arte: loro verz
»No início da aula de narrativa, peço aos caros alunos que se "definam". A provocação é clara, ainda que insolúvel: escreva um ou dois parágrafos respondendo a esta questão: quem sou eu?
Sempre me furtei de responder, eu mesmo, ao chamado da monstruosa angústia. Definir-se é limitar-se, e ninguém gosta de se limitar a meia dúzia de possibilidades - ou de papéis.
Dito isso, observo que a narrativa dos alunos segue um padrão genérico: nome, idade, cidade de origem, relacionamentos com familiares e namorados, e, enfim, as paixões variadas, a miscelânea de interesses individuais e intransferíveis que vão de astrologia a futebol, de música a gastronomia japonesa, de memórias de um passado itinerante a projeções de um futuro potencial.
"Meu nome é Maria, tenho 20 anos, sou paulistana, moro com meus pais e dois irmãos e amo minha família e meu namorado. Gosto de esportes, sou corintiana [ou são-paulina], frequento estádios de futebol desde os oito anos de idade, sou louca por culinária italiana e gosto de séries de televisão, especialmente de "Friends", que revejo sempre."
Assim é Maria, por Maria.
Será só isso? Antes: e se não fosse nada disso?
É difícil, senão impensável, separar uma pessoa de sua narrativa sobre si própria. Será que a hipotética Maria, Maria narrativa, é essencialmente uma pessoa que gosta de macarronada e "Friends" ou apenas circunstancialmente aprecia essas coisas? Isso a define?
Titubeia.
Não há resposta fácil. Obviamente, Maria constrói uma narrativa conforme a audiência e conforme sua experiência de vida (e de narrativas) e se coloca no mundo como corintiana-família tradicional-caseira. Então ela é realmente isso, inclusive no próprio entendimento.
Ao mesmo tempo, a narrativa construída poderia ser outra; poderia incluir, por exemplo, interesse porfilmes de ação. Ou literatura. Uma Maria expansiva, extrovertida, ou tímida, deprimida. Seria outra Maria narrativa, mas uma mesma Maria-carne-osso.
Em síntese, construímos narrativas que nos constroem. A vida imita a arte narrativa, que imita a vida, numa espiral apertada, densa, inquebrantável.
Este texto começa numa aula. E o que é uma aula? Sua narrativa é popular e de fácil apreensão: tantas pessoas presentes, o professor falante, atividades didáticas. Mas, se a narrativa da aula é baseada na aula em si, por óbvio, esquecemos que a aula-em-si também é baseada numa narrativa. Há anteriormente a qualquer aula uma narrativa do que é a entidade "aula": deve haver um professor com certa postura, alunos com certo decoro, uma lousa, conteúdos expressos. A aula é o que é porque narraram a aula como é (ou deveria). Ovo e galinha, linguagem e pensamento.
Somos seres de linguagem. O homem, sem sua linguagem e comunicação, perde sua consciência e capacidade de expressão, perde sua capacidade de se relacionar com o outro e com o mundo, sua referência de tudo e de si.
Mais do que isso, somos seres de narrativa: a narrativa é a roupa que vestimos, dia após dia, para nos situarmos em sociedade - mais profundamente, para darmos sentido à vida, à nossa existência, mesmo na solidão de nossos quartos.
Sair da cama toda e cada manhã exige portanto uma bela, sólida narrativa.
Assim, Maria dizer sou corintiana [ou são-paulina] equivale, portanto, a encontrar um significado e um lugar no mundo: junto àquele grupo de pessoas que se classificam como corintianas e agem segundo a narrativa de tal. Isso provisoriamente conforta.
Às vezes para bem, às vezes para mal.
Não basta dizer, portanto, aproveite a vida, aja com sabedoria, escreva uma linda história de vida.
É preciso antes escolher bem, diariamente, a própria narrativa.
Quem é você?«
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