deixou. Na

Casa dos Cordéis

, em Guarulhos.

Dia 24 - domingo - 17h

 ... 

Nina Oliveira (24/04) - AUGUSTA 339

 ... Apresentação da ótima cantora, com show de abertura a cargo de

Leticia Picolo

, Ulisses Avelino, Matheus Nunes e Caio Bars. A casa seleciona músicos para futuros eventos pelo email

hillentretenimento@gmail.com

Dia 24 - domingo - 20h30

... 

Acabaxepa no Parlapatões

 ...

Banda Abacaxepa

faz show no palquinho externo do

Espaço Parlapatões,

na praça Roosevelt.

Dia 26 - terça - 19h30

... 

Sarau Paulistano 7 Gente de Palavra - Daniel Perroni Ratto

 ... Evento com palco aberto. Nesta edição, homenageia o poeta

Daniel Perroni Ratto.

Com apresentação de

Rubens Jardim

e

Davi Kinski,

na

Livraria Aliança Sebo e Cafeteria

.

 

 

... ... ... .... .... .... ... .... 

POR HOJE É SÓ.

BOM FERIADO A TODOS.

ATÉ A SEMANA QUE VEM!

... ... ... .... .... ... .... ....

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.