Foto do(a) blog

Produção artística que vive à margem da indústria cultural

A Festa da Chegança (dos Poetas Pela Democracia), o filme 'Colchão de Pedra' (de Carlos Ratton), a homenagem a Otávio Machado (no Gente de Palavra), o sarau PeriFeras (na ZL) e o showzão 'Toca Raul' (com as bandas 'O Som do Bando' e 'Cachorro Urubu')

PUBLICIDADE

Por Arnaldo Afonso
Atualização:
 Foto: Estadão

FESTA DA CHEGANÇA >>> Na terça, dia 25 de outubro, a partir das 19h, no Térreo Virgínia, à rua Martins Fontes, 205

PUBLICIDADE

O coletivo Poetas Pela Democracia convida os artistas da palavra para o grande evento poético e musical antifascista e em favor de Lula. Participarão, entre muitos, Elcio Fonseca, Abel Coelho, Beth Braith Alvim, Rubens Jardim, Fernanda de Almeida Prado e Celso de Alencar. Este blogueiro também estará lá, claro.

A frente democrática une políticos, intelectuais, artistas, professores, pensadores e trabalhadores de todas as classes. Venha e declare seu apoio à civilidade, à cultura, à história, à compaixão, à única possibilidade de vencer este império das trevas do atual des-governo.

.

POETAS PELA DEMOCRACIA >>> Fundado em Agosto de 2020, o coletivo 'Poetas Pela Democracia' reúne hoje uma centena de poetas, de várias partes do Brasil, e computa mais de 70 mil pessoas alcançadas, com mais de 20 mil engajamentos, leitores em todas as capitais brasileiras e ainda França, Portugal, Alemanha, Suíça, Filipinas, Estados Unidos, Bélgica, Moçambique, Índia e Nicarágua, entre outros.

Visite a página e saiba mais

Publicidade

.

 Foto: Estadão

.

E-BOOK 'P.ART.ICÍPIO - OS POETAS PELA DEMOCRACIA SOLTAM A VOZ' >>> Saiu o registro do evento dos Poetas Pela Democracia em 14 de junho de 2022. O e-book, com edição de Elcio Fonseca e Abel Coelho, contém o registro de todos os poemas lidos na noite, a Carta à Cidade, textos sobre o grupo, o Manifesto do Coletivo, registro dos músicos, personalidades políticas, além de um ensaio fotográfico de Roberto Candido. Adquira o seu, gratuitamente, mandando mensagem pelo e-mail: poetaspelademocracia@gmail.com

.

 Foto: Estadão

'CHEGANÇA'  CHEGOU CHEGANDO: >>> "Estamos assistindo a um dos maiores festivais de mentiras, ataques baixos, rompimento do tecido civilizatório de nossa história recente. As forças que representam o integralismo, o fascismo, o retrocesso estão unidas, fortes e com uma infinidade de recursos para avançar sobre a democracia. É neste momento que nossa união e força farão a diferença. Chegue junto nesta terça-feira para soltar a voz e dizer bem alto que nossa esperança não será leiloada pelo grito metálico de uma arma. Temos indignação e coragem para mudar nosso país. Nesta noite a festa terá audições poéticas, música, feirinha de livros e muitos amigos, num encontro de alegria e força na reta final da campanha pró-Lula e Haddad"

.

.

...

 Foto: Estadão

Quarta - 26 de outubro - 19h30 ... Gente de Palavra, sarau organizado e apresentado por Rubens Jardim e Cesar Augusto de Carvalho, homenageia a obra poética de Otávio Machado. Na Patuscada, à rua Luiz Murat, 40

OTÁVIO MACHADO >>> Nascido em Marília, vive atualmente em Bauru, interior de São Paulo, depois de morar algum tempo no Rio de Janeiro. Publicou seis livros de poesia: 'Pequena Cartilha', 'Nada foi em Vão', 'Aldeia do Tempo', 'Longe do Fim', 'Tempo do Tempo' e 'Caminhos. Otávio considera que escrever é "assinar os dias com os olhos da alma, se deixar marcar com cicatrizes entre traços, sentidos e formas, sentimentos na viagem." Na sequência acompanhe a live-entrevista que o escritor concedeu ao Canal do Poetariado e três de seus poemas: o primeiro, publicado em 'Caminhos'; os outros dois de 'O Sol do Meu Quarto', livro ainda em construção:

Publicidade

.

vida.

em silêncio a noite vigia o tempo pedra dormindo chuva azul gatos no telhado faces que se movem

no olhar do espelho a vida acontece.

.

.

vigília.

sem véus, sem maquiagens uma flor está vivendo livre girando em volta do tempo nas águas do movimento

Publicidade

restam pedaços de imagens traços na viagem do caminho nas estações

a velha cortina de algodão uma cadeira de vime sozinha as paredes em tom pastel desbotando

nada fica da aparência além da liturgia na comunhão sinais do encontro e vozes que ainda gritam dentro de nós

reconhecemos na distância este dia na história dos corpos o infinito de palavras claras na vida secreta do pensamento na memória que une para sempre:

é tarde, e eu estou pronto o coração acostumado a viver as idades o coração aberto para o grande silêncio

Publicidade

este silêncio que não acaba.

.

em nós.

ninguém sabe das sombras que fogem nos dias pelas vias do tempo na viagem do homem

a casa assiste da varanda os galhos da velha árvore as tardes invadem o quintal como rio de memórias de palavras abertas no papel rascunhos de começo e fim em nós

gosto de te olhar com as mãos desenhar seu nome nas águas rabiscar espumas no seu rosto como um ritual

Publicidade

gosto de adivinhar seu pensamento agora que está em fragmentos agora que vivemos as secretas ligações

eis que te anuncio eis que confio de ser este dia o consentimento a essência que invade o silêncio a forma comovida e aprendiz de tudo

esperei tanto o vento a parte da sua natureza e o despertar agora que está tão simples

mas acho que ninguém pode entender salvo, nós mesmos.

.

...

Publicidade

.

COLCHÃO DE PEDRA >>> Documentário realizado em Santos-SP mostra que pessoas em situação de rua não sofrem apenas com a falta de alimentação, mas também têm os seus direitos humanos retirados. Para realizar o filme, o repórter investigativo Carlos Ratton (finalista do prêmio Esso de Jornalismo) se uniu ao cineasta Tony Valentte e aos alunos de jornalismo da Universidade Santa Cecília.

"Esse filme reflete uma parcela da sociedade que não sabe lidar com a miséria humana e que, por causa disso, se cerca de ferramentas hostis para afastá-la de sua porta. Quando não consegue, usa o poder público para tirá-la da frente, nem que seja preciso a força bruta", afirma Ratton.

Segundo a obra, a extrema pobreza, que mais incomoda pela estética do que produz indignação e caridade, gera problemas sociais que o poder público ainda não conseguiu resolver. O filme aborda o tema basicamente sob três aspectos: aporofobia (repúdio aos miseráveis), a arquitetura higienista e a violência.

A população em situação de rua no Brasil cresceu cerca de 16% somente entre os meses de dezembro de 2021 e maio deste ano, mas pesquisadores avaliam que há uma subnotificação que varia entre 45 e 50%.

.

...

Publicidade

 Foto: Estadão

Domingo - 23 de outubro - a partir das 17h ... Projeto Cultural 'O Som do Bando', com Sebah de Assis à frente, convida a banda Cachorro Urubu, do vocalista Aurélio Pedro, para o show-homenagem 'Toca Raul - 33 anos de saudades', na Casa de Cultura de São Miguel Paulista, à rua Irineu Bonardi, 169. Entrada franca

.

...

 Foto: Estadão

Domingo - 23 de outubro - a partir das 16h ...  8a edição do Sarau Periferas,  organizado e apresentado pelo multiartista Duílio Coutinho, o popular Punky. Além do tradicional palco aberto, convidados como Karolzinha Silva, Sandra Leal, Paulo Miranda e Manogon, entre outros. No OutBack Rock Bar, à rua Barão de Alagoas, 391, no Itaim Paulista

.

.

... ... ...

TRÊS TEXTÕES INDIGNADOS E A SEMANA DO BLOGUEIRO

Publicidade

... ... ...

Na reta final da campanha presidencial, pesquisas apontam diminuição da vantagem de Lula e tendência de empate técnico entre ele e o outro candidato. Assim como mostram que Haddad dificilmente vencerá em SP. É triste, muito triste. Talvez por pressentir isso, eu já tenha escrito, no começo da semana, os três textos indignados que reapresento aqui. Tomara que não, mas sinto que o Brasil democrático, inclusivo, próspero e plural com que sonho desde a adolescência jamais se realizará. Mesmo assim, há que se buscar ânimo e lutar. Vamos lá, vamos lá... De novo, outra vez e sempre. Como sempre. .

 Foto: Estadão

O MAL QUE OS 'ISENTÕES' FAZEM >>>

Eles se gabam de dizer que são corretos, honestos e que não devem nada a ninguém. A maioria é culta, gosta de arte. Muitos são até bons de papo, simpáticos, boa gente. Acho que nunca se sujaram, brincaram na rua, não assistiram tevê no vizinho, não sabem o que é pisar a terra, andar com os pés descalços. Eles não se misturam, não gostam... Será que suam, choram, gozam? Nunca precisaram pedir dinheiro emprestado. Não sabem o que é aluguel atrasado, sapato furado ou dor de dente. Periodicamente, eles vão ao dentista. Se um filho adoece, eles levam ao médico. Simples assim. Aparentam altivez, sobriedade e serenidade. São tranquilos, detestam 'barraco'. Não toleram discussões e baixo astral. Estudaram nas melhores escolas, nunca passaram fome e estão sempre bem empregados. Eles são... 'os isentões'. Eu os vejo muito na tevê, cagando suas regras moralistas, sua opinião 'moderada', sua verdade 'centrista', sem tomar partido de nada ou de ninguém, a não ser o deles mesmos. Por estarem sempre na grande mídia, têm muitos seguidores e são, de fato, 'influencers'. Querem influenciar os que estão fodidos e mal pagos (quando não, desempregados) a ficarem em cima do muro, a ter paciência, a entender que os radicalismos não levam a nada. Ou seja: querem que as coisas fiquem estagnadas, como sempre estiveram, para que nada altere sua bem vivida vidinha boa. Afinal, quem aí não gostcha de um confortozinho regado a vinhos, queijos, baladinhas e viagens? Hein, hein, hein? Até entre meus amigos de Facebook eles aparecem com seus posts 'isentões', suas falas superiores, seus 'nem um, nem outro'. Como se eles estivessem muuuito acima dessa titica fedorenta que nós somos. Nesse ponto, até que eles estão certos. Eles nunca viveram na merda que nós crescemos. Não por coincidência, nenhum deles é preto, pobre, nem precisou trabalhar desde criança. Nunca tiveram medo que o teto desabasse em suas cabeças nos dias de chuva. Todos têm um bom futuro garantido graças a duas ou três gerações de privilegiados que os antecederam, todos beneficiados pela roubalheira legalizada que as classes dominantes sempre praticaram desde que nos 'descobriram' e escravizaram, para nosso azar e tragédia históricos. Me dá raiva explicar aos 'isentões' que o mundo, repleto de miseráveis e injustiças, comumente chamado de 'vida real', impõe que tomemos partido. E o partido dos 'isentões' que não tomam partido, mesmo que eles não assumam, é sempre o do fascismo que está no poder. Mais que raiva, acho que me dá preguiça de escrever essas coisas tão óbvias. Cada post desses meus textões não costuma ter mais que 5 ou 6 curtidas. Tirando metade, que curte sem ler porque é meu amigo (valeu, pessoal), sobram uns 2 ou 3 que perdem seu tempo procurando acompanhar meu desnorteado raciocínio a fim de encontrar algum sentido nessas minhas malcriadas linhas. Posso não ser 'influencer' de ninguém, mas não sou fascista, não. Dia 30 de outubro, voto Lula e Haddad, voto 13. Se não enumero as muitas boas razões para isso, é porque, pra mim, um motivo é maior que todos e bastaria por si só: precisamos afastar o fascismo da sociedade brasileira. Precisamos voltar a sonhar com um Brasil melhor. Mas, ouça bem, meu querido amigo 'isentão': melhor para todos. Se não for para todos, não será para ninguém. Sinto lhes dizer, mas o caldo já entornou faz tempo... Vejo gente boa na tevê dizendo que o problema da democracia é que os candidatos que passam para o segundo turno não são 'representativos', não lhes dão 'opção', que é sempre um 'isso' ou 'aquilo', que deveria haver um segundo turno com três candidatos... Como assim, caras-pálidas? Se 80% da população escolheu esses dois, vocês têm que aceitar. Será que não percebem o quanto é ofensivo renegar isso? Se o candidato da preferência de vocês estivesse lá, aí tudo bem, né? É que nem torcedor de futebol que é contra os pontos corridos, mas quando o time dele tá liderando com folga e vai ser campeão a quatro rodadas do fim, ele comemora e diz que foi merecido. Sei... Os 'isentões', aparentando racionalidade, só reforçam a tese mentirosa da 'polarização', dos extremos opostos, colocando Lula como comunista (que ele não é, nem nunca foi) e Bolsonaro como fascista (que ele é e sempre foi). Já cansei de escrever (para ninguém ler, claro), que Lula é que é 'o centro'. O PT, talvez não, mas Lula é. A classe dominante brasileira deveria agradecer a Lula por ele existir. E as esquerdas também lhe devem muito por ampliar o alcance de seu ideário de justiça social. Eu não sou lulista. Apenas reconheço sua importância na história do Brasil e sua capacidade de agregar os vários setores da sociedade em prol da convivência democrática e da diminuição das desigualdades. Mas os 'isentões' continuam por aí, reclamando do sistema democrático em seus programas de rádio e tevê, solfejando 'nem-um-nem-outro', para alegria do fascismo que só faz crescer e que, talvez, infelizmente, vença mais uma eleição (trágico resultado que todos teremos de aceitar). Senhor do céu, protegei esse pobre ateu e seu mísero blog, livrai-o da isenção dos covardes, da placidez dos pusilânimes, da falta de fibra e de coragem desses 'isentões'. Carái, mano... que mal esses caras fazem! . >>> E já dizia Brecht: "...o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas..." >>> A ótima charge, ao alto, colhida na net, é do Lute. .

...

 Foto: Estadão

PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DO FASCISMO >>> Citando Vandré, Nelson Rodrigues e fazendo trocadilho com o nome de Lula, sim: é o 'óbvio ululante', para o bem do Brasil, que temos de afastar o fascismo posto em marcha por Bolsonaro e seguidores. No entanto, mesmo aqui na nossa bolha, vejo pessoas em dúvida. Eu fico quieto. Passeio pelas postagens e apenas leio, sem responder: todo mundo é cheio 'das opinião' e tem direito a expô-las. Eu, no meu canto, não me sinto obrigado a convencer ninguém, não... Como tenho um blog e sou artista que representa um sarau, me posiciono. Ninguém lê, claro, mas já escrevi trocentos textos pedindo união nacional em torno de Lula, desde o primeiro turno, porém, nenhum artigo especificamente contra Ciro ou outra 'terceira via' qualquer. Não que eles não merecessem críticas. Mas, cá pra nós... é que era tão óbvio. Ter que explicar esse 'be-a-bá' me parecia ser ofensivo à inteligência da pessoa com quem se debatia. Ou, penso eu, deveria ser.

Agora, no segundo turno, devo confessar: eu sou péssimo 'vira-voto'. Sou do tipo, "quer votar nesse fascista, vota logo e chispa da minha frente". Outro dia um velho amigo querido, grande músico, falou que não ia votar no Lula, argumentando: "pergunta lá na Polônia se eles querem o comunismo de volta". Palavras literais dele... Eu ri, pra não chorar. Sabemos bem de onde as pessoas tiram essas 'pérolas' da desinformação. Há uma indústria de fakenews associando a luta por justiça social e direitos trabalhistas aos 'males do comunismo'. E os não-politizados acabam por acreditar. De todo modo, é triste perceber que se um cara que convive há 50 anos com artistas e grupos de esquerdistas não aprendeu absolutamente nada, que esperar de quem, por exemplo, frequenta igrejas evangélicas e ouve, diariamente, uma enxurrada de discursos negacionistas e 'anticomunistas'? Ao mesmo tempo, vejo toneladas de posts de amigos se esmerando em desmentir as calúnias e os absurdos inventados pelo gabinete do ódio, administrado pela família Bolsonaro e seguidores. Estamos sempre na defensiva... Meus amigos afirmam que é necessário desmentir, porque senão o povo acredita. Mas, será que alcançamos alguém pra além de nossa bolha? A simples observação da destruição que acontece no país há 4 anos deveria bastar pra tornar o atual des-presidente inelegível. Mas não basta... Os fascistas ultraliberais estão no poder e somos nós, da tal 'esquerda', seja lá que esquerda for, que estamos sempre nos defendendo de tudo quanto é 'culpa'. Até a culpa por um suposto 'comunismo que faliu o Brasil'. Pode isso? Ou tendo que responder por Cuba, Venezuela, Polônia, Nicarágua e outros países, enquanto vivemos sob uma das mais criminosas desigualdades sociais de todo o mundo, que, nesse exato momento, agora, faz com que 33 milhões de brasileiros não tenham nada para comer. Nada. É fome que chama, né? Fome é o nome disso que essas 33 milhões de pessoas estão sentindo agora. E a grande mídia, se aproveitando dessas interpretações políticas equivocadas, dá aquele tratamento 'isentão' ao noticiário, sem tomar partido nessa 'nefasta polarização', como afirmam seus 'neutros' analistas. Tudo é 'informado' com naturalidade, como se o fascismo fosse parte integrante da democracia e não precisasse ser combatido. Como se não fosse papel sagrado da imprensa defender os valores democráticos. As grandes empresas de informação só vão se coçar se, caso Bolsonaro seja reeleito, ele resolva intervir de vez em seus 'negócios', ôps, digo, intervir nas leis de 'liberdade de opinião'. Todos sabemos que existe uma organização mundial, retrógrada e ultraliberal, trabalhando para corroer as democracias do mundo, através de mentiras disparadas nas redes sociais, e que atuou fortemente na eleição de Trump, nos EUA, e de Bolsonaro, no Brasil, entre outros déspotas eleitos mundo afora. É terrível constatar que tudo pode continuar se repetindo. Estamos indo pro buraco. Eu confesso que estou bem pessimista. E bastante preocupado. Mas, ao que parece, não é todo mundo que liga. Argumentando serem contra 'essa polarização que está aí', muitos amigos deixam de defender o lado democrático, se aliando, por vias tortas, ao fascismo que se dissemina dia após dia. . >>> A ilustração, ao alto, colhida na net, é do Nando Motta, que abriu campanha de financiamento. Quem puder, colabore com esse grande artista:

nandomotta79@gmail.com

.

...

 Foto: Estadão

'PINTOU UM CLIMA', DE BOLSONARO, É QUE NEM O 'MAMÃE FALEI', NA UCRÂNIA >>>

O que mais essa grotesca figura, esse homem patético precisa fazer para que seja tirado da presidência arrastado pelas grandes orelhas? O que mais é preciso acontecer para que esse grande equívoco nacional seja consertado? Tô cansado de dizer o óbvio sobre esse ser desprezível. E precisa? Todo mundo já sabe e me parece inútil repetir. Adianta falar pra nossa própria bolha? Não sei como um cara assim foi eleito por 58 milhões de brasileiros. Não consigo entender o motivo dele estar no segundo turno e com chances de ser reeleito. Juro que não compreendo o que leva alguém, mesmo um cidadão não-politizado, a acreditar nas palavras de um sujeito tão evidentemente despreparado para qualquer cargo diretivo. Em 4 anos de mandato, ele já demonstrou largamente o seu vasto repertório de mentiras, ignorâncias e trapalhadas. Mesmo assim, sendo incompetente, corrupto, maligno e desastroso, ele tem eleitores, seguidores, defensores e fãs. É lamentável. Claro que votarei em Lula e Haddad no dia 30, como qualquer eleitor que tenha ao menos dois neurônios em funcionamento. Porém, ando bem pessimista com relação ao resultado desse pleito. SP, com Tarcísio, caminhará para ser o RJ de amanhã. Um estado falido administrado por políticos e empresários vergonhosamente corruptos, respaldado por religiosos descaradamente charlatães e amparado por milicianos que matam impunemente. E o Brasil... ah, o Brasil... O Brasil-zão deve terminar o ano feliz com o hexacampeonato da 'nossa' seleção e uma multidão de camisetas verde-amarelas lotando a Paulista. E o atual des-presidente lá, em frente à Fiesp, acenando e entoando com o povão: "É... cam-peão! . É... cam-peão! . É... cam-peão!". Tal e qual Médici na ditadura militar. Só que agora, eleito. "Ame-o ou Deixe-o" virou "Vai pra Cuba" e o tal 'fantasma vermelho' será definitivamente exorcizado. E nós, democratas e humanistas, vagaremos aparentemente livres entre as celas invisíveis desse cotidiano macabro, inverossímeis presos políticos de um sistema fascista e torturador legitimado pelo voto popular. Como diria o personagem do grande Jô Soares: "me tira o tubo" . .

...

 Foto: Estadão

A SEMANA DO BLOGUEIRO >>> No sábado passado, totalmente afônico após uma crise braba de rinite, não tive condições físicas de comparecer ao show de lançamento do videoclipe da dupla Filó e Pedro Milanesi. Nem tampouco fui ao festão pelo niver da minha querida amiga Cida Sarraf, na Carauari. A todos, mil perdões, mas não dava mesmo. Na foto de Roberto Candido, acima, a Cida entre seus filhos e amigos. Abaixo, o clipe da dupla Pedro e Filó:

.

. PEDRO E FILÓ >>> Dupla formada por Filó Silva e Pedro Milanesi lançou clipe da canção '

Dizem que o Amor

', de seu ótimo álbum 'Aragem'. Vídeo tem produção da Quina Filmes. Além do compositor, Pedro, tocando violão, e Filó, cantando, a música tem Gustavo Godoy, na percussão, Ney Marques, no bandolim, e a participação do quarteto Desviolados (com arranjo de cordas de Renato Spinoza)

.

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

Na terça, quase recuperado, participei da belíssima mostra 'Expressões Sonoras da Zona Sul'. Agradeço ao Zé Márcio Kaipira, um dos organizadores, pelo convite. Que alegria poder apresentar minhas canções ao lado de gente talentosa como ele, o Grupo Macaia, o Grupo Fé, Renata Lobo, Robson Lutchello e a artista plástica Lúcia Rosa. Sem falar que, ainda por cima, pude conhecer, abraçar e ouvir algumas das lindas canções da grande Alzira Espíndola, na foto acima, comigo. Ah... que sorte a minha!

.

.

Na quarta-feira o 'Expressões Sonoras' prosseguiu mas eu já tinha me compromissado a comparecer ao Cine Bijou para assistir à primeira exibição do filme experimental de Ruy Bento Vidal, 'Camélias', com Cléo Moraes e Thiago Cavalcante, além de referências à saudosa atriz e cantora Rosa Freitas, na data de um ano de sua precoce morte. Vários de seus amigos e parentes prestigiaram o evento e, como eu, se emocionaram ao lembrar e falar dela. O filme, uma reflexão sobre a transcendência da existência humana, está disponível no YouTube

.

>>> SARAU DA MARIA >>> Conversando com Helen, Marici,  Deise e Selma, tínhamos o final de outubro como uma boa possibilidade para a volta de nosso sarau, com festa e muitos convidados, desde que Lula ganhasse no primeiro turno. Com a campanha do segundo turno em andamento, achamos por bem deixar o sarau para meados de novembro. Mudou a data, mas ainda queremos fazer a festa...

.

.

... ... ...

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

... ... ...

IMPORTANTE >>> Leia e compartilhe os posts do blog no Facebook e a divulgação dos eventos. Fortaleça a cena dos artistas alternativos. Curta suas páginas, vá aos seus shows, prestigie suas lives. Defender a diversidade, inclusive nas artes, é lutar pela defesa da democracia

...

 Foto: Estadão

Domingo - 23 de outubro - 20h ... No show 'Costurando Autorais', Mau Sant'Anna, Lia Cordoni e Jairo Cechin apresentam músicas próprias e dos compositores que mais os influenciaram: Tom, Edu, Vinícius, Chico e Gil, entre eles. No Teatro da Rotina, à rua Simão Álvares, 697, em Pinheiros.

DESCONTO >>> Pague menos adquirindo ingressos antecipados com Guta Guerrero pelo zap (11) 97607-8583

...

 Foto: Estadão

Sexta a domingo - até 6 de novembro ... 'Barulho D'Água', da Cia Nova de Teatro, inicia nova temporada no Centro Cultural Olido. Sextas, às 20h; sábado e domingo às 18h. Devido à eleição, o espetáculo que aconteceria no dia 30 foi transferido para a quinta-feira, dia 3 de novembro, às 20h. Peça, que narra o drama dos refugiados, tem no elenco Alexandre Rodrigues, Fábio Mráz, Miguel Kalahary e Carina Casuscelli.

...

 Foto: Estadão

ARTE DU BECO >>> Primeira edição do projeto acontece neste domingo, dia 23 de outubro, das 10h às 19h, na rua Werner von Simiens, 350, na Lapa de Baixo. No evento, shows, oficinas, virada esportiva e outras atividades

...

 Foto: Estadão

Sábado - 22 de outubro - 20h ... Espaço Cultural Bar do Frango apresenta mais uma edição do Projeto Duos, com shows de Marcelo Barum e Reynaldo Bessa. Na av. São Lucas, 479

>>> No domingo, dia 23, a partir das 16h, acontece a Feira Cultural no Bar do Frango, com bazar, brechó, artesanato e show da cantora Anunciação Rosa

...

 Foto: Estadão

Sexta - 21 de outubro - 19h ... Lançamento de 'Reflexões Mano(u)elísticas - As Várias Facetas do Ser', de Manoel Severino da Silva, pela Desconcertos. No salão de festas da Mansão Jaraguá, à rua Comendador José de Mattos, 429, na Vila Clarice

>>> DESCONCERTOS EDITORA  >>> Poeta Claudinei Vieira anuncia diversas atividades que serão promovidas por sua editora até o final do mês, como lançamentos de livros, saraus e bate-papos agendados para os dias 28 e 29. Aguarde que eu darei os detalhes

...

 Foto: Estadão

AS CANÇÕES QUE VOCÊ DANÇOU PRA MIM >>> De 21 a 23 de outubro, de sexta a domingo, às 19h, a Focus Cia de Dança apresenta seu famoso e premiado espetáculo inspirado nas canções de Roberto Carlos. No Teatro da Caixa Nelson Rodrigues, à avenida República do Paraguai, 230, no centro do Rio de Janeiro

...

 Foto: Estadão

ATÉ 29 DE OUTUBRO >>> Sexta a domingo - às 20h (sex e sáb) e 18h (dom) ... 'É Tempo de Festa pras Bandas do Coração de Nossa Senhora', espetáculo da CTI - Teatro Baile. Três personagens da cultura popular recebem uma encomenda para preparar a festa de coroação de Nossa Senhora. Enfrentando a realidade de um Brasil sem coração, os três buscam sobreviver e realizar o festejo. Dramaturgia e direção de Edu Brisa. No elenco, Cris Camilo, Harry de Castro e Gustavo Guimarães, além dos músicos Bia Nascimento, Cristiano Ferraz e Fefê Camilo. Na Sede da CTI, à rua Oti, 212, perto do metrô Vila Ré. Entrada franca

...

 Foto: Estadão

Sábado - 22 de outubro - 18h30 ... Bossa Zen, espaço cultural do cantor e compositor Hélio Braz, apresenta o show 'De Mãos Dadas', com Mizue Egami e Valéria Rosa. Na rua José Antonio Coelho, 583, perto da estação Vila Mariana do metrô.

...

 Foto: Estadão

Sábado - 22 de outubro - 20h ... Carlos Mahlungo faz show no teatro Heleny Guariba, à praça Roosevelt, 184. No repertório, músicas de seu cd 'Faladores de Belezas', além de antigas canções

>>> CARLOS MAHLUNGO >>> 'Faladores de Belezas' é o sexto cd do cantor e compositor. Os outros cinco são 'O Profeta', 'Canto Livre', 'Terra Mãe', 'Seres' e 'Mistérios'. O disco tem produção geral do saudoso Vidal França e participação de Betto Ponciano. Para adquiri-lo, mande zap para 11 98547-9503.

Visite o canal de Mahlungo no YouTube. Aqui uma de suas composições mais pedidas em shows e saraus: Borboletar

...

 Foto: Estadão

ATÉ 6 DE NOVEMBRO >>> Exposição 'Angeli por Nós', no Memorial da América Latina, homenageia os 50 anos de atividades do grande cartunista. Com curadoria de José Alberto Lovetro, o Jal, reúne trabalhos de 70 artistas. Entre eles, Laerte, Adão Iturrusgarai, Fernando Gonsales, Miguel Paiva, Aroeira, Baptistão, Will Sideralman e o próprio Jal

...

 Foto: Estadão

Domingo - 23 de outubro - às 15h e 17h ... Trupe Lona Preta apresenta o espetáculo infantil 'A Fábrica dos Ventos', no Sesc Pinheiros, à rua Paes Leme, 195, em Pinheiros. Entrada franca para crianças até 12 anos

...

 Foto: Estadão

Domingo - 23 de outubro ... Seletiva do 8º Slam Interescolar de São Paulo. Projeto, que ganhou o Prêmio Jabuti em 2021, tem mais de 200 escolas inscritas, coloca poetas formadores para conversar com os alunos, além de oferecer muitos dias de poesia dentro das comunidades escolares. Transmissão pelos canais do Slam Guilhermina e  do projeto

...

 Foto: Estadão

Sexta a domingo - 21 a 23 de outubro ... Festa dos Bárbaros, espetáculo musical com Luis Mármora, Jonathan Silva, Georgette Fadel e grande elenco. Na sexta e no domingo, 15h. No sábado, 13h. No pátio da Funarte, à al. Nothmann, 508. No cartaz, a programação para novembro

...

 Foto: Estadão

CAMPANHA 1 >>> O programa Propagassom, apresentado por Tom Kbélo, que divulga artistas alternativos, está em campanha de financiamento coletivo, através da Tom-K Produções, para que a arte autoral ganhe mais espaço. O projeto prevê o Palco Propagassom, com shows de artistas e repertório autoral, além da manutenção do programa de webradio Propagassom Discoteca Nacional e com as entrevistas online do Bate-papo Tom-K. Saiba mais e apoie essa iniciativa

...

 Foto: Estadão

CAMPANHA 2 >>> July SK, filha do cantor e compositor Madan, falecido em 2014, fez um belíssimo trabalho de resgate das composições e da carreira de seu talentoso pai. Juntou amigos e parceiros, descobriu canções, realizou lives e um cd. Agora apresenta a campanha de financiamento do segundo disco, 'Nascem Flores com o Tempo'. Clique no link da Benfeitoria para saber mais e colaborar

...

 Foto: Estadão

CAMPANHA 3 >>> Acontece neste sábado, dia 22 de outubro, às 16h, com transmissão pelo Facebook, a live com o escritor Marcos Torquato, a poeta Ellise Poirê e o crítico de arte Oscar D'Ambrosio, conversando sobre sobre o universo dos livros e a importância da leitura. Na pauta, detalhes sobre a campanha de financiamento coletivo do livro 'Grilo Costela', no Catarse. Acesse para colaborar e saber mais:

.

.

.. ... ...

SEÇÃO 'TODA SEXTA, UMA NOVA CANÇÃO'

... ... ...

Após doze edições semanais consecutivas, a seção criada para tirar o pó das minhas composições engavetadas gerou material suficiente para o lançamento de um disco. Como nunca tinha lançado nenhum, batizei esse conjunto de canções de 'Um Dia Feliz - Meu Primeiro LP'. Sim, é um álbum fake. Como o meu sonho de menino era lançar um LP, então, brinquei de lançar um, artesanal, vendas diretamente com o autor. Não tem no Spotify. Edição numerada e limitadíssima (quantitativa e qualitativamente, dizem as más línguas). Mais 12 edições se passaram e, veio à luz o segundo LP, 'Barbárie Moderna'. Eis aqui as capas e todos os links dos vídeos de cada faixa dos dois discos. Acesse, curta a página e leia  as letras.

.

 Foto: Estadão

UM DIA FELIZ - Meu primeiro LP - Arnaldo Afonso >>> Lado A ... 1 - Um Dia Feliz ... 2 - Só Teu ... 3 -  Visita Íntima ... 4 - Hey, Girl ... 5 - O Poema Gráfico ... 6 - Oh, John / Imagine ... Lado B ... 1 -Tom Jobim No Telhado ... 2 - E Se De Repente ... 3 - Coisas do Amor ... 4 - Desvario ... 5 - Valsa Desamorosa ... 6 - Sem Disfarce

.

 Foto: Estadão

BARBÁRIE MODERNA - Meu segundo LP - Arnaldo Afonso >>> Lado A ... 1 - Barbárie Moderna ... 2 - Vila Maria & Adjacências de Mim ... 3 - Talvez ... 4 - Coração Jazz ... 5 - Estrelas Passam Tão Longe ... 6 - Bichos Urbanos ... Lado B ... 1 - Cegueira de Amar ... 2 - Nem Vem! ... 3 - A Pedra Tupi ... 4 - O Bilhete ... 5 - Faça Chuva, Faça Sol ... 6 - Partido

.

NÓS NUNCA SEREMOS O MEDO DE SER - Meu terceiro LP - Arnaldo Afonso >>> Sigo postando as 12 canções do meu terceiro LP, 'Nós Nunca Seremos o Medo de Ser'. A faixa 1 do Lado A, 'O Homem  com um Buraco no Peito', abordou a dor de quem perdeu uma pessoa querida de forma súbita, situação para a qual não há consolo nem tempo que resigne. A seguir apresentei a toada 'Da Alma, das Canções', com letra de imagens fragmentadas, que compus após conversas e reflexões sobre a aceitação da finitude e a história que vamos escrevendo enquanto vivemos. Em 'História', escrita ao estilo das fábulas, o personagem deixa claro que a solidariedade é um dos pilares para a construção de um mundo melhor. No reggae 'Paraísos Cotidianos' faço alusão às violências cotidianas sofridas pela grande maioria da população brasileira. De modo poético, a letra sugere que são as ilusões de 'paraísos', existentes para uns poucos, que mantêm a maioria da humanidade refém de um sistema que lhe oprime. Na faixa 5, escorada num tchacundum (a batida de violão dos principiantes), a canção 'Amador' fala do aprendizado que o amor nos traz: pra se colher a flor embriagadora do amor, há que se amar sempre como da primeira vez: sem medo de ser amador. Fechei o Lado A com 'A Sereia Encantada', um rock feliz sobre a promessa de um amor muito especial.

Abrindo o Lado B, apresento a faixa-título do disco: 'Nós Nunca Seremos o Medo de Ser', canção em que faço alusão aos amigos que já se foram e ainda permanecem em nós, em nosso peito, dando força para que não desistamos da luta e sigamos em frente, mantendo fidelidade a nossos princípios e sonhos. Sempre que a canto pelos saraus lembro das muitas caminhadas coletivas para chegar até aqui, para ser quem sou e estar com quem estou. E imagino o eco dos meus passos, engrossando o coro de sapatos velhos e carcomidos, 'é caminhando que se faz o caminho', se misturando, 'caminhando e cantando', numa grande passeata atemporal e sem fim.

Esperei ficar um pouco melhor de uma baita rouquidão que me acometeu para gravar. Nesse meio tempo, saíram novas pesquisas de opinião para a presidência apontando empate técnico entre Lula e aquele outro abjeto candidato. Fiquei triste pelo Brasil, por receio de que o fascismo  vença mais essa eleição. Coloquei a camiseta vermelha do Sarau da Maria,  colei um adesivo de 'Cultura apoia Lula' e me emocionei demais enquanto cantava.

Essa canção é dedicada, especialmente, ao saudoso João Felicio, uma das pessoas admiráveis a quem eu procuro não trair nem desapontar, mesmo que ele não possa mais saber disso. Aqui dentro, em meu peito aberto de irmão e amigo, eu morreria de dor só por imaginar que ele estaria decepcionado comigo. Eis aqui minha mão, João. Sigamos juntos e em frente, sem medo, novamente. Como fizemos antes, como faremos sempre.

.

.

NÓS NUNCA SEREMOS O MEDO DE SER (de Arnaldo Afonso)

. Olhe pra frente / invente um motivo / e não tente fugir Nós nunca tivemos muitas opções Faça de conta / que não te amedronta / o que vem por aí Gire a roleta das contradições . Não peça perdão / não passe a querer o que não quer Não seja mais um qualquer / a viver do que não te satisfaz Não dê para trás, não... Nem traia os amigos que já não estão mais aqui Estão dentro de ti . Deixe o passado guardado / um dado / a considerar Voltas, revoltas, derrotas, desilusões Tua atitude sem preço / enfraquece / quem quer te comprar Essa é a senha das revoluções . Não peça perdão / não passe a querer o que não quer Não seja mais um qualquer / a viver do que não te satisfaz Não dê para trás, não... Nem traia os amigos que já não estão mais aqui Estão dentro de ti . E apesar desse mar / de violência e maldade / que vem nos cobrir Ondas imundas de um podre poder Guarda enxuto em teu peito / o refrão da canção / que há em ti Nós nunca seremos o medo de ser

.

.

... ... ...

AGENDÃO

... ... ...

Em minha página no Facebook, a programação alternativa do agendão é diariamente atualizada. Confira lá...

...

 Foto: Estadão

Quarta e quinta - 26 e 27 de outubro ... Noélia Ribeiro lança seu livro de poemas 'assim não vale' em dois eventos no Rio de Janeiro. No cartaz

...

ACORDES URBANOS - TERÇAS E QUINTAS >>> Programa passa a ser também às terças, às 16h. na Rádio e TV Nuar. Com Kinho, Passarinho e Gregório entrevistando artistas alternativos. A edição das quintas, às 18h, continua valendo

>>> Na semana passada, Kita, Helen e Giadas, do Chêro da Poesia, participaram do programa. Veja como foi

...

 Foto: Estadão

Quintas e sextas - 20h30 - Até 25 de novembro ... Divertido espetáculo 'Lyson Gaster no Borogodó' está em cartaz no Teatro Bibi Ferreira, na Brigadeiro Luis Antonio, 931

...

 Foto: Estadão

Sábado - 22 de outubro - às 12h ... Lançamento presencial de 'Menos ainda,', livro de poemas de Ana Elisa Ribeiro, na Livraria Jenipapo, em Belo Horizonte. Leitura de textos por Adriane Garcia e Alícia Teodoro

...

 Foto: Estadão

Domingo - 23 de outubro - das 10h às 12h ... Bate-papo e sessão de autógrafos com a poeta e jornalista Rosani Abou Adal, editora do 'Linguagem Viva'. Na av. São Luís, 165

...

Sexta - 21 de outubro ... No 'Notas de Escurecimento', Plínio Camillo recebe Marcos Cajé. Transmissão pelo YouTube

.

 Foto: Estadão

>>> OFICINA COM PLINIO CAMILLO >>> 'EM CONTOS - Foco no Conto Curto', curso online e gratuito na Fábrica de Cultura Vila Curuça Dias 25, 26, 27, 28 de outubro e 1, 3, 4 e 8 de novembro de 2022, das 19h às 21h. Inscreva-se

...

 Foto: Estadão

Sexta - 21 de outubro - 19h ... Nô Stopa e Zeca Loureiro lançam vídeo de 'O Amanhã é Distante', versão que Geraldo Azevedo e Babal fizeram fizeram para 'Tomorrow is a Long Time', de Bob Dylan

...

 Foto: Estadão

SLAM SP >>> Campeonato Paulista de Poesia Falada acontece até domingo, 23 de outubro, na Biblioteca Mário de Andrade, à rua da Consolação, 94. Entrada franca. No cartaz, os horários

...

MILTON LUNA >>> Multiartista anuncia o fim do 'Bom Dia Poético', série de poemas diariamente postados num grupo de zap. O ciclo termina na edição do dia 27 de Outubro de 2022. Foram 690 poetas publicados para um público de 440 pessoas. Parabéns aos envolvidos

.

 Foto: Estadão

Bom Dia Poético com Susanna Busato

.

OSTRA Estronda da rocha o grito de dentro da bronha o grave. (A renga roga tua mão) A cada volta o falo aéreo e honesto se embrenha. Alcança célere o reto objeto a sorte. Encontra na cona o cume. Ronda e arreganha a que antes era incerta e agora bem correta pérola.

...

 Foto: Estadão

DOMINGOS - às 16h ... Cia Guarda Chuva apresenta o espetáculo infantil 'Heroínas na História' no Teatro Ruth Escobar, à rua dos Ingleses, 209. Com direção de Tato Fischer, atuação de Litta Mogof, além de brindes e sorteios. Entrada franca. Até 31 de outubro

...

 Foto: Estadão

MODA DE ROCK >>> Dupla de violeiros Ricardo Vignini e Zé Helder fez lançamento do vídeo 'Moda de Rock Brasil', com participação de Zeca Baleiro, Edgard Scandurra, Marcelo Pompeu, Ana Deriggi e Zé Geraldo. No cartaz, a agenda da dupla para o mês de outubro e início de novembro

...

 Foto: Estadão

COLETIVO PAULO FREIRE >>> Coletivo Paulo Freire divulga a obra do grande filósofo e educador cujo método de aprendizagem é reconhecido no mundo inteiro. Entre os livros, 'Pedagogia do Oprimido', de 1968 e os quatro volumes do e-book '100 anos com Paulo Freire', coletânea organizada por Ivo Dickmann e Ivanio Dickmann reunindo textos de 'freirianos e freirianas, conhecidos e anônimos'. Visite o site do coletivo

...

TEATRO SERGIO CARDOSO >>> Programações presenciais com transmissão online no aniversário de 42 anos do Teatro Sergio Cardoso. Na rua Rui Barbosa, 153. Saiba mais e reserve ingresso

...

 Foto: Estadão

PRÊMIO GRÃO DE MÚSICA - 9a edição >>> Idealizado pela compositora e cantora Socorro Lira, o Prêmio, anualmente, realiza uma coletânea em cd com quinze canções de compositores e intérpretes de vários regiões brasileiras, e oferece um troféu criado pelo artista Elifas Andreato (que será homenageado no evento). A cerimônia de entrega acontecerá de forma presencial e gratuita no dia 8 de dezembro, às 19h, no Teatro Oficina, em São Paulo. No cartaz, os contemplados em 2022

...

BLOG DO  'CEMITÉRIO' >>> Mário Bortolotto estreou coluna no blog que conta a história de seu grupo de teatro. Para ler 'Submersivos - Um Mergulho nos 40 Anos do Grupo Cemitério de Automóveis',

acesse o link

...

.

WILSON ALVES BEZERRA >>> Poeta publicou vídeo com texto inédito: 'É preciso estar atrasado'. Locução e edição do próprio autor, com a trilha 'Night sounds of night, mainly crickets, recorded at San Francisco Libre, Nicaragua'

>>> Poeta paulistano é autor de 'Histórias zoófilas e outras atrocidades' (EDUFSCar/Oitava Rima, 2013), 'Vertigens' (Iluminuras, 2015 - vencedor do Prêmio Jabuti), 'O Pau do Brasil' (Urutau, 2016) e 'Necromancia Tropical' (Douda Correria, 2021). Visite seu canal no Youtube, com vídeos e poemas de vários livros, além de bate-papos e palestras

...

SARAU NA COZINHA >>> Programa produzido pelo Coletivo Marginaliaria junta arte e cultura periférica com o rangão gostoso da culinária popular sendo servido na hora, em meio a poemas e cantorias. No vídeo, episódio com Dory de Oliveira e Lucas Afonso

>>> COLETIVO MARGINALIARIA >>> Junção de jovens produtores e fazedores de cultura de São Miguel Paulista, como Andrio Candido, Lucas Afonso e Nathielly Janutte, o coletivo foi fundado em 2010 e desenvolveu projetos como 'Antologia Marginal Baseado de Ponta', o longa-metragem 'Um Salve Doutor' e o 'Livro do Dosca'. Atualmente desenvolve a festa cultural 'O Levante' e o 'Cine Clube Marginaliaria', no Teatro Flávio Império. Saiba mais

...

ÀS QUINTAS >>> Lourenço Brasil, o Loop B, dá oficina de percussão na sucata, toda quinta-feira, até 3 de novembro, das 14h às 17h, na Casa de Cultura Vila Guilherme, o Casarão. No dia 10 de novembro, o músico faz show com os alunos

...

WANDER B >>> Escritor, ator, dramaturgo e cantor, Wander B lançou a música 'Olha (voz silenciosa)', ao lado do pianista e produtor musical Felipe Maia. Nas plataformas digitais

...

CAFÉ COM MÚSICA - Sexta, sábado e domingo >>> Centro Cultural Fiesp abre espaço para atrações musicais, exposições de arte e peças de teatro. Entrada franca. Nesta sexta com Ana Brasil e Ronaldo. No sábado, Fabiano Medeiros. No domingo, Ella Singer Trio. Confira 

...

ENTRE OS TRILHOS E A BALEIA >>> Peça fica em cartaz até 11 de dezembro. Conta a história de mulher que acaba de sair do coma e tem suas memórias misturadas com ilusões. Com Cynthia Falabella, Gabi Costa e Ligia Yamaguti, além de outras participações em vídeo. Às sextas e sábados, às 20h30; aos domingos, às 19h30. Entrada franca. reserve ingresso aqui

...

ÀS TERÇAS - 19h30 ... Tato Fischer

promove o seminário 'Como é que Você Compõe', série de bate-papos com artistas. Evento privado, acontece via Zoom, quinzenalmente.

Informe-se e inscreva-se

...

NA CARAUARI >>> Todo fim de semana o CarauariBar e Mercearia abre espaço para dois artistas. Na sexta-feira, a partir das 19h30, e no sábado, a partir das 17h. Na praça Carauari, 8, na Vila Maria

...

ÀS TERÇAS - 19h ... A Fim de Poesia, live de bate-papo literário apresentada por Noélia Ribeiro. No Instagram - @noeliaribeiropoeta

...

ZOOM ZOOM ZOOM... É POESIA! >>> Programa do multiartista Claudio Laureatti é uma vitrine de poetas e suas tendências, convidando também artistas de circo, contadores de histórias, músicos e atores. Inscreva-se no canal. Na mais recente edição, Laureatti troca versos com o poeta mineiro, Aroldo Pereira, criador e organizador do Festival Psiu Poético

...

ÀS SEXTAS - 19h ... 'Poesia e Política' é um programa com Jussara Salazar, Ademir Demarchi e vídeo-poemas de Antônio Cunha. Na Kotter TV, no YouTube

...

ÀS QUARTAS >>> Músicos da noite e convidados participam semanalmente de jam na Rota da Cerveja, à av. Gustavo Adolfo, 2193, na Vila Medeiros, na ZN

...

ÀS SEXTAS >>> 'Papo Rock' é o programa apresentado por Arnaldo Marques que vai ao ar às sextas-feiras, às 20h, com reprise aos domingos, às 20h e às segundas-feiras, às 23h. Com transmissão pela web rádio CDR. Participe pelo zap

...

DUDA JARDIM MUSICANDO >>> O músico, cantor, compositor e ator Duda Jardim também é produtor cultural. Organiza eventos, realiza shows e participa dos saraus da cidade. Visite seu canal no YouTube e confira a série de entrevistas com artistas da cena alternativa. Arnaldo Afonso, este blogueiro e artista que vos digita, já participou do programa. As mais recentes foram com os músicos Cesar Fontes e  Jocélio Amaro

>>> DUDA E JORGE MELLO >>> Confira o bate-papo do artista e produtor cultural Duda Jardim, em seu canal Musicando, com Jorge Mello, um dos principais parceiros de Belchior e membro fundador e participante ativo do grupo que ficou conhecido como 'Pessoal do Ceará' (este blogueiro participa da conversa). Aqui a primeira parte da entrevista. E a segunda

...

PICLES >>> Casa de eventos alternativos, o Picles apresenta, de quinta a domingo, shows, djs, sala de karaokê e palco com instrumentos para jams, além de drinks e comidinhas. Até 21h, entrada franca. Na rua Cardeal Arcoverde, 1838

...

RÁDIO PAGU >>> Voltada ao público feminino, a Rádio Pagu surge 'com um pensamento livre, aberta ao diferente'. O estilo vanguardista da artista Patrícia Galvão, a quem presta homenagem, é a base de sua programação diversificada, com música de diversos estilos, programas de poesia e jornalismo crítico, focado nas questões essenciais para as mulheres: violência, feminicidio, discriminação, luta por direitos e dicas importantes para uma vida melhor. Além de propagar a voz da mulher, a rádio está aberta a todas as vozes estigmatizadas e postas à margem da sociedade. Saiba mais

...

INSTITUTO SARATH >>> Num belo e amplo casarão situado à rua Eça de Queiroz, 346, no Paraíso, se situa a sede do Instituto Sarath, administrado pela psicanalista Cassia Sarath. Lá acontecem sessões de terapia, oficinas, cursos, lançamento de livros, eventos e debates sobre feminismo, sustentabilidade e questões comportamentais e ambientais, além de saraus e shows artísticos. Vale a pena conhecer as diversas atividades desse importante espaço cultural que, além de tudo, é super bem decorado e muito agradável de se frequentar.

Saiba mais

A TOCA >>> Conheça a Loja Sustentá  vel & Café A Toca, espaço coletivo que funciona no Instituto Sarath, focada no conceito 'qualidade de vida para todos', com venda de produtos orgânicos e naturais, brechó e consumo consciente, agricultura urbana, exposição e venda de artes.

Saiba mais

... 'CONTEMPORA?NEOS' >>> A Contempora?neos Galeria de Arte comemorou dois anos com 21 artistas participantes, entre pintores, escultores, foto?grafos e designers. Parabéns à curadora Lu Valença, que encabeçou e também participa do projeto desde o início, e a cada um dos artistas. A

visitação online

está disponível até 30 de outubro ...

TOM KBÉLO NA INTERNOVA RÁDIO >>> Produtor cultural agora em nova emissora. Discoteca Nacional Propagassom vai ao ar às terças, às 11h e às 17h, com reprise aos sábados às 11h, apresentando a obra e a trajetória de artistas independentes de todo o Brasil

...

ÀS SEGUNDAS - 19h >>> Live do programa Geringonça promove interessantes debates semanais sobre questões contemporâneas: cultura, política e saúde. Fique ligado no canal para assistir e participar: Coletivo Resistência/CCD-LL no Youtube e no Facebook

... ÀS SEXTAS - 10h >>> Marco Vasques apresenta o programa JTT-CULTURA, dentro do JTT- A MANHÃ COM DIGNIDADE, do porta Desacato, sempre com três poetas convidados e aberto a participações. Ao vivo, nas mídias sociais do

Portal Desacato

...

HORA 13 AGORA >>> Prof. Matias Vieira apresenta programa de entrevistas sobre temas sociais, políticos e culturais, transmitidos ao vivo pelo canal em sua página no Facebook. Fique ligado na programação

... ÀS TERÇAS - 20h >>>

TV MCA - Moto, Cultura e Afins,

programa apresentado por Adilson Aragão e Norberto Cassa, todas as terças-feiras com transmissão pelo

YouTube

...

ÀS SEGUNDAS - 13h ... 'Diversidade em Ciência', programa de entrevistas apresentado por Ricardo Alexino Ferreira, é voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos. Reprise às terças-feiras, às 2h da manhã e aos sábados, às 14h. Na rádio USP 93,7 MHz/SP ou na net

...

CCN NOTÍCIAS é um site voltado principalmente para a Zona Norte. O Coletivo de Comunicação Norte Notícias foi lançado em novembro de 2020. Entre lá, dê uma olhada geral e compartilhe. Divulgue mais essa iniciativa em prol de um jornalismo progressista, antifascista e em defesa da democracia

...

ÀS SEGUNDAS - a partir das 19h >>> Sarau Segunda Negra tem convidados e palco aberto. No Espaço Cultural Libertário Fofão Rock'n Bar, na Estrada das Taipas - 3827

...

ÀS QUARTAS - 22h15 ...

Programa

Toca do Autor

na Rádio Brasil Atual, pelo 98,9 FM ou pela internet. Apresentação de Alexandre Tarica e Regina Cell

...

ÀS TERÇAS - 20h >>> Programa 'Contraponto' entrevista produtores, instrumentistas e compositores para compreender um pouco mais do mercado brasileiro da música. Com Serginho Sagitta, do programa Sons do Brasil, e Mateus Mello, do canal Tropicalismo Selvagem. Se inscreva no canal do YouTube 

...

DEH OLIVEIRA >>> Talentoso músico se apresenta em diversos bares pela ZN e adjacências. Acompanhe sua página no Facebook

...

DOUGLAS MALHARO >>> Cantor e compositor, agora radicado em SP, se apresenta em vários eventos na cidade - às quintas no Bar Brahma, antes do show dos Demônios da Garoa. Às sextas, no Cozinha Tupi, e aos sábados, no Bar do Parque. Saiba mais na página do artista no Facebook. Veja o clipe da música 'Amor Infinito' e também 'Disseram', de seu cd 'Os Maiores Sucessos... do Famoso Quem', disponível nas plataformas digitais. Visite seu canal no YouTube

...

BRANCA PRODUÇÕES >>> Produtora do violeiro Betto Ponciano surge 'com o objetivo de trabalhar desde a produção, gravação, mixagem, masterização em estúdios de música até o lançamento e impulsionamento de trabalhos artísticos nas mídias sociais'. Eu mesmo já estou acertando de gravar na Branca o meu ep 'Cinco Canções de Amor e uma Balada Desesperada' (aguarde mais informações).

>>> No link, gravação realizada lá: um trecho de 'Deixe o Sol Chegar até Mecê' e 'Viola Avarandada'. Contatos in box

.

.

CASO MARIELLE: QUATRO ANOS E MEIO DE

VERGONHOSA IMPUNIDADE

 >>>

No dia 14 de março de 2018 a vereadora Marielle Franco, aos 37 anos, foi assassinada no bairro da Lapa, no Rio. Ela era relatora da Comissão dos Direitos Humanos que acompanhava a intervenção militar no RJ. Havia feito denúncia contra abusos policiais e após voltar de um evento com jovens negras, foi baleada. Anderson Gomes, motorista do carro em que ela estava, também foi executado. Desde então, protestos contra o bárbaro crime se repetem em várias cidades brasileiras. Marielle lutava por justiça, inclusão e igualdade de direitos. Defendia as causas que todos nós, artistas, coletivos dos saraus e defensores da democracia e dos direitos humanos defendemos. Quatro anos e meio depois, este blog continua aguardando o esclarecimento do caso e a punição dos assassinos e mandantes. As balas que a mataram atingem a todos nós. Não podemos nos calar. Até quando vou ficar semanalmente repetindo esse texto aqui? Será que vai ficar por isso mesmo? Por que a resposta não vem? Quem matou (e quem mandou matar) Marielle?

.

 Foto: Estadão

.

Faz 4 anos e meio que eu repito esse texto. E vou continuar repetindo enquanto o blog existir. É meu compromisso em defesa da democracia e da liberdade, ambas ameaçadas pela impunidade de assassinos e pela omissão das autoridades. Repito o texto que eu já sabia que ia repetir. Se temos dois suspeitos presos (a quem ninguém entrevistou, confrontou, nem perguntou os motivos) ainda falta saber quem mandou matar Marielle. Nós, brasileiros democratas, seguimos de braços dados com ela, esperando que a justiça seja feita. Os assassinos talvez tenham a proteção momentânea de organizações ou de eventuais autoridades fascistas. Que podem mirar em nossas cabeças e até nos matar, um a um ('matar uns 30 mil', como disse o atual presidente, sem ser punido nem ter sua candidatura impugnada). Só não poderão evitar que Marielle renasça mais forte, todos os dias, no corpo e na mente de cada menina guerreira da cidade do Rio de Janeiro. E nas periferias de todo o Brasil.

Marielle sempre estará presente.

.

.

... ... ...

NALDO NEW'S

... ... ...

Arnaldo Afonso

tem canções postadas em dois canais no YouTube (

canal um

 e 

canal dois

), além de vários registros de participações pelos saraus da cidade (é só pesquisar pelo seu nome). O

blog

também está no YouTube e tem projetos de transmissão de programas e lives. Este blogueiro, poeta e cantor, informa aos interessados que tem quatro espetáculos prontinhos da Silva para apresentações presenciais nas Casas de Cultura, Ceus, Bibliotecas e Sescs e que foram adaptados para o formato de lives durante a pandemia. São eles: .

.

1 - Arnaldo Afonso Canta e Conta Cartola >>> Além das Casas de Cultura, o espetáculo foi apresentado no Festival Satyrianas

.

2 - Rocks, Pops & uns Toques de Poesia >>> Arnaldo Afonso canta repertório autoral. Versão online de shows presenciais realizados no palco dos Parlapatões, no Bar do Frango, no Eclipse, no Centro Cultural Charada e na Tom-K Produções

.

3 - Arnaldo Afonso Canta e Conta Caetano >>> A série 'Lives Caetanas' teve 6 edições (a primeira teve mais de 1.500 visualizações, mais de 700 comments e cerca de 150 compartilhamentos). Aqui uma delas

.

4 - Arnaldo Afonso Canta e Conta Belchior >>> Recentemente, apresentei presencialmente o show em espaços culturais como o Bar do Frango, o Parque Max Feffer, no niver de Suzano, o palco dos Parlapatões e o CarauariBar, além de já ter  realizado três lives interpretando as incríveis canções filosóficas e poéticas do bardo cearense. Veja a primeira e a segunda edição das 'Lives do Bel-Prazer'.

.

 Foto: Estadão

EP >>> Além dos shows sobre a vida e a obra de Belchior, Cartola ou Caetano, e de me apresentar cantando repertório autoral, pretendo realizar ainda este ano a gravação do ep 'Cinco Canções de Amor e uma Balada Desesperada'. Aguarde.

.

Quem puder contribuir com as lives e várias outras atividades do artista, segue o PIX: arnaldo.aafonso@gmail.com

.

.

... ... ...

Fique ligado em minha página no Facebook, onde divulgo as lives e textos deste blog, além de outras inserções. E, anote: toda sexta-feira (às vezes, quinta) tem post novo. Até lá!

... ... ...

.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.