erros2015arte: loro verz

trilha sonora: Elephant Gun

» A primeira resolução de Ano Novo só pode ser uma: enterrar o Ano Velho. Com pompa e circunstância ou em cova rasa, carpido ou cuspido, por bem ou por mal, sepultá-lo a sete palmos com uma pá de cal.

Depois entoar os hinos oportunos, ler as escrituras apropriadas. Dar a Deus, esquecer.

Do contrário, segue como um cadáver ambulante, zumbi de expectativas e culpas – promessas não cumpridas, meias promessas, falsas promessas e mentiras (poderia, poderia, sussurra aos seus ouvidos, sibila semimorto, como um inseto repisado).

Insepulto, agita os braços no ar em perseguição às fantasias de 2013, de 2012, de dois-mil-e-sempre e de muito-antes, desde a sua meninice.

Promessa de Ano Novo: enterrar junto com o Ano Velho todos os erros velhos, os desastres caducos, as tragédias antigas – mormente as de família. Esvaziar a alma e os bolsos, esvaziar as mochilas, atirar tudo à cova, livrar-se dos pesos e contrapesos e, por fim, deitar cal sobre tudo.

Livres, então. Não para voar, não para saltitar pelos campos, abastecidos por ilusões de felicidade – essa ideia tão fora de moda quanto a tuberculose. Mas apenas: livrar-se de todos os parasitas, todas as células mortas, toda a cobertura de pó e gordura sobre a pele para voltar a andar, voltar a sentir o vento.

E, sob o vento, voltar a errar. Os vivos erram, erram o tempo inteiro – mas os mortos estão sempre certos, protegidos pelo silêncio sepulcral. Então vamos errar de novo. E outra vez. Preencher o Ano Novo com erros deliciosos, aventurosos, bojudos e suculentos. Erros. Desgraças domésticas de microescala, micos, parvoíces.

Ao fim, no próximo dezembro, a lucidez da perspectiva.

Pequenos erros que fizeram história, impulsionaram dúvidas e, talvez, acertos. Mudança, crescimento. Histórias de vida. Erros que ampliaram nossa coleção de narrativas.

Uma resolução de Ano Novo? Mais erros (desde que novos erros).

Mas também menos culpas.  «

______________________________________________

Siga Males Crônicos no Facebook.

(Clique em “obter notificações” na página)

Atualizações todas as segundas-feiras.

Twitter: http://twitter.com/essenfelder

______________________________________________