Foto do(a) blog

Males crônicos - crônicas sobre neuroses contemporâneas

Opinião|E as mulheres não salvaram o Brasil...

Nem os nordestinos nem os sulistas nem Bolsonaro nem Haddad.

PUBLICIDADE

Foto do author  Renato Essenfelder
Atualização:
 

arte: loro verz

»As mulheres não salvaram o Brasil. Essa promessa reverberou por semanas nas redes sociais e físicas. Com ou sem hashtags, aos brados ou murmúrios, repetiam-se as mesmas palavras de ordem: as mulheres vão salvar o Brasil.

Não salvaram.

PUBLICIDADE

Ao longo de vários dias, li respeitosos colunistas de imprensa sobre o assunto. Um deles, num texto meio piegas, observava o gênero de substantivos como "paz" e "esperança" para concluir que a salvação para o Brasil conflagrado só poderia vir, é claro, do voto feminino. Se "vida" é substantivo feminino, o poder feminino nos salvará a todos.

A promessa era motivada pelo sucesso da marcha do #elenão. Uma manifestação vigorosa e afirmativa, que, além de pautar um "não", pontuou um "sim" fundamental: sim ao respeito e à civilidade, sim aos direitos humanos, sim à manutenção dos nossos poucos e suados avanços civilizatórios.

As pessoas que falavam que "as mulheres vão salvar o Brasil", portanto, pressupunham que, ao votarem maciçamente contra o candidato-capitão, as mulheres elegeriam outro candidato e assim estaríamos salvos.

Mas a realidade é sempre mais complexa do que os slogans, por mais simpáticos que os slogans nos pareçam.

O caos do real atropela a euforia organizada dos crentes. No frigir dos ovos, mais mulheres votaram no candidato do #elenão do que em qualquer outro candidato do campo #elesim.

E aí? Será que as mulheres que votaram no homem do PSL não podem ser chamadas de mulheres?

Bobagem. São mulheres. Não são as mulheres que estão erradas. O errado é sempre o slogan. O mundo não cabe num slogan.

Publicidade

"As mulheres" são um grupo bastante heterogêneo de gente que vota conforme sua consciência e preocupações. Simples assim. "As mulheres" não vão salvar o Brasil - aliás, quem disse que elas assumiram pra si essa bucha? Ah, e os homens também não vão salvar o Brasil. E o Nordeste também não vai salvar - nem o Sudeste nem o Norte nem o Centro-Oeste nem o Sul.

Antes que eu me esqueça: Jair Bolsonaro não vai salvar o Brasil. Fernando Haddad não vai salvar o Brasil. Na verdade, ninguém vai salvar o Brasil de nada. A nossa salvação, se é que exista, não virá de um grupo salvacionista qualquer.

É chavão, mas é verdade: não há salvador nem salvadora da pátria. A salvação acontece, aliás, a despeito dos salvadores - nunca por sua causa.

Não há receita, não há Bíblia para animar o Brasil, mas quem sabe as manifestações de gente heterogênea, o diálogo desarmado, a vigilância constante, a educação e a reflexão sejam um bom começo. A longo prazo, com sorte, poderemos nos salvar de nós mesmos.

É assim que começa a revolução.«

Publicidade

_____________________________________________
Chegou até aqui? Aproveite e siga Males Crônicos no Facebook. Facebook do autor. Twitter do autor. _____________________________________________

Opinião por Renato Essenfelder

Escritor e professor universitário, com um pé no Brasil e outro em Portugal. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP e autor de Febre (2013), As Moiras (2014) e Ninguém Mais Diz Adeus (2020). Docente e pesquisador nas áreas de storytelling e escrita criativa, escreve crônicas de cultura e comportamento no Estadão desde 2013.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.